Categorias
Religião e Espiritualidade

5 livros sobre meditação: confira e comece a ler!

A meditação é algo que se provou ser de grande importância para a sociedade. Além de reduzir os níveis de ansiedade, também colaboram para maior clareza mental e emocional. Confira os melhores livros sobre meditação e aprenda mais sobre o assunto!

Os benefícios de ler sobre meditação

A meditação é uma prática muito antiga. Registros afirmam que a prática de meditar existe desde antes de Cristo. Muito difundida ao redor do mundo, a meditação tem se tornado mais popular atualmente. Ao conhecer os benefícios da prática, é possível identificar o porquê.

Ademais, tal popularidade despertou muitas pessoas para buscar conhecimento sobre o assunto. Logo, os livros sobre meditação mostraram seu devido valor e importância. Afinal, a grande maioria explica, de maneira fácil e acessível, os benefícios da prática e como executá-la.

Dessa maneira, torna-se muito mais fácil desvendar os mitos que rondam a meditação, como aquele que diz que para meditar não se pode pensar em nada. Sabendo mais sobre o assunto, torna-se muito mais fácil de praticar e debater sobre a meditação.

7 melhores livros sobre meditação

Mesmo que exista uma infinidade de livros que abordem o assunto, há 10 livros que se destacam por características como:

  • Linguagem abordada;
  • Facilidade de serem encontrados;
  • Popularidade;
  • Riqueza de informações.

Logo, com os livros que serão citados abaixo, será possível adquirir uma ótima dose de conhecimento. Se puder, leia todos. Afinal, o entendimento e fatores abordados sempre serão diferentes de um para o outro.

1. O Poder do Silêncio – Eckhart Tolle

Em “O Poder do Silêncio”, a meditação não é o único assunto abordado. Na verdade, o livro tem a intenção de pregar diversas informações sobre o autoconhecimento. Mesmo que a meditação não seja o único foco, tudo nele do diretamente a ela.

Afinal, o silêncio da mente e do corpo físico, também são características muito marcantes da meditação. É correto afirmar que o próprio silêncio é uma meditação por si só. Segundo o livro, quanto mais silêncio é cultivado na vida, mais feliz o indivíduo se torna.

Isso porque consegue ouvir a sua Centelha Divina, se libertar das tensões e traumas passados, além de conseguir vislumbrar ideias inovadoras para o futuro. Logo, o contato com a sabedoria interior é, também, uma maravilhosa forma de meditar.

2. Mente Zen, Mente de Principiante – Shunryu Suzuki

O autor do livro, Shunryu Suzuki, foi um mestre zen extremamente conhecido e respeitado por todo o Japão. Mesmo que não seja tão conhecido em território Brasileiro, ainda assim é muito influente e conhecido por pessoas que dominam o assunto.

A obra é muito clássica e tem um toque de nostalgia diferente, já que Shunryu o escreveu pouco tempo antes de falecer. Em suma, o livro é um apanhado de diversas práticas, filosofias e demais informações de suas palestras concedidas em Los Angeles, Califórnia.

3. A Ciência da Meditação – Daniel Goleman e Richard Davidson

Dois amigos e colaboradores de Harvard, os autores estudaram amplamente a meditação. Inclusive, foram 2 dos poucos cientistas na história que afirmaram com veemência que a meditação é algo real e que auxilia com benefícios reais para o cérebro.

O livro, no entanto, é livre de toda e qualquer dogma religioso. A intenção é somente apresentar as principais descobertas da meditação e, assim, mostrar como ela transforma a vida de qualquer pessoa.

4. Aprendendo a Silenciar a Mente – Osho

É impossível falar de meditação sem falar de um de seus mestres, Osho. O autor e mestre de meditação sempre abordou temas de suma importância para o despertar consciencial. Um dos melhores motivos para lê-lo, é que ele foge do convencional.

Logo, é comum notar diversas técnicas criadas por ele. Além disso, o livro possui um CD de meditação. Ademais, o livro é sempre considerado um marco entre os livros sobre meditação, já que Osho conta histórias e traduz seus conceitos de uma forma fácil de assimilar.

Livros sobre meditação

5. Silêncio – Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hahn era um monge vietnamita que escreveu o livro para ensinar como encontrar tranquilidade em um mundo com realidades barulhentas. Em suma, ele oferece um ensinamento aprofundado, porém descomplicado, sobre como silenciar uma mente agitada e angustiada.

Uma característica curiosa do livro, é que ele aborda sobre como muitas pessoas possuem medo do silêncio. Essas pessoas, geralmente, nem mesmo sabem que tal medo existe, já que ele pode ser inconsciente.

Algo que pode estar relacionado a esse medo, em uma das partes que o autor aborda, pode ser pelo fato de que muitos indivíduos possuem medo de enfrentar suas questões mais íntimas e traumas. Ainda assim, segundo o autor, é preciso silenciar a mente para encontrar o caminho certo a seguir.

6. Atenção Plena para Iniciantes – Jon Kabat-Zinn

Jon Kabat-Zinn é considerado o pai da meditação Mindfulness, conhecida também como Atenção Plena. O mais incrível é que ele era um médico e cientista que estudava meditação zen e era ocidental. Em 1979 ocorreu seu primeiro experimento bem-sucedido.

Afinal, conseguiu, na Universidade de Medicina de Massachussets, realizar um programa de atenção plena em pacientes com estresse e dor crônica. O livro contém o mais essencial para quem quer melhorar o foco, a saúde e sua vida como um todo através da meditação mindfulness.

Como é o pai da meditação tipo mindfulness, o livro aborda o assunto de maneira muito completa, além de mostrar os benefícios dessa prática. Além disso, a obra é acompanhada com CD de meditação mindfulness, além de pregar que essa meditação é, na verdade, um estilo de vida.

7. 10% Mais Feliz – Dan Harris

Esse livro é o mais indicado para céticos e curiosos. Enfim, para todas as pessoas que não acreditam muito em algo que não tenha comprovação científica. Mesmo com a prática da meditação tendo, de fato, embasamento científico, ele serve mais como uma comprovação e ensinamento da prática.

Por isso é um dos melhores livros sobre o assunto, já que aborda tudo com uma linguagem voltada para pessoas que não acreditam muito no assunto, mas querem entender. Além de conseguir prender o leitor, ele mostra uma série de evidências científicas e medicinais.

Em suma, é um dos livros sobre meditação mais aclamados pela crítica e por leitores em geral, já que muitos mudaram completamente de vida após realizar a prática e lê-lo de maneira atenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *