Categorias
Curiosidades

Livros da Djamila Ribeiro: 4 bons títulos para conhecer

Os livros da Djamila Ribeiro são ótimos para fazer muitas pessoas questionarem assuntos de grande importância para a sociedade. Acadêmica e filósofa, a autora é considerada um dos principais nomes do feminismo atualmente. Acompanhe o artigo e confira suas melhores obras!

Sobre a obra de Djamila Ribeiro

A obra de Djamila Ribeiro tem a intenção de fazer com que as pessoas pensem sobre os principais assuntos da sociedade. Em seus livros, por exemplo, aborda temas como:

  • Feminismo negro;
  • Política;
  • Sexismo;
  • Etc.

Afinal, segundo a própria autora, não é possível falar em assuntos como política, arte e sociedade, sem abordar temas como o racismo e sexismo. Além disso, Djamila Ribeiro também toca em questões que foram tidas como inferiores durante muito tempo.

Entre elas, por exemplo, está a fala da mulher e da população negra, bem como assuntos relacionados à população LGBT. Com obras extremamente fortes, já concorreu ao Prêmio Jabuti, na categoria Humanidades, concorrendo com intelectuais renomados, como Drauzio Varella.

Ademais, o grande interesse por causas sociais e pela militância surgiu, de fato, cedo. Logo, não foi no ambiente acadêmico que Djamila se interessou por tais assuntos. O fato é que seu pai já era comunista e militante.

Assim sendo, foi uma das maiores influências para a escritora e filósofa se interessar por tais assuntos. Como iniciou cedo, aos 18 anos já estudava assuntos relacionados a raça e gênero. Portanto, esse também foi um dos motivos pelos quais participou da Casa da Cultura da Mulher.

4 excelentes livros da Djamila Ribeiro

Sabendo da presença marcante no meio digital e também do seu forte apoio para as causas sociais, os livros da Djamila Ribeiro tornaram-se referência para muitos públicos. Dessa maneira, alguns de seus maiores livros acabaram se popularizando de grande forma.

Isso fez com que a escritora se tornasse ainda mais reconhecida e conhecida, abrindo a mente de muitas pessoas e fazendo-as questionar diversos assuntos.

1. Quem Tem Medo Do Feminismo Negro?

É indispensável citar o livro “Quem tem Medo do Feminismo Negro?” da autoria. Afinal, o livro aborda uma visão autobiográfica, artigos publicados pela autora, além de recuperar as memórias da infância de uma maneira filosófica e aberta.

O livro aborda o silenciamento e apagamento da personalidade, dois aspectos muito presentes e perniciosos da discriminação. Além disso, também aborda de uma forma muito presente sobre a intolerância que existe para com as religiões de matriz africana, bem como ataque às celebridades negras.

Em meio ao tema, é possível também encontrar uma comparação e abordagem sobre o feminismo negro dos Estados Unidos e do Brasil. Contudo, a obra também fala sobre outras autoras que são referências para o feminismo, como Simone de Beauvoir.

Livros da Djamila Ribeiro

2. Lugar de Fala (Feminismos Plurais)

Nessa obra extremamente intrigante, o grande público pode ter acesso sobre questões de suma importância aos mais diversos assuntos feministas. A intenção é abordar uma linguagem bem didática e acessível, fazendo com que todos possam entender e aplicar o conhecimento no cotidiano.

Além disso, um dos objetivos da obra, é de desmistificar o “lugar de fala”. Para isso, é contextualizado um indivíduo que vive em uma sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada. Assim, é possível identificar uma série de vivências e diferenciar discursos conforme a posição social de onde se fala.

3. Pequeno Manual Antirracista

Em “Pequeno Manual Antirracista”, Djamila Ribeiro trata de maneira direta e filosófica assuntos referentes à branquitude, negritude, violência, entre outros. O livro possui 10 capítulos curtos, porém de fácil entendimento e muito contundentes.

Além disso, uma das características mais interessantes sobre ele, é que a autora consegue fazer com que o leitor reflita sobre a sua percepção e também sobre as discriminações raciais estruturais. Por conta disso, a obra tem um poder muito grande de fazer com que o leitor reconheça as raízes do racismo.

4. Por que Gritamos Golpe?

Algo que serve de curiosidade para muitas pessoas, já que a grande maioria desconhece tal fato, é que Djamila Ribeiro também fez participações em outras obras. A sua primeira publicação filosófica foi no ano de 2016, justamente com o livro “Por que gritamos golpe?”.

No entanto, nesse caso a obra não foi escrita somente pela autora, já que é considerado um livro com diversos outros acadêmicos. Logo, uma obra conjunta. Além disso, o livro conta com a intenção de agrupar uma série de opiniões sobre os temas que ocorreram àquela época.

Logo, engloba os protestos que ocorreram no ano de 2012 em todo o Brasil, além de também abordar o impeachment ocorrido naquele ano e que, também, gerou uma série de assuntos em relação à crise política do país.

No livro, o artigo escrito por Djamila é “Avalanche de retrocessos: uma perspectiva feminista negra sobre o impeachment.”. Nele, a escritora aborda o ponto de vista que parte dela mesmo, mulher negra e feminista, sobre o que aconteceu na política brasileira durante a época em que o livro foi escrito.

Como os livros da Djamila Ribeiro podem ajudar?

Os livros da Djamila Ribeiro são ótimas opções para entender mais a fundo sobre os assuntos sociais que nos cercam a todo momento. Além de serem livros escritos por uma pessoa capacitada e com pleno conhecimento sobre os assuntos abordados, colaboram para que haja clareza na mente do leitor.

Afinal, as obras da autora são de fácil entendimento, já para que todos possam absorver o conteúdo e aplicar no dia a dia suas principais questões e levantamentos. Sem dúvidas, é possível afirmar que são meios confiáveis e indagadores de observar a sociedade e suas características com outra visão.

Os benefícios da leitura para assuntos de cunho social

Atualmente, é comum que haja uma enorme quantidade de desinformação por parte de muitos indivíduos. Afinal, mesmo com grandes ferramentas de pesquisa em mãos, a negação é um dos aspectos mais presentes na hora de desconstruir paradigmas e opiniões.

Logo, através da leitura é possível absorver todo o conteúdo, porém no ritmo de cada um. Além disso, também é uma forma muito mais organizada e saudável de adquirir informações importantes sobre a sociedade antiga ou atual, bem como seus comportamentos e formas de pensar.

Sem dúvidas, para chegar a opiniões e conceitos interessantes, os livros da Djamila Ribeiro podem auxiliar de grande forma a ter um entendimento mais amplo sobre a sociedade como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *