Categorias
Literatura e Ficção

Os 6 melhores livros de Virginia Woolf

Nascida no ano de 1882, na Inglaterra, Virginia Woolf foi uma grande escritora que abordou diversos temas em sua literatura, desde o cotidiano, até neurose e guerra, além de realizar críticas às políticas machistas e sexistas da Europa. Assim, você precisa conhecer os melhores livros de Virgínia Woolf!

Melhores livros de Virgínia Woolf para você ler o quanto antes

1- Um Teto Todo Seu, por Virginia Woolf

Esse livro é baseado nas palestras que a autora proferia em universidades inglesas que eram exclusivas para mulheres.

O tema do livro é mulheres na literatura e é considerada como a grande obra de não ficção de Virginia.

Além disso, o livro conta com importante crítica social de forma muito bem escrita e de maneira muito clara, narrando como as mulheres não tinham espaço no ramo editorial, pois não eram levadas a sério.

Junto com essa ideia a autora traz o balanço de que as mulheres não eram levadas a sério mas eram usadas como carro chefe de muitos livros românticos de autores homens, livros que não eram condizentes com a realidade feminina.

Dessa forma, a autora traz reflexões muito importante e, infelizmente, ainda muito contemporâneas, sendo uma leitura obrigatória e muito elucidativa de diversos tempos importantes.

2- Mrs. Dalloway, por Virginia Woolf

Esse livro retrata um romance protagonizado pela personagem Clarissa Dalloway. A história ocorre em apenas um único dia, um dia de junho de 1920, em Londres, enquanto Dalloway prepara uma festa para a noite.

Esse livro é o mais conceituado e famoso que a autora escreveu, pois ele possui uma maneira nova de escrita, que mistura flashbacks e alterna com reflexões mentais de Dalloway.

Além disso, o estilo do livro mistura com filosofia e psicologia.

Esse livro não é classificado de forma simples e é considerado um grande precursor para alguns dos maiores livros literários existentes no século XX.

Assim, essa obra é um romance que você não pode perder.

3- Orlando, por Virginia Woolf

Esse livro possui o personagem principal chamado Orlando, que acorda em um corpo feminino enquanto realizava uma viagem à Turquia.

O personagem é imortal, o que faz com que vivencie mais de três séculos, permitindo que ultrapasse uma série de fronteiras emocionais e físicas e conheça gerações.

Além de ser imortal, Orlando ultrapassa os gêneros masculino e feminino. E toda sua história é contata com sensibilidade e inteligência.

Ademais, a obra foi publicada pela primeira vez no ano de 1928, e até os dias de hoje é uma das obras mais utilizadas e fecundas acerca de debates e discussões sobre a sexualidade humana.

O personagem passa por inúmeros embates que envolvem debates filosóficos no século XVIII, armas brancas e maternidade. E a autora faz o enredo com prosa luminosa.

Esse livro é considerado como uma das maiores declarações de amor que a literatura ocidental possui.

Melhores livros de Virginia Woolf

4- Profissões para Mulheres e Outros Artigos Feministas, por Virginia Woolf

Essa obra reúne sete ensaios da autora onde há o questionamento da visão tradicional da mulher como anjo do lar.

A autora expõe as questões e dificuldades que as mulheres possuíam de serem inseridas no mundo intelectual e profissional, e infelizmente, ainda possuem. O que faz ser uma leitura obrigatória, ainda mais por conta da contemporaneidade.

Porém, tudo era mais acentuado no tempo em que o livro foi escrito e publicado, de forma que o papel e a posição das mulheres estavam em constante mudança.

Com esse livro e com toda a obra da autora é possível constatar que Virginia estava muito à frente do seu tempo.

A autora trazia obras inovadoras à literatura inglesa durante toda sua vida, de 1882 até 1941, sendo considerada uma precursora dentro do feminismo contemporâneo.

As ideias da autora nesse livro e em geral, ajudam a basear ideais feministas até os dias de hoje, tão forte e importantes eram seus pensamentos e ilustrações explanadas em artigos e romances publicados em seu trabalho.

5- Ao Farol, por Virginia Woolf

Essa obra pode ser considerada como o ápice literário da autora, sendo um dos melhores livros de Virgínia Woolf.

O livro conta a história de uma mulher serena e maternal e um renomado filósofo, além de seus filhos.

Os personagens estão passando um verão em uma Ilha na Escócia, onde um dos filhos deseja um passeio ao final da ilha.

A partir dessa cena, a autora escreve um dos romances com maior influência do século XX, sendo publicado em 1927, em um momento em que já havia uma crítica consolidada e respeitada em torno de sua obra.

O livro é multifacetado, pois de uma visão retrata a vida de uma família inglesa de uma época, com ameaças de tensões familiares e guerra, mas por outro lado retrata de forma delicada e reflexiva a inevitável passagem do tempo e chegada da morte.

O livro, assim como a obra da autora, é considerado como um registro escrito extraordinário por ser rico em criatividade e autenticidade, com sentimentos e vivências da época, que possui influência até os dias atuais.

6- As Mulheres Devem Chorar… Ou se Unir Contra a Guerra: Patriarcado e Militarismo, por Virginia Woolf

Mais uma vez tratando de um tema de grande relevância e muito contemporâneo, esse livro é uma coletânea de textos onde a autora traz abordagens acerca da relação entre masculinismo e militarismo, bem como entre patriarcado e ditadura.

A coletânea traz o nome de dois livros da autora, no primeiro o nome dado foi As Mulheres Devem Chorar. Depois, em outra publicação a autoria nomeou acrescentando mais uma parte, ficando, assim, o título dacoletânea.

Vários textos são elencados nesse livro, como:

  • Profissões para mulheres;
  • Três Guinéus;
  • Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo.

Esses textos foram separadamente e originalmente publicados em 1931, 1938 e 1940. E é em volta desses temas que a autora aborda as dificuldades e questões que as mulheres passam e ainda passam.

Ademais, o último texto utilizado na coletânea foi publicado meses antes da morte da autora, durante o período Segunda Guerra.

O que traz ainda maior valor histórico e literário ao livro, sendo uma indicação de leitura muito rica e não é por menos que está entre os melhores livros de Virgínia Woolf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *