Categorias
Livros de Saúde

9 livros sobre PNL (Programação Neurolinguística)

Para saber técnicas de PNL (Programação Neurolinguística), uma das formas mais eficientes é através de livros sobre PNL.

A indústria de livros oferece várias opções sobre esse assunto e traz passos e técnicas avançadas em livros sobre PNL que vão fazer com que você tenha amplo conhecimento e informação.

O que é PNL?

Antes de qualquer coisa, PNL é um sistema de conhecimentos que transforma os métodos de desenvolvimento humano e de comunicação.

É um método muito utilizado em áreas como gestão de pessoas, terapia, treinamento, e vendas, pois proporciona aumento nas metas de comunicação.

O sistema começou a ser utilizado na década de 70 nos Estado Unidos e está sempre em desenvolvimento para que cada vez mais seja uma técnica aperfeiçoada e utilizada por pessoas ao redor do mundo tempo, passando de geração em geração.

Um dos focos da PNL é ensinar que você pode utilizar seu cérebro para obter qualquer objetivo. Para isso, o sistema ensina diversos métodos que você pode praticar e ir melhorar os resultados conforme vai aperfeiçoando.

Além disso, esse sistema é utilizado no mundo todo e reconhecido entre os principais profissionais que atuam na área de comunicação, crescimento pessoal e gestão.

9 livros sobre PNL

1. Poder sem limites, de Antony Robbins

Esse está entre os principais livros sobre PNL e conta com milhares de exemplares vendidos em todo mundo, sendo um dos best-sellers desse tema.

O autor aborda a capacidade que todos possuem de fazer tudo o que quiserem, independentemente de qualquer coisa, como idade, profissão ou posição social.

Ademais, o livro traz as principais técnicas que você pode aplicar para que tenha sucesso e realize seus objetivos, com embasamento na ação e no autoconhecimento.

2. Ferramentas de PNL, de Andréia Roma

Nessa obra são apresentadas uma série de histórias de vidas que foram transformadas positivamente pela utilização de técnicas e práticas de PNL.

Além disso, as histórias demonstram como as técnicas de PNL podem ser aplicadas de forma eficiente em uma diversidade de áreas e até mesmo no desenvolvimento pessoal.

Ademais, a autora cita áreas como educação, relações interpessoais, criatividades, inteligência emocional e muitas outras que podem ser afetadas de forma positiva pelas técnicas de PNL.

3. Programação neurolinguística para leigos, de Ready Romilla

Esse é um dos livros mais indicados se você está começando agora a saber sobre o assunto.

Nessa obra, a autora ensina como você pode reprogramar seus pensamentos para ir em busca de um estado mental com maior poder. Para isso, é preciso eliminar atitudes e hábitos que não fazem bem para o seu objetivo.

Ademais, esse livro é escrito de forma simplificada e objetiva, o que ajuda quem está começando a entender aos poucos os principais pontos desse assunto.

Livros sobre PNL

4. Manual de programação neurolinguística PNL, de Joseph O’Connor

Essa obra pode ser ideal tanto para quem já está mais aprofundado nos estudos sobre PNL, quanto por quem está iniciando.

Alem disso, no livro são apresentados conceitos básicos, técnicas e práticas de forma dinâmica. Além disso, o autor traz exercícios para que você pratique as dicas no cotidiano e possa evoluir não só no conhecimento, como também na prática.

5. Coaching com PNL, de Andrea Lages

Esse é outro dos livros de PNL que você precisa ler, pois ele tem um grande diferencial que não foi abordado nos livros anteriores.

Nessa obra a autora traz conceitos de PNL juntamente com dicas e técnicas de coaching.

Com isso, a busca da autora é oferecer uma mescla, objetiva e clara, que esses dois conceitos podem ser uma ótima estratégia para sua vida.

Ademais, o livro retrata as questões utilizando exemplos, o que torna mais fácil a visualização de como as dicas funcionam realmente.

6. Manual de persuasão do FBI, de Jack Schafer

Logo de início você pode achar um pouco estranho esse título, mas logo vai entender e encontrar sentido.

O FBI possui táticas e estratégias que são utilizadas quando é necessário entrevistar terroristas e conseguir identificar as mentiras.

E isso é muito útil para o dia a dia, conforme explica o autor.

O livro é de autoria de um agente especial e foi escrito especialmente para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI.

Com isso, muitas das táticas utilizadas você também pode utilizar para obter os objetivos que deseja em sua carreira ou em sua vida pessoal.

7. Sucesso em vendas com NPL, de Joseph O’Connor

Como o PNL também é muito utilizado para aumentar metas de venda, esse livro faz essa abordagem.

O autor mostra técnicas de PNL e conceitos que quando utilizados nas vendas podem mudar o comportamento das pessoas.

Ademais, com as novas tecnologias sempre sendo desenvolvidas e trazendo novidades e melhorias constantes ao mercado, o mundo das vendas precisa sempre se reinventar.

O comprador está mais exigente, de forma que é preciso acompanhar essa evolução. E uma das formas é com táticas e dicas de PNL.

8. O corpo fala, de Roland Tompakow e Pierre Weil

Esse livro é voltado para uma outra forma de comunicação, a comunicação corporal.

A obra traz quais são os gestos, expressões que adotamos quando expressamos um sentimento ou posicionamento.

Além disso, o livro trata de expressões que podem ser tomadas de forma inconsciente, não só consciente. O que abrange e aprofunda muito mais o estudo.

9. Vendas com PNL, de Carlos Serpeloni

Mais um livro que é voltado para o leitor que quer aplicar as técnicas de PNL no mundo das vendas.

Nessa obra, o autor desvenda os mais diversos segredos e caminhos que existem na Programação Neurolinguística e que podem fazer com que as vendas sejam aumentadas e impulsionadas.

Além disso, o livro ensina que o leitor utilize forças internas como combustível. Forças que muitas vezes as pessoas nem imaginam que têm mas que estão ali guardadas esperando para serem utilizadas.

Dessa forma, entre os livros sobre PNL existentes no mercado, esses são alguns dos que podem fazer com que você tenha avanço nessa prática. Ademais, essa lista aborda diversos temas e vai servir como um guia versátil acerca das táticas de PNL.

Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre psicologia: 8 obras para você ler

Se você quer conhecer como funciona a mente humana e entender vários mistérios e reações, uma ótima forma de adquirir conhecimento sobre o assunto é através de livros sobre psicologia.

Há várias obras que abordam esse tema fascinante e que desperta tanta curiosidade. Por isso, invista em livros sobre psicologia e conheça cada vez mais tudo sobre os pensamentos, emoções e as capacidades psicológicas.

Psicologia

Tanto para quem quer estudar o tema porque é um estudando de psicologia, quanto para as pessoas que gostam do assunto. Os livros de psicologia tratam de temas que são comuns a todos, pois todos vivemos sob ela.

A psicologia da forma como é conhecida hoje só começou a ser ciência no início do século XIX. Após, ao longo do século XX e XXI ela vem sofrendo mudanças, ramificações e divisões.

Essa ciência estuda os comportamentos humanos, os comportamentos da mente.

E entender um pouco sobre ela pode fazer com que você se entenda melhor e conviva melhor em sociedade.

Principais livros de psicologia

Há uma série de livros sobre o assunto, com diferentes linguagens e tipos de abordagens.

Com isso, o ideal é que você identifique em que nível de profundidade quer ler, sendo indicado começar aos poucos, caso não tenha afinidade com esse tema.

1. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

O autor é um respeitado psicólogo americano e no livro aborda a relação que há entre a emoção e o pensamento.

Ele fala de habilidades, inteligência e capacidades, enquanto descreve esse conjunto de aspectos que pode nos definir como pessoas.

Ademais, o autor aborda explorando a inteligência emocional, a capacidade que temos de controlar impulsos e ter consciência dos sentimentos que norteiam o ser humano.

Ademais, o autor aborda outros tipos de sentimentos e como exercitar habilidades sociais como sentir empatia.

2. Os sete pecados da memória, de Daniel L. Schacter

O autor foi diretor do departamento de psicologia de uma das universidades mais importantes dos EUA, Harvard.

No livro ele fala dos mecanismos que a memória possui e aborda suas imperfeições. E para proporcionar essa abordagem ela fala de aspectos como lapsos e processos de lembranças.

3. Poderosa Mente, de Bernabé Tierno

Nesse livro, o autor, que é psicopedagogo, explana que a mente humana é a melhor arma que há para enfrentar dificuldades e crises.

Além disso, o autor busca desvendar mecanismos que estão ocultos no cérebro e levar você para um entendimento amplo sobre o tema.

Livros sobre psicologia

4. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Assim como nos livros acima, o autor dessa obra também tem grande reconhecimento público. Daniel é Nobel de economia e no livro trabalha para mostrar que o cérebro é pouco confiável.

Ele diz que o cérebro humano é repleto de raciocínios falsos e pensamentos inacabados e que isso tudo pode lavar a decisões tomadas de forma equivocada.

Ademais, esse livro é a leitura ideal para as pessoas que querem saber um pouco mais sobre como pensamos.

Além disso, o livro possui o foco de demonstrar as características e consequências que existem acerca das duas maneiras como pensamos, que são o pensamento rápido e o devagar.

O autor diz que o devagar possui uma maneira mais lógica, enquanto o rápido é feito de forma emocional e intuitiva.

Segundo o autor, por isso é que muitas vezes tomadas decisões equivocadas de forma precipitada, pois não ocorre o pensamento devagar que é o mais lógico e acertado.

5. O animal social, de Elliot Aronson

Entre os livros de psicologia esse retrata acerca de relações contemporâneas sociais. O livro aborda os pensamentos que acabam desencadeando problemas sociais que são recorrentes, como alienação e preconceito.

E essa abordagem ocorre a partir de muitas experiencias que são explicadas no livro.

Ademais, o autor faz uma análise de mecanismos escondidos atrás das relações interpessoais.

Dessa forma, esse livro é uma boa leitura para que você consiga entender a mente humana e seu comportamento dentro da sociedade.

6. Incógnito: as vidas secretas do cérebro, de David Eagleman

Esse livro é um Best-Seller do jornal The New York Times e se encontra entre os mais recomendados pelo Wall Street Journal.

O autor é um neurocientista e mostra como nem sempre o cérebro está no comando das coisas de forma consciente.

Essa abordagem ocorre a partir de exemplos do cotidiano que o autor menciona, o que torna a leitura mais fluida e simples até mesmo para o público leigo no assunto.

O foco da obra é ter maior conhecimento acerca dos inúmeros mistérios que estão ao redor do subconsciente humano, bem como descobrir suas contradições.

7. Seus pontos fracos, de Wayne Dyer

Nesse livro, o autor aborda um assunto muito interessante que é a complexidade da mente humana.

Além disso, a obra orienta o leitor a como contornar alguns aspectos que são negativos da personalidade do ser humano, como ciúme, dependência, ansiedade, medo e procrastinação.

Dessa forma, se você quer aprender a lidar melhor com esse tipo de sentimento que todos enfrentamos em várias oportunidades da vida, a leitura desse livro é muito indicada.

Nela o autor aborda dicas que vão auxiliar você a despistar esse tipo de sentimento que pode fazer com a vida se torne mais pesada e negativa.

8. A mais pura verdade sobre a desonestidade, de Dan Aryely

Essa obra trata da desonestidade que rodeia o ser humano. No livro, o autor, que é professor de psicologia, demonstra com uma série de exemplos, que todos os seres humanos são desonestos.

O livro pode causar impacto com as respostas apresentadas, mas às vezes o que é relevante e importante de ter conhecimento, realmente causa impactos. Mas não é por isso que devemos ignorar ou deixar de saber, pelo contrário.

Com o livro você vai poder adquirir uma observação acerca das atitudes e motivações de uma forma diferente, com maior análise crítica e entendimento amplo.

Com isso, a leitura dessa e dos livros sobre psicologia mencionados até aqui, você vai obter um entendimento amplo e de diversas áreas da psicologia. O que pode causar inúmeros benefícios tanto para você, quanto para as pessoas ao seu redor.

Categorias
Livros de Saúde

7 excelentes livros sobre nutrição

Ler livros sobre nutrição auxilia a criar maior entendimento de como os alimentos afetam a saúde. Além disso, esse tipo de leitura proporciona maior qualidade de vida, pois a pessoa passa a seguir dicas importantes.

Existe uma série de livros sobre o tema e podem ser lidos tantos por pessoas leigas no assunto, quanto por pessoas que trabalham na área nutricional. Dessa forma, veja uma relação dos melhores livros de nutrição e fique por dentro dessa área tão importante.

O impacto da nutrição

Ter uma nutrição adequada auxilia o organismo a prevenir doenças e permite que a vida seja levada de forma mais saudável.

Isso é essencial para o cotidiano e é uma ferramenta indispensável para quem quer viver uma vida plena e longa.

Lista dos melhores livros sobre nutrição

A literatura existente na área de nutrição é bastante vasta e há vários livros sobre praticamente todos os assuntos e controvérsias da área.

Por isso é bom ler autores diversificados e encontrar as respostas para suas principais dúvidas nos melhores livros sobre nutrição.

Ademais, entender um pouco mais sobre os maus hábitos alimentares e saber as consequências que causam no organismo, podem um divisor de águas para quem é leigo no assunto, tomar decisões melhores e focar em uma boa nutrição.

1. A Dieta da Mente, de Dr. David Perlmutter

Esse autor possui vários livros sobre esse tema e a obra em questão trata com profundidade a questão biológica dos alimentos.

Além disso, o livro traz explicações de maneira coerente e que proporciona grande entendimento ao leitor.

Ademais, na obra o autor tem o foco de demonstrar como os alimentos consumidos afetam os neurônios e que algumas escolhas alimentares podem levar à demência e Alzheimer.

O livro aborda artigos científicos que demonstram essa relação e o autor faz uma análise didática e coerente.

Ou seja, é um dos livros sobre nutrição que não se pode deixar de ler.

2. Gordura sem medo, de Nina Teicholz

A autora traz uma abordagem focada na parte histórica da nutrição.

O livro explica de onde veio o mito acerca da gordura saturada.

No livro a autora explica o mito que a gordura saturada faz mal surgiu não tem muitas décadas.

E que depois da Segunda Guerra Mundial, a nutrição regrediu em aspectos de descobertas, pois muitas descobertas científicas foram perdidas, principalmente na Alemanha que era um dos locais mais avançados nessa área de pesquisa.

3. Açúcar: Culpado ou Inocente, de Gary Taubes

Nessa obra o autor conta a história e explica o que aconteceu para que a cultura do consumo excessivo de açúcar se fixasse atualmente.

O autor expõe fatos valiosos sobre órgãos controladores como o FDA dos EUA, que é um órgão por onde passam aprovações de alimentos industrializados.

No livro, ele menciona que é sabido, atualmente, que o consumo alto de açúcar leva ao diabetes tipo 2, mas que nem sempre esse conhecimento foi claro assim.

E que órgãos como o FDA, pagam pesquisadores para que defendam os interesses financeiros das indústrias.

Isso acaba fazendo com que certos alimentos que fazem muito mal à saúde sejam consumidos pela população, sem parecerem os grandes vilões.

O autor cita exemplos como o cigarro. Na época que foi descoberto que o cigarro causa câncer de pulmão, muitos pesquisadores foram pagos para concluir pesquisas equivocadas propositalmente.

O que confundo o consumidor e faz com que a indústria siga produzindo.

E isso também acontece com a indústria de alimentos, segundo o autor.

Dessa forma, essa é outra leitura indispensável para estar atento e obter cada vez mais qualidade nutricional.

Livros sobre nutrição

4. Por que engordamos, de Gary Taubes

Esse livro foi escrito especialmente para ser uma obra com linguagem simples e para leigos.

O autor havia escrito, antes desse livro, o Good Calories, Bad Calories, que continha 600 páginas.

No entanto, a pedido dos leitores, desenvolveu essa obra mais simplificada e didática para o entendimento de todos os públicos interessados no assunto.

O livro explica várias questões sobre peso, como:

  • O que acontece com o carboidrato em nosso organismo;
  • Propensão a engordar por influência hormonal e genética;
  • Resultado de dietas baseadas em maior quantidade de gordura natural;
  • Corpo sem carboidrato

O autor entra em diversos temas e formula teorias interessantes e reflexivas durante o livro.

5. Barriga de Trigo, de William Davis

Em resumo, o autor aborda os malefícios que o trigo causa ao organismo.

O livro menciona uma série de problemas graves, além daqueles mais falados e conhecidos, que o trigo causa ao corpo.

Inclusive, em certa parte do livro o autor é bem enfático e diz com todas as letras que trigo causa câncer.

Além disso, o livro menciona que a causa do trigo ser tão maléfico é o açúcar, pois há mais açúcar em uma fatia de pão do que em uma colher de sopa de açúcar.

6. A dieta dos Nossos Ancestrais, de Caio Augusto Fleury

Esse livro é de um autor brasileiro e possui linguagem interessante e muito acessível.

Além disso, o livro possui várias tabelas e conta com informações transmitidas de forma direta e clara.

Ademais, é uma obra curta, o que pode ser uma grande vantagem para o leitor que deseja encontrar um livro informativo e sucinto.

Nesse livro, o autor não faz abordagens históricas e conceitos biológicos.

A abordagem é direta, mas sempre com base científica e histórica, o que é fundamental para qualquer tipo de livro desse gênero.

7. Amigos da Mente, de Dr. Davis Perlmutter

Esse autor já possui um livro nessa lista dos livros sobre nutrição, mas essa segunda obra também é de grande valia.

No livro o autor explica a importância que o microbioma tem.

Um exemplo é o consumo de açúcar. Quanto mais se come açúcar, mas o organismo quer comer.

A explicação do autor é que, nesse exemplo, com o consumo de açúcar, o intestino é colonizado com bactérias que são mais adaptas do açúcar.

Portanto, o livro demonstra que é preciso colonizar o corpo com bactérias que fazem bem e mostra como fazer isso.

Dessa forma, esse e todos os outros livros sobre nutrição mencionados, são essenciais para a construção de um relacionamento mais adequado com os alimentos e, sobretudo, bem informado.

Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre pandemia: 8 obras interessantes

A crise de saúde mundial está instalada, mais uma vez, na história. Ademais, a quarentena e regimes globais de lockdown estão mantendo a população em isolamento social. Nesse sentido, com tanto tempo sobrando a leitura é uma das formas mais sadias e culturais para se passar o tempo. Assim, para unir todos esses elementos, aproveite para ler livros sobre pandemia.

Afinal, o novo coronavírus anda levantando dúvidas sobre seus impactos na sociedade e economia modernas. Aliás, assim como a leitura, o assunto já rendeu filmes diversos para a TV e o cinema. Enfim, relatando histórias fictícias ou reais, confira a seguir nossa lista com grandes dicas de livros sobre pandemia.

Sugestões de livros sobre pandemia

Certas vezes, naqueles momentos mais delicados, a conjuntura geral chega a ser um evento inédito. No entanto, apesar de outras graves doenças que já marcaram a história atingiram, precisam estar cientes de como elas podem ser resolvidas e enfrentadas no presente.

Nesse sentido, para superar a fase de distanciamento social, você pode aproveitar o tempo em casa para colocar a leitura em dia. Por isso, temos abaixo uma lista com sugestões de livros sobre pandemia para você manter sua saúde mental e ainda ganhar inspiração.

1. A peste, por Albert Camus

Para abrir nossa lista de livros sobre pandemia, o próprio título da obra já revela que o enredo é pesado. Em suma, numa cidade da Argélia, um médico tropeça num rato morto ao sair do consultório. A partir de então, está dado o primeiro sinal de que uma epidemia terrível poderia assombrar a população local.

Estando à beira de uma quarentena, os moradores começam a sofrer devido ao sofrimento que a cidade passa a enfrentar. Por outro lado, as pessoas começam a descobrir o valor da solidariedade e da compaixão em tempos difíceis. Enfim, esta é uma das obras mais célebres do pós-guerra e que consagrou o autor como um dos pilares literários do século XX.

2. O enigma de Andrômeda, por Michael Crichton

Nesta obra, a leitura narra a ventura de um satélite espacial que tem como meta investigar a presença de vida alienígena. No entanto, ele sai de órbita antes do previsto e acaba caindo perto a uma pequena cidade no deserto do Arizona.

A seguir, moradores locais começam a morrer pela infecção de uma bactéria de origem espacial presente no satélite. Em meio à pandemia causada, equipes de resgate conseguem encontrar somente dois sobreviventes. Assim, para investigar suas, o governo aciona um protocolo de emergência secreto comandado por importantes cientistas.

3. Um diário do Ano da Peste, por Daniel Defoe

Nesta dica de livros sobre pandemia, a obra é um registro sobre a epidemia de peste bubônica ocorrida na Londres de 1665 e matou cerca de setenta mil pessoas. Para isso, misturando ficção e realidade, o autor criou diálogos entre os personagens compondo um clima de novela e os registros de um repórter. Enfim, vale lembrar que o autor é precursor do jornalismo moderno e escreveu mais de quinhentas obras.

Livros sobre pandemia

4. O amor nos tempos do cólera, por Gabriel García Márquez

Além do sucesso literário, este é um dos livros sobre pandemia que também resultou numa adaptação para o cinema. Na obra, o consagrado autor narra a paixão de dois homens por uma mulher. No entanto, para evitar um romance, o pai da moça a envia para uma longa viagem.

À época, mesmo a Colômbia enfrentando uma epidemia de cólera, a moça acabou se casando. Enfim, entre idas e vindas românticas, vale salientar que essa trama tem inspiração numa história de amor real vivenciada pelos pais do autor.

5. A dança da morte, por Stephen King

Além de ser um dos melhores livros sobre pandemia, a obra também é um clássico da literatura contemporânea. Isso porque o mestre Stephen King narra uma eterna batalha entre o bem e o mal e o fim da civilização.

Em linhas gerais, depois de um erro tecnológico, um vírus é solto e decreta o fim do mundo. A partir de então, nosso planeta torna-se um ambiente sem instituições, árido e com uma população que, apesar de dizimada a quase zero, precisa tomar difíceis decisões.

6. Ensaio sobre a cegueira, por José Saramago

Mais um dos livros sobre pandemia que também ganhou as telas dos cinemas, a leitura começa com um homem que fica cego subitamente. Chamado de “treva branca”, esse caso logo se espalha após o contanto com demais pessoas.

Nesse sentido, o surgimento de uma epidemia fica evidente. A partir de então, o governo resolve agir, colocando pessoas infectadas numa quarentena de poucos recursos. Com o tempo, mesmo cegas elas percebem que estão reduzidos a uma vida primitiva, tendo que lutar para sobreviver.

7. Salão de beleza, por Mario Bellatin

Em linhas gerais, a obra narra vida de um cabeleireiro de grande cidade que se traveste à busca de programas sexuais. Contudo, quando uma peste desconhecida assola a cidade, ele passa a proteger pessoas doentes dentro de seu salão.

