Categorias
Livros de Saúde

6 livros sobre depressão que ajudam a entender e lidar com a doença

Neste artigo, vamos listar quais são os 6 melhores livros sobre depressão. Assim, você poderá perceber que essa lista contém material de grande importância para que você possa compreender melhor a doença e até ajudar a lidar com ela.

A importância da saúde mental

Antes de mais nada, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Certamente, os livros são de grande ajuda para que você possa facilitar o seu entendimento sobre essa doença e, consequentemente, amenizar seu estado mental.

É importantíssimo lembrar que a ajuda de um profissional da saúde é fundamental e importante para o tratamento da depressão. Desta forma, os livros de autoajuda poderão facilitar as coisas, mas não substituirão o acompanhamento médico ou terapêutico.

A depressão é um transtorno mental que pode prejudicar a vida de uma pessoa completamente. A princípio, a depressão prejudica o dia a dia e as relações sociais de uma pessoa, podendo ser leve ou até mais acentuada.

Existem diferentes tipos de depressão, e somente um profissional poderá fazer um diagnóstico preciso. No entanto, você poderá usar da literatura como um ânimo a mais para auxiliar a lidar com essa doença, seja em você ou em algum parente ou amigo próximo.

Sempre que se adquire maior conhecimento sobre determinado assunto, se torna um pouco mais fácil de entender e saber como lidar e qual a maneira mais adequada de lidar. Assim, os livros auxiliam nessa elucidação e possuem um papel fundamental em todos os aspectos.

Os 6 melhores livros sobre depressão

Através de pesquisas sobre o assunto, foi elaborada uma lista especialmente feita para esse asunto. A lista tem livros de grande relevância, desde livros com exemplos de casos reais até livros que farão você compreender de forma mais descontraída a depressão.

1 – A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath

Neste livro, a autora escreve um romance sobre a jovem Esther Greenwood. A história narra o crescimento e amadurecimento da moça de futuro promissor, entre sua rotina de trabalho e uma depressão que ela sofreu em um verão.

Toda a história é narrada de forma fictícia, porém a inspiração é a vida da própria autora em uma época que a sociedade exigia das mulheres uma dedicação total ao lar, e todas as transformações sociais que ainda estariam por vir.

A obra foi lançada algumas semanas antes do suicídio de Sylvia Plath, e conta com detalhes todas as dificuldades que ela atravessava naquele momento delicado. Não apenas uma história triste, mas como um tema atual e de saúde pública, o livro amplia a visão sobre a doença.

2 – O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Solomon

Neste livro, o autor faz uma perfeita anatomia sobre a depressão. O livro o conduzirá para um passeio profundo sobre as diferentes faces e pontos de vista sobre a doença, de modo que tanto profissionais quanto leigos se surpreendem.

A abordagem do livro é embasada totalmente na própria vivência de Salomon com a depressão, apontando detalhes sobre mitos, tratamentos tradicionais e alternativos, impactos sociais, entre outros pontos. Sem dúvida, é um dos melhores livros sobre o tema.

O livro foi aclamado pela crítica, e ganhou diversos prêmios e indicações. Assim, esta obra não pode faltar na coleção dos entusiastas do assunto, sejam profissionais da saúde ou até mesmo pacientes que sofrem da doença.

livros sobre depressão

3 – As Virgens Suicidas, de Jeffrey Eugenides

O autor Jeffrey Eugenides narra neste livro a história de cinco irmãs americanas da década de 70, que se suicidam simultaneamente, sem motivo aparente. Em outras palavras, o livro é um romance aborda as questões sociais que envolveram a revolução sexual.

É aclamado pela crítica, e possui destaque entre os publicados sobre o tema. Com certeza é uma leitura que certamente vai expandir sua visão e entendimento sobre a depressão. Esta obra ocupa lugar de destaque na literatura americana e igualmente reflete nos leitores de todo o mundo.

4 – Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini

Este livro possui uma abordagem um pouco diferenciada sobre a depressão. O autor traduziu a doença em um romance cômico, desta forma, dando novos ares e uma nova visão sobre este tema delicado.

A história do jovem Graig Gilner é vista de uma forma mais inspiradora e engraçada, assim sendo um livro que trata do assunto de uma forma mais leve e não despreocupada. Portanto, este é o clássico YA que não pode faltar na coleção de um jovem ou adulto que tenha contato com a doença.

O livro é também muito bem aceito pela crítica, ganhando destaque na literatura americana. A temática abordagem deste livro servirá como inspiração para o leitor.

5 – O Último Adeus, de Cynthia Hand

Criadora da saga Sobrenatural, a autora contemporânea narra a história de uma jovem que atravessa diversos problemas e cai em uma forte depressão. Uma série de problemas que ocorreram depois do suicídio do jovem irmão da personagem principal a fazem buscar ajuda.

Como terapia, a personagem começa a escrever um livro, que é este que você lerá. Em síntese, a personagem e sua mãe começam a ter transtornos com o suposto fantasma de seu irmão e todas as dificuldades pós-morte.

O romance o envolverá, visto que você será um confidente que vai saber de todos os detalhes deste livro que é o próprio processo terapêutico da personagem principal.

6 – As Horas, de Michael Cunningham

Neste livro, o autor conta a história de uma mulher real, e duas fictícias. A mulher real, Virginia Woolf, cometeu suicídio em 1941 e esta história é narrada logo no começo do livro. Assim sendo, Virginia é a inspiração para toda a obra.

A obra mescla realidade e ficção, e cada história alternada entre os parágrafos do livro pintarão um cenário emocionante e envolvente na sua mente. É capaz de prender a atenção do leitor devido à genialidade de Cunningham.

Trata-se de um lançamento que foi aclamado pela crítica entre os livros sobre depressão e ganhou um prêmio Pulitzer de literatura no ano de 1999. Certamente, você irá mergulhar numa história emocionante e construída de modo a impactar o leitor, transformando assim a sua visão sobre a doença na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *