Categorias
Livros sobre Política

15 livros sobre nazismo que ajudam a entender a história

Os livros são um portal para qualquer lugar do espaço e tempo. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 15 melhores livros sobre nazismo. Você não perde por conferir!

Os 15 essenciais livros sobre nazismo

1. A Ascensão e Queda do Terceiro Reich, por William L. Shirer

Essa ainda é a melhor história da Alemanha de Hitler, escrita por um jornalista americano que testemunhou muitos eventos importantes. O correspondente de rádio da CBS, William Shirer, passou vários anos próximo a Hitler, testemunhando a tentativa nazista de conquistar a Europa. Após a guerra, William L. Shirer passou mais de cinco anos vasculhando documentos nazistas para escrever essa história definitiva. Segundo o The New York Times, esse não é apenas um dos melhores livros sobre nazismo, como uma das obras mais importantes da história do nosso tempo.

2. Diário de Berlim, por William L. Shirer

O cotidiano de William L. Shirer na Alemanha de Hitler também incluiu testemunhar a rendição da França. Assim sendo, esse é o relato particular de Shirer enquanto observava Hitler levar a Alemanha para a guerra na última metade da década de 1930. Além disso, as reações de Shirer à mentalidade nazista que ele encontrou fornecem uma visão única para os leitores. Sem dúvida, um dos livros sobre nazismo mais altamente recomendados.

3. Adolf Hitler, por John Toland

Com base em documentos, diários, anotações, fotografias e entrevistas inéditas com os colegas e associados de Hitler, essa é considerada por muitos como a biografia definitiva do líder nazista.

4. Hitler: 1889-1936 Hubris, por Ian Kershaw

Esta primeira parte de uma biografia de duas partes do renomado historiador britânico cobre o período desde o nascimento de Hitler em 1889 até a reocupação alemã da Renânia em 1936. Em suma, Kershaw utilizou documentos históricos que não estavam disponíveis aos biógrafos anteriores, incluindo arquivos russos, para criar esta importante e nova biografia de Hitler.

5. Hitler: 1936-1945 Nemesis, por Ian Kershaw

A segunda parte cobre a ascensão política e militar de Hitler à beira da dominação mundial e eventual queda, juntamente com uma campanha de perseguição em escala continental que levou aos campos da morte.

6. O Dossiê Hitler, por Henrik Eberle e Matthias Uhl 

Uma narrativa notável originalmente cumprida pelos soviéticos em 1949, com base nos interrogatórios de quatro anos de Otto Guensche e Heinz Linge, assessores pessoais de Hitler, durante seu cativeiro no pós-guerra na Rússia.

7. A Noite dos Facas Longas, por Max Gallo

Uma reconstrução passo a passo, hora a hora, dos eventos de 29 de junho a 2 de julho de 1934, quando Hitler conduzia uma orgia de prisões e assassinatos contra seus ex-companheiros próximos, incluindo o líder das tropas de tempestade, Ernst Roehm.

Livros sobre nazismo

8. Hitler e Stalin: vidas paralelas, por Alan Bullock

As incríveis semelhanças das duas personalidades mais destrutivas de seu século, descobrindo suas origens, carreiras precoces e métodos de tomada e uso do poder. Escrito pelo famoso historiador britânico Allan Bullock, esse é, sem dúvida, um dos livros sobre nazismo indispensáveis para conhecer a história.

9. Os Últimos Dias de Hitler, por Hugh Trevor-Roper

A história completa dos últimos dez dias da vida de Hitler em seu bunker subterrâneo em Berlim, conforme narrado por Trevor-Roper, que foi nomeado pela Inteligência Britânica para investigar as evidências conflitantes em torno do final dos dias de Hitler.

10. O Holocausto: Uma Nova História, por Laurence Rees

Uma história narrativa concisa do Holocausto, por Laurence Rees, utilizando informações de mais de 100 entrevistas recentes com autores nazistas e sobreviventes do Holocausto. Desse modo, o autor examina as origens do campo e a evolução gradual da morte mais notória da Alemanha nazista do último século.

11. O Relatório Buchenwald, por David A. Hackett

Uma coleção abrangente de relatos em primeira mão compilados pela inteligência do Exército dos EUA de prisioneiros em Buchenwald. Isto é, o primeiro grande campo de concentração libertado pelos Aliados Ocidentais. De fato, este relatório exclusivo é o único caso em que prisioneiros libertados foram entrevistados enquanto ainda estavam dentro do campo. Assim, fornecendo uma imagem muito clara da vida e da morte em um campo de concentração nazista. Como esperado, o livro se manteve perdido por anos. Desse modo, uma única cópia do Relatório Buchenwald foi descoberta nas últimas décadas e é ela a ser apresentada neste livro pela primeira vez na íntegra.

12. Anne Frank: Uma Biografia, por Melissa Muller

A primeira biografia da vivaz e inteligente judia, com um sorriso torto e enormes olhos escuros que se tornou o “rosto humano do Holocausto”. Em suma, esta obra utiliza entrevistas exclusivas com familiares e amigos. Além disso, conta com correspondências anteriormente indisponíveis e documentos mantidos em segredo por muito tempo. Desse modo, fornecendo uma compreensão mais profunda e rica de Anne Frank e da Era nazista.

13. Anne Frank: O Diário de Uma Jovem, por Anne Frank

O diário extraordinário de uma jovem judia alemã forçada a se esconder por 25 meses com sua família em um pequeno sótão durante a Segunda Guerra Mundial. Incapaz de sair para fora por qualquer motivo, ela teve de lidar com o tédio, o medo, os aborrecimentos e a solidão do cativeiro, mas através disso tudo consegue permanecer esperançosa.

14. Os Médicos Nazistas: Assassinato Médico e Psicologia do Genocídio, por Robert Jay Lifton

O renomado psiquiatra Robert Jay Lifton examina o papel dos médicos alemães na eutanásia e genocídio nazistas. Sem dúvida, este poderoso estudo, resultado de dez anos de pesquisa meticulosa e extensas entrevistas, esclarece não apenas as origens do Holocausto, mas explica como o trabalho dos médicos acabou por facilitar o sofrimento. Isto é, como o trabalho daqueles que deveriam servir às vítimas como curandeiros, terminou em terríveis e brutais assassinos sistemáticos.

15. A Noite, por Elie Wiesel

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1986, Elie Wiesel, fornece um relato aterrorizante do horror do campo de extermínio nazista que ele experimentou quando jovem. De fato, A Noite é um pequeno livro, de apenas 109 páginas, que conta com os depoimentos de seu autor. No entanto,  é também, sem dúvida, um dos documentos mais poderosos já escritos sobre os nazistas. Em suma, um dos livros sobre nazismo altamente recomendados para alunos do ensino médio que estão aprendendo sobre o Holocausto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *