Categorias
Livros sobre Finanças

Livros sobre mercado financeiro

Muitas pessoas possuem o desejo de realizar algum investimento, ou já realizam e querem saber mais sobre o assunto. E uma ótima dica é ler os principais livros sobre mercado financeiro.

Além disso, até mesmo para quem não deseja investir no momento, mas gosta do tema ou possui alguma atividade na área, conhecimento nunca é demais. Conheça os principais livros sobre mercado financeiro e saiba tudo sobre o assunto.

Mercado financeiro

Dentro do universo do mercado financeiro existem várias vertentes e duas posições essenciais, o investidor e quem está investindo.

E as formas de realização uma transação desse tipo são muitas. Ademais, até mesmo quem nunca atua nesse meio, provavelmente já fez parte desse mercado e nem se deu conta.

Muitas pessoas não sabem, mas quando você deixa seu dinheiro em uma conta corrente, muito provavelmente o banco está utilizando aquele dinheiro como recurso para empréstimo, por exemplo.

Ou seja, mesmo que você considere que seu dinheiro esteja parado na conta, na verdade ele está circulando no mercado financeiro.

Mas para saber mais sobre o mundo dos investimentos, alguns livros podem ajudar, e há opções tanto para os mais experientes quantos para os iniciantes no tema.

Principais livros sobre mercado financeiro

A literatura desse tema é criada por pessoas de diferentes vértices, muitas vezes os autores são investidores, empresários, banqueiros e pessoas que foram bem sucedidas em seus negócios e querem passar a adiante seus aprendizados.

1. Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Esse livro é voltado para o público que já é um pouco mais experiente no assunto.

Além disso, o autor dessa obra é um grupo de investidores da Suíça, com liderança do pai do autor.

O pai de Max fez um compilado de todos os ensinamentos de empresários e banqueiros que ganharam dinheiro com maneiras rentáveis de investimentos, porém arriscadas.

2. Avaliando Empresas, Investindo em Ações, de Felipe Augusto Russo e Carlos Alberto Debastiani

Esse livro já é diferente do anterior, pois fala acerca de princípios que norteiam a teoria fundamentalista de análise de empresas.

Ou seja, fala mais de partes teóricas e doutrinárias que embasam o mercado financeiro.

Ademais, o livro auxilia o investidor a fazer a escolha de em quais empresas deve aplicar mais o seu dinheiro.

Além disso, o público a que é destinado é o de investidores que precisam tomar decisões sobre compra e venda com embasamentos e inteligência.

3. Formação de Investidores, de Rodrigo Puga

Nessa obra, o autor se dedica aos conceitos principais que existem no mercado financeiro.

A obra está entre os principais livros sobre mercado financeiro pois aborda temas desde a definição desse mercado, até as principais figuras que causam todo o movimento.

Além disso, o livro aborda uma análise um tanto mais aprofundada sobre as ações e indica quais os passos iniciais que um investidor que está iniciando deve tomar.

Por conta disso, é um livro que pode ser muito bem aproveitado por todos os níveis de investidores, inclusive os sem experiência.

Pois conta com abordagens de diferentes profundidades e que contemplam o assunto de um modo geral.

Livros sobre mercado financeiro

4. Investindo em Ações – Os Primeiros Passos, de José Godoy, Marco Antônio Gazel Júnior e Gustavo Medina

Esse é um dos livros mais didáticos e indicados para o público iniciante.

A obra é escrita pelos autores com uma linguagem em que existe um personagem no livro, o Sr. Alceu.

Através desse personagem, os autores explicam acerca das noções básicas das ações.

Ademais, a linguagem utilizada é leve, simples, muito didática e realmente focada nas pessoas que desejam fazer seus primeiros investimentos.

5. Investindo em Ações com Estratégia e Disciplina, de Carlos A. H. Brum

O nome é um tanto quanto autoexplicativo.

A obra é repleta de estratégias e dicas valiosas para um investidor.

Além disso, conta com técnicas que auxiliam o investidor a ter mais sucesso nas aplicações.

6. O Tao de Warren Buffett, de Mary Buffett e David Clarck

Warren Buffet é o considerado o investidor mais bem-sucedido do mundo.

Ele fez fortuna através de ações e é uma lenda no nicho do mercado financeiro.

Por conta disso, o livro traz uma reunião de 125 ensinamentos que Warren criou.

Além disso, os ensinamentos são exemplificados e comentados por ele mesmo, o que torna a leitura muito mais rica e com melhor capacidade de entendimento para o leitor.

Ademais, todos esses comentários e exemplificações são baseados nas próprias experiências pessoas.

Não e à toa que essa obra está entre os principais livros sobre mercado financeiro, pois ninguém melhor para ensinar sobre o assunto do que o maior investidor do mundo.

7. Segredos da Mente Milionária, de T.Harv Eker

Esse livro é outro que é muito indicado para quem está nos estágios iniciais no mundo dos investimentos.

Através dele o leitor consegue descobrir maneiras diferentes de pensar e exercitar suas ideias.

Ademais, o autor mostra 17 diferenças entre a forma de pensar que os milionários possuem em relação às pessoas consideradas na média.

8-Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Esse livro é considerado um clássico da categoria de investimentos.

Ele é concebido através das experiências pessoas de Robert e fala sobre conceitos de finanças pessoais, construção de riqueza e empreendedorismo.

Ademais, o grande ponto do livro é a diferença entre o pai pobre, que não tem controle financeiro, e o pai rico, que ensina e demonstra o caminho para o sucesso nas finanças para seu filho.

9- O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

A obra é recomendada por Warren Buffet, o que já demonstra a importância da leitura desse livro para quem quer saber de mercado financeiro.

Ademais, no livro, o autor mostra formas de diversificar investimentos, bem como ensina sobre análise fundamentalista e alocação de ativos.

O autor é considerado como um dos grandes investidores que a história dos Estados Unidos já conheceu.

Além disso, no livro ele mostra estratégias práticas que foram utilizadas por ele para que conseguisse alcançar o almejado sucesso financeiro em longo prazo.

Dessa forma, o livro é muito indicado para uma leitura inteligente e está entre os livros sobre mercado financeiro que você precisa ler para aprender as melhores dicas, com os melhores nomes do mercado.

Categorias
Livros sobre Finanças

5 bons livros sobre gestão financeira

Procurando pelos melhores livros sobre gestão financeira? Afinal de contas, finanças tem muitas explicações e métodos de explicação. Para entrar no próximo nível de gerenciamento financeiro dominando o mesmo com a ajuda de especialistas, você pode recorrer a livros sobre gestão financeira.

De fato, os autores desses livros citados nesse artigo não são apenas especialistas em seus campos, eles também são muito bons com suas palavras. Desse modo, garantimos que selecionamos alguns desses importantes livros sobre gestão financeira para ajudá-lo a entender e dominar essa arte. Confira tudo e muito mais a seguir!

Livros sobre gestão financeira

Algumas pessoas gerenciam seu dinheiro como se tivessem nascido com calculadoras em suas mãos. Outros, nem tanto, sendo muitas vezes vítimas de seus próprios instintos para gastar mais do que deveriam. Se você é assim, você não está sozinho. Basta olhar para as estatísticas. Pesquisas recentes indicam que 70% de nós acredita que estamos em um terreno financeiro instável. Ainda mais – 75% – acreditam firmemente que seríamos muito mais felizes se tivéssemos mais dinheiro.

Então, o que você pode fazer para controlar suas finanças e fazer seu dinheiro crescer? Aprender. Eduque-se. Foi assim que Elon Musk e Warren Buffett começaram, e eles não pararam de ler livros sobre gestão financeira agora, que estamos no topo de suas vidas. Assim sendo, esses livros podem dar um ótimo começo para quem quer aprimorar seu modo de gerir as finanças.

Os livros sobre gestão financeira que mudarão sua vida

1. Por Que Eles Não Me Ensinaram Isso Na Escola: 99 Princípios de Gestão de Dinheiro Pessoal Para Viver, Cary Siegel

Cary Siegel teve a ideia de “Por Que Eles Não Me Ensinaram Isso Na Escola: 99 Princípios de Gestão de Dinheiro Pessoal Para Viver” quando ele percebeu como as escolas ensinavam inadequadamente seus próprios filhos sobre como lidar com dinheiro.

Este livro atualiza os jovens, mas não o ignore se seus vinte e poucos anos estiverem agora para trás no espelho retrovisor. Afinal de contas, você nunca é velho demais para dominar esses 99 princípios!

Claro, 99 parece muito, mas Siegel os encapsulou em oito grandes lições. Em suma, esses princípios são sobre aprender a gerenciar seu dinheiro para que ele não gerencie você. Além disso, o livro é particularmente digerível, com menos de 200 páginas sucintas. Trata-se de conceitos básicos, expressos em termos que até os alunos do ensino médio pode entender facilmente.

2. Pai Rico, Pai Pobre: O Que Os Ricos Ensinam Aos Filhos Sobre Dinheiro Que Os Pobres e a Classe Média Não Ensinam!, Kiyosaki

“Pai Rico, Pai Pobre: ​​O Que Os Ricos Ensinam Aos Filhos Sobre Dinheiro Que Os Pobres e a Classe Média Não Ensinam!” é uma espécie de livro de memórias com lições anexadas. Com uma versão atualizada de 2017, 20 anos desde a sua primeira publicação, esta leitura é um dos livros de finanças pessoais mais vendidos de todos os tempos.

Kiyosaki orienta os leitores através de algumas reminiscências da infância, um contraste entre o pai não muito rico e o pai do amigo, que por acaso era um dos moradores mais ricos do Havaí. A comparação destaca os holofotes sobre a melhor forma de gerenciar seu dinheiro ou sua falta, além de ajudar seus filhos a fazê-lo também.

Segundo Kiyosaki, nem todas as dívidas são ruins, e você pode trabalhar em direção à riqueza, mesmo que não tenha uma renda impressionante. Afinal de contas, é tudo sobre como você lida com o dinheiro que você tem e descobrir como multiplicar o seu salário. A edição atualizada de “Pai Rico, Pai Pobre” é particularmente agradável e perspicaz, pois compara a vida há 20 anos com a que é hoje.

Livros sobre gestão financeira

3. A Reforma Total do Dinheiro, Dave Rampsey

Quando Dave Ramsey fala sobre dinheiro e finanças, as pessoas se sentam e escutam, e por uma boa causa. Dave Ramsey Show escreveu cinco best-sellers do New York Times, incluindo “A Reforma Total do Dinheiro”. Este não é um esquema de enriquecimento rápido – os livros de Ramsey nunca são. De fato, o livro fornece uma base sólida para economizar dinheiro suficiente para que a próxima emergência não inviabilize suas finanças e você possa se aposentar confortavelmente.

4. O Milionário Automático: O Plano Perfeito Para Viver Bem E Ficar Rico, Bach

Simples, sem detalhes desnecessários, a beleza de “O Milionário Automático: O Plano Perfeito Para Viver Bem E Ficar Rico” é que ele cumpre exatamente o que promete: um plano de uma etapa.

A princípio, o livro quase se parece com ficção, com uma história de sucesso sobre um casal que obtém uma renda modesta, no entanto, possui duas casas, com economias significativas, também. A partir daí, Bach explica um processo simples de uma etapa que o colocará no lugar do casal – e não envolve grandes orçamentos ou ganhar seis dígitos por ano também.

Você pode confiar em Bach, afinal de contas, ele publicou anteriormente outros três best-sellers. “O Milionário Automático”, por exemplo, passou 31 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, quando foi publicado em 2004, vendendo mais de 1,5 milhão de cópias.

5. O Milionário Mora ao Lado, William D. Danko e Thomas J. Stanley

Para entender realmente como acumular riqueza, os professores de negócios William D. Danko e Thomas J. Stanley exploram os sete traços comuns encontrados entre milionários em “O Milionário Mora ao Lado: Os Surpreendentes Segredos dos Ricaços Americanos”.

Após anos de pesquisa sobre os ricos, os autores descobriram que a maioria deles não mora em Beverly Hills nem dirige carros de luxo. Em vez disso, essas pessoas adquiriram a maior parte de sua riqueza trabalhando duro, vivendo frugalmente e economizando a maior parte de seu dinheiro.

Ao contrário da representação chamativa de milionários da mídia americana, o livro enfatiza como ficar rico sem precisar de um emprego ou diploma de alto nível. Este best seller está na sua terceira edição desde que foi publicado pela primeira vez, em 1998. Sem dúvida, os leitores podem encontrar nele um dos mais realistas, úteis e motivacionais livros sobre gestão financeira.

Categorias
Livros sobre Finanças

Conheça 6 bons livros sobre finanças

Nos dias de hoje, se torna indispensável entender como funciona o dinheiro, como juntar uma certa quantia e, principalmente, como fazê-la crescer. Os livros sobre finanças são essenciais para garantir uma boa convivência com o dinheiro. Confira!

A importância de aprender a lidar com o dinheiro

O ato de economizar dinheiro é uma atitude que resulta em diversos pontos positivos, inclusive em uma mente sã e tranquila. Além disso, economizar dinheiro é um passo muito importante para aprender a dominar sua vontade e parar de gastar em coisas fúteis.

Ademais, nos dias de hoje fala-se muito sobre a importância de poupar. Nesse momento, sempre há uma divergência de sentimentos, como ansiedade e culpa. A ansiedade se deve pela vontade de colocar em prática o ato de aprender a trabalhar com o dinheiro. Entretanto, a culpa se deve ao tempo perdido.

Nenhum desses sentimentos são benéficos, já que não é possível acelerar o tempo e menos ainda remoer algo que já passou. Dessa forma, é muito necessário encontrar um ponto de equilíbrio para não sair de um problema e entrar em outro.

Inegavelmente, ter educação financeira é uma atitude decisiva para melhorar a sua qualidade de vida e também de todas as pessoas ao seu redor. Além disso, motivo é que, com o estudo das finanças, é possível agregar uma nova filosofia de vida, incluindo novos e melhores pensamentos e comportamentos.

No entanto, nossa mente funciona como um armário cheio de pequenas gavetas. Dentro de cada gaveta, está armazenado um pouco de tudo aquilo que conhecemos e já vimos durante toda a nossa existência. Por isso, é inútil começar a poupar sem ao menos ler alguns livros sobre finanças.

Ou seja, se sua mente não possui o conhecimento adequado adquirido através dos livros sobre finanças, por exemplo, não haverá nenhuma gaveta mental com tal entendimento. Portanto, é preciso liberar um espaço para agregar conhecimento e colocá-lo em prática.

Os mais eficazes e descomplicados livros sobre finanças

Após entender a importância de entender sobre assuntos financeiros através dos livros sobre finanças, é preciso saber por onde começar. Eventualmente, os livros sobre finanças passam uma imagem de serem entediantes e parados.

Todavia, com os livros certos, é possível aprender sobre finanças de uma forma descomplicada, leve e, algumas vezes, até bem-humorada. Afinal, o ser humano tende a aprender muito mais facilmente quando envolve

1. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

No livro O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason, explica de uma maneira muito fácil, didática e que utiliza de analogias simples para o completo entendimento do leitor. Nele, são mostradas 7 leis para enriquecer e poupar dinheiro.

Além disso, é um clássico entre investidores do mundo todo e faz muito sucesso entre pessoas do meio financeiro como um dos melhores livros sobre finanças. Como a sua leitura é de fácil entendimento, é perfeito também para pessoas que estão procurando por um aprendizado descomplicado e eficaz.

2. Me Poupe – Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é dona do maior canal do YouTube de finanças do mundo. Além disso, lançou o livro Me Poupe que ensina como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco, mesmo sem abrir mão das suas necessidades e luxos pessoais e também onde investir o seu dinheiro.

Além disso, o livro é ótimo para quem gosta de tratar do assunto com leveza, mas, ainda assim, manter a seriedade e entender o assunto de forma definitiva e sem transtornos. Um dos maiores dos objetivos do livro é, também, ensinar como colocar o dinheiro trabalhar para você.

Livros sobre finanças

3. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi

É incrível em como um único livro é possível abordar todos os temas necessários para equilibrar a sua vida financeira. Ademais, considerado um dos melhores livros sobre finanças, faz com que você consiga identificar o seu perfil de consumo e investimento.

Dessa forma, aborda tópicos mais específicos, ensina como cuidar de um orçamento doméstico e realiza um diagnóstico minucioso sobre a sua situação atual, sempre tendo o maior cuidado para levar em conta o seu salário, idade, despesas, etc.

4. Mentes Milionárias – Dra. Teresa Aubele

Em Mentes Milionárias, a autora aborda a importância da mente para ganhar, poupar e investir dinheiro. Além disso, ensina como treinar o seu pensamento para atrair a riqueza para você, sem a necessidade de drama e sofrimento.

Entretanto, como milagres são inexistentes, é preciso foco e força de vontade para colocar em prática todos os exercícios e ensinamentos passados no livro. Afinal, assim como o corpo precisa de exercícios, a mente e o dinheiro também.

5. 6 Caminhos para seu dinheiro render muito mais – Felipe Miranda

Com esse livro, é possível aprender 6 formas para fazer seu dinheiro durar e render mais. Dessa forma, com explicações fáceis, acessíveis e sem aquela quantidade incômoda de termos técnicos, é possível aprender como realizar investimentos seguros e eficazes.

Afinal, é muito comum ver pessoas que pegam o dinheiro na mão e gastam tudo, ou simplesmente tentam esquecê-lo dentro da bolsa, da gaveta ou uma caixa de sapato. Entretanto, não é ignorando suas vontades e esquecendo do dinheiro, que será a melhor forma de fazê-lo render.

Logo, o livro é perfeito para quem procura por ideias inovadoras, possíveis e realistas de colocar o dinheiro para girar.

6. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Em Pai Rico, Pai Pobre, são abordados assuntos polêmicos em relação do porquê muitas vezes crescemos pobres e sem a mesma condição financeira que outras pessoas. Dessa forma, Robert Kiyosaki diz que é um grave erro não ensinar edução financeira em todas as escolhas.

Além disso, também oferece uma grande quantidade de ideias, opiniões e conceitos acadêmicos para que todos os pais coloquem em prática e ajudem seus filhos a chegar ao sucesso. Por ser considerado um dos melhores livros de finanças, também visa ensinar como atingir um patamar financeiro melhor, tudo isso em família.

Considerações finais

Os livros sobre finanças possuem um importante papel na formação de pessoas bem-sucedidas financeiramente. Afinal, oferecem conhecimentos que muitas vezes não são disponibilizados através de outros canais de comunicação.

No entanto, como dito anteriormente, os livros per si não fazem milagre. É preciso estudar, dedicar tempo e vontade para atingir os resultados propostos, dentro daquilo que é possível para a condição financeira de cada um.

Além disso, os livros sobre finanças são ótimos para serem lidos em família, a fim de proporcionar uma visão geral sobre a importância de guardar dinheiro e realizar investimentos inteligentes e que serão muito benéficos no futuro.

Categorias
Livros sobre Finanças

5 livros sobre educação financeira para você ler agora

Por que você deveria ler livros sobre educação financeira?

Porque esses livros vão ser um grande aliado para que sobreviva ao Brasil, a América Latina, ao século XXI.

Você simplesmente vive em um dos países mais instáveis do mundo em uma das épocas mais instáveis da humanidade.

Crise é que não falta e quando não estamos em crise é bom não se acomodar porque logo, logo ela chega sem cerimônia e desmantela tudo de novo.

Se você não fizer bons investimentos, não ser versado em boas práticas de educação financeira, de gestão de finanças e de seus negócios, passa a ser um forte candidato a entrar nas estatísticas dos que sucumbiram aos humores instáveis de nossa economia e de nossas loucuras.

Ah! Se fosse só você a rodar na espiral de quebradeira seria ruim, mas não seria tanto. Porém, a maioria dos casos o cidadão não está sozinho, tem dependentes, mulher, filhos, etc, e o buraco fica apenas maior.

Educação financeira é importantíssima para se evitar ciladas, garantir, ou aumentar as chances, de segurança financeira, mesmo o país atravessando mais uma convulsão política e consequentemente econômica.

O ideal é que todo mundo tivesse desde a escolinha mais tenra e básica lições de educação financeira, mas desde quando educação é prioridade nos trópicos?

Esquece, se você não se coçar, não se conscientizar que é importante estudar sobre o tema, terá que contar com a sorte.

Sorte de passar uma vida inteira sem sofrer uma rasteira das depressões econômicas ou sorte de ainda ter forças para se levantar e sentir na pele o quanto é importante ter alguma bagagem de educação financeira.

Ou ser alvo da sorte das sortes: ter por perto um bom conselheiro para te indicar o caminho das pedras.

Os livros sobre educação financeira

Como é de praxe no sistema capitalista, se é identificada uma necessidade, se existe uma demanda, saberá lucrar aquele que melhor souber preencher o espaço, suprir as necessidades do público exercendo valores compatíveis tanto a própria sustentabilidade financeira como a dos interessados.

Hoje existe uma série de candidatos a suprir essa demanda por educação financeira e em diferentes mídias. Uns de reputação ilibada, outros com reputação muito questionável.

É fácil encontrar na internet cursos e até conteúdos gratuitos em canais do YouTube.

No entanto, por melhores que possam ser esse tipo de conteúdo nenhum deles dispensa a leitura de bons livros sobre educação financeira.

O diferencial do livro é sua capacidade de abordar qualquer assunto de maneira mais densa, mais profunda e completa possível.

Quando esses livros são escritos por verdadeiras autoridades sobre educação financeira, por grandes empresários ou visionários do mundo das finanças, cujo acesso a uma palestra ou aula é extremamente difícil em razão de distâncias ou investimentos, se tornam verdadeiras joias, se mostram como grandes oportunidades.

A seguir vamos apresentar algumas dessas grandes oportunidades em forma de livros sobre educação financeira.

Grandes best-sellers mundiais, autores nacionais e internacionais, estratégias com enfoque científico, relatos pessoais, a diversidade é considerável.

Prossiga na leitura.

Livros sobre educação financeira

1. Pai rico, pai pobre

Iniciando a seleção de livros sobre educação financeira com um clássico do gênero, um dos best-sellers mais vendidos do mundo e figurinha obrigatória em qualquer lista que se faça a respeito de educação financeira.

Pai rico, pai pobre é uma obra escrita pelo milionário Robert T. Kyosaki e Sharon  Lechter. O livro é um enfoque nas experiências pessoais que Kyosaki teve ao longo de sua vida que lhe foram úteis para que chegasse ao topo.

O pai rico e pobre do título é referência ao pai biológico do autor, inteligente e honesto, com ensino superior, mas que nunca conseguiu se destacar na sua vida financeira, sendo, portanto, o pai pobre, e o pai de um amigo de infância que era o maior empresário do Havaí que nem o ensino fundamental tinha completado, sendo, por isso, o pai rico.

A partir da observação do modo de gerir os negócios de seus “2 pais” de referência e dos próprios ao seguir o que considerava os melhores exemplos, Kyosaki passa ao leitor grandes lições sobre finanças pessoais.

É nesse livro que apresenta o conceito da “corrida dos ratos” e quebra alguns mitos relacionados a velhas frases feitas a respeito do sucesso.

Um livro sobre finanças pessoais obrigatório.

2. A nova regra do jogo

Cansado de ser pego pelas letras miúdas de contratos de empresas e comerciantes malandros? Cansado de receber aquela “surpresinha” no extrato do cartão de crédito? Por fim, cansado de ser extorquido, ganhar recibo de otário?

Esse trabalho de Rafael Paschoarelli vai te ajudar a desvendar todos os segredos e armadilhas criadas para arrancar um dinheirinho a mais dos consumidores sem eles desconfiarem de começo.

Esses segredos envolvem instituições financeiras, uma das mais perigosas e inescrupulosas.

Com medo de cair em cilada? Leia esse livro!

3. Como organizar a sua vida financeira

Seguindo com a lista de livros sobre educação financeira, escrito por Gustavo Cerbasi, autor best-seller de livros do gênero, “Como organizar a sua vida financeira” é um verdadeiro guia para usar o orçamento doméstico com inteligência.

O livro ensina a importância de se ter um controle financeiro para reduzir custos e, com isso, aumentar o próprio patrimônio.

Também conta a necessidade de se pensar em opções de renda extra e como colocá-las em prática. Entre outros ensinamentos que sem dúvida servem de farol para encontrar o equilíbrio financeiro e a expansão do patrimônio.

4. Pense e enriqueça

Outro livro clássico sobre educação financeira, mas hoje não tão conhecido como o Pai Rico, pai pobre. Contudo, há gerações fornece excelentes lições sobre comportamento financeiro que serviram de norte e inspiração para muitos milionários.

Se trata de uma série de entrevistas e análises realizadas por Napoleon Hill em 1930. A obra apresenta um método para transformar desejos em resultados financeiros práticos por meio de passos pré-definidos.

Não deve faltar na sua lista de leituras.

5. Como investir em imóveis

Finalizando a lista de livros sobre educação financeira, investimento em imóveis há muito é uma das modalidades mais seguras de aplicar dinheiro devido à eterna procura por bons espaços de moradia nas grandes metrópoles.

Por isso, é desejo de muitos adquirir um segundo imóvel como forma de investimento.

Porém, vários erros são cometidos ao se tentar essa forma de investimento e o livro de autoria de Leandro Ávila elenca justamente quais são esses erros e como evitá-los.

Com uma linguagem clara e didática, vai te fornecer ensinamentos preciosos de como investir messe meio.

Gostou deste conteúdo de livros sobre educação financeira? Então curta, compartilhe, seu apoio faz a diferença!

Categorias
Livros sobre Finanças

4 ótimos livros sobre economia

Se está interessado em economia, não pode perder este post que o Estante Lotada preparou sobre o tema ao fazer uma seleção de livros sobre economia.

Você já parou para pensar o que faz um economista?

Alguns podem dizer “fazer previsões furadas em rede nacional”, mas esse tipo se trata do jornalista econômico, que segundo as más línguas não é nem um, nem outro, e não do economista, embora, claro, se convidado pode fazer uma pontinha em um telejornal.

Mas essa é apenas uma das funções de um economista. Na verdade boa parte dessa turma não se forma para aparecer no Bom Dia Brasil ou escrever colunas em jornalões que ninguém vai entender, a não ser outros economistas.

O papel do economista é analisar o cenário de momento e fazer projeções de futuro, projeções que podem ser muito interessantes para empresas, investidores e governos.

Empresas pagam para receber uma análise da conjuntura econômica antes de fazer um grande movimento de mercado, por exemplo. Investidores também. Governos traçam políticas econômicas seguindo análises e reflexões de economistas.

Os estudos de um economista podem se centrar em dois âmbitos:

  • Nacional e internacional (macroeconomia);
  • Empresas ou investidores (microeconomia).

Portanto, um economista conta com um bom mercado de trabalho para atuar, tanto na esfera pública como privada. Seu trabalho sem dúvida é de grande relevância.

Se você tem curiosidade de saber mais a respeito, se cansou de ficar parecendo que ouve chinês ao ouvir um economista na TV, livros sobre economia certamente vão ser de grande ajuda para entender mais sobre a área.

No entanto, considere que dificilmente vão substituir um curso específico da área. Devem ser tratados como ótimos complementos e boa introdução ao assunto.

Veja nos próximos tópicos nossa seleção de livros sobre economia.

Livros sobre economia

Em um primeiro instante a ideia de ler livro sobre economia pode assustar, afinal, não é uma leitura acessível para a sua tia Cotinha ou para o seu tio que acabou com o estoque de cloroquina na farmácia da esquina.

É uma leitura densa, que vai tratar de temas pouco difundidos e que remetem a séculos de experiências.

O cidadão tem que ter um mínimo de vontade, curiosidade, para entender mais do assunto e ter inteligência e vivência suficientes para identificar, por exemplo, um idiota quando vê um, não importando o cargo que ocupe.

Mas por mais complexos que possam ser os temas tratados isso não significa que devam ser necessariamente chatos, ou abordados de maneira a induzir ao sono ou fazer a programação da RedeTV! parecer suportável.

Quando isso ocorre, à culpa não é necessariamente do assunto, pode ser do escritor (em boa parte dos casos é mesmo).

Por isso, fizemos uma seleção de livros sobre economia na qual consideramos a relevância da obra, a qualidade de pesquisa e da escrita.

Escrita, no caso, entende-se como a capacidade de engajar o leitor, abordar os assuntos de forma cativante e informativa.

Sem dúvida, livros de não ficção dominam essa seleção, mas não se surpreenda se aparecer entre os indicados um livro de ficção (spoiler: tem sim).

Bem, chega de papo, vamos à lista de livros sobre economia.

Confira!

1. A Riqueza das Nações

Começando a lista de livros sobre economia com um clássico. Você já deve ter ouvido de Adam Smith, se não ouviu, já deveria, porque é um dos economistas mais citados do mundo.

Não vamos mentir: não é um livro fácil, foi escrito em 1776 e tem 5 volumes, mas é impossível fazer uma lista sobre livros sobre economia sem colocar essa obra.

E por quê?

Porque é uma das obras mais influentes da economia moderna. É o livro de cabeceira dos defensores do livre mercado, por exemplo.

Importante ponderar que ler a respeito sobre teorias econômicas não é necessariamente endossá-las, mas entender o pensamento econômico que dita as ações de economistas e governos.

Para você entender muitas das ações atuais e passadas referentes a políticas econômicas é fundamental entender os conceitos discutidos e aprofundados por Adam Smith, mas como não se trata exatamente daquela leitura que você consegue ler sorrindo em uma semana, recomendamos que invista na obra depois que já for iniciado em leituras sobre economia.

Depois de já ter lido, por exemplo, a nossa próxima indicação.

Livros sobre economia

2. Rápido e devagar

Esse livro, bem mais recente, com uma linguagem e escopos bem mais acessíveis, trata basicamente de duas formas de pensar:

  • Pensamento rápido;
  • Pensamento lógico.

O pensamento rápido seria o mais intuitivo e emocional, o pensamento lógico, o mais ponderado.

A obra nos mostra todas as capacidades e possibilidades proporcionadas por essas formas de pensar, quando são aplicáveis, como se beneficiar delas, até que ponto são confiáveis.

E talvez você questione: “o que isso tem a ver com economia?”.

Muita coisa, somente lendo o livro para ter uma percepção clara, porém uma informação importantíssima: o autor de Rápido e Devagar, Daniel Kahneman, foi vencedor do prêmio Nobel de Economia.

3. A Ascensão do dinheiro: uma história financeira do mundo

Seguindo com as dicas de livros sobre economia, esse livro rapidamente se tornou um Best-seller e inspirou até um documentário britânico em 2008, vencedor do Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

O autor Niall Ferguson se propõe nesta obra a explicar a história financeira do mundo.

Como surgiu e evoluiu o sistema financeiro global? Como o dinheiro moldou e molda as relações humanas? De que maneira funciona a mecânica dos sistemas econômicos que perduram até hoje?

Essas são algumas das questões respondidas no livro.

4. Os despossuídos

Uma indicação inusitada, mas para quem precisa de uma leitura mais light e agradável, depois de ler A riqueza das nações, por exemplo, será uma boa pedida, sem dúvida.

E se você gosta de ficção-científica, será o melhor dos mundos, pois Os despossuídos é um clássico da ficção científica escrito por Ursula K. Le Guin em 1974.

Fez a tríplice coroa das premiações do gênero: levou o Nebula, Hugo e Locus.

É uma ficção científica/utópica/distópica que explora diversos temas, como sociedades revolucionárias, anarquismo, individualismo, coletivismo e capitalismo.

Depois que tiver um olhar de economista mais apurado, certamente a obra despertará muitas reflexões e proporcionará muitas referências que apenas os entendidos do assunto conseguirão captar.

Nada melhor do que se aprofundar sobre um assunto com um bom entretenimento.

Gostou dessa seleção de livros sobre economia? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Categorias
Livros sobre Finanças

7 livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler

Crises globais demonstram o quanto a educação financeira é necessária. Ela melhora a saúde financeira e nos ajuda a compreender o valor do dinheiro  para que possamos lidar melhor com nosso orçamento. Por isso, neste artigo, separamos 7 livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler!

Por que a educação financeira é essencial?

Antes de elencarmos os principais livros sobre dinheiro, que tal começar pela importância do tema? Aqui estão as principais razões pelas quais a alfabetização financeira é importante.

1 – A falta da educação financeira tem consequências graves

Para boa parte das pessoas, ser adulto é acumular dívidas. O que, claro, tem um grande papel no estresse diário – até mesmo as pessoas mais ricas já sofreram desse mal.

Só para você ter uma ideia, quase metade dos americanos não tem dinheiro suficiente para cobrir uma emergência e 38% das famílias têm dívidas no cartão de crédito.

2 – Aposentadoria

Quando falamos de economia, estamos falando do futuro – o que você economiza de forma consciente hoje, pode te auxiliar amanhã.

Portanto, é importante saber como investir seu dinheiro para que ele dobre com o tempo. Essa é uma aposta segura, que te ajuda a planejar sua aposentadoria com sabedoria.

Lembre-se que o pensamento de apenas ganhar dinheiro é muito limitante, você precisa vislumbrar além do presente. Sendo assim, para expandir seu conhecimento, é fundamental ler livros sobre dinheiro.

3 – A educação financeira é um legado

A educação financeira não se destina apenas a adultos. Esse conhecimento pode ser repassado para as gerações mais jovens, como os filhos, por exemplo.

Ao orientar a geração mais jovem a economizar, os pais lhe ensinam a ter responsabilidade com o dinheiro. Logo, a geração tende a se preparar melhor para os próximos anos financeiros.

7 livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler

Levar uma vida mais saudável financeiramente, te ajuda a progredir no seu orçamento. Além de promover bons hábitos, como decisões financeiras inteligentes.

Abaixo, separamos uma lista com os principais livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler. Confira!

1 – Pai Rico, Pai Pobre

Esse clássico é um dos títulos mais vendidos do mundo. Portanto, ele definitivamente é um dos livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler.

Em resumo, o autor conta a história do seu pai, que apesar de ser inteligente, nunca conquistou sua liberdade financeira.

Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, mesmo sem concluir o segundo grau, conquistou a posição do homem mais rico do Havai. Esse “pai rico”, repassou seus conhecimentos ao autor do livro.

Se você planeja construir um patrimônio sólido, esse livro é fundamental. Através de exemplos cotidianos, o autor traz soluções inteligentes.

A mentalidade do autor se concentra em fornecer perspectivas valiosas. Como, por exemplo, ao invés de trabalhar para conseguir um bom emprego, estude para fundar seu próprio negócio.

2 – Os Segredos da Mente Milionária

Se você procura adotar uma nova visão, essa obra pode te auxiliar a tornar sua mente milionária.

Segundo o autor, que por sinal é um milionário, se você tem metas financeiras deve aprender a adaptar sua vida para que ela dependa menos do dinheiro, gerando, então, a economia necessária para atingir suas metas.

É uma linha de raciocínio simples: ao reduzir seus custos, você pode investir em outros setores para ampliar seu patrimônio.

Livros sobre dinheiro

3 – Quem Pensa Enriquece

Napoelon Hill, o autor da obra, estudou sobre pessoas milionárias até lançar o título em 1930. No entanto, o conhecimento adquirido é tão rico, que o livro permanece atual.

Só para você ter uma ideia, a obra já vendeu mais de 30 milhões de exemplares. O que o torna um dos principais livros sobre dinheiro.

Em suma, Napoleon pesquisou e analisou as práticas de pessoas ilustres, como Henry Ford e John Rockefeller para chegar num consenso de características pessoais que os conduziram ao sucesso financeiro.

Dessa forma, o leitor consegue adequar esses hábitos saudáveis ao seu orçamento.

4 – Dinheiro e Vida: Mude Sua Relação com o Dinheiro e Obtenha a Independência Financeira

Essa obra evoca questões profundas sobre as finanças pessoais. Dessa forma, o autor relaciona seus valores íntimos com suas escolhas financeiras.

Entretanto, ele não se concentra na construção da riqueza em si, como boa parte dos livros sobre dinheiro. Em vez disso, ele se concentra em alinhar outros pontos.

Como, por exemplo, o que você almeja na vida e em qual direção seu dinheiro está indo. Sendo assim, essa obra te faz reconsiderar a forma como você gasta seu dinheiro diariamente.

5 – O Milionário Mora ao Lado

Se você é o tipo de pessoa que adora fatos e relatórios, esse livro é para você, pois mostra exatamente como as pessoas ricas chegaram lá. O que o torna um dos principais livros sobre dinheiro.

Sendo assim, essa obra é repleta de estatísticas. Inclusive, o autor mostra que a maioria dos milionários são as pessoas que você não espera, porque vivem em casas modestas, vivem uma vida comum.

Além disso, o livro analisa diversos hábitos que você pode aderir para construir o seu sucesso financeiro.

6 – O Homem Mais Rico da Babilônia

Sem dúvida, esse é um dos principais livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler. Inclusive, ele foi indicado por ninguém menos do que Bill Gates, que, por sinal, é uma das personalidades mais ricas do mundo.

O autor elenca métodos poderosos, de acordo com a realidade dos homens mais ricos dos tempos antigos.

O objetivo da obra é ensinar os leitores como sair das dívidas e ser bem-sucedido financeiramente.

7 – Seu Futuro Financeiro

Esse é um ótimo livro para aprender a se organizar financeiramente e realizar diversos investimentos.

A obra é repleta de informações com as mais variadas abordagens do mercado.

Por isso, o autor promove conhecimento através de uma didática simples, com o objetivo de facilitar o aprendizado. Os temas retratam várias vertentes, como, por exemplo, finanças pessoais e educação financeira no geral.

Além disso, o livro aborda questões fundamentais sobre classes sociais.

Gostou da nossa lista com os 7 livros sobre dinheiro que todo mundo precisa ler? Acesse nosso blog e fique por dentro desse e outros segmentos a respeito da educação financeira.

Categorias
Livros sobre Finanças

Não fique sem ler esses livros sobre investimentos

Seja você um iniciante ou um investidor experiente que precisa de uma atualização, a leitura de alguns dos melhores livros sobre investimentos é uma ótima maneira de aprimorar seu conhecimento.

Com esses livros, você pode entrar no cérebro de Peter Lynch, aprender a história de Wall Street ou simplesmente descobrir se você está pronto para usar esse dinheiro extra em sua conta poupança para começar a investir. Confira a seguir uma lista com os oito melhores livros sobre investimentos!

Tempo é dinheiro: os melhores livros sobre investimentos

1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Warren Buffett elogiou “O Investidor Inteligente” como “o melhor livro sobre investimentos já escrito”. Ele certamente não é a única pessoa a saudá-lo como tal. Embora Benjamin Graham – também conhecido como o “padrinho do investimento” – tenha escrito esse livro em 1949, ele permanece tão relevante quanto sempre foi.

De fato, a filosofia amplamente adotada de Graham sobre investimentos, sua estratégia focada em obter ganhos de riqueza a longo prazo e ao mesmo tempo em limitar o risco, é a cereja no bolo desse livro. Além disso, ele também dá dicas sobre a história do mercado de ações e dicas sobre como analisar uma ação.

2. Os Ensaios de Warren Buffett: Lições para Investidores e Administradores, de Warren Buffett, ed. Lawrence Cunningham

Depois de ler o livro de investimentos favorito de Warren Buffett, é hora de abrir o ” Os Ensaios de Warren Buffett: Lições para Investidores e Administradores”. Este livro das cartas de Buffett ao longo dos anos para os acionistas da Berkshire Hathaway é habilmente compilado e apresentado pelo autor investigativo Lawrence Cunningham.

Os ensaios, sobre tópicos como governança corporativa, ações e avaliação, dão uma olhada nas práticas de negócios e na filosofia de investimento de Buffett.

3. Um Passeio Aleatório por Wall Street, de Burton Malkiel

“Um Passeio Aleatório por Wall Street”, de Burton Malkiel, resume o básico sem sacrificar a legibilidade. Em seu guia para navegar no mercado e gerenciar investimentos, Malkiel defende o amplo fundo de índice sobre a seleção de ações.

Sem dúvida, um bom livro sobre investimentos para ler antes de iniciar um portfólio. Afinal de contas, Malkiel oferece dicas sobre como avaliar possíveis retornos de tudo, desde ações e títulos a mercados monetários e aquisição de imóveis.

Livros sobre investimentos

4. One Up on Wall Street, de Peter Lynch

Em “One Up on Wall Street” (ainda sem tradução para o português), o renomado investidor Peter Lynch argumenta que os investidores médios podem rivalizar com profissionais. Lynch explica que o que todo mundo precisa fazer é prestar muita atenção aos produtos e serviços que eles encontram diariamente.

De fato, essas observações feitas no trabalho podem se traduzir em conhecimento valioso e prático que pode agregar conhecimento aos investimentos. Além disso, Lynch explica quais desses serviços e produtos poderiam realmente ser um bom investimento.

5. O Guia de investimentos do Bogleheads, de Taylor Larimore, Michael LeBoeuf, Mel Lindauer

O “Guia de investimentos do Bogleheads” é uma leitura recomendável para qualquer pessoa, independentemente de faixa etária, classe social e poder aquisitivo. Sem dúvida, este livro sobre investimentos é essencialmente um roteiro para investir no estilo conservador e de baixo risco do fundador da Vanguard, John Bogle.

Depois de analisar o básico, o guia de uso fácil divide todos os diferentes tipos de investimentos. De fato, a orientação abrangente sobre planejamento financeiro une tudo isso.

6. Os 5 Erros Que Todo Investidor Comete e Como Evitá-los, de Peter Mallouk

Enquanto muitos livros sobre investimentos se concentram no que fazer, o livro de Peter Mallouk mostra com presteza o que não fazer.

Isto é, “Os 5 Erros Que Todo Investidor Comete e Como Evitá-los” oferece aos leitores uma cartilha sobre os riscos do mercado. Mallouk, em seguida, explica como evitar essas armadilhas e como deixar os preconceitos obscurecerem a tomada de decisões. O livro é curto, fácil e direto ao ponto, mas densamente informativo.

7. O Pequeno Livro do Investimento no Senso Comum, de John C. Bogle

Enquanto as ações são tipicamente o ponto focal das conversas em torno dos investimentos, John Bogle segue uma rota diferente em “O Pequeno Livro do Bom Senso Sobre Investimentos: A Única Maneira de Garantir Sua Participação Justa Nos Retornos do Mercado de Ações”.

Assim, o Bogle usa explicações detalhadas sobre investimento em índices e fundos mútuos para ilustrar uma alternativa menos arriscada às ações tradicionais. O livro também contém algumas das histórias pessoais do Bogle para ajudar a tornar esses conceitos mais reais. “O Pequeno Livro do Investimento no Senso Comum” tem pouco mais de 200 páginas, tornando-o uma leitura muito gerenciável e fácil.

Embora um pouco repetitivo, o livro oferece conselhos distintos do mundo real em linguagem simples.

8. Análise de Segurança: Princípios e Técnica, de Benjamin Graham e David L. Dodd

A “Análise de Segurança: Princípios e Técnica”” de Benjamin Graham e David Dodd foi publicada originalmente em 1934. Existem várias edições deste livro de 700 páginas, incluindo uma com um prefácio escrito por Warren Buffett. Nisso, ele elogia o trabalho de Graham e Dodd, afirmando que “eles estabeleceram um roteiro para investir que eu agora sigo há 57 anos”.

Embora a “Análise de Segurança” seja um pouco complexas, suas informações são essenciais para uma compreensão profunda do investimento. Devido à idade deste livro, alguns de seus conteúdos estão um pouco desatualizados. No entanto, as lições gerais ainda se aplicam facilmente hoje. Afinal de contas, ele ensina o leitor a fazer coisas como avaliar o valor intrínseco de uma empresa, diversificar e explicar os riscos.

É um fato que, quanto mais você lê, mais você sabe, e isso é especialmente aplicável aos livros sobre investimentos e tudo aquilo que orbita esse assunto sempre em alta. De fato, os investimentos nunca sairão de moda, de maneira que conhecimento, nesse âmbito, é poder.

Isto é, esta lista é apenas a ponta do iceberg quando se trata da variedade de livros de investimento de qualidade disponíveis na Amazon. Com ela, você será introduzido ao universo dos investimentos, conhecendo seus meandros e nuances e descobrindo como lograr de seus benefícios a longo prazo. Não deixe de procurar pelos livros citados nessa lista, você literalmente só tem a ganhar!