Categorias
Livros sobre Política

7 ótimos livros sobre desigualdade social

A desigualdade social sempre um foi um dos maiores problemas enfrentados na sociedade. Como forma de entendê-lo e combatê-lo, os livros sobre desigualdade social desempenham um importante papel. Confira os melhores!

O que é a desigualdade social?

Algumas pessoas já ouviram falar sobre desigualdade social, mas nem sempre possuem uma visão ampla sobre o assunto. Em suma, a desigualdade social é a diferença entre diferentes classes. Isso, logicamente, ocorre quando se leva em conta fatores como:

  • Faixas de renda;
  • Educação;
  • Cultura; entre outros.

O fato é que, para entender e saber como lidar com esse problema, os livros sobre desigualdade social são ótimas alternativas. Dessa maneira, é possível abordar o assunto com fatos e ter diferentes opiniões e visões.

7 melhores livros sobre desigualdade social

Existem alguns livros sobre desigualdade social que acabam se destacando no assunto, já que abordam temas intrigantes dentro da desigualdade social. Por conta disso, estão sempre presentes entre os principais livros sobre desigualdade social que toda pessoa precisa ler.

1. Desigualdade: o que pode ser feito? – Anthony B. Atkinson

Esse livro pode ser considerado uma das obras mais pioneiras no assunto de desigualdade social. O autor do livro, inclusive, pode ser considerado um dos primeiros a realizar uma pesquisa intensa sobre o assunto. Assim, combina suas histórias de vida e dificuldades.

Em suma, a intenção do livro é apresentar algumas medidas que podem ser extremamente eficazes na hora de revolucionar a distribuição de renda. Anthony B. Atkinson, o autor, é um economista experiente e profundamente preocupado com as questões de desigualdade social e política pública.

O livro é uma experiência única para todos aqueles que desejam entender mais sobre o assunto. Logo, é um conteúdo de fácil entendimento e com ideias que fazem o leitor questionar diversos aspectos da sociedade.

2. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil – Sueli Carneiro

Ativista, Sueli Carneiro produziu uma enorme quantidade de artigos. A grande maioria – provavelmente todos – foram publicados na imprensa brasileira. Logo, o livro tem a intenção de reunir todos esses artigos escritos de 2001 a 2010.

Assim, é possível desenvolver reflexões extremamente interessantes sobre o assunto, além de fazer com que o leitor consiga enxergar a sociedade brasileira de outra forma. Dessa maneira, além de abordar o sexismo e racismo, também fala sobre as relações sociais, relações políticas e relações de gênero.

3. Desigualdade e a Questão Social – Robert Castel

Com a intenção de também abordar a desigualdade social, o livro de Robert Castel é um dos mais procurados e interessantes livros sobre desigualdade social. De todas as formas, o livro aborda o impacto da desigualdade no Brasil e quais são os possíveis motivos por ela existir.

4. Danos Colaterais: Desigualdades sociais numa era global – Zygmunt Bauman

Nos livros sobre desigualdade social, é comum encontrar muitos debates e pontos de suma importância que são abordados com frequência. Um deles, por exemplo, é que ninguém assume a responsabilidade por danos colaterais.

Dessa maneira, a obra aborda um fato de que os desfavorecidos são, de fato, danos resultantes de uma sociedade que somente pensa em lucro e é orientada pelo consumo. Assim sendo, o livro permite uma análise e abordagem muito interessante sobre o crescimento e a desigualdade social.

Além disso, também fala sobre como o processo de globalização pode sacrificar o ser humano. O pior de tudo, segundo o livro, é que estes acabam sendo punidos e culpados por sua exclusão. Dessa maneira, o livro torna-se uma ótima forma de adquirir uma visão diferente sobre o assunto.

Sem dúvidas, entre os livros sobre desigualdade social, ele apresenta uma visão diferenciada e muito interessante sobre tudo. Assim, com uma linguagem série, porém fácil de entender, prende a concentração do leitor e o mantém interessado ao decorrer dos fatos.

Livros sobre desigualdade social

5. Discurso e Desigualdade social – Patrick Charaudeau & mais

Em “Discurso e Desigualdade social”, é possível notar que o livro explana o quanto a voz do dominado é constantemente abafada e silenciada. Além de ser geralmente o indivíduo que sempre perde, muitas vezes a sua manifestação é algo que não recebe devida atenção.

Assim sendo, a obra explica o quanto o sistema retira a oportunidade do cidadão ser ouvido e se fazer entendido. Ademais, também oferece um olhar profissional e especialista sobre o assunto. Afinal, para que fosse criado, o livro reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros.

Assim, tornou-se possível ter uma visão muito mais aprofundada e detalhada do assunto, fazendo com que diferentes campos fossem visitados. Portanto, aborda desde a mídia e política, até a literatura. Em suma, o livro possui uma fala mais voltada aos estudiosos.

Porém, todos aqueles que desejam compreender mais sobre o assunto, saber como lidar com ele e dar voz às pessoas oprimidas e reprimidas, é uma ótima indicação. Por conta disso, mesmo que tenha um conteúdo voltado para quem estuda o assunto, pode ser lido por qualquer pessoa.

6. Uma História da Desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil – Pedro H. G. Ferreira de Souza

Disponível para todos aqueles que desejam entender mais sobre o assunto, entre os livros sobre desigualdade social, esse é o que apresenta dados mais assustadores. Para se ter ideia do que o livro aborda, ele aponta que o 1% mais rico recebe quase 25% de toda a renda nacional.

Dessa maneira, fala também sobre as desigualdades durante os últimos cem anos. Além disso, também faz o leitor imaginar e se questionar se a sociedade sempre agiu dessa forma ou não. Porém, também deixa muito explícito sobre todas as mudanças que ocorreram no decorrer dos anos.

7. Artimanhas da Exclusão – Pedrinho Guareschi & 6 mais

Um dos livros mais instigantes em relação à desigualdade social, é “Artimanhas da Exclusão”. O tema do livro visa compreender as diferentes dimensões da exclusão. Para isso, contou com estudiosos renomados, psicólogos e pesquisadores do tema.

A intenção é ultrapassar a visão política e entender, de fato, a nua e crua inclusão perversa. Além do mais, ele também tem o objetivo de agregar conhecimento e uma visão diferente de mundo. Portanto, é uma das melhores alternativas para quem deseja estudar e se inteirar dos acontecimentos em livros sobre desigualdade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *