Categorias
Livros de autoajuda

6 bons livros sobre autoconhecimento

Se está em busca de livros sobre autoconhecimento para terminar de lotar a sua estante, preparamos uma lista especial com esse tema.

O que é autoconhecimento e para que precisamos dele para o nosso dia a dia?

O autoconhecimento segundo estudos da psicologia se trata do conhecimento que um indivíduo adquire sobre si.

Apesar de ao longo da vida naturalmente guardamos memórias de nossas principais vivências, não é raro que uma pessoa tenha dificuldade ou resista a fazer uma análise sobre si mesma, seja por receio ou por jamais ter recebido estímulo necessário para tal conduta.

Essa análise consiste em identificar seus pontos fortes e fracos, suas preferências, ambições, seus recursos de defesa, suas neuroses, enfim, se conhecer por dentro.

E qual a importância de desenvolver uma consciência clara sobre si mesmo para lidar com os eventos da vida?

A importância do autoconhecimento

Ter noção clara sobre quem você é, o que te move e paralisa auxilia para que tenha controle sobre as suas emoções, independente de positivas ou negativas.

Emoções positivas são ótimas, mas podem nos levar a cometer exageros, precipitações e nublar a nossa percepção a respeito de alguns fatos.

Emoções negativas por sua vez têm a sua utilidade para nos fazer refletir sobre nossas atitudes, mas se não bem conduzidas, potencializam sentimentos que destroem a nossa autoestima, desestimulam a tomada de ações para nos reerguer e impedem de se aprender verdadeiramente com os erros.

A falta de conhecimento é terreno fértil para o florescer da inquietude, ansiedade, instabilidade emocional entre outros sentimentos angustiantes.

Considerando que vivemos em uma época com tantas cobranças, pressões, exposição e pouquíssimo tempo, não á toa que a depressão voltou a ser considerada o mal de um século, justamente o nosso, aprender a lidar com nós mesmos, saber extrair o melhor de nossas emoções, sem dúvida é de uma enorme utilidade.

Os livros sobre autoconhecimento que você precisa ler

A leitura de livros sobre autoconhecimento é útil na medida em que fornece ferramentas, lições de como fazer uma autoanálise adequada, como identificar as nossas emoções em relação a alguns temas, como extrair o melhor delas para benefício próprio.

Os melhores livros do gênero naturalmente são escritos por pessoas especializadas sobre comportamento humano, sobre a mente humana, com anos de estudo e experiência direta com os casos tão diversos quanto complicados.

Sem dúvida, colher um pouco desses conhecimentos, dessas experiências é um apoio substancial para o encontro de si mesmo.

Considere, no entanto, que essas leituras podem não ser suficientes para resolver o seu problema – dependendo da gravidade do caso, o apoio direto de um profissional será a melhor solução.  Contudo, sem dúvida os livros servirão como um excelente suporte para a descoberta pessoal e a lidar com os problemas existenciais que a nossa Era nos impõe.

livros sobre autoconhecimento

1. Inteligência emocional – Daniel Goleman

Mais de 20 anos depois de seu lançamento, esse livro continua sendo referenciado como um dos grandes livros sobre autoconhecimento. Tornou-se um verdadeiro clássico do gênero por ter sido um divisor de águas na forma como a sociedade e empresas enxergam a inteligência.

Esse livro apresentou o conceito de duas mentes, a racional e a emocional, e como juntas são capazes de moldar o destino das pessoas.

Goleman é jornalista científico dos Estados Unidos que por muitos anos trabalhou na cobertura de assuntos voltados para ciências no New York Times, especialmente assuntos dirigidos sobre os avanços dos estudos no cérebro e de técnicas comportamentais.

2. As coisas que você só vê quando desacelera – Haemin Sunim

Esse livro é ideal para você que sente não está mais suportando a sua rotina, as pressões no trabalho, em casa, com os amigos. Vive um estresse só, em um ritmo frenético e desgastante.

Esse livro escrito por um dos maiores professores do zen budismo da Coreia do Sul, Haemin Sunim, ensina técnicas para manter a mente tranquila, acalmar pensamentos, compreender melhor a relação consigo mesmo e também com as pessoas ao seu redor.

A leitura desse livro proporcionará ótimos recursos para lidar com a rotina agitada e como tirar melhor proveito dos momentos desgastantes.

3. A arte da felicidade – Dalai Lama e Howard C. Cutler

Seguindo com as indicações de livros sobre autoconhecimento. Dalai Lama, o líder espiritual budista conhecido mundialmente, se uniu ao psiquiatra Howard C. Cutler para escrever esse livro que trata de como eliminar o sofrimento da vida das pessoas.

Com o seu conhecimento em relação à vida, mais os de Howard sobre o comportamento humano diante de suas angústias mais básicas, a obra buscar inspirar os leitores, independente de suas convicções políticas e religiosas, para uma vida mais equilibrada emocionalmente, livre de sofrimentos desnecessários e limitadores.

4. Por que fazemos o que fazemos – Mário Sérgio Cortella

Livro publicado por um dos maiores filósofos e professores da atualidade no Brasil. Tem como propósito mostrar a importância de se ter uma vida com propósito.

A leitura faz o leitor embarcar em uma viagem interior para que possamos entender quem nós somos. A partir desse conhecimento, ensina como encontrar a nossa motivação, a nossa missão na vida para que nos tornemos cada vez mais nós mesmos e, assim, nos sentirmos mais realizados como pessoa.

5. O Poder do hábito – Charles Duhigg

Charles Duhigg trabalhou mais de 20 anos como repórter do New York Times. Tempo que lhe serviu de pesquisa para realizar a escrita dessa obra que virou um verdadeiro best-seller dos livros sobre autoconhecimento: O Poder do Hábito.

Duhigg se dedicou a entender a relação dos seres humanos e dos hábitos. Estudou os caminhos necessários a se percorrer para eliminar os costumes considerados ruins e adotar novos que  trazem benefícios tanto no campo profissional como no pessoal.

6. Mindset – Carol Dweck

Concluindo as nossas indicações de livros sobre autoconhecimento, sabe como funciona a sua mente e como ela reage aos mais diversos estímulos?

É o que a professora de psicologia Carol Dweck tenta explicar – com grande êxito – nesse trabalho.

Ela ajuda o leitor a compreender como lida com os seus objetivos, com as pessoas que o rodeiam e com os acontecimentos inesperados.

É uma obra que sem dúvida faz o leitor se sentir mais amadurecimento emocionalmente ao término de sua leitura.

Gostou deste conteúdo de livros sobre autoconhecimento? Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença!