Categorias
Comportamento

Livros sobre moda que todo estudante/amante precisa ler

Acompanhar e entender as tendências mundiais da moda é algo que fascina muitas pessoas. No entanto, para quem vive e é apaixonada por esse universo, os livros sobre moda são mais que uma leitura obrigatória. Neste caso, eles são uma passarela e tanto para você poder viajar por conceitos e se aprofundar ainda mais na profissão.

Aliás, nem importa se você sonha em trabalhar na área ou tem o mundo fashion como um daqueles hobbies do coração. Nesse sentido, colocar mais livros sobre o assunto na estante também é um sinal de que você pode querer investir no segmento ou até mesmo seguir os passos dos mais renomados fashionistas do mundo das letras.

Livros sobre moda que são imperdíveis

Até mesmo no universo da moda existem contextos sociais e políticos. Sendo assim, a própria literatura voltada a esse público pode ser mais que didática, pois seus autores podem revelar tendências de consumismo nos mais variados períodos da humanidade.

Para você viajar num tema tão interessante, listamos a seguir alguns dos melhores livros sobre moda. Até porque leitores interessados esse universo e estudantes e profissionais da área podem sempre adquirir um pouco mais de conhecimento.

1. Dicionário de moda, por Emily Angus

Para abrir nossas dicas relacionadas a livros sobre moda, primeiro vamos indicar uma obra que reúne alguns termos essenciais ao universo fashion. Aliás, esta publicação compila mais de oitocentos itens relacionados a movimentos sociais, políticos e artísticos e a origem de suas tendências e estilos.

Além do mais, a obra aborda assuntos como acessórios, tecidos e diversas peças do vestuário. Em linhas gerais, a dica é preciosa até mesmo para você ampliar seu vocabulário. Afinal, o livro fala sobre tudo, desde os movimentos de moda até os estilos mais modernos.

2. Moulage, modelagem e desenho, por Bina Abling, Kathleen Maggio

Para você que procura por um aprendizado mais na prática, este é um dos livros sobre moda mais indicados. Até porque ele apresenta exercícios relacionados a técnicas praticadas na indústria e até passo-a-passo presente na produção e venda de peças modernas e seu processo criativo.

Enfim, essa indicação é valiosa por ser um livro bem didático e com muita integração com a realidade do universo da moda. Ou seja, é ideal para você que está aprendendo as primeiras técnicas e saber o processo desde os desenhos.

3. O Império do Efêmero, por Gilles Lipovetsky

Apesar de ter sido publicado no ano de 1987, esta dica ainda é muito atual. Até porque suas quase trezentas páginas abordam a moda entre dois períodos importantes da moda frente à sociedade: da Idade Média a meados da década de 1980.

Escrito por um acadêmico francês, esse é um dos livros sobre moda que são a base para todo amante ou estudante de moda. Afinal, é imprescindível a essas pessoas entender a moda como um fenômeno dentro da civilização moderna.

Livros sobre moda

4. Alfaiataria: modelagem plana masculina, por Stefania Rosa

Entre os livros sobre moda, esta é mais uma indicação essencial para estudantes e profissionais, visto que ele aborda a história das vestimentas masculinas. Em linhas gerais, a obra fala sobre aspectos comportamentais, evolução tecnológica dos modelos e como a economia influencia todo o mercado fashion.

Além do mais, ele apresenta uma técnica seguro para quem quer confeccionar peças masculinas com alto padrão de qualidade. Enfim, a indicação ainda é essencial por ser uma das poucas publicações direcionadas ao estudo da modelagem masculina.

5. Glamour, por Diana Vreeland

Escrito por uma das maiores editoras de moda que já existiu, esse livro tem como base a missão de reunir num único lugar impressões, imagens tudo o que possa representar o termo glamour. Ademais, a obra é elegante, tem um visual lindo e tem o prefácio assinado pelo renomado Marc Jacobs.

6. A linguagem das roupas, por Alison Lurie

Devido à sua publicação original ter sido feita no final da década de 1990, a obra pode conter frases e termos meio datados, mas valem a leitura para forma como foi escrito. Aliás, ele aborda as formas como nos comunicamos com nossas roupas, como elas se comunicam e até mesmo quais as particularidades e gírias de uma roupa como linguagem.

7. 100 anos de moda, por Cally Blackman

Uma das mais belas obras relativas a livros sobre moda, esta dica parece ser gigante para ser lida. Contudo, a maior parte do livro é repleta de imagens de várias épocas relativas a ícones, estilos e tendências. Além do mais, a obra ainda apresenta comentários esclarecedores e diversas notas de rodapé para você compreender mais sobre a cronologia e a evolução da moda.

8. Cronologia da moda, por Maria Antonieta a Alexander McQueen

Por falar em cronologia, no caso desta dica o conteúdo é disposto de forma cronológica e altamente didático. Além de ter fácil leitura e ser repleto de imagens, o livro é uma ótima iniciação para você quem quer ler livros sobre moda e aprender muito.

Enfim, essa coleção ainda tem a forma de ser apresentada em livros curtinhos e com muitas imagens cada um. Como destaques, são abordados vários ícones que inspiraram o mundo da moda durante as décadas de 1950 e de 1960.

9. Os segredos do guarda-roupa europeu, por Anuschka Rees

Se você já se pegou reclamando que não tem nada para vestir frente a um armário repleto de opções, esta obra vai mudar a forma como você escolhe as peças de roupas. Aliás, no processo a escritora ainda conta alguns segredinhos de como as melhores da Europa conseguem manter seus closets estilosos e bem funcionais.

Para isso, você poderá acompanhar um passo-a-passo detalhado, no qual é possível aprender a selecionar e organizar suas próprias roupas. Além do mais, ele ensina a como escolher quais peças novas deixarão de ser usadas uma única vez.

10. Casa Gucci, por Sara Gay Forden

Para fechar nosso artigo com os melhores livros sobre moda, vamos citar uma dica relacionada a uma das mais renomadas marcas do mercado. Nesse sentido, a obra passa pela história do fundador e a abertura da primeira loja até a morte do último familiar a comandar o império Gucci.