Categorias
Curiosidades

Livros da Djamila Ribeiro: 4 bons títulos para conhecer

Os livros da Djamila Ribeiro são ótimos para fazer muitas pessoas questionarem assuntos de grande importância para a sociedade. Acadêmica e filósofa, a autora é considerada um dos principais nomes do feminismo atualmente. Acompanhe o artigo e confira suas melhores obras!

Sobre a obra de Djamila Ribeiro

A obra de Djamila Ribeiro tem a intenção de fazer com que as pessoas pensem sobre os principais assuntos da sociedade. Em seus livros, por exemplo, aborda temas como:

  • Feminismo negro;
  • Política;
  • Sexismo;
  • Etc.

Afinal, segundo a própria autora, não é possível falar em assuntos como política, arte e sociedade, sem abordar temas como o racismo e sexismo. Além disso, Djamila Ribeiro também toca em questões que foram tidas como inferiores durante muito tempo.

Entre elas, por exemplo, está a fala da mulher e da população negra, bem como assuntos relacionados à população LGBT. Com obras extremamente fortes, já concorreu ao Prêmio Jabuti, na categoria Humanidades, concorrendo com intelectuais renomados, como Drauzio Varella.

Ademais, o grande interesse por causas sociais e pela militância surgiu, de fato, cedo. Logo, não foi no ambiente acadêmico que Djamila se interessou por tais assuntos. O fato é que seu pai já era comunista e militante.

Assim sendo, foi uma das maiores influências para a escritora e filósofa se interessar por tais assuntos. Como iniciou cedo, aos 18 anos já estudava assuntos relacionados a raça e gênero. Portanto, esse também foi um dos motivos pelos quais participou da Casa da Cultura da Mulher.

4 excelentes livros da Djamila Ribeiro

Sabendo da presença marcante no meio digital e também do seu forte apoio para as causas sociais, os livros da Djamila Ribeiro tornaram-se referência para muitos públicos. Dessa maneira, alguns de seus maiores livros acabaram se popularizando de grande forma.

Isso fez com que a escritora se tornasse ainda mais reconhecida e conhecida, abrindo a mente de muitas pessoas e fazendo-as questionar diversos assuntos.

1. Quem Tem Medo Do Feminismo Negro?

É indispensável citar o livro “Quem tem Medo do Feminismo Negro?” da autoria. Afinal, o livro aborda uma visão autobiográfica, artigos publicados pela autora, além de recuperar as memórias da infância de uma maneira filosófica e aberta.

O livro aborda o silenciamento e apagamento da personalidade, dois aspectos muito presentes e perniciosos da discriminação. Além disso, também aborda de uma forma muito presente sobre a intolerância que existe para com as religiões de matriz africana, bem como ataque às celebridades negras.

Em meio ao tema, é possível também encontrar uma comparação e abordagem sobre o feminismo negro dos Estados Unidos e do Brasil. Contudo, a obra também fala sobre outras autoras que são referências para o feminismo, como Simone de Beauvoir.

Livros da Djamila Ribeiro

2. Lugar de Fala (Feminismos Plurais)

Nessa obra extremamente intrigante, o grande público pode ter acesso sobre questões de suma importância aos mais diversos assuntos feministas. A intenção é abordar uma linguagem bem didática e acessível, fazendo com que todos possam entender e aplicar o conhecimento no cotidiano.

Além disso, um dos objetivos da obra, é de desmistificar o “lugar de fala”. Para isso, é contextualizado um indivíduo que vive em uma sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada. Assim, é possível identificar uma série de vivências e diferenciar discursos conforme a posição social de onde se fala.

3. Pequeno Manual Antirracista

Em “Pequeno Manual Antirracista”, Djamila Ribeiro trata de maneira direta e filosófica assuntos referentes à branquitude, negritude, violência, entre outros. O livro possui 10 capítulos curtos, porém de fácil entendimento e muito contundentes.

Além disso, uma das características mais interessantes sobre ele, é que a autora consegue fazer com que o leitor reflita sobre a sua percepção e também sobre as discriminações raciais estruturais. Por conta disso, a obra tem um poder muito grande de fazer com que o leitor reconheça as raízes do racismo.

4. Por que Gritamos Golpe?

Algo que serve de curiosidade para muitas pessoas, já que a grande maioria desconhece tal fato, é que Djamila Ribeiro também fez participações em outras obras. A sua primeira publicação filosófica foi no ano de 2016, justamente com o livro “Por que gritamos golpe?”.

No entanto, nesse caso a obra não foi escrita somente pela autora, já que é considerado um livro com diversos outros acadêmicos. Logo, uma obra conjunta. Além disso, o livro conta com a intenção de agrupar uma série de opiniões sobre os temas que ocorreram àquela época.

Logo, engloba os protestos que ocorreram no ano de 2012 em todo o Brasil, além de também abordar o impeachment ocorrido naquele ano e que, também, gerou uma série de assuntos em relação à crise política do país.

No livro, o artigo escrito por Djamila é “Avalanche de retrocessos: uma perspectiva feminista negra sobre o impeachment.”. Nele, a escritora aborda o ponto de vista que parte dela mesmo, mulher negra e feminista, sobre o que aconteceu na política brasileira durante a época em que o livro foi escrito.

Como os livros da Djamila Ribeiro podem ajudar?

Os livros da Djamila Ribeiro são ótimas opções para entender mais a fundo sobre os assuntos sociais que nos cercam a todo momento. Além de serem livros escritos por uma pessoa capacitada e com pleno conhecimento sobre os assuntos abordados, colaboram para que haja clareza na mente do leitor.

Afinal, as obras da autora são de fácil entendimento, já para que todos possam absorver o conteúdo e aplicar no dia a dia suas principais questões e levantamentos. Sem dúvidas, é possível afirmar que são meios confiáveis e indagadores de observar a sociedade e suas características com outra visão.

Os benefícios da leitura para assuntos de cunho social

Atualmente, é comum que haja uma enorme quantidade de desinformação por parte de muitos indivíduos. Afinal, mesmo com grandes ferramentas de pesquisa em mãos, a negação é um dos aspectos mais presentes na hora de desconstruir paradigmas e opiniões.

Logo, através da leitura é possível absorver todo o conteúdo, porém no ritmo de cada um. Além disso, também é uma forma muito mais organizada e saudável de adquirir informações importantes sobre a sociedade antiga ou atual, bem como seus comportamentos e formas de pensar.

Sem dúvidas, para chegar a opiniões e conceitos interessantes, os livros da Djamila Ribeiro podem auxiliar de grande forma a ter um entendimento mais amplo sobre a sociedade como um todo.

Categorias
Curiosidades

Livros mais vendidos do Brasil em 2019

Apesar de editoras brasileiras terem passado por crises econômicas recentemente, o país conseguiu sobreviver no cenário da literatura e voltou a se reerguer no último ano. Veja os livros mais vendidos do Brasil em 2019.

Mercado editorial

2018 foi o pior ano da história do mercado editorial do país, grandes redes de livrarias como a Cultura e a Saraiva precisaram aprovar plano de recuperação judicial.

Com isso, estão conseguindo driblar o impacto da crise e a perspectiva é de colocarem em dia suas obrigações, daqui em diante.

Além disso, a crise geral nessa indústria já acumula perda de 25% de faturamento nos últimos 13 anos.

Ou seja, não é de hoje que esse problema vem começando.

No entanto, mesmo com esse cenário, uma série de livros conseguiram se tornam best-seller no Brasil e alcançaram o topo das vendas.

A lista de livros mais vendidos do Brasil

Na lista de livros mais vendidos do Brasil estão diversos gêneros, como ficção, não-ficção, biografia, autoajuda e muito mais.

1. O conto da Aia, de Margaret Atwood

Esse livro é o primeiro da sequência que conta com Os Testamentos, como continuação.

Além disso, a obra foi escrita em 1985 pela autora canadense., mas passou a estar no topo das vendas no Brasil e no mundo, recentemente.

A obra é um romance distópico e narra um cenário onde mulheres são vítimas de opressão e se tornam propriedades do governo.

O livro ganhou nova capa para a volta às prateleiras, que é assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

Livros mais vendidos do Brasil em 2019

2. A Garota do Lago, de Charlie Donlea

A obra se passa em uma cidade pequena localizada entre montanhas e envolve o assassinato de uma estudante de direito em uma das casas pacatas e distantes da cidadela.

Ademais, o enredo continua com uma repórter que descobre o acontecido e resolve ir até a cidade para investigar o assassinato.

3. A sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson

Esse livro já esteva entre os mais vendidos do Brasil no ano de 2018 e conseguiu permanecer na lista em 2019.

Nessa obra, o autor utiliza sua sagacidade e um olhar crítico para oferecer um novo caminho para uma vida melhor.

Além disso, ele faz uma abordagem inteligente e franca de diversos assuntos que podem ajudar você a descobrir e entender o que realmente importa na sua vida.

O livro está entre os títulos de desenvolvimento pessoal e autoajuda e segue entre os mais vendidos do país.

4. O Milagre do Amanhã, de Hal Elrod

Esse é um best-seller que também se encontra na posição dos mais vendidos no país.

Esse livro fala dos benefícios de acordar cedo e desenvolver as habilidades e potenciais.

O autor aborda o método que diz ser eficaz e simples que vai proporcionar a você a vida dos sonhos, antes das 8 horas da manhã.

Além disso, esse livro propõe mudanças de hábitos que prometem proporcionam melhorias significativas em vários pontos da vida, como na felicidade, saúde, nas finanças, relacionamento e até mesmo na área da espiritualidade.

5. O Homem de Giz, de C.J. Tudor

Esse livro é uma excelente trama para quem gosta de Stephen King e Stranger Things.

A obra altera a história entre presente e passado com muita habilidade e é reconhecida por oferecer suspense de alta qualidade.

A obra traz personagens muito bem construídos, com mistérios de falhar o fôlego e conta com reviravoltas que fazem o leitor se surpreender.

A história fala sobre Eddie e seus amigos. Esses personagens passam os dias andando de bicicleta ao redor da vizinhança pacata.

Entre eles, há um código que utilizam para comunicação. Esse código é feito a giz e utilizam homenzinhos rabiscados no asfalto. Mas essas mensagens somente eles entendem.

Acontece que um desenho misterioso leva os personagens a encontrarem algo assustador e misterioso, que mudo tudo e nada mais é como antes.

6. A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Essa obra é considerada um clássico e foi escrita por um dos escritores mais influentes do século XX.

O livro é uma fábula sobre o poder e narra a insurreição dos animais que vivem em uma grande, contra seus donos.

Além disso, a revolução acaba se tornando uma tirania que oprime ainda mais os humanos.

O autor escreveu essa obra enquanto ocorria a Segunda Guerra Mundial e foi publicada em 1945.

A obra não foi aceita por muitas editoras da época, pois faz claras referências a figuras e acontecimentos políticos.

No entanto, com o acirramento da Guerra Fria, as razões pelas quais as editoras não queriam o livro, fizeram com que a publicação fosse utilizada no Ocidente.

Bem, o fato é que décadas e décadas após sua publicação, a obra está entre os livros mais vendidos do Brasil em 2019.

7. Essa Gente, de Chico Buarque

O livro está entre os mais vendidos do país e possui a narrativa acerca de escritor decadente que está enfrentando uma dura crise afetiva. Além disso, o Rio de Janeira está em colapso a sua volta.

A obra é uma tragicomédia urgente e é a primeira obra que Chico Buarque encara o Brasil se agora.

Ademais, a estrutura do livro é de diário, reflexão sobre a linguagem. E isso é uma marca do autor.

Chico Buarque mistura as fronteiras entre imaginação, vida, delírio e sonho e constrói uma narrativa muito engenhosa.

Além disso, as entrelinhas do livro descortinam as contradições de um país fraturado.

Outrossim, e autor é dono de várias obras marcantes e que fizeram história nas últimas décadas do país.

8. A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro, de Amanda Lovelace

Essa obra ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, que é uma categoria eleita pelo público.

Além disso, a obra conta com empoderamento e amor em versos que levam os contos de fada a uma outra realidade, que é a realidade feminina do século XXI.

A obra tem uma narrativa direta, objetiva, com temática contemporânea e em forma de poesia.

Ademais, essa narrativa possui comparação com o fenômeno editorial Outros Jeitos De Usar a Boca, de Rupo Kaur.

Entre os livros mais vendidos do Brasil em 2019, é um livro sobre amor, perda, sofrimento, empoderamento e redenção. Sendo uma ótima indicação de leitura para, assim como todos os livros mencionados até aqui.

Categorias
Curiosidades

18 curiosidades sobre livros que você nunca imaginou

Quem gosta de ler geralmente tem interesse e curiosidade sobre muitos temas. Mas os próprios livros possuem suas próprias curiosidades e peculiaridades. Por isso, descubra 18 curiosidades sobre livros que vão despertar seu interesse!

Curiosidades sobre livros

Antes de mais nada, os livros são itens que possuem longa história, tanto do ponto de vista individual, onde cada um conta uma história própria, quanto do posto de vista histórico.

Por isso, há muito do que se falar e comentar sobre as curiosidades desses objetos que não servem só de enfeite nas estantes, longe disso.

São itens que são responsáveis por formar cultura e muito conhecimento na vida de milhões de pessoas diariamente, o que é tarefa e tanto.

1. Primeiro livro

A primeira curiosidade sobre livros que você vai descobrir é sobre quando o primeiro livro foi descoberto.

O primeiro livro que se tem notícia, até os dias atuais, foi encontrado em 868 d.C. e é um compilado de textos budistas.

Além disso, a produção desse livro foi creditada aos chineses e a técnica que utilizaram para formar o livro e registrar o que queriam contar, foi a técnica de entalhar as letras em pequenos blocos de madeira e, após, decalcar sobre o papel.

2. Primeiro livro impresso

Ademais, já falando em termos de livro impresso, o primeiro livro que se tem notícia é a Blíblia de Gutenberg.

Ademais, a finalização dessa bíblia ocorreu em torno de 1455 e foi feita por Johannes Gutenberg, que também foi a pessoa que inventou a prensa de tipografia.

Antes de Gutenberg realizar a impressão, existia uma cópia escrita em latim e o exemplar era datado de 380 d.C.

3. Primeira obra editada no Brasil

Ainda falando de tempo, mas com relação ao Brasil, o primeiro livro que foi editado no país foi a obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1808.

4. Livros da Idade Média eram quase sempre religiosos

Muitos dos livros da Idade Média falavam de assuntos de cunho religioso. E o motivo faz todo sentido, pois quem fazia os manuscritos através de pergaminhos e papiros, eram monges.

Além disso, os manuscritos tinham ótima qualidade, pois esses monges tinham talento para desenhos.

5. Biblioteca Real de Alexandria continha em torno de 700 mil rolos de papiro

A biblioteca Real de Alexandria é considerada como uma das maiores bibliotecas que existiu no mundo antigo.

Além disso, era o centro cultural do mundo entre os séculos III a.C e IV d.C.

Ademais, a vastidão de pergaminhos era motivada pois o lema da biblioteca era adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da terra.

6. Primeira biblioteca pública do Brasil foi na Bahia

Até 1811 o Brasil não possuía nenhuma biblioteca pública. Mas nesse ano, através de iniciativa popular, foi criada a primeira na Bahia.

7. A UNESCO diz que o ideal é ter uma livraria para cada 10 mil pessoas.

Infelizmente, essa recomendação não surtiu efeitos no Brasil. Pois aqui há somente 2.700 livraria a cada 70.000 habitantes.

8. A autora que já foi mais traduzida é Agatha Christie

Essa informação é dada pela UNESCO, que garante que a autora já teve cerca de 7.000 versões traduzidas de suas obras.

Além disso, entre essas obras que foram tantas vezes traduzidas para uma grande diversidade de países, estão peças teatrais, contos e romances.

Curiosidades sobre livros

9. O maior livro do mundo é do Brasil

O maior livro que existe no mundo, em termos de dimensões, é uma versão feita do livro O Pequeno Príncipe.

Essa versão gigantesca, com cerca de 2 metros de altura e 3 metros de largura, foi lançada no Rio de Janeiro, em 2007, na Bienal do Livro.

10. O mais jovem autor a publicar um best-seller tinha 15 anos

Christopher Paolini era um adolescente de 15 anos quando publicou o livro chamado Ciclo – a Herança.

Esse livro já alcançou a marca de 20 milhões de exemplares vendidos, o que caracteriza o autor como um autor de uma obra que virou um best-seller.

11. A autora mais velha tinha 90 anos

Em contrapartida ao fato anterior, Bertha Wood foi a autora mais velha já publicada. Ela iniciou a escrita de suas memórias aos 90 anos.

Ademais, 10 anos depois, no aniversário de 100 anos, no ano de 2005,  autora publicou sua obra.

12. Hobbit foi escrito para os filhos de seu autor, Tolkien

Um dos livros mais famosos do mundo não foi escrito com a intenção de ser publicado. Pelo contrário, o escritor escreveu a obra para seus filhos.

Porém, depois de emprestar o livro para um amigo, Tolkien foi convencido por uma terceira pessoa que era editora e acabou aceitando que o livro fosse publicado.

13. O recordista mundial de venda de livros é um brasileiro

O recorde de venda mundial de livros está com um brasileiro, o autor Paulo Coelho.

Além disso, o número é extremamente impressionante, cerca de 150 milhões de exemplares segundo apuração de 2014.

14. Alice no País das Maravilhas já foi proibido em um país

Na China, essa obra tão conhecida e aclamada já foi considerada proibida.

A proibição existia pois o livro tinha personagens que eram animais e que falavam.

15. Todos os livros de Harry Potter foram escritos a mão.

A autora de Harry Potter, J.K. Rowling escreveu todos os livros à mão.

16. 400 longas já foram produzidos com inspiração em Shakespeare

Shakespeare é campeão de interpretação nos cinemas, já tendo sido interpretado por certa de 400 vezes ao longo dos anos.

17. O livro mais caro do mundo tem o valor de R$153 milhões de euros

Em reais, o livro custa, atualmente, em média R$888 milhões. Além disso, o mais intrigante é que esse livro só possui 13 páginas.

18. A saga Harry Potter divide o posto de livro mais lido do mundo com a bíblia e com O Livro Vermelho, escrito por Mao Tsé-Tung.

A bíblia é um dos livros mais antigos do mundo, portanto, qualquer livro que consiga o mesmo número de leitores, não é menos do que um feito e tanto.

Considerações finais

Diante de tantas curiosidades sobre livros, você deve ter ficado surpreso com muitas delas. Isso só confirma a grandiosidade e a carga histórica que os livros possuem, já que contam com peculiaridades e informações passadas de geração a geração.

Categorias
Curiosidades

Kindle vale a pena? Qual é o melhor aparelho?

Quem é amante de leitura provavelmente já se deparou com estantes cheias de livros e sem espaço para guardar os novos. Mas isso não é mais um problema, pois hoje em dia existe o Kindle, mas o Kindle vale a pena? Qual é o melhor aparelho?

O kindle é um aparelho desenvolvido exclusivamente para leitura. Nele é possível armazenar e ler centenas de livros. Mas a pergunta vem novamente, o kindle vale a pena? Qual é o melhor aparelho? Descubra a resposta com essa publicação!

Como funciona um kindle?

O aparelho é um leitar de livro digital e é fabricado para proporcionar uma leitura confortável e adequada.

A empresa criadora do kindle é a Amazon, uma das empresas que possui maior índice de venda de livros do mundo. E isso tanto na forma física quanto digital.

Além disso, alguns anos atrás, em 2014, a empresa foi responsável pela venda de 63% de todos os livros que foram comprados online e 40% dos livros comprados em geral.

Ou seja, não é de se estranhar que a empresa tenha resolvido investir em tecnologia para transformar o mercado de consumo de livros digitais.

A partir disso, o kindle foi criado com uma interface simples e intuitiva, o que faz toda a diferença na utilização do aparelho.

Kindle vale a pena? Qual é o melhor aparelho?

Sim, um kindle vale muito a pena e para responder a essas perguntas de forma mais detalhada, é preciso mencionar algumas informações.

Forma de armazenamento

Dentro de um kindle o leitor consegue armazenar diversos livros ao mesmo tempo e acessar todos eles de onde estiver. Isso porque, após baixar os arquivos, não preciso estar conectado à internet para ler.

Os livros chegam ao kindle através de uma espécie de Netflix para livros virtuais.

Além disso, a Amazon desenvolveu uma loja de livros virtuais que é integrada ao aparelho. Com isso, você consegue encontrar todos os títulos publicados no formato virtual.

E esses títulos podem ter preços variados, inclusive serem gratuitos, dependendo de cada livro.

Lojas virtuais

Através de um kindle você pode acessar planos de assinatura dessas lojas virtuais. As duas principais e criadas pela Amazon, são a Prime Reading e o Kindle Unlimited.

Com o Kindle Unlimited você utiliza todo o catálogo de livros virtuais pagando um valor mensal fixo de R$19,90.

Além disso, o Prime Reading possui um catálogo um pouco menor, mas com R$9,90 por mês dá acesso a todos os livros do acervo.

Kindle vale a pena qual é o melhor aparelho

Tecnologia específica para leitura

A tela do aparelho é desenvolvida para proporcionar uma leitura parecida com a de um livro físico, de forma que a claridade e definição são pensadas com prioridade.

Ademais, a partir daqui podemos falar dos tipos de kindle e qual o melhor.

O melhor kindle

Antes de mais nada, há versões diferentes e fabricantes diferentes, portanto, saber escolher o que funciona melhor para suas necessidades, é essencial.

Kindle Osis 8GB – Amazon

Esse é o melhor kindle do mercado, sendo referência entre os equipamentos do gênero.

E essa preferência ocorre por conta de vários fatores que permitem uma experiência de leitura incrível e muito confortável.

  • Tela antirreflexo de 7 polegadas
  • Espessura fina;
  • Iluminação embutida com sistema de sensor que adapta a luz e a temperatura da luz conforme a necessidade do ambiente;
  • À prova d’água;
  • Peso de 188 gramas;
  • Conexão USB e WI-FI
  • Lê formatos: TXT, MOBI, PDF, DOC, HTML E DOCX

Todas essas características, em especial as características de tela, são desenvolvidas para que você tenha uma experiência de leitura o mais próximo possível de um papel.

Ademais, isso é fundamental para evitar o cansaço dos olhos, o que acontece muito quando lemos na tela de um celular, ou computador, por exemplo.

Com a tela antirreflexo, você pode ler em qualquer lugar, até mesmo na rua, que não terá problemas de não conseguir ler, pois não haverá reflexo.

Ademais, por ser fino e muito leve, você pode ler por quanto tempo quiser, sem cansar as mãos ou precisar apoiar em algum lugar.

Esse modelo, no site da Amazon custa em torno de R$1.149,00. Pode se não ser o modelo mais barato, mas é o melhor modelo.

Kindle Paperwhite 8 GB – Amazon

Esse é o segundo melhor aparelho que você pode obtar para ler seus livros virtuais, levando em consideração o preço. Ele é fabricado também pela Amazon, mas é uma versão um mais simples, que custa em torno de R$500,00.

Além disso, ele funciona com o mesmo sistema de armazenamento do que o modelo citado acima e conta com uma série de benefícios.

O modelo possui excelente economia de bateria, além de ter um display que também evita reflexos.

Outrossim, ele também é à prova d’água, o que é bom para você poder ler onde quiser sem se preocupar se acontecer uma acidente.

Ademais, com isso, esse modelo também é muito bom para oferecer uma leitura ao ar livre, inclusive com a luz do sol de fundo.

Além disso, as principais características dele são:

  • Peso de 161 gramas;
  • Tela antirreflexo de 6”;
  • 4 GB de armazenamento;
  • Conexões USB e WI-FI
  • Lê formatos MOBI, TXT, DOC, DOCX, PDF E HTML

Lev Neo – Saraiva

A Saraiva também é uma fabricante de kindle e esse modelo está entre os melhores do mercado.

Ele também possui iluminação embutida, e tem a tecnologia chamada e-ink, que faz com que a tele seja muito parecida com um papel.

Além disso, o display é de 6 polegadas e traz conexão WI-FI para proporcionar o download dos títulos.

A bateria também tem excelente duração, chegando a durar semanas sem precisar de recarga, assim como os modelos acima.

Ademais, as características desse modelo são:

  • Peso de 140 gramas;
  • 8GB de armazenamento;
  • Conexão USB e WI-FI;
  • Lê formatos Epub, HTML, TXT, FB2, PDF E DJVU.

Considerações finais

Esse aparelho veio para ficar, levando em conta que muitos livros nem são mais lançados na forma física. Com isso, as empresas estão cada vez mais aperfeiçoando os modelos e oferecendo mais e mais benefícios.

E voltando às perguntas iniciais: Kindle vale a pena? Qual é o melhor aparelho? Sim, depois de todas as características e a forma de funcionamento, é possível afirmar que vale a pena e existem diversos modelos que podem suprir suas necessidades de leitura.

Categorias
Curiosidades

Kindle Unlimited vale a pena? Como funciona?

Quem utiliza um kindle para fazer leitura de livros digitais, uma das opções de loja de livros é a Kindle Unlimited. E aí entra a dúvida se kindle Unlimited vale a pena. Como funciona?

Há outros tipos de assinaturas de livros virtuais, para saber qual é a melhor para você é preciso conhecer um pouco sobre esse universo. Somente assim e possível responder às perguntas se o kindle Unlimited vale a pena? Como funciona?

Kindle

Antes de mais nada, o Kindle é um aparelho desenvolvido, inicialmente, pela Amazon. A empresa é uma grande vendedora de livros, tanto físicos quanto virtuais. Em 2014, para você ter uma ideia, a Amazon foi responsável por 40% da venda de todos os livros do mundo, e 60% dos livros virtuais foi vendida por ela.

Com essa poder de venda, e com o aumento da procura pela tecnologia de livros online, a empresa buscou desenvolver um aparelho que pudesse fazer as vezes de um livro e proporcionar maior conforto e praticidade ao leitor adepto da tecnologia.

Portanto, o Kindle é um leitor de livros virtuais onde você pode armazenar milhares de títulos e escolher os que quiser para ler de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

Kindle Unlimited vale a pena? Como funciona?

O sistema de assinatura Kindle Unlimited é como se fosse uma estante virtual.

Lá você pode encontrar praticamente todos os livros que foram lançados nesse formato. Isso é um grande avanço para os amantes de leitura, pois não é mais preciso ter estantes enormes para armazenar todo seu acervo de livros.

Com o Kindle Unlimited, tudo fica online, sem chances de algum livro estragar e se perder e você não precisa pagar pela leitura dos livros, de forma individual, paga uma assinatura mensal.

Sem o Kidle Unlimited você também pode ler seus livros, mas vai precisar pagar o preço que cada unidade tiver.

Portanto, vale a pena ter essa assinatura, sim. Por com ela você lê quantos títulos quiser, pagando sempre o mesmo valor.

Assinatura

O funcionamento desse sistema funciona da seguinte forma. Você precisa fazer uma conta Unlimited, onde existe o plano mensal.

Esse plano mensal cobra um valor fixo de aproximadamente R$19,90 e, com esse valor, você consegue acesso ilimitado a todos os livros virtuais disponíveis no catálogo.

Acesso

Como dito anteriormente, você possui acesso a todos os títulos disponíveis na plataforma, a partir do momento que assina o Kindle Unlimited.

No entanto, é preciso saber que o sistema pode adicionar ou remover títulos durante o período da sua assinatura, sem consulta prévia.

Além disso, por mais que você tenha acesso a todos os livros que estiverem disponíveis no catálogo, há uma quantidade limite de leitura por vez.

Ou seja, isso quer dizer que você não pode ter 50 títulos selecionados ao mesmo tempo.

Para você selecionar os livros que desejam ler, precisa respeitar a quantidade máxima de 10 títulos por vez.

Ademais, conforme você for terminando a leitura e removendo de sua lista de leitura, outro podem ir sendo selecionados.

Kindle Unlimited vale a pena Como funciona

Como saber o que está incluído

Apesar de, para muitas pessoas, o programa Kindle Unlimited valer a pena, você precisa fazer essa análise de forma individual.

O seu gosto de leitura pode influenciar essa resposta, pois não são absolutamente todos os títulos que estão incluídos no sistema de assinatura.

Se você lê diversos livros, de vários tipos e classificações, então para você realmente e muito vantajoso ser um assinante.

No entanto, se é fã somente de alguns autores ou gosta muito de ler séries específicas de livros, então é preciso verificar a disponibilidade desses títulos antes de assinar.

Dessa forma é possível que você balance se vale a pena ou não ser um assinante ou se, mesmo com o programa você ainda vai precisar comprar muitos livros dos quais gosta de ler, e que não estejam incluídos na plataforma assinada.

Teste grátis

Uma forma que a Amazon criou para que você possa testar os serviços do Kindle Unlimited sem precisar assinar, é o período de teste.

A plataforma oferece 30 dias gratuitos para que você possa testar e acessar os diversos eBooks disponíveis na plataforma.

Isso é sensacional para que você descubra se o seu gosto por leitura é compatível com os títulos que esse programa oferece.

Assim, depois de expirado o prazo de teste, você pode decidir se assina ou não.

Os melhores títulos disponíveis no Kindle Unlimited

O programa contém títulos de grande sucesso e repercussão, e essa lista contém livros que podem agradar uma diversidade de leitores.

  • O peso do pássaro morto – Aline Bei;
  • As peças infernais – Cassandra Clare;
  • Um caso perdido – Colleen Hoover;
  • Um tom mais escuro de magia – V. E. Schwab;
  • Escolha dos mortos – Karine Vidal;
  • Minha versão de você – Christina Lauren;
  • O clube de leitura de Jane Austen – Karen Joy Fowler;
  • O sorriso da Hiena – Gustavo Ávila;
  • O fundo é apenas o começo – Neal Shusterman;
  • Estilhaça-me – Tahereh Mafi.

O programa também conta com clássicos da literatura brasileira e clássicos que são sucesso no mundo todo.

Livros como Jane Eyre, Dom casmurro, Orgulho e Preconceito, O morro dos ventos uivantes e muito outros, também podem ser encontrados com facilidade nesse sistema de assinatura.

Considerações finais

Com todas essas funcionalidades e muitas outras, como filtro de pesquisa e listas personalizadas de leitura, o Kindle Unlimited é uma das opções mais diversificadas para os amantes de livros.

Além disso, o programa conta com grande facilidade no cancelamento da assinatura. O que transmite maior segurança no momento de assinar, pois, caso você se arrepender, basta cancelar.

A assinatura é renovada a cada mês, de forma que se você cancelar, o serviço é suspenso imediatamente e o valor do próximo mês não será cobrado.

Dessa forma, o Kindle Unlimited é muito vantajoso e oferece uma série de possibilidades e universos diferentes a você.

Agora, você lembra das perguntas feitas lá no início? Kindle Unlimited vale a pena? Como funciona? Bom, a resposta para todas elas você já sabe, basta decidir se é o ideal para você e aproveitar ao máximo seus momentos de leitura!

Categorias
Curiosidades

Como ler mais rápido? 8 super dicas

Quem gosta de ler ou trabalha com alguma atividade que envolva muita leitura, precisa otimizar o tempo. Para isso, saber como ler mais rápido pode auxiliar muito.

Além disso, descobrir formas de como ler mais rápido pode fazer com que você goste cada vez mais de leitura e consiga desenvolver ainda mais essa atividade que demanda prática.

Aprenda como ler mais rápido

Quando você aprende táticas que possibilitam realizar uma leitura mais dinâmica, percebe que se torna muito mais fácil ler e entender o que o conteúdo está dizendo.

O número que páginas que uma pessoa lê por minuto pode variar de caso a caso, mas esse número pode ser cada vez maior e com qualidade. Para isso, existem técnicas que podem auxiliar e fazer toda a diferença.

1. Leia com concentração máxima

Antes de começar a leitura, se certifique que não há nenhum tipo de distração que possa interferir o processo.

Cada vez que você se distrai, o raciocínio que acompanha o que está sendo lendo, é cortado. E para que seja retomada, geralmente você precisa voltar algumas linhas.

Isso toma tempo e faz com que sua leitura não renda. Por isso, concentração é uma das dicas principais que você precisa sempre levar em consideração.

E para conseguir isso, algumas possíveis distrações podem ser evitadas, como:

  • Desligue a TV;
  • Coloque o celular no modo silencioso;
  • Evite músicas.

Esse último ponto é muito pessoal, pois há pessoas que gostam de ler ouvindo música e conseguem manter a concentração melhor dessa maneira.

Então para manter a concentração no nível máximo, você precisa se conhecer e saber o que pode tirar sua atenção da leitura.

2. Agrupe as palavras

Depois de se certificar que sua atenção está totalmente voltada à leitura, uma forma de como ler mais rápido é ler através de grupos de palavras.

Se você visualizar as palavras uma a uma, vai demorar mais para concluir sua leitura.

Portanto, a dica é que você vá aumentando o grupo de palavras que lê de cada vez.

Esse aumento pode ser aos poucos, o que vai facilitar a sua adaptação.

Para isso, o foco é aumentar o campo de visão e passar os olhos em um grupo de termos, ao invés de focar somente em uma palavra.

Dessa forma, é possível assimilar maior número de informações em uma quantidade menor de tempo. E o bom é que isso não interfere na qualidade da leitura, pois você vai aumentar seu campo de visão aos poucos, sempre respeitando sua evolução.

Como ler mais rápido

3. Faça uma leitura silenciosa

Muitas pessoas possuem o hábito de ler em voz alta. Mas a pronúncia das palavras faz com que você leia mais devagar e leve mais tempo para concluir.

Portanto, outra dica importante é fazer sempre uma leitura silenciosa.

E não adianta ler em voz baixa, o ideal mesmo é que você não pronuncie as palavras. Com o tempo, vai ver que dessa forma é muito mais prático e rápido.

4. Pratique

Se você quer saber como ler mais rápido para ler conteúdos que são de trabalho ou estudo, uma dica importante é treinar com leituras agradáveis e com assuntos que você goste.

Ou seja, quando você tiver um tempo livre, pegue algo para ler que seja um assunto que você tenha afinidade. Com isso, pode aplicar as dicas e ver a evolução com mais clareza.

Além disso, se você quer saber como ler mais rápido para ocasiões de lazer, aí mesmo que sua evolução será mais rápida.

Pois nesse caso, será muito mais fácil para aplicar as dicas e notar como está sendo a melhora no ritmo de leitura.

5. Cronometre o tempo

Quando você tem noção do tempo que está gastando para ler determinado conteúdo, consegue ter um parâmetro de comparação.

Essa dica é essencial para que você saiba se as técnicas utilizadas estão dando resultado.

Se notar que ainda não alcançou o ritmo que deseja, treine mais e não desista, pois leitura é uma questão de prática.

Ademais, quando você está cronometrando o tempo para fazer alguma coisa, seu empenho e concentração podem ser maiores.

Isso acontece porque você sabe que quando terminar vai poder saber o resultado que teve. E como a intenção é ter resultados cada vez melhores, vai acabar tendo mais foco e determinação.

Essa dica pode ser encarada, até mesmo, como uma forma de auto motivar. É como se você mesmo estivesse se cobrando.

6. Adote uma postura adequada

Mais uma dica importante de como ler mais rápido é o cuidado com a postura.

Assim como qualquer outra atividade, se você estiver confortável e com uma postura adequada, a atividade de leitura será mais eficiente.

Se você estiver mal acomodado, logo começará a ter distrações por dores ou trocas de postura.

Portanto, procurar o melhor jeito de sentar é uma dica muito essencial.

7. Valorize a pré-leitura

Independentemente do assunto que você vai ler, sempre vão ter tópicos, subtítulos, figuras ou termos em destaque.

Você pode passar os olhos ao longo do conteúdo antes de ir e focar nesses pontos mencionados acima.

Dessa forma, o cérebro vai começar a captar o sentido daquele conteúdo e você já vai se familiarizando com o assunto.

Essa dica faz com que você evite surpresas e comece uma leitura sem saber o que esperar.

8. Leitura dinâmica

Essa dica não serve para todas as ocasiões, justamente por isso ficou para o final.

A chamada leitura dinâmica consiste em você se atentar a ler apenas o aspecto geral, sem prestar atenção nos detalhes da leitura.

Além disso, nessa técnica você lê as partes mais importantes, prestando atenção nas primeiras e nas últimas palavras de cada parágrafo.

Ademais, prestar atenção em listas e palavras destacadas como negrito, também fazem parte da técnica.

No entanto, essa dica só é válida para os casos em que você precisa ler conteúdos muito densos, e que você sabe que nem todas as informações vão ser úteis para o que você precisa.

Portanto, identifique o tipo de leitura e só aplique essa dica se for adequado.

Considerações finais

Se você utilizar as dicas que foram mencionas e for persistente para treinar como ler mais rápido, com certeza o tempo de leitura irá melhorar cada vez mais e você vai ter mais eficiência e otimização do tempo gasto.

 

Categorias
Curiosidades

8 melhores livros da Agatha Christie

O impacto dos melhores livros da Agatha Christie na literatura não pode ser ignorado. De fato, seus livros, contos e peças de teatro são essenciais para o gênero de suspense e continuam a intrigar os leitores em todo o mundo.

No entanto, o tamanho exagerado de seu catálogo pode ser intimidador para os leitores iniciantes, ou mesmo para os leitores da terceira, quinta ou oitava vez – afinal de contas, ela escreveu 66 romances. Então, assumimos o caso e montamos uma lista dos melhores livros da Agatha Christie.

Os melhores livros da Agatha Christie

Agatha Christie era uma mulher tímida e despretensiosa que provavelmente continua sendo a romancista mais vendida de todos os tempos. Se você é um veterano leitor de romances clássicos de mistério ou procura o livro perfeito para iniciar no gênero, saiba que nenhuma lista de leitura estaria completa sem um punhado de romances de Agatha Christie.

Como uma das autoras mais vendidas de todos os tempos, Agatha Christie compôs nada menos que 66 romances policiais e 14 coleções de contos ao longo de sua vida. Destes, vários títulos foram transformados em filmes, peças teatrais e séries de televisão, mas nada captura o talento de Christie para o mistério e o suspense como os próprios romances.

Embora seja quase impossível escolher um favorito, tomamos a liberdade de selecionar os 8 dos melhores livros da Agatha Christie (em nenhuma ordem específica) para adicionar à sua lista de leitura.

Aqui estão nossas escolhas para os melhores livros da Agatha Christie para qualquer fã de mistério.

Os 8 livros imperdíveis da Agatha Christie

1. Assassinato no Expresso do Oriente

Os assassinatos de Agatha Christie estão sempre acontecendo em espaços confinados, mas isso é apenas porque ela sabia, assim como qualquer escritor que já viveu, que claustrofobia e uma pequena lista de suspeitos são ingredientes essenciais para uma história de mistério envolvente.

E se deve haver um espaço confinado, por que não fazê-lo em grande estilo? As vítimas fictícias de Christie geralmente caíam em ilhas isoladas e barcos de passeio. Em Assassinato no Expresso do Oriente, por exemplo, a história se passa em um famoso trem da vida real. Talvez o mais icônico de seus trabalhos, nenhuma lista dos melhores livros de Agatha Christie estaria completa sem essa obra.

De fato, este romance de mistério é uma leitura obrigatória, sendo adaptada para um filme estrelado por Johnny Depp em 2017. A história segue um dos detetives mais queridos de Agatha Christie, Hercule Poirot, enquanto ele investiga um crime entre um elenco internacional de suspeitos a bordo do glamouroso trem Expresso do Oriente.

2. O Assassinato de Roger Ackroyd

Outro livro essencial de Agatha Christie, estrelado por Hercule Poirot, é O Assassinato de Roger Ackroyd, uma história de detetive requintadamente escrita que inspirou gerações de autores de crimes e mistérios. Sem dúvida, este livro tem uma reviravolta surpresa que até os mais espertos caçadores de mistérios acharão difícil de prever.

3. Noite Sem Fim

De fato, os leitores podem ler os romances de mistério de Agatha Christie por anos e ainda encontrar novos detalhes deliciosos. Noite Sem Fim, por exemplo, marca um ponco de partida do estilo de “assinatura do mestre”. Supostamente um dos favoritos de Christie, esse mistério independente mantém o suspense de uma maneira acima e além do típico romance de Christie.

Noite Sem Fim é mais horror gótico do que mistério, mas ainda é essencialmente Agatha Christie. Para aqueles que são conhecedores dos romances antigos de Christie, Noite Sem Fim é sem dúvida um dos melhores entre seus trabalhos posteriores. Assustadora e complexa, esta fascinante história é uma evidência poderosa de que a autora tinha uma profunda imaginação.

melhores livros da Agatha Christie

4. E Não Sobrou Nenhum

A inspiração para inúmeros escritores e cineastas E Não Sobrou Nenhum é praticamente a história original de férias que deram horrivelmente erradas. Misturando elementos de mistério, suspense e horror, este romance perfeitamente ritmado segue um grupo de personagens.

De fato, este é um dos melhores livros da Agatha Christie, sendo realmente fascinante até a última página. Afinal de contas, você provavelmente nunca vai adivinhar quem está por trás de tudo.

5. Perigo na Casa do Fundo

De fato, é difícil imaginar uma introdução melhor ao gênero de Christie do que Perigo na Casa do Fundo. Afinal de contas, o livro é repleto de glamour, suspense e uma série de pistas habilmente tramadas.

Perigo na Casa do Fundo começa com um assassinato durante uma festa à noite. Este é de longe um dos melhores trabalhos de Agatha Christie para os fãs de romances clássicos de mistério.

6. Os Crimes ABC

Basicamente, todo romance de serial killer e série de TV sobre mistério de assassinato podem traçar sua linhagem até Os Crimes ABC. Em suma, a história segue uma série de assassinatos aparentemente aleatórios (embora conectados em segredo) com vítimas cujos nomes começam com cada letra do alfabeto.

7. A Morte Não É o Fim

Nenhuma formação dos melhores livros da Agatha Christie estaria completa sem A Morte Não É o Fim, um surpreendente romance de mistério histórico que se destaca entre as obras de Christie. A história se passa no Egito Antigo e foi inspirada pelas visitas de Christie à região com seu marido arqueólogo.

A Morte Não É o Fim é um ponto básico do começo dos romances de Agatha Christie. Desta vez, porém, seu romance começa com um reaparecimento: um pai egípcio retorna à sua família, embora com uma nova concubina a tiracolo. De fato, a parte da concubina faz um pouco mais de sentido quando você considera que esse romance se passa no Egito Antigo.

Essa é uma escolha incomum para Christie, pois é o fato de que não há personagens europeus neste livro. Tudo isso cria uma visão única e refrescante do formato de suspense da marca registrada de Christie.

8. Morte no Nilo

Se você ainda não leu, leia este livro antes de ele se tornar um filme em 2020. Este romance leva Hercule Poirot ao Egito, onde um cruzeiro ao longo do Nilo é interrompido quando se descobre que uma mulher jovem, elegante e bonita foi baleada na cabeça.

O mistério é ainda mais fascinante nesse cenário exótico, configurando um dos melhores livros da Agatha Christie.

Categorias
Curiosidades

10 melhores livros do Stephen King para ler antes de morrer

Hoje é dia de boa literatura. Vamos listar os 10 melhores livros do Stephen King!

Se tivéssemos que escolher 20, 30, daria para fazer. Esse é um dos grandes diferenciais do “mestre do horror” em comparação a tantos outros bons escritores que a história teve o prazer de contemplar.

Continue a leitura para conferir os 10 melhores livros do Stephen King.

Os 10 melhores livros do Stephen King

1. Os olhos do dragão (1984)

Comecemos com esta lista de melhores livros do Stephen King com uma escolha não muito óbvia.

King se aventurando na fantasia, fazendo uma releitura de um clássico conto de fadas para tentar desperta atenção de sua filha, então com 13 anos, que declarara que não tinha “o menor interesse em vampiros, demônios e coisas que ficam se arrastando”.

Essa estória do mago da corte de Delain, Flagg, que elabora um plano para matar um rei decrépito e incriminar o herdeiro direto do trono, aprisionando-o dentro de um obelisco, é agradável devido à fluidez da narrativa, arquitetura simples do roteiro que define de forma equilibrada o papel de cada personagem que, juntos, formam uma engrenagem eficiente, exitosa em manter o interesse e o consumo de páginas em um fôlego só.

Geralmente estórias de fantasia inclinam-se para relatos mais densos, mais complexos, com uma infinidade de personagens. Essa não. Mantém a objetividade, fluidez de um conto de fada, mas sem ser infantil.

Acho interessante colocar um livro do gênero entre os melhores livros do Stephen King para lembrar que o “mestre do horror” não se reduz ao estilo que o tornou célebre. Ele manda bem em outros tipos de gêneros também.

2. Carrie, a estranha (1974)

Impressiona como esse livro consegue, em apenas 164 páginas, construir personagens, situações e conflitos tão bem trabalhados e envolventes e jogar o leitor de cabeça no pequeno universo arquitetado. A imersão se deve à sacada de narrar os eventos por meio de notícias de jornais, matérias, revistas, arquivos da polícia. King esbanjando vigor criativo.

Detalhe de Carrie, a estranha é que se trata de uma obra fundamental para a carreira do escritor. Foi o seu primeiro trabalho publicado e que quase o fez desistir de escrever após inúmeras rejeições de editoras.

A obra narra a estória de Carrie, uma adolescente atormentada por guardar um segredo incomum: manifesta, conforme as suas emoções, poderes sobrenaturais que afetam objetos próximos. Por isso, é impedida pela mãe de viver como as garotas de sua idade e vira alvo de perseguição de colegas e professores. Humilhada, planeja uma vingança inesquecível.

3. À espera de um milagre (1996)

Esse livro talvez seja um dos que melhor exploram a habilidade do mestre King em abordar vários gêneros dentro de uma mesma obra – humor negro, fantasia, sentimentalismo, violência – e ainda ser extremamente bem sucedido em construir personagens cativantes.

Pudera, requisito indispensável para gerar ternura ao descrever a relação de um carcereiro da penitenciária de Cold Mountain com prisioneiros no “corredor verde”, corredor da morte, especialmente com o gigante assassino John Coffey, o qual aparenta contar com poderes místicos.

King consegue a proeza de fazer com que um rato, Sr. Guizo, tenha um papel relevante (bem maior do que no filme, mas compreensível, afinal, a dificuldade imposta pelo formato é evidente).

E por falar em formato, claramente o livro leva vantagem em relação à telona por ter mais  condições de fornecer densidade de relatos, interações, o que sempre colabora para a construção do envolvimento do leitor com os personagens.

4. A metade negra (1989)

Entra na lista dos melhores livros do Stephen King por ser um dos trabalhos que mais se aprofundam na psique do personagem central, dissecando o seu modo de agir e pensar com tamanha profusão de detalhes que certamente causa identificação em qualquer pessoa com hábitos e gostos parecidos que em algum momento já tenha se envolvido com projetos, processos de criação.

A escalada da tensão é perceptível a cada virada de página, o que torna A metade negra um ótimo livro de suspense.

O volume conta a estória de um escritor de violentos livros criminais que decide se livrar do pseudônimo literário que utiliza para assinar suas obras com um enterro simbólico.

O que ele não podia esperar é que seu alter ego reapareceria em carne e osso revelando-se como o seu lado negro – e sedento por vingança.

5. O iluminado (1977)

Poucas experiências são tão marcantes na literatura do que perceber a loucura introduzindo-se paulatinamente (entendeu, Nicholson?) ao folhear de cada página.

Ser capaz de transformar objetos inanimados em personagem com vida própria e personalidade é para poucos.

Genial.

Sem dúvida, um dos melhores livros do Stephen King.

Quando Jack Torrance consegue um emprego de zelador em um velho hotel, tudo indica que seus principais problemas cessariam. Porém, o local demonstra-se um território dominado por forças malignas.

melhores livros do Stephen King

6. It – a coisa (1986)

Obra que se tornou pop novamente com a bem-sucedida adaptação recente para o cinema e por ter méritos óbvios.

Mais do que uma estória de terror, é uma estória envolvente, fluída, com personagens bem trabalhados e o mesmo quanto a estrutura narrativa, que transita entre passado e presente, jovem, adulto, mas sem causar confusão. Timing perfeito.

Novamente, a profusão de detalhes se destaca no papel de tornar o absurdo, o sobrenatural, crível.

Não poderia ficar de fora da lista dos melhores livros do Stephen King.

Aproveita e se liga na sinopse: sete adultos voltam à terra natal, em Maine, 30 anos depois de enfrentarem uma temível entidade sobrenatural que deixou marcas terríveis na cidade. Eles voltam para cumprir um pacto de sangue que fizeram quando crianças para combater o retorno do ser malévolo – que reúne forças para assombrar novamente o local.

7. Sob a redoma (2009)

Aprendi ainda no ensino médio por uma excelente professora de português que o segredo para ler os clássicos de nossa literatura é tolerar as 60 primeiras páginas, porque todo começo é meio arrastado, prepara demais o terreno com minuciosas descrições (O guarani que o diga), mas depois a estória pega no tranco e você não consegue larga mais.

Com Sob a redoma, essa “lei” deve ser aplicada, porém, a tolerância tem que ser maior: 200 páginas. O livro tem 960, então… Compensa. E como compensa o sacrifício!

Depois de todas as peças alinhadas no tabuleiro, meu amigo, é uma reta a 300 km/h até o fim, sem pit stop.

A sinopse é a seguinte: um campo de força se materializa subitamente em uma cidade do Maine, isolando os seus cidadãos do resto do mundo. O livro se debruça sobre a reação dos moradores ante ao acontecimento peculiar, os conflitos, os questionamentos, a luta pela sobrevivência.

Vale lembrar que essa obra também foi adaptada para a TV em formato de série. Foram 39 episódios divididos em 3 temporadas. Under the dome foi originalmente transmitida pela CBS.

8. Saco de ossos (1998)

Um escritor amargurado pela morte da esposa vive uma rotina de pesadelos e crise de criatividade. Decide retornar à cidade onde passou momentos felizes com a falecida esposa.

Mas a cidade está mudada e a mercê de um poderoso homem cruel capaz de tudo para arrancar a neta da guarda de sua jovem mãe viúva.

É neste local que Mike Noonan volta a escrever e vive a tormenta de pesadelos cada vez mais assustadores.

É um dos melhores livros do Stephen King por reunir todas as virtudes que lhe são características: ritmo, construção de personagens, estória envolvente – e um final espetacular.

9. A zona morta (1979)

Um simplório professor secundário acorda de um coma de cinco anos com uma deformação cerebral, nomeada pelos médicos como “zona morta”, que o impede de reconhecer determinados objetos.

Contudo, essa região afetada o dota de capacidades únicas como prever o futuro, poder que se torna um fardo ao conhecer um inescrupuloso político que o faz ter o vislumbre de um futuro terrível onde os Estados Unidos mergulham em uma guerra nuclear e sob o comando do cidadão que acabara de conhecer.

Qual postura adotar?

Sofrer as consequências em silêncio ou decidir por uma medida drástica?

Destaco desse livro a criatividade de sua premissa, o conceito da “zona morta”, a singularidade do problema do protagonista que não consegue identificar certos objetos e por seguir pelo caminho menos óbvio.

Não é uma obra de ação, trata de questões políticas e relações familiares. E tem um final emocionante. Um dos melhores livros do Stephen King, sem dúvidas.

10. Quatro estações (1982)

Novamente King saindo da zona de conforto com quatro contos que tratam de temas que levam à reflexão, despertam sentimentos de nostalgia, empatia, desespero.

Não são propriamente de terror e horror, apesar de terem umas pitadinhas do gênero.

Os três primeiros contos foram adaptados para o cinema: O aprendiz (Verão da corrupção, no livro), Conta comigo (Outono da inocência, no livroUm sonho de liberdade (A primavera eterna, no livro). Não precisa escrever mais nada.

O último conto, Inverno no clube, é tão bom quanto os outros.

Considerações finais

O que você achou dessa seleção de 10 melhores livros do Stephen King? Quais deles você já leu? Conte para nós nos comentários!

Categorias
Curiosidades

Onde encontrar livros em PDF gratuitos sem ferrar a vida dos autores

Não era bem um plano ler livros em PDF, mas aí surgiu aquele trabalho de escola pedindo a leitura de um livro que não te atraiu nenhum pouco.

Pior: não achou resumo na internet, ou seja, aparentemente não foi só você que não foi com a cara dele. Então, você pensou: “Vou ter que gastar uma grana para comprar uma obra que vai me fazer sangrar os olhos de tão chata? Deixa eu ver esse negócio de livros em PDF…”

Você sabe que isso não é bacana, certo? Isso ferra a vida do autor. Principalmente o autor brasileiro.

Porém, há meios de você obter livros em PDF sem necessariamente ferrar a vida do pobre coitado do escritor, seja ele brasileiro ou não.

Há livros que são de domínio público, que bibliotecas públicas deixam à disposição das pessoas para serem baixados gratuitamente. Revistas, eletrônicas ou não, também adquiriram hábito de liberar livros inteiros digitais sem custo algum. Até empresas com objetivos promocionais, de marketing, às vezes fazem isso.

O livro que você está procurando pode estar lá, dando sopa, de graça, e você aqui procurando sobre livros em PDF “piratões”.

Se a obra que procura saiu da lousa do seu professor, é bem provável que não seja a publicação mais recente do mundo. Deve ser um clássico, uma obra com várias edições, que já passou na mão de várias editoras, já deve ter estrada considerável se foi parar no radar da academia.

É grande a chance de estar no bolo de obras de domínio público disponíveis em forma de livros em PDF ou outro formato digital gratuito.

Onde procurar por livros digitais gratuitos sem ficar com a consciência pesada?

Livros em PDF na Cultura Acadêmica

A Cultura Acadêmica faz parte da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e deixa à disposição da galera dezenas de obras acadêmicas para download gratuito. Precisa ser aluno da universidade? Não. Precisa enviar alguma documentação para um espaço físico? Não.

A única coisa que precisa é fazer um cadastro rápido no site para que eles possam pegar o teu e-mail e encher a tua caixa de mensagens com… mensagens. Provavelmente com o objetivo de arrancar dinheiro seu de outra forma.

Mas algo que virou habitual, convenhamos.

É só dizer não ou ignorar. Um preço baixo a se pagar para ter um livro inteirinho de graça.

Link aqui: Cultura Acadêmica

Livros em PDF de Domínio Público

Esse aqui é bom você correr enquanto ainda dá tempo. Do jeito que o atual governo é avesso à educação e está passando a tesoura em tudo que é lugar, não irá causar espanto que tire do ar essa plataforma de livros em PDF gratuitos.

São 186 mil obras gratuitas. Basta uma busca simples para encontrar os livros que deseja. Há, por exemplo, a obra completa do bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis, entre diversos outros escritores.

Link Aqui: Domínio Público

livros em PDF

Livros em PDF na Biblioteca Virtual

Esse nome dá a dica, não é mesmo? E faz realmente jus ao título. Nem precisa baixar livros em PDF nesse caso, pois o acervo fica online no site.

Basta clicar na obra de interesse e começar a ler na própria página. Mais prático, impossível. Claro que irá precisar de conexão com a internet. Se a única coisa que não falta na sua vida é internet, então, vai na fé.

São diversas obras de domínio público e em língua portuguesa. Há até os trabalhos de Santos Dummont para conferir.

Link aqui: Biblioteca Virtual

Livros em PDF na UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também coloca à disposição do público uma série de livros em PDF. Nesse caso, são mais voltados para a turma de Exatas, livros direcionados tanto para professores como para alunos.

Um dos livros, por exemplo, é “Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para a formação do professor de Matemática”.

Link aqui: UFRGS

Livros em PDF na Virtual Books

Se procura livros em PDF em vários idiomas e livros infanto-juvenis, a Virtual Books será uma boa opção para você.

São obras disponíveis em alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e claro que não fica de fora a língua de Camões e Fernando Pessoa. Inclusive, no site, há obras desses dois gênios das letras.

Você pode encontrar as obras fazendo uma busca simples digitando o nome do livro ou conferir por sessões separadas por idiomas. Essas sessões listam as obras por ordem alfabética. Basta clicar para receber em sua tela o livro em formato PDF para ler online ou baixar direto no seu dispositivo móvel ou no PC.

Link aqui: Virtual Books

Livros em PDF no Sistema Integrado de Bibliotecas (USP)

Se até agora pensou que será muito difícil encontrar o livro que procura, pois mesmo não sendo um livro contemporâneo é difícil de encontrar por ser raro, pode se surpreender com essa dica.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP) tem um acervo de livros em PDF gratuitos voltado para obras raras.

Não só obras raras, mas documentos históricos também. Sabe aquele texto de agronomia do século XIX que você tem certeza que não vai encontrar na Saraiva, no Submarino ou outra varejista de livros? Nessa biblioteca virtual da USP, tem grande chance de encontrar, meu amigo.

Link aqui: Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP)

Livros em PDF no Free E-books

Aqui você encontra não só livros em PDF como também em e-pub, txt e outros formatos. É uma excelente opção para quem está a fim de leituras mais contemporâneas que explorem o mercado emergente de escritores, que fujam um pouco do mainstream.

São livros de ficção, mistério, aventura, romance, não ficção, acadêmicos, autoajuda e muito mais.

Enfim, opções não faltam. Pode ler no seu celular, PC ou Kindle. Tudo rápido e fácil. E se você tiver um livro na gaveta e quiser publicar na plataforma, você pode fazer também.

Link aqui: Free E-books

Livros em PDF na Biblioteca Digital Mundial da UNESCO

Seguindo com a lista de livros em PDF gratuitos, a UNESCO também disponibiliza um endereço eletrônico para que usuários do mundo inteiro possam ter acesso aos mais diversos tipos de obras.

O acervo conta não só com boa quantidade de livros, mas também documentos raros, mapas, gravuras, um portfólio bem variado.

O procedimento é bem simples. Basta buscar pelo livro desejado ou procurar por temas, clicar na opção de interesse e baixar o arquivo em PDF.

Link aqui: Biblioteca Digital Mundial da UNESCO

Livros em PDF na Biblioteca Digital do Senado Federal

Outro caso que é bom aproveitar enquanto pode. O Senado Federal mantém uma página, uma biblioteca virtual, com e-books gratuitos à serviço da população. Mas qual seria o seu diferencial em relação às demais opções apresentadas até o momento?

Neste acervo, você poderá pesquisar por notícias de jornais e conferir trabalhos publicados pelos senadores, das antigas e do presente, seus trabalhos intelectuais. Essa opção pode ser interessante se sua leitura e seus estudos envolvem Ciências Políticas, História ou áreas relacionadas.

Link aqui: Biblioteca Digital do Senado Federal

Livros em PDF na Biblioteca Digital Camões

Assim como os demais apresentados, tem um grande acervo de e-books de domínio público. Mas essa biblioteca se destaca pela variedade de temas. Há desde trabalhos de Arquitetura como estudos literários, educação, discursos de congressos, cinema, literatura-infantil, revistas, periódicos e muito mais.

Há um farto material e muitos temas, todos disponíveis gratuitamente à espera de um toque de botão. E, o melhor: sem prejudicar o trabalho de ninguém.

Todos os temas citados e mais alguns outros estão separados por sessões para facilitar o acesso. Há também uma lista de livros mais baixados para que possa conferir o que a galera tem mais procurado ultimamente em termos de leitura.

Link aqui: Biblioteca Digital Camões

Considerações finais

Chegamos então à conclusão de que são inúmeras as formas de se obter livros em PDF de forma lícita, sem prejudicar ninguém. Há uma infinidade de possibilidades para conferir antes de partir para o extremo de se obter PDFs piratas.

Categorias
Curiosidades

Quais são os livros mais vendidos do mundo?

Os livros são a paixão de milhares de pessoas e muitos deles acabam se tornando grandes best-sellers. Pensando nisso, neste artigo serão elencados os livros mais vendidos do mundo para você se surpreender e se identificar.

Livros mais vendidos do mundo

Antes de mais nada, entre a lista das obras de maior sucesso mundial, há vários gêneros.

Alguns de ficção, outros de romance, autoajuda e livros de autoconhecimento.

Outrossim, essa variedade permite que você se identifique com muitos, o que vai despertar sua curiosidade para ler e descobrir o porquê de estarem na lista dos livros mais vendidos do mundo.

1. Dom Quixote, de Miguel de Cervanter

O livro foi publicado em 1612 e conta com Espanhol como a língua original de publicação.

A obra é um romance, considerado o maior romance da literatura espanhola.

Além disso, esse livro tem como trama um homem louco que acreditava que vivia em um mundo fantástico da cavalaria.

Ademais, a obra foi escrita justamente quando os romances desse gênero estavam em baixa, o que inspirou o autor para criar a história.

A estimativa é que essa obra tenha vendido 500 milhões de exemplares

2. História de Duas Cidades, de Charles Dickens

Originalmente publicado na língua inglesa em 1859 o livro é retratado no final do século XVIII, no período que vai da Independência da América até a Revolução Francesa.

Além disso, a maior forma de comunicação entre os personagens para o avanço da história, é a correspondência, o que dá um grande diferencial ao livro.

Esse livro está em segundo lugar entre os mais vendidos, com 200 milhões de exemplares.

3. O senhor dos Anéis, de J.R.R Tolkien

Outro livro publicado originalmente na língua inglesa, essa obra compõe uma triologia muito famosa.

Porém, quando o autor escreveu a história, a ideia era que o livro fosse único.

Ademais, a obra é considerada um dos livros principais e clássicos no gênero fantasia.

Até hoje esse livro é muito utilizado de inspiração para autores de sucesso, como J.K. Rowling e George R. R. Martin.

Além disso, a estimativa de vendas dessa obra gira em torna de 160 milhões de cópias.

4. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

A língua de publicação foi a francesa e a obra é datada de 1943.

Ademais, quando escrito, o autor estava exilado na América do Norte no período da II Guerra Mundial.

A obra é considerada um dos maiores clássicos infantis e é possível identificar traços marcantes da vida do autor como aviador.

Outrossim, esse livro já alcançou a marca de 140 milhões de exemplares vendidos pelo mundo todo.

Livros mais vendidos do mundo

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling

Um livro publicado em 1997, na língua inglesa, é considerado um fenômeno mundial.

Além disso, esse livro é o início de uma das sagas mais marcantes da história.

Nele, a autora apresenta Harry e todo o fantástico e mágico mundo a que ele pertence. Além disso, são apresentados os perigos que o personagem está sujeito a correr.

Ademais, a obra já vendeu em torno de 107 milhoes de exemplares.

6. O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

Do mesmo criado de Senhor dos Anéis, esse livro é a história que antecede a saga.

De início, o autor tinha a intenção de criar uma história independente. No entanto, o sucesso atingido foi tão grande que a editora pediu uma continuação.

Com isso, o autor fez algumas mudanças nos livros e ligou a história e jornada de Frodo com Bildo.

Ademais, a obra também foi lançaca originalmente em inglês e já alcançou a marca de 100 milhoes de cópia.

7. O Caso dos 10 Negrinhos, de Agatha Christie

Esse é o livro mais vendido da autora, com uma estimativa que gira em 100 milhões de cópias e é datado de 1939.

Além de ser o mais vendido, também o que gerou mais polêmica. E essa polêmica aconteceu pelo título.

Por esse motivo, o livro também pode ser encontrado com outra capa, com o nome E Não Sobrou Nenhum.

Outrossim, a obra gira em torno de 10 estranhos que foram atraídos até uma ilha deserta através de um casal misterioso.

8. O Sonho da Câmara Vermelha, de Cao Xueqin

A obra foi publicada originalmente em chinês, vendendo uma estimativa de 100 milhões de cópias.

O livro é um romance e é considerado o mais clássico do gênero na china.

além disso, a obra faz parte dos Quatro Grandes Romances Clássicos da Literatura Chinesa. Com isso, o livro é considerado uma obra prima da mais alta qualidade.

9. Ela, a Feiticeira, de H. Rider Haggard

O livro é do mesmo autor de As Minas do Rei Salomão e conta a viagem de um professor universitário chamado Horace Holly e seu pupilo. Além disso, essa viagem se passa na África e lá os dois personagens encontram uma civilização perdida que é controlada por Ela, a feiticeira que leva o nome do livro.

Essa obra, assim como os livros mencionados acima, já atingiu em torno de 100 milhoes de cópias no mundo todo.

10. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Essa obra é o primeiro livro da séria As Crônicas de Nárnia. Nele, os irmãos Pedro, Edmund, Lúcia Pevensie e Susana, são apresentados.

Os quatro irmãos acham uma passagem secreta através de um guarda-roupa e atravessam para um mundo encantado repleto de aventuras incríveis.

Ademais, o livro foi publicado originalmente em inglês, em 1950, e conta com cerca de 85 milhões de cópias.

11. O código Da Vinci, de Dan Brown

Esse livro retrata a história onde um curador do museu do Louvre é morto. Com isso, Langdon se encontra envolvido em uma trama completa e cheia de enigmas, que o leva a desvendar um dos principais e maiores segredos da humanidade.

Além disso, a obra não é o primeiro livro do autor, mas foi o que o levou para a lista dos best-sellers.

Ademais, a história foi publicada em 2003 e já vendeu em média 80 milhões de exemplares.

12. Pense e Enriqueça, de Napoleon Hill

O livro é de autoconhecimento e é focado em dar ferramentas às pessoas para que consigam atingir seus objetivos.

Outrossim, a obra é de 1937 e vendeu 70 milhões de cópias.

13. O alquimista, de Paulo Coelho

Entre os livros mais vendidos do mundo, há um autor brasileiro.

Ademais, esse livro possui língua original sendo a portuguesa e vendeu 65 milhões de cópias.

O livro retrata a história de um pastor que busca realiza o sonho de encontrar ouro através das Pirâmides do Egito.

Além disso, de ser um dos livros mais vendidos do mundo, ele também é o livro mais traduzido.