Embora esta dica de livros sobre pandemia não faça uma menção clara sobre qual é a peste, pode-se notar que se trata de uma epidemia de AIDS. Nesse sentido, apesar de sofrer pelos que vão morrer, ele passa a demonstrar preconceito e indiferença ao procurar manter uma distância segura.

8. Estação Onze, por Emily St. John Mandel

Para fechar nossas sugestões de livros sobre pandemia, a obra conta a história de um famoso ator que sofre um ataque cardíaco em pleno palco. No local, um paparazzo treinado em primeiros socorros começa a tentar sua vida.

Enquanto as cortinas vão se fechando, uma atriz fica horrorizada ao ver as tentativas de ressuscitação. Ainda na mesma noite do fato, surge uma pandemia que destrói quase toda a humanidade.

Enfim, para fechar este artigo com livros sobre pandemia, passados vinte anos essa atriz participa de apresentações itinerantes. Assim, ela pode viajar pelos assentamentos de um mundo pós-apocalíptico com um modesto grupo de artistas. Tudo para poder levar números musicais, peças de Shakespeare e Arte para quem sobreviveu.

Categorias
Livros de Saúde

10 livros sobre hipnose que você vai gostar de ler

Não importa se você é novo em campo ou se tem muitos anos de experiência. Você se tornará um hipnotizador mais inteligente e rico em recursos e estratégias depois de ler, ou depois de estudar, sobre livros sobre hipnose.

Observe, no entanto, que esses livros são muito mais do que apenas como hipnotizar alguém. De fato, eles ensinam muito mais aos seus consumidores do que induções hipnóticas.

Em suma, tratam-se de livros bem estruturados, que proporcionam aos leitores toda a base para compreender a arte da hipnose.

Ficou curioso? Não deixe de conferir essa lista especial e seletiva com os 10 melhores livros sobre hipnose!

10 livros sobre hipnose que são imperdíveis!

1. Formações de Transe: Programação Neurolinguística e a Estrutura da Hipnose (Bandler e Grinder)

Fora de catálogo por muito tempo, esse livro ainda é excelente. Sem dúvida, vale a pena procurar uma cópia em seu idioma e comprá-la adquiri-lo para sua coleção. Neste livro, o leitor tem a sensação de assistir a um dos treinamentos de Blander ao vivo, onde mostra que a hipnose realmente tem uma estrutura que eles desconstroem em termos da PNL. Essencialmente ericksonianos (hipnose ericksoniana) no método, os autores ensinam através de uma mistura de palestras e demonstrações.

2. Os Documentos Coletados de Milton H. Erickson (MH Erickson MD)

Embora não seja para iniciantes, este conjunto de quatro volumes de livros roxos é uma mina de ouro da teoria hipnótica e da experimentação. De fato, os volumes podem ser lidos em qualquer ordem e são excelentes para navegação hipnótica. Erickson documenta seus experimentos e experiências, demonstrando efetivamente por que ele ainda tem anos à frente de todos os outros hipnotizadores até hoje.

3. Minha Voz Irá Contigo – Os Contos didáticos de Milton H. Erickson (editado e com comentários de Sidney Rosen)

Milton Erickson era conhecido por sua terapia notável e aparentemente sem esforço. Simplesmente contando as histórias de seus pacientes, ele fazia com que seus súditos entrassem em transe e suas vidas fossem frequentemente transformadas. Dr. Rosen reuniu 100 dos contos didáticos e poderosos de Erickson, juntamente com seus próprios comentários. Essas não são histórias para copiar, mas são excelentes veículos de ensino para aqueles que desejam se tornar contadores de histórias que podem mudar vidas.

4. Hipnose Não Existe? Monstros e Varinhas de Condão (Heller e Steele)

Um livro curto e uma leitura rápida, mas um dos livros de hipnose favoritos de todos os tempos. Trazendo elementos da PNL, os autores ensinam através de um exemplo vívido que a hipnose pode não existir realmente como algo específico – mas está acontecendo em todos os lugares. Há relatos de pessoas que, usando os métodos deste livro, curaram verrugas em pacientes com uma varinha mágica. Ou seja, neste caso, um lápis. Sem dúvida, um ótimo livro para o hipnotizador que está preso em um modelo estático de transe hipnótico.

Livros sobre hipnose

5. Terapia Transformadora: Uma Nova Abordagem à Hipnoterapia (Gil Boyne)

Contendo transcrições de suas próprias sessões terapêuticas, este livro é outra jóia que não deve ser desperdiçada quando o assunto é hipnose! De fato, Boyne era um mestre da indução rápida e pode ensinar uma coisa ou duas aos hipnotizadores de plantão. No entanto, os transes que ele criou eram poderosos e os resultados tendiam a durar. Combinando hipnose com terapia Gestalt, Boyne trabalhou criativamente, e este livro certamente resistirá ao teste do tempo. Se você é um hipnoterapeuta, esta é uma leitura obrigatória!

6. Mesmerismo na Índia (James Esdaile)

Originalmente escrito em 1800, ainda permanece uma leitura fascinante. Esdaile era um cirurgião do exército britânico que serviu na Índia. O livro documenta seu trabalho com o mesmerismo, a forma incipiente de hipnotismo, em uma época em que o anestésico ainda não havia sido descoberto. Embora muitas vezes levasse horas para ele produzir um transe suficientemente profundo para suas intervenções cirúrgicas, Esdaile fez um trabalho incrível, incluindo a remoção de tumores testiculares.

7. Hipnoterapia (Dave Elman)

Um clássico no mundo da hipnose diretiva, autoritária e paternalista. Erickson era o mestre do sutil e indireto. Elman era o outro lado da moeda. Isto é, Elman ensina como lidar com gagueira, engasgos, criação de anestesia hipnótica, hipnose, estado de Esdaile e muito mais. Se você é hipnoterapeuta e ainda não leu este livro, está perdendo tempo, porque, se você dominar o conteúdo, poderá corrigir todos os tipos de coisas.

8. O Mago de Viena: Franz Anton Mesmer (Vincent Buranelli)

Mesmer foi, por assim dizer, a primeira “estrela do rock” hipnótico. Assim, desde seus estudos em magnetismo animal, até suas sessões hipnóticas para a aristocracia e seu tratamento histérico, tudo é descrito nesse livro.

9. Transes de Treinamento (Overdurf e Silverthorn)

Um excelente livro que lhe ensinará muito sobre a evolução do método ericksoniano. Como o livro número um desta lista (Formações de Transe), a leitura fará com que você se sinta essencialmente participando de um seminário de hipnose. Em suma, pode-se dizer que os autores fazem um bom trabalho ao descompactar e ensinar conceitos bastante complexos, incluindo comandos e metáforas incorporados, de uma maneira fácil e acessível.

10. A Realidade é Plástica: A Arte da Hipnose Impromptu (Anthony Jacquin)

Sem dúvida, este livro é uma das razões que fomentam porquê Anthony Jacquin tem um talento especial para ensinar, sem simplificar demais, nem trazer complexidades desnecessárias. Assim sendo, se você é um hipnotizador de rua ou de palco, este é um item obrigatório para sua estante. Contemplando induções rápidas, técnicas de aprofundamento e uma riqueza de fenômenos hipnóticos interessantes, este livro o ajudará a fazer coisas com hipnose que você achava impossível. O ponto central do ensino de Anthony Jacquin é o conceito de testar seu trabalho para garantir que você tenha a profundidade do transe de que precisa. Algo que, de fato, muitos hipnotizadores parecem ter medo de fazer.

Conclusão

Sem dúvidas, muitos outros bons livros sobre hipnose poderiam ser listados e mereceriam a classificação na lista. No entanto, essa é uma seleção de livros que complementam o conhecimento de um hipnólogo de rua, de palco ou aspirante da arte. A partir dele, será possível aperfeiçoar suas técnicas e ganhar mais e mais profundidade no assunto!

Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre gravidez: 8 obras que você vai gostar de ler

É perfeitamente aceitável que a gravidez cause uma gigantesca sensação de ansiedade nas futuras mamães. Até mesmo para aquelas que já possuem experiência com a maternidade, pode ocorrer um certo nervosismo e a insegurança de não ser uma boa mãe. Logo, confira os melhores livros sobre gravidez para conhecer mais sobre o assunto!

A gravidez e as surpresas que ela carrega

A verdade é que a maternidade em si, é uma infinita caixinha de surpresas. Afinal, é impossível controlar uma onda imensa de sentimentos que somente uma gravidez pode proporcionar. Dessa forma, buscar esclarecimento é a melhor opção.

Ademais, a gravidez é quase como uma profissão que será desempenhada eternamente. Afinal, é a união entre mãe e filho, cujo a qual soma em um aprendizado infinito e cada dia mais inovador e encantador.

Apesar de momentos de estresse, tensão e desacordos, a gravidez pode ser o momento mais belo na vida de uma mulher que deseja ser mãe. Logo, os livros sobre gravidez podem ajudar de forma inegavelmente maravilhosa nesses momentos.

O impacto dos livros sobre gravidez

Quando se trata de buscar conhecimento em prol de uma causa maior, os mais detalhados livros não são o suficiente, ainda mais quando se trata de uma gravidez. Os livros sobre gravidez são uma ótima forma de tranquilizar a ansiedade e entender melhor o que está acontecendo em seu corpo.

1. O Que Toda Mulher Precisa Saber Sobre Gravidez – Marguerite Smolen

O livro é perfeito pra mães de primeira viagem que estão amedrontadas e inseguras sobre tudo o que está por vir. Com esse livro, é possível entender melhor todas as transformações físicas e psicológicas que estão acontecendo.

Além disso, é um dos livros sobre gravidez que ensina de maneira fácil e prática como manter a saúde em dia, tanto a física quanto a mental. Dessa forma, o livro muitas vezes é passado de mãe para filha como uma espécie de manual.

2. Bebês e Suas Mamães – Donald Wood Winnicott

Com uma abordagem técnica, profunda e muito sensível, o livro explica a relação dos bebês com suas mães e como a simbiose presente na mesma pode garantir, ou não, a saúde mental da criança. Além disso, também mostra a importância extrema de haver uma ligação entre mãe e filho.

Ademais, o livro explica tudo de uma forma descomplicada, mas com grande seriedade, linguagem adulta e de fácil entendimento para mães de primeira viagem ou mães experientes.

3. A Gravidez Dia a Dia – Maggie Blott

O livro elaborado por uma Obstetra, oferece uma grande quantidade de informações extremamente relevantes sobre a gravidez. É uma forma didática, prática e descomplicada de entender detalhadamente todas as mudanças que estão ocorrendo.

Além disso, o livro é ótimo para o cônjuge entender de melhor forma como ocorre a transformação no corpo feminino, como procede o desenvolvimento do bebê, entre outras características de suma importância.

4. O Que Esperar Quando Você Está Esperando – Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway

Considerado um dos melhores livros sobre gravidez, possui um título que realmente instiga todos os leitores que entram em contato com ele. Dessa forma, funciona como uma espécie de guia informativo, esclarecendo todas as dúvidas mais comuns das gestantes.

No entanto, o livro também é uma ótima forma de preparar, além da futura mãe, também toda a família e demais pessoas envolvidas no processo da gravidez. Afinal, como é um momento delicado, exige cuidado e compreensão de todos.

5. Então Você Vai Ser Papai – Peter Downey

Para os homens que vão se tornar pais, os livros sobre gravidez também podem ajudar de forma inimaginável durante todo o processo. Afinal, é uma ótima forma de colocar as ideias no lugar, ajudar a fazer o melhor possível e, também, entender todas as mudanças que estão ocorrendo.

Ademais, o livro aborda todas as etapas da gravidez, desde a gestação até a chegada. Em suma, aborda todo o tema com uma linguagem muito simples, irônica, direta e extremamente divertida. É ótimo para aprender enquanto se diverte.

Livros sobre gravidez

6. Psicologia da Gravidez – Maria Tereza Maldonado

Psicologia da Gravidez está sempre entre os livros sobre gravidez mais requisitados e desejados. Afinal, trata-se de um clássico para profissionais e estudantes da área da saúde, incluindo a Psicologia. Nele, também é possível encontrar pesquisas e dados detalhados e relevantes.

Dessa forma, é aquele tipo de livro que explica e mostra detalhadamente todos os motivos pelos quais ocorre tanta transformação no corpo e na mente feminina. Além disso, oferece uma grande possibilidade de a mulher se conhecer de forma mais profunda.

Outra questão muito abordada no livro, é justamente a importância que existe no vínculo afetivo da família para com o bebê. Também mostra a importância de priorizar os atendimentos às famílias grávidas e para que as gerações futuras sejam pacificadoras, resilientes e sábias.

7. A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra – Laura Gautman

O nome do livro faz jus ao que se refere a maternidade: um encontro com a própria sombra. Afinal, ser mãe é uma experiência que somente pode ser descrita por mulheres que passaram por tal acontecimento. Entretanto, é um momento muito complicado, já que causa uma série de sensações e emoções até então desconhecidas pela futura mãe.

Dessa forma, aborda o assunto sempre utilizando uma linguagem de fácil entendimento, orientações extremamente importantes, situações reais e cotidianas, entre outros. Em suma, é um livro cujo qual toda mãe se identificará de forma quase que imediata.

8. Nasceu, e agora? – Stéphanie Sapin-Lignières

Stéphanie Sapin-Lignières é uma parteira francesa que reside no Rio de Janeiro. O livro aborda um tema muito comum sobre as dúvidas que toda mãe sente após o nascer da criança. Além disso, também aborda as aflições que atingem todos os membros da família, as dores e partes do corpo que se apresentam sensíveis.

Afinal, todas essas sensações colaboram para que tudo ocorra de forma muito mais intensa, estressante e desesperadora. Assim, o livro é ideal não somente para mães, mas também pais, avós e todos os membros da família que procuram ajudar de alguma forma a reduzir as aflições causadas no pós-parto.

Dessa forma, o livro se torna um dos maiores e mais bem conceituados livros sobre gravidez.

Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre drogas: 6 leituras obrigatórias

Nesse artigo, vamos elaborar um guia com os melhores livros sobre drogas. Seja para expandir o conhecimento, bem como para autoajuda ou até mesmo para desconstruir paradigmas, nossa lista vai ser muito útil para orientar você nos melhores conteúdos sobre o tema.

A importância do conhecimento sobre drogas

As drogas fazem parte da nossa sociedade, e não se pode fechar os olhos para isso. Assim sendo, é muito importante que se tenha conhecimento sobre esse assunto, seja para prevenir, seja para tratar ou até mesmo para saber como lidar em casos próximos.

Podemos nos deparar com casos em nossa família e amigos próximos. Desta forma, é útil e importante conhecer as drogas, saber de seus efeitos e riscos, já que elas estão infiltradas em quase todos os lugares e pessoas.

Vamos então descrever uma lista com os 6 melhores livros sobre esse assunto, visando informar você com conteúdos importantes e úteis. Além disso, você saberá como agir face a algum caso próximo, ou até mesmo para uma possibilidade de autoajuda.

A lista dos melhores livros sobre drogas

Existem muitos livros sobre drogas, e uma vasta literatura pode ser encontrada em nosso país, e até mesmo de autores internacionais. Estes livros podem oferecer um vasto conhecimento sobre as mais diversas drogas e sobre como lidar com elas.

Escolha os livros que mais despertarem interesse, e nunca se esqueça de contar com a ajuda de um profissional da saúde se porventura estiver diante de um caso de adicção. Confira agora a nossa lista feita especialmente para você.

1 – O Caminho dos Doze Passos, de John E. Burns

Este importantíssimo livro de autoajuda possui destaque na recuperação de dependentes químicos, seja de álcool ou drogas. Certamente, é um dos mais importantes desse segmento, mostrando resultados práticos e sendo usado em diversas clínicas do mundo todo.

O livro possui embasamento no trabalho do psicoterapeuta Carl Gustav Jung, sendo denominado pelo autor como o método do Modelo Minnesota. Assim sendo, esse clássico não pode faltar na leitura dos entusiastas deste assunto.

O método descrito é amplamente conhecido nesse meio de combate às drogas, e possui consolidação com resultados comprovados. Igualmente, o autor já obteve resultados na sua clínica através dos doze passos.

2 – Dominando o Vício, de Deepak Chopra

Nesta obra, o autor indiano faz uma compilação de conhecimentos sobre o ayurveda juntamente com a endocrinologia. Desta forma, o livro tem uma proposta diferenciada, já que utiliza da medicina tradicional aliada com o equilíbrio corpo e mente do método milenar hindu.

O livro conta com técnicas e remédios naturais para o combate ao vício. Inegavelmente, essa obra possui um destaque na literatura mundial por oferecer um conhecimento além do tradicional.

É uma boa opção para a autoajuda e o enfrentamento dos vícios em diversas drogas, já que possui várias opções e indicações de tratamentos auxiliares. Certamente, esse livro será de grande ajuda para você ou para aquele caso próximo que precisa de um apoio.

Livros sobre drogas

3 – Álcool e Drogas na Adolescência, de Pinsky e Pazinatto

Neste livro, os autores Ilana Pinsky e Cesar Pazinatto oferecem uma abordagem principalmente direcionada para pais e professores. Desta forma, pode ser usado na educação dos filhos e prevenção nas escolas.

Esta obra conta com mais de 15 exercícios práticos para serem feitos em sala de aula, visando assim conscientizar os adolescentes e prevenir futuros vícios. O livro ainda ensina como identificar possíveis usos de drogas pelos adolescentes.

É uma obra que não pode faltar no caso de você ser um educador ou até mesmo ser mãe ou pai. Em outras palavras, o livro visa orientar de forma clara e simples pais e professores na construção de uma sociedade mais consciente e livre e vícios prejudiciais.

4 – Doces Venenos, de Lidia Rosenberg Aratangy

Igualmente pensando na relação entre pais e filhos, a autora Lidia Aratangy criou esta obra visando facilitar a educação correta e orientação das crianças e adolescentes quanto aos riscos das drogas. Desta forma, o objetivo é informar e igualmente prevenir.

A escrita é fácil e elaborada através de contos para que as crianças assimilem de forma simples todos os riscos, efeitos a curto, médio e longo prazo. A proposta é, desse modo, encurtar a relação entre pais e filhos, através da forma que as estórias são postas.

5 – Soltar as Muletas, de Hermann Schreck Malgor

Elaborado diretamente para pessoas em processo de recuperação dos vícios, este livro parte do ponto de vista diferenciado do psicólogo uruguaio. Assim sendo, o autor define as drogas não como causas, mas como consequências de intensos sofrimentos internos das pessoas.

Ao decorrer do livro, o autor descreve casos em que a cura dos vícios foi alcançada conforme foi trabalhado o psicológico e os traumas dos pacientes, e não por abstinência e reclusão. Em princípio, podemos afirmar que, conforme o autor, as drogas são muletas para atravessar problemas.

Na obra, são descritas de forma simples e de fácil entendimento uma série de exemplos de casos reais para que o leitor possa entender e aplicar em casos de necessidades. Certamente, é uma obra que não pode faltar para quem atua como terapeuta ou goste do assunto.

6 – Um Preço Muito Alto, de Carl Hart

Esse livro é uma importante obra para quem deseja expandir os horizontes sobre o assunto. Aclamado pela crítica, não apenas um livro que fale de drogas, esse é um livro que transforma paradigmas quando os assuntos são vícios e consequências.

O autor é um neurocientista que nasceu e se criou em um bairro da periferia de Miami, e descreve no livro todas as dificuldades e falta de oportunidades de se crescer em meio às drogas e escassez de recursos, e como isso amplia as possibilidades negativas.

Carl Hart foi o primeiro professor negro na sua universidade, e com o lançamento deste livro conseguiu grande destaque. Desta forma, o autor conseguiu elaborar um conjunto de pesquisas científicas juntamente com colocações simples e comuns do dia a dia.

O livro é realmente um diferencial no meio literário, e por conta disso, se destaca ainda hoje mais e mais, já que a obra é contemporânea e teve seu lançamento em 2014. Fechamos com esta opção a nossa lista de melhores livros sobre drogas.

Categorias
Livros de Saúde

6 livros sobre depressão que ajudam a entender e lidar com a doença

Neste artigo, vamos listar quais são os 6 melhores livros sobre depressão. Assim, você poderá perceber que essa lista contém material de grande importância para que você possa compreender melhor a doença e até ajudar a lidar com ela.

A importância da saúde mental

Antes de mais nada, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Certamente, os livros são de grande ajuda para que você possa facilitar o seu entendimento sobre essa doença e, consequentemente, amenizar seu estado mental.

É importantíssimo lembrar que a ajuda de um profissional da saúde é fundamental e importante para o tratamento da depressão. Desta forma, os livros de autoajuda poderão facilitar as coisas, mas não substituirão o acompanhamento médico ou terapêutico.

A depressão é um transtorno mental que pode prejudicar a vida de uma pessoa completamente. A princípio, a depressão prejudica o dia a dia e as relações sociais de uma pessoa, podendo ser leve ou até mais acentuada.

Existem diferentes tipos de depressão, e somente um profissional poderá fazer um diagnóstico preciso. No entanto, você poderá usar da literatura como um ânimo a mais para auxiliar a lidar com essa doença, seja em você ou em algum parente ou amigo próximo.

Sempre que se adquire maior conhecimento sobre determinado assunto, se torna um pouco mais fácil de entender e saber como lidar e qual a maneira mais adequada de lidar. Assim, os livros auxiliam nessa elucidação e possuem um papel fundamental em todos os aspectos.

Os 6 melhores livros sobre depressão

Através de pesquisas sobre o assunto, foi elaborada uma lista especialmente feita para esse asunto. A lista tem livros de grande relevância, desde livros com exemplos de casos reais até livros que farão você compreender de forma mais descontraída a depressão.

1 – A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath

Neste livro, a autora escreve um romance sobre a jovem Esther Greenwood. A história narra o crescimento e amadurecimento da moça de futuro promissor, entre sua rotina de trabalho e uma depressão que ela sofreu em um verão.

Toda a história é narrada de forma fictícia, porém a inspiração é a vida da própria autora em uma época que a sociedade exigia das mulheres uma dedicação total ao lar, e todas as transformações sociais que ainda estariam por vir.

A obra foi lançada algumas semanas antes do suicídio de Sylvia Plath, e conta com detalhes todas as dificuldades que ela atravessava naquele momento delicado. Não apenas uma história triste, mas como um tema atual e de saúde pública, o livro amplia a visão sobre a doença.

2 – O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Solomon

Neste livro, o autor faz uma perfeita anatomia sobre a depressão. O livro o conduzirá para um passeio profundo sobre as diferentes faces e pontos de vista sobre a doença, de modo que tanto profissionais quanto leigos se surpreendem.

A abordagem do livro é embasada totalmente na própria vivência de Salomon com a depressão, apontando detalhes sobre mitos, tratamentos tradicionais e alternativos, impactos sociais, entre outros pontos. Sem dúvida, é um dos melhores livros sobre o tema.

O livro foi aclamado pela crítica, e ganhou diversos prêmios e indicações. Assim, esta obra não pode faltar na coleção dos entusiastas do assunto, sejam profissionais da saúde ou até mesmo pacientes que sofrem da doença.

livros sobre depressão

3 – As Virgens Suicidas, de Jeffrey Eugenides

O autor Jeffrey Eugenides narra neste livro a história de cinco irmãs americanas da década de 70, que se suicidam simultaneamente, sem motivo aparente. Em outras palavras, o livro é um romance aborda as questões sociais que envolveram a revolução sexual.

É aclamado pela crítica, e possui destaque entre os publicados sobre o tema. Com certeza é uma leitura que certamente vai expandir sua visão e entendimento sobre a depressão. Esta obra ocupa lugar de destaque na literatura americana e igualmente reflete nos leitores de todo o mundo.

4 – Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini

Este livro possui uma abordagem um pouco diferenciada sobre a depressão. O autor traduziu a doença em um romance cômico, desta forma, dando novos ares e uma nova visão sobre este tema delicado.

A história do jovem Graig Gilner é vista de uma forma mais inspiradora e engraçada, assim sendo um livro que trata do assunto de uma forma mais leve e não despreocupada. Portanto, este é o clássico YA que não pode faltar na coleção de um jovem ou adulto que tenha contato com a doença.

O livro é também muito bem aceito pela crítica, ganhando destaque na literatura americana. A temática abordagem deste livro servirá como inspiração para o leitor.

5 – O Último Adeus, de Cynthia Hand

Criadora da saga Sobrenatural, a autora contemporânea narra a história de uma jovem que atravessa diversos problemas e cai em uma forte depressão. Uma série de problemas que ocorreram depois do suicídio do jovem irmão da personagem principal a fazem buscar ajuda.

Como terapia, a personagem começa a escrever um livro, que é este que você lerá. Em síntese, a personagem e sua mãe começam a ter transtornos com o suposto fantasma de seu irmão e todas as dificuldades pós-morte.

O romance o envolverá, visto que você será um confidente que vai saber de todos os detalhes deste livro que é o próprio processo terapêutico da personagem principal.

6 – As Horas, de Michael Cunningham

Neste livro, o autor conta a história de uma mulher real, e duas fictícias. A mulher real, Virginia Woolf, cometeu suicídio em 1941 e esta história é narrada logo no começo do livro. Assim sendo, Virginia é a inspiração para toda a obra.

A obra mescla realidade e ficção, e cada história alternada entre os parágrafos do livro pintarão um cenário emocionante e envolvente na sua mente. É capaz de prender a atenção do leitor devido à genialidade de Cunningham.

Trata-se de um lançamento que foi aclamado pela crítica entre os livros sobre depressão e ganhou um prêmio Pulitzer de literatura no ano de 1999. Certamente, você irá mergulhar numa história emocionante e construída de modo a impactar o leitor, transformando assim a sua visão sobre a doença na sociedade.

Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre TDAH: entenda o assunto definitivamente

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode oferecer grandes problemas sociais e emocionais para as pessoas. Dessa forma, encontrar livros sobre TDAH pode ser a melhor alternativa para ajudar alguém, se auto conhecer ou simplesmente entender melhor sobre o assunto!

Sobre o TDAH

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Nele, é possível encontrar uma grande dificuldade em manter o foco, a concentração e também em controlar os impulsos hiperativos e de raiva. Dessa forma, pode causar grande agonia para quem sofre desse problema.

Além disso, o TDAH atinge uma grande quantidade de adultos, beirando os 10 milhões somente no Brasil. Ademais, é um problema que não se restringe somente a adultos, mas também pode se apresentar em crianças.

Entretanto, nem todos os casos de TDAH são os mesmos. Isso significa que podem aparecer diferentes graus, tipos, subtipos, etc. Também é preciso levar em conta a personalidade de cada pessoa e, assim, entender que alguns indivíduos podem mostrar mais afetados e outros menos.

De qualquer forma, é possível estudar através de livros sobre TDAH e garantir melhor conhecimento sobre essa disfunção. Entretanto, os livros são servem como um diagnóstico, mas sim como uma forma de adquirir informações importantes para levar para o resto da vida.

Os livros sobre TDAH para aumentar sua percepção

Infelizmente, é comum encontrar uma certa quantidade de pessoas que ainda possui um certo preconceito em relação ao TDAH. Entretanto, os livros sobre TDAH podem funcionar como um divisor de águas.

Afinal, seja para profissionais, pessoas com TDAH, curiosos sobre o assunto e demais indivíduos, os livros podem auxiliar no conhecimento do problema e tratá-lo de uma forma muito mais natural, correta e eficaz.

Também é uma forma muito eficaz de ajudar pessoas próximas que possuem esse problema e, assim, garantir uma convivência muito mais agradável e sem grandes atritos por conta da diferença de comportamento em ambos.

1. Vencendo o TDAH – Russel A. Barkley e Christine M. Benton

O livro oferece as últimas novidades sobre a evolução de tratamentos sobre o TDAH. Considerado um dos melhores livros sobre TDAH em adultos, oferece uma grande quantidade de estratégias práticas para auxiliar no alívio dos sintomas.

Além disso, o livro oferece uma visão simples e que ensina de maneira eficiente como desenvolver maiores qualidades, ressaltar características positivas, atingir objetivos e domar o TDAH, visando, quem sabe, utilizá-lo para algo extremamente positivo.

2. Mentes Inquietas – Ana Beatriz Barbosa Silva

Em um dos mais populares livros sobre TDAH, a renomada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva explica como reconhecer os sintomas do TDAH e qual o momento certo de procurar por ajuda. Assim, além de simplesmente observar e deduzir os sintomas, o livro oferece grande esclarecimento para todas as pessoas.

Também explica melhor como o TDAH afeta as crianças e como diferenciar a agitação natural e comum, da agitação típica do TDAH. Assim, Mentes Inquietas se torna um dos livros sobre TDAH mais completos e de fácil entendimento.

Livros sobre TDAH

3. Como Lidar com TDAH –  Manfred Döpfner, Jan Frölich e Tanja Wolff Metternich

É sempre muito interessante entender como o TDAH se manifesta, as possíveis causas, como ocorre o seu desenvolvimento e quais as possibilidades de tratamento bem-sucedido que englobam o assunto. Dessa forma, o livro oferece uma linguagem mais direciona aos pais, professores e próprios indivíduos com o problema.

Com o intuito de oferecer esclarecimento e soluções eficazes, é possível encontrar no livro uma série de conselhos e ideias para tratar o problema e lidar com ele da melhor e mais saudável maneira possível.

4. TDAH nas Escolas – George J. Du Paul e Gary Stoner

Entre muitos livros sobre TDAH, este visa oferecer uma ideia mais aprofundada e direciona a sua linguagem, principalmente, para profissionais do meio escolar. Afinal, é necessário ter uma grande quantidade de orientações técnicas para entender a necessidade dos alunos portadores do problema e também como aliviar a situação.

Assim, junto aos profissionais clínicos, também há a probabilidade de obter diagnósticos muito mais eficazes e um entendimento maior sobre as dificuldades de aprendizado, irritabilidade, comportamento social e demais características sobre os alunos portadores de TDAH.

Além disso, o TDAH Nas Escolas também oferece estratégias cuidadosas e simples para colocar em prática como, por exemplo, treinar os pais para dedicar a atenção correta aos filhos portadores do transtorno, além de avaliações e métodos eficazes.

5. O Mito do TDAH Infantil – Thomas Armstrong

Há sempre uma grande dificuldade em entender e lidar com crianças com TDAH. Afinal, muitas vezes, o transtorno pode ser entendido como birra, falta de educação e demais características que se tornam fúteis perto do real problema.

