Procurando pelos melhores livros sobre gestão financeira? Afinal de contas, finanças tem muitas explicações e métodos de explicação. Para entrar no próximo nível de gerenciamento financeiro dominando o mesmo com a ajuda de especialistas, você pode recorrer a livros sobre gestão financeira.
De fato, os autores desses livros citados nesse artigo não são apenas especialistas em seus campos, eles também são muito bons com suas palavras. Desse modo, garantimos que selecionamos alguns desses importantes livros sobre gestão financeira para ajudá-lo a entender e dominar essa arte. Confira tudo e muito mais a seguir!
Livros sobre gestão financeira
Algumas pessoas gerenciam seu dinheiro como se tivessem nascido com calculadoras em suas mãos. Outros, nem tanto, sendo muitas vezes vítimas de seus próprios instintos para gastar mais do que deveriam. Se você é assim, você não está sozinho. Basta olhar para as estatísticas. Pesquisas recentes indicam que 70% de nós acredita que estamos em um terreno financeiro instável. Ainda mais – 75% – acreditam firmemente que seríamos muito mais felizes se tivéssemos mais dinheiro.
Então, o que você pode fazer para controlar suas finanças e fazer seu dinheiro crescer? Aprender. Eduque-se. Foi assim que Elon Musk e Warren Buffett começaram, e eles não pararam de ler livros sobre gestão financeira agora, que estamos no topo de suas vidas. Assim sendo, esses livros podem dar um ótimo começo para quem quer aprimorar seu modo de gerir as finanças.
Os livros sobre gestão financeira que mudarão sua vida
1. Por Que Eles Não Me Ensinaram Isso Na Escola: 99 Princípios de Gestão de Dinheiro Pessoal Para Viver, Cary Siegel
Cary Siegel teve a ideia de “Por Que Eles Não Me Ensinaram Isso Na Escola: 99 Princípios de Gestão de Dinheiro Pessoal Para Viver” quando ele percebeu como as escolas ensinavam inadequadamente seus próprios filhos sobre como lidar com dinheiro.
Este livro atualiza os jovens, mas não o ignore se seus vinte e poucos anos estiverem agora para trás no espelho retrovisor. Afinal de contas, você nunca é velho demais para dominar esses 99 princípios!
Claro, 99 parece muito, mas Siegel os encapsulou em oito grandes lições. Em suma, esses princípios são sobre aprender a gerenciar seu dinheiro para que ele não gerencie você. Além disso, o livro é particularmente digerível, com menos de 200 páginas sucintas. Trata-se de conceitos básicos, expressos em termos que até os alunos do ensino médio pode entender facilmente.
2. Pai Rico, Pai Pobre: O Que Os Ricos Ensinam Aos Filhos Sobre Dinheiro Que Os Pobres e a Classe Média Não Ensinam!, Kiyosaki
“Pai Rico, Pai Pobre: O Que Os Ricos Ensinam Aos Filhos Sobre Dinheiro Que Os Pobres e a Classe Média Não Ensinam!” é uma espécie de livro de memórias com lições anexadas. Com uma versão atualizada de 2017, 20 anos desde a sua primeira publicação, esta leitura é um dos livros de finanças pessoais mais vendidos de todos os tempos.
Kiyosaki orienta os leitores através de algumas reminiscências da infância, um contraste entre o pai não muito rico e o pai do amigo, que por acaso era um dos moradores mais ricos do Havaí. A comparação destaca os holofotes sobre a melhor forma de gerenciar seu dinheiro ou sua falta, além de ajudar seus filhos a fazê-lo também.
Segundo Kiyosaki, nem todas as dívidas são ruins, e você pode trabalhar em direção à riqueza, mesmo que não tenha uma renda impressionante. Afinal de contas, é tudo sobre como você lida com o dinheiro que você tem e descobrir como multiplicar o seu salário. A edição atualizada de “Pai Rico, Pai Pobre” é particularmente agradável e perspicaz, pois compara a vida há 20 anos com a que é hoje.
3. A Reforma Total do Dinheiro, Dave Rampsey
Quando Dave Ramsey fala sobre dinheiro e finanças, as pessoas se sentam e escutam, e por uma boa causa. Dave Ramsey Show escreveu cinco best-sellers do New York Times, incluindo “A Reforma Total do Dinheiro”. Este não é um esquema de enriquecimento rápido – os livros de Ramsey nunca são. De fato, o livro fornece uma base sólida para economizar dinheiro suficiente para que a próxima emergência não inviabilize suas finanças e você possa se aposentar confortavelmente.
4. O Milionário Automático: O Plano Perfeito Para Viver Bem E Ficar Rico, Bach
Simples, sem detalhes desnecessários, a beleza de “O Milionário Automático: O Plano Perfeito Para Viver Bem E Ficar Rico” é que ele cumpre exatamente o que promete: um plano de uma etapa.
A princípio, o livro quase se parece com ficção, com uma história de sucesso sobre um casal que obtém uma renda modesta, no entanto, possui duas casas, com economias significativas, também. A partir daí, Bach explica um processo simples de uma etapa que o colocará no lugar do casal – e não envolve grandes orçamentos ou ganhar seis dígitos por ano também.
Você pode confiar em Bach, afinal de contas, ele publicou anteriormente outros três best-sellers. “O Milionário Automático”, por exemplo, passou 31 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, quando foi publicado em 2004, vendendo mais de 1,5 milhão de cópias.
5. O Milionário Mora ao Lado, William D. Danko e Thomas J. Stanley
Para entender realmente como acumular riqueza, os professores de negócios William D. Danko e Thomas J. Stanley exploram os sete traços comuns encontrados entre milionários em “O Milionário Mora ao Lado: Os Surpreendentes Segredos dos Ricaços Americanos”.
Após anos de pesquisa sobre os ricos, os autores descobriram que a maioria deles não mora em Beverly Hills nem dirige carros de luxo. Em vez disso, essas pessoas adquiriram a maior parte de sua riqueza trabalhando duro, vivendo frugalmente e economizando a maior parte de seu dinheiro.
Ao contrário da representação chamativa de milionários da mídia americana, o livro enfatiza como ficar rico sem precisar de um emprego ou diploma de alto nível. Este best seller está na sua terceira edição desde que foi publicado pela primeira vez, em 1998. Sem dúvida, os leitores podem encontrar nele um dos mais realistas, úteis e motivacionais livros sobre gestão financeira.