Categorias
Administração e Negócios

Conheça 6 bons livros sobre comunicação

O que se pode extrair de livros sobre comunicação?

A comunicação é uma das principais ferramentas de um indivíduo para desenvolver-se profissionalmente e como pessoa. É por meio da comunicação que conseguimos expressar nossas ideias, nossos valores e influenciar pessoas.

Ser dono de uma comunicação clara e assertiva é muito útil enquanto ser social, pois é por meio da comunicação que conquistamos a atenção de nossos pares, despertamos empatia e geramos aproximação.

A boa comunicação também é útil como técnica de gerenciamento, para comandar grupo de pessoas ao alcance de um objetivo em comum.

Uma entrevista de emprego jamais será bem sucedida sem o domínio básico de uma boa oratória.

É simplesmente inviável para um vendedor atingir as suas metas sem contar com técnicas elementares de linguagem.

A comunicação não se resume apenas à oralidade. Há outras formas de comunicação importantes, isoladas ou em conjunto, para se completar o ciclo da transmissão da mensagem, como a linguagem corporal, textual e imagética.

Os livros sobre comunicação são ótimos meios para aprender e principalmente se aprimorar no uso desse conjunto de técnicas que, como vimos, são de fundamental importância para relações sociais saudáveis e desempenho profissional exitoso.

Por meios das obras sobre o tema, o leitor tem a disposição os conceitos básicos de cada linguagem, como utilizá-las da melhor forma, os erros a se evitar e as estratégias para cada tipo de situação.

Naturalmente os livros sobre comunicação que mais se destacam são aqueles escritos por especialistas da área de comunicação, jornalistas, publicitários, cineastas,  etc. As melhores cabeças do assunto compartilhando seus conhecimentos, ideias e experiências para o leitor.

Sem dúvida um material de conteúdo rico e que merece lotar a estante de qualquer interessando pelo tema.

Veja a seguir a nossa seleção de livros sobre comunicação.

Conheça esses 6 ótimos livros sobre comunicação

Alguns você certamente já ouviu falar, viu em algum banner publicitário, em uma postagem de rede social, na TV ou na livraria. Outros talvez se depare com a sua capa e título pela primeira vez durante a leitura desse texto.

Clássicos do gênero, fenômenos de vendas ou ilustres desconhecidos, não importa a trajetória, o que importa é o que podem agregar de conteúdo ao leitor, a sua formação, aos seus conhecimentos.

Não temos dúvidas de que todos os livros listados proporcionam uma experiência de leitura rica e até transformadora.

Veja a seleção de livros sobre comunicação abaixo.

1. Desvendando os segredos da linguagem corporal

Veja uma amostra do que você pode aprender com a leitura desse livro:

  • Braços e pernas cruzados: sinal de defesa;
  • Mão no queixo: tédio;
  • Cabeça e queixo voltados para baixo: hostilidade.

Esse livro sem dúvida nos ensina que o corpo fala e se quisermos passar uma postura que inspire confiança, segurança e que ajude as nossas palavras a ganhar impacto e autoridade, é preciso dominar a linguagem de nosso corpo, a linguagem corporal.

Sem dúvida uma leitura muito interessante que ajuda muito os que têm dificuldade de se apresentar em público.

2. A cauda longa

Seguindo com as indicações de livros sobre comunicação, podemos dizer, certamente, que se trata de um verdadeiro clássico que vendeu milhões de exemplares no mundo todo e influenciou muitas empresas, marcas e personalidades sobre a forma de gerirem os seus negócios.

O autor desse Best-seller, Chris Andersosn, apresentou ao mundo a teoria da cauda longa que abrange as novas e bem sucedidas dinâmicas de mercado com a ascensão e consolidação das plataformas digitais.

Um livro essencial para entender como lucrar com a fragmentação dos mercados propiciados pela aldeia global que se tornou o mundo ao conectar pessoas de todas as partes em um mesmo espaço.

livros sobre comunicação

3. Falando em público

Sem dúvida, um dos maiores pesadelos para muita gente é apresentar um trabalho na escola, faculdade, ou trabalho. Falar em público.

Mesmo conhecendo a fundo o tema da apresentação acabam sendo persuadidas pelos próprios medos de que não irá conseguir se lembrar de tudo, irá travar ou falar alguma bobagem. O medo do fracasso, de serem julgadas instantaneamente é forte demais.

Livros como o de Vilson Santos advogam justamente que uma das formas de aplacar a insegurança é se aprofundar no assunto a se tratar na apresentação. Contudo, tem total ciência que mesmo assim muitos não conseguem vencer os seus medos.

Por isso, ensina algumas técnicas que são úteis na hora de falar em público que auxiliam para uma comunicação clara e assertiva:

  • Usando a respiração para relaxar;
  • Dividindo a apresentação em tópicas;
  • Falando de frente ao espelho;
  • Apresentando para um amigo;
  • Anotando erros e refazendo a apresentação.

São apenas alguns tópicos e técnicas ensinadas no volume.

4. Vai fundo!

Prosseguindo com as recomendações de livros sobre comunicação, esquecemos de citar outro tipo de comunicação que sem dúvida vem ganhando cada vez mais relevância: a digital.

Esse livro escrito pelo considerado “guru das mídias sociais”, Gary Vaynerchuk, explica como o poder da internet e das redes sociais mudaram os relacionamentos na nossa sociedade e como serão cada vez mais fonte de interesse das grandes marcas.

Vaynerchuk ensina como construir uma marca, uma identidade no meio digital, como criar conteúdo relevante e todos os macetes e estratégias para entrar pra valer nessa mídia e conquistar espaço.

5. As armas da persuasão

Certamente essa obra se dedica a não só ensinar como persuadir, mas também como não se deixar influenciar pelas pessoas, talvez conhecimento até mais importante do que o primeiro.

Robert Cialdini apresenta ao leitor os 6 princípios fundamentais para a geração de mudança:

  • Um: Princípio da reciprocidade;
  • Dois: Princípio do compromisso e consistência;
  • Três: Princípio da prova social;
  • Quatro: Princípio da tração;
  • Cinco: Princípio da autoridade;
  • Seis: Princípio da escassez.

Quer conhecer mais detalhes de cada um deles? Recomendamos muito a leitura.

6. Marketing de conteúdo épico

Finalizando a nossa seleção de livros sobre comunicação, um livro sobre marketing de conteúdo, a bola da vez do universo da comunicação.

Todo mundo está produzindo, ou tentando, conteúdo rico para atrair público. E quando todo mundo tenta a mesma coisa é provável que só os mais populares e inovadores consigam se destacar da multidão e obter resultados expressivos.

Se você faz palestras, vídeos, podcasts, divulga textos e mesmo assim não sai do lugar, é sinal de que algo não vai bem na sua comunicação.

Para descobrir o problema, nada melhor do que o livro de um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo do mundo, Joe Pulizzi.

Gostou deste conteúdo de livros sobre comunicação? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Categorias
Administração e Negócios

7 bons livros sobre administração para sua estante

Procurando por livros sobre administração para lotar a sua estante? Fizemos uma seleção dos melhores disponíveis nas principais livrarias do país.

Sem dúvida faz bem por procurar livros sobre administração, se manter informado e atualizado é uma das melhores práticas para se diferenciar da concorrência. Mais do que nunca.

O empreendedorismo nos últimos anos cresceu mais do que a taxa de ocupação do Brasil, ou seja, de postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo dados do portal do Empreendedor MEI o número de microempreendedores individuais saltou de 7,7 milhões para mais de 8,5 milhões em dezembro de 2018, representando alta de 10,9% em comparação ao ano anterior.

No mesmo período a taxa de desemprego aumentou de 11,6% para 12,3% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esses dados mostram que o brasileiro tem optado como alternativa gerir o seu próprio negócio. Isso significa mais empresas surgindo no mercado para disputar a preferência dos consumidores.

No entanto, dados também do IBGE apontam que 6 de cada 10 negócios no Brasil fecham em 5 anos de atividades.

Fica claro que a competição é muita acirrada e logra êxito quem estiver melhor preparado, com condições de fornecer um diferencial aos seus clientes e que o distingua da concorrência.

Não há melhor maneira para se aprimorar, conhecer novas técnicas de gestão, de liderança, de negociações, tendências de mercado, e dessa forma obter destaque, do que consultando as melhores cabeças sobre administração corporativa.

É o que os livros sobre administração proporcionam.

Veja abaixo nossa seleção dos melhores livros do gênero que foram publicados nos últimos anos para se manter atualizado e obter novas ideias.

Confira!

7 livros sobre administração que você deve conhecer

Planejamento, gestão de relacionamento, motivação organizacional, pesquisa de marketing, enfim, são vários os assuntos que englobam o funcionamento de um negócio e todos têm grande importância para o sucesso de uma empresa.

Veja as nossas indicações nos tópicos abaixo.

1. Planejamento estratégico na prática

Esse livro consegue transmitir de forma muito competente e clara a importância de se estabelecer um planejamento estratégico. Um planejamento que seja compartilhado por todos os níveis hierárquicos. Somente assim é possível alinhar todos os funcionários com os objetivos da empresa.

O livro traz ainda a discussão sobre a vocação do proprietário e a missão organizacional. Também apresenta particularidades do planejamento estratégico.

A leitura é indicada tanto para graduandos de administração de empresas e profissionais que trabalham com estratégia empresarial.

2. Gestão de Mudança – Caos e complexidade nas organizações

Seguindo com as indicações de livros sobre administração, recomendamos esse livro se o que busca é dá um 360º na sua forma de gerir, se busca por novas formas de gestão e organização empresarial.

A obra aborda temas como Teoria do Caos, analogias impostas, sistemas, estruturas e cibernéticas, entre outros.

Sem dúvida essa leitura será uma fonte de novas ideias e percepções sobre gerenciamento de negócios. Seja de grandes ou pequenas empresas.

livros sobre administração

3. Gestão de relacionamento & Customer Experience

Sem dúvida relacionamento é a palavra do momento e uma das principais chaves para sustentar um negócio e ampliá-lo.

Mais do que nunca relacionamos com os nossos clientes e mais do que nunca é necessário relacionamento, uma vez que a comunicação se tornou muito mais dinâmica com as redes sociais.

E certamente o relacionamento interno com os colaboradores sempre foi essencial para qualquer negócio.

Saiba tudo do tema conferindo esse trabalho que se tornou referência no gênero.

4. Pós-globalização, administração e racionalidade econômica

Essa obra é um interessante estudo de caso sobre os pilares do pensamento econômico e administrativo. O autor Omar Aktouf traz questionamentos que demonstra a insustentabilidade de um modelo econômico baseado no que considera como excessiva financeirização da economia.

Um livro muito interessante para se olhar para frente, pensar no futuro e de suas possibilidades.

Esteja à frente de seu tempo com essa leitura.

5. Motivação nas organizações

Seguindo com as nossas indicações de livros sobre administração, uma organização precisa mais do que reunir indivíduos para lhe prestar serviço, precisa contar com colaboradores identificados com os objetivos da empresa.

Para contar com tal identificação é necessário saber motivar os colaboradores.

E quando o problema é o próprio proprietário? Se estiver se questionando se vale realmente a pena continuar com o projeto ou se vai de fato o levar ao objetivo que espera alcançar?

Esse livro será ótimo se a sua necessidade está concentrada justamente nessa questão. É uma verdadeira aula de como trabalhar a motivação dos colaboradores e a própria para que todos estejam na mesma sintonia dos objetivos inicialmente traçados.

É um livro essencial para profissionais de Recursos Humanos (RH).

6. Teoria das organizações: evolução e crítica

Seu objetivo é tomar conhecimento sobre as principais teorias organizacionais e administrativas para avaliar quais se encaixam as suas necessidades?

Certamente esse livro vai te fornecer o panorama completo sobre os principais métodos e ainda apresentar as tendências teóricas.

Destaca-se que a obra tem ênfase no desenvolvimento brasileiro.

7. Pesquisa de marketing

Prosseguindo com as indicações de livros sobre administração, o tema que precisa se debruçar no momento é pesquisa de marketing? Esse trabalho de Egydio Barbosa Zanotta atenderá sem dúvida a sua necessidade.

É focado no desenvolvimento de pesquisa de marketing. Aborda cada etapa para se fazer uma consistente e competente investigação de mercado.

Aprenda como montar uma pesquisa do zero, montar um questionário que o ajude a obter as respostas de que precisa, como abordar o público, entre outros temas relacionados.

É indicado para estudantes não só de administração, mas como de comunicação e publicidade e propaganda.

Certamente é também indicado para profissionais da área de marketing.

8. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente

Concluindo a seleção de livros sobre administração, um verdadeiro guia para se desenvolver e exercer uma boa liderança empresarial.

Sem dúvida a função gerencial é uma área de fundamental importância em qualquer negócio. Este livro traz uma série de relatos de gerentes de altos níveis de grandes empresas.

Nesta leitura aprendemos mais sobre limites, estratégias, flexibilidades, prioridades, enganos entre outros tópicos de relevância para a área gerencial.

Gostou deste conteúdo de livros sobre administração? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda a diferença!