Dessa forma, o livro visa oferecer um esclarecimento fácil, prático e aprofundado sobre como auxiliar essas crianças a se desenvolverem da melhor forma. Além disso, as dicas também ajudam a como torná-los seres humanos prósperos, bem-sucedidos e com a plena consciência de sua condição e como canalizá-la sempre para o melhor.

6. TDAH Inclusão Nas Escolas – Luciana Castro e Chary A. Nascimento

A inclusão de alunos com TDAH nas escolas geralmente é problemática. Afinal, há sempre o risco de ocorrerem problemas na socialização do aluno com outros, além da dificuldade de manter a atenção, seriedade e foco nos assuntos.

Com isso, o livro oferece maneiras de realizar a inclusão e mostra de forma clara a importância da paciência, empatia e compreensão em momentos em que é necessário incluir um aluno com TDAH.

7. TDA-H. Da Teoria à Prática – Clarice Peres

Esse livro oferece uma grande quantidade de informações atualizadas sobre o assunto, a fim de agregar esclarecimento para professores, profissionais terapeutas, pais ou simplesmente indivíduos que possuem o problema e procuram conhecer melhor a si mesmos.

8. Por Que Eu Tenho Dificuldade de Atenção? – Luana Tisser

Esse livro aborda o assunto de uma forma um pouco diferente, já que direciona o assunto para as crianças e adolescentes com TDAH. A intenção é abordar o assunto de uma forma mais jovem, descomplicada e oferecer esclarecimento ao indivíduo.

Entretanto, o livro também é ótimo para ser lido em família, já que apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento, sintomas e um espaço que imita uma espécie de diário para realizar anotações sobre as maiores dificuldades enfrentadas. De longe, pode ser considerado um dos mais conhecidos livros sobre TDAH.

Categorias
Livros de Saúde

4 ótimos livros sobre saúde mental

Preparamos uma lista de livros sobre saúde mental para que os interessados possam ser aprofundar pelo tema.

Interessados certamente não faltarão, porque tem explodido casos de pessoas com problemas de saúde mental, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Há estudiosos que afirmam que esse número exorbitante não é nada que a humanidade já não tenha se deparado anteriormente ou não reflete um quadro anormal.

Defendem que os casos se encontram no patamar dentro do padrão, porém ocorre que eles passaram a ser mais diagnosticados.

Entendem que com as campanhas de incentivo para se procurar por ajuda médica, maior divulgação na mídia e em produções artísticas sobre sintomas e síndromes que afetam a saúde mental, e a diminuição do estigma associado ao trabalho do psiquiatra, além dos avanços dos estudos acadêmicos da área, passou-se a ter maior número de pessoas diagnosticadas.

No entanto, como apontado, acreditam que o percentual da população que apresenta problemas de ordem mental esteja nos padrões que sempre estiveram.

A percepção menos otimista

No entanto, há outra corrente de pensamentos, também composta por estudiosos da área, que entendem que o modo de vida de nossa sociedade atual tem colaborado para piorar a questão da saúde mental.

Muitos apontam os smartphones, por exemplo, as redes sociais, como grandes problemas por serem altamente viciantes e colaborarem para as pessoas ficarem angustiadas, deprimidas e muito dependentes, o que sem dúvida não faz bem para a cabeça.

Acresce que o longo tempo dedicado às redes sociais reforça um aspecto nada saudável referente às relações humanas: o de se manter isolado, distante do contato real com pessoas.

Se antes esse problema já vinha ocorrendo devido ao modo de vida agitado e as grandes distâncias das metrópoles, essa tendência de isolamento piorou com as redes sociais.

Antes, eram as limitações do tempo e espaço, hoje se adicionou o não querer, o abdicar de relações sociais presenciais pelas digitais.

Somando aos casos de problemas crônicos recorrentes verificados desde o nascimento ou em tenra idade e os casos de perturbação mental derivada do uso de psicotrópicos poderosos e viciantes, o panorama atual para a ala mais pessimista é muito preocupante.

A exposição é massacrante, a pressão pelo sucesso, pelos resultados, pelo consumo, a pressão em ser feliz o tempo todo, mais a dependência aos dispositivos móveis vem gerado um número cada vez maior de pessoas que sofrem de algum transtorno mental.

Como saber qual percepção está mais próxima da realidade?

Para se ter uma visão mais apurada sobre um assunto, se aprofundar e com isso adquirir percepções mais confiáveis, não tem jeito, é preciso estudar.

E os livros sobre saúde mental são a melhor opção, pois é a mídia que melhor permite tratar do assunto com toda a completude que merece.

A leitura é interessante não só aos que buscam entender o cenário atual das doenças mentais no Brasil e no mundo, mas para aqueles que tem curiosidade de saber quais são as principais doenças, sintomas, como identificá-las, seja para fins de estudo, seja para fins de pesquisa com objetivo de autoanálise.

A seguir separamos uma lista do que consideramos os melhores livros sobre saúde mental publicados nos últimos anos.

Veja os tópicos abaixo!

Livros sobre saúde mental

Os livros sobre saúde mental

Livros que tratam sobre ansiedade, mentes depressivas e transtorno de personalidade.

Livros contendo relatos pessoais de pessoas que vivem ou viveram com problemas mentais e obras com enfoque mais técnico científico.

Os temas são variados assim como a diversidade de volumes. Veja a nossa lista de livros sobre saúde mental e escolha a sua próxima leitura!

1. Alucinadamente feliz

Iniciando a seleção de livros sobre saúde mental uma autobiografia escrita por Jenny Lawson na qual conta o seu dia a dia como portadora de vários problemas de ordem mental, como depressão, transtorno de ansiedade grave, transtorno de personalidade esquiva, automutilação, transtorno de despersonalização e tricotilomania.

Sem dúvida não são poucos os seus problemas e apesar disso ela não deixa de perder o humor, ou se esforça em mantê-lo, pois o livro tenta tratar dessas questões explorando o lado engraçado de seus dramas.

Isso faz da sua escrita leve e divertida, o que surpreende considerando o peso dos assuntos que aborda.

Lawson obteve notoriedade ao começar relatar o seu dia a dia em postagens no seu blog e no Twitter. Vem ajudando, desde então, muitas pessoas que sofrem dos seus mesmos males e outros interessados pelos temas.

Uma boa dica se pretende começar com uma leitura mais leve.

2. Mentes depressivas

Um dos livros sobre saúde mental com excelentes avaliações na Amazon. Escrito por Ana Beatriz Barbosa e Silva, a obra ajuda o leitor a identificar um quadro depressivo e a compreendê-lo.

Ao longo das 288 páginas, o leitor aprende sobre os diferentes tratamentos e associações, além de abordar suas causas e como lidar com a depressão em diferentes fases da vida:

  • Infância;
  • Adolescência;
  • Idade adulta;
  • Terceira idade.

Linguagem acessível, elucidativa e didática.

Sem dúvida uma das melhores obras do gênero.

3. O demônio do meio dia

Seguindo com as indicações de livros sobre saúde mental, a obra em questão foi produzida por um escritor, Andrew Solomom, que após realizar o sonho de publicar um livro, percebeu que estava depressivo.

Em “Demônio do meio dia”, Solomom trata justamente desse processo de descoberta da depressão e como faz para tratar a doença.

Detalhe que ele aborda o tema se valendo de estudos científicos após fazer uma grande pesquisa para poder discorrer a respeito em livro. Além de estudos, utiliza dados e depoimentos de testemunhas.

4. Mentes ansiosas: o medo e a ansiedade nossos de cada dia

Da mesma autora de mentes depressivas, o enfoque do livro é sobre os transtornos de ansiedade abordando suas diferentes formas de manifestação.

O livro analisa as possíveis causas, os desdobramentos e as formas de lidar com esses transtornos.

A qualidade do trabalho se mantém em relação ao trabalho anterior e é também muito bem avaliado na Amazon. Merecidamente.

Gostou deste conteúdo de livros sobre saúde mental? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!