Categorias
Administração e Negócios

6 livros sobre liderança que todo atual/futuro líder precisa ler

A leitura é indispensável para o desenvolvimento do ser humano. Agora, se você quer saber como se tornar um líder eficiente, acompanhe essas 6 sugestões de livros sobre liderança e boa leitura!

Por que entender sobre liderança?

Engana-se quem pensa que líder está somente por trás de uma mesa em um escritório badalado!

A liderança faz parte do cotidiano e temos que exercê-la da melhor maneira possível. Para isso, temos à disposição vários livros sobre liderança que são excelentes ferramentas de aprendizado e aprimoramento.

Acompanhe essas 6 sugestões de livros sobre liderança e coloque seus ensinamentos em prática o mais rapidamente possível!

6 livros sobre liderança que você precisa conhecer

1. A Essência do Líder, por Warren Bennis

Abrindo essa lista de livros sobre liderança, temos “A Essência do Líder”.

A dúvida sobre o que faz um bom líder levou o falecido escritor e especialista em liderança Warren Bennis a entrevistar vários líderes na tentativa de desvendar o mistério.

No livro, ele examinou atributos de líderes em diversos segmentos, como executivos, artistas, pensadores e cientistas, para compreender como eles conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões trabalhando por um mesmo propósito.

Confira essa citação do livro:

“Os líderes não têm nada senão a si mesmos com o que trabalhar. Um dos paradoxos da vida é que os bons líderes chegam ao topo apesar de suas fraquezas, enquanto os maus líderes sobem por causa delas.”

2. O Desafio da Liderança, por Barry Posner e James Kouzes

Conhecidos como especialistas em liderança, os autores defendem que:

  • Se você não acreditar no mensageiro, também não acreditará na mensagem;
  • Existe apenas uma maneira de construir alicerces confiáveis para sustentar a liderança: fazer sempre o que disse que faria.

Os autores acreditam que liderar é uma arte e que as pessoas não seguem os líderes pelo título ou posição, mas seguem o que eles são. Assim, para ser um bom líder, a pessoa deverá:

  • Capacitar outras para agirem;
  • Inspirar uma visão comum;
  • Modelar o estilo;
  • Questionar o processo;
  • Despertar o ânimo nos corações.

Confira essa citação do livro:

“Quando apresentam seu melhor desempenho, os líderes fazem mais do que apenas conseguir resultados. Também correspondem às expectativas dos liderados.”

3. Autenticidade, por Bill George e Peter Sims

Para os escritores, ser um bom líder significa ser você mesmo e, independentemente das pressões, tornar-se o que mais deseja.

Eles apontam que, para se tornar um bom líder, deve ocorrer:

  • A preparação para a liderança, que se resume em assumir a responsabilidade de liderar, fracassar, levantar e recomeçar quantas vezes forem necessárias para chegar ao auge da liderança;
  • O desenvolvimento da liderança, que consiste em formação do caráter e confronto com o mundo;
  • A retribuição ao mundo que, após ter atingido a maturidade, caráter e competência suficientes, devolve ao mundo uma contribuição relevante.

Confira essa citação do livro:

“O seu ‘norte verdadeiro’ não pode ser redirecionado por pressões externas. Quando você começar a tentar satisfazer um acionista, você vai ter que lidar com outro acionista com um ponto de vista diferente. Mesmo com membros da diretoria e todos os seus outros círculos eleitorais. Se você se permite ser puxado para fora do curso, você pode destruir a sua empresa.”

Livros sobre liderança

4. O 8º Hábito, por Stephen R. Covey

O autor defende que quatro questões fundamentais devem ser trabalhadas de forma equilibrada para se alcançar a liderança:

  • Inspirar confiança é primordial. Sem ela, o líder é ineficaz. Velocidade e custos estão ligados diretamente nesse processo. Quando existe a confiança, a velocidade é alta e os custos são baixos. A falta de confiança resulta em burocracia e desperdício;
  • Questionar membros da equipe individualmente sobre o propósito da organização e qual a principal meta. Analisar as declarações de cada membro e, se obtiver a mesma declaração de cada um da equipe, o líder está cumprindo o seu papel. Entretanto, se cada um tiver um ponto de vista, a confusão irá se instalar;
  • Providenciar recursos de forma que a presença do dono/chefe da empresa seja dispensável. Isso requer um alinhamento de sistemas de maneira que o líder seja capaz de se ausentar da empresa sem ter preocupações, pois todo o trabalho estará alinhado;
  • O líder é responsável por liberar talentos entre os membros de sua equipe. Não motivá-los simplesmente, mas auxiliá-los a progredir e tornarem-se grandes. Líder é formador de outros líderes.

Confira essa citação do livro:

“Sua voz interior é a junção de seus talentos, paixões, necessidades e consciência.”

5. O Novo Gerente-Minuto, por Ken Blanchard e Spencer Johnson

Apesar da ideia de uma abordagem de um minuto dos autores parecer simplista, na prática, a estratégia é muito eficiente. Os autores apontam que os objetivos dos líderes devem ser simples e claros. Devem elogiar, mas também repreender.

O livro tornou-se um clássico da literatura organizacional e vendeu mais de 12 milhões de cópias pelo mundo.

O Novo Gerente-Minuto apresenta 3 ferramentas indispensáveis para se tornar um bom líder:

  • Metas de um minuto;
  • Elogios de um minuto;
  • Críticas de um minuto.

Acompanhe um exemplo de como funciona na prática:

“Um membro da equipe entre na sala e diz ao chefe: Temos um problema!”

“O gestor-minuto então responde: A empresa tem um problema e vai pagar apenas um de nós dois para resolvê-lo!”

Confira essa citação do livro:

“O melhor minuto que aplico é aquele que invisto nas pessoas”.

6. O Gestor Eficaz, por Peter Drucker

Considerado o pai da Administração Moderna e escritor de vários livros, Peter Drucker, em “O Gestor Eficaz”, o último dessa lista de livros sobre liderança, destaca o princípio de que a eficácia pode ser aprendida. O autor aponta como sendo um líder eficaz aquele que possui uma gama enorme de conhecimentos para comandar uma empresa.

O autor aponta que o trabalho do líder deve ser por definição organizacional e consiste em arquitetar os processos da empresa, permitindo com que as coisas funcionem da maneira que devem funcionar.

Além disso, um líder deve conhecer todas as áreas da empresa e ter em mente a direção do negócio.

No livro, o autor enfatiza que o gerente moderno se transformou em um líder não exercendo apenas a monitoração e supervisão do trabalho da equipe.

O líder, para ser eficaz, deve agir com os membros de sua equipe como se fosse um mestre, psicólogo, terapeuta e até mesmo um pai severo que cobra de seus filhos as metas a serem alcançadas.

Confira essa citação:

“Eficiência é fazer as coisas corretamente. Eficácia é fazer as coisas certas.”

Sem dúvida, esse é um dos livros sobre liderança que você não pode deixar de ler!

Categorias
Administração e Negócios

Conheça esses 9 livros sobre negócios

Para quem é do ramo de negócios, quer ser ou tem interesse no assunto, uma dica muito importante é obter informações de qualidade. Para isso, ler livros sobre negócios é uma das soluções mais eficientes e acessíveis.

Os livros sobre negócios existem em vários formatos, tanto digital quanto físico, além de serem de fácil acesso. Portanto, invista em leitura para estar por dentro do mundo dos negócios.

Lista de alguns dos livros sobre negócios mais influentes

Antes de mais nada, é importante mencionar que quando se quer realizar algo, é crucial ter preparação e as informações corretas para que o resultado seja positivo.

E em relação aos negócios, isso não pode ser diferente.

Em um ramo onde existem tantas variações e tanta concorrência, estar sempre informado e utilizar dicas de quem é especialista no assunto, é primordial.

1. Aventuras Empresariais, de John Brooks

Esse livro é a obra favorita de Bill Gates e fala sobre os grandes fracassos empresariais de grandes empresas.

E quem indicou esse livro ao Bill Gates foi um outro expert no assunto, Warren Buffet, amigo de Bill.

Warren é considerado o homem mais rico e bem-sucedido da carreira de negócios e investimentos.

Portanto, a indicação é ainda mais valiosa quando se trata de opiniões com tanta capacidade de acerto.

2. O investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O autor desse livro foi o maior consultor de investimentos que existiu no século XX.

Ele ensinou milhares de pessoas em todo mundo. Além disso, possui o conceito de valor de investimento que tem como intenção proteger os investidores do cometimento de erros.

Ademais, a primeira publicação dessa obra ocorreu em 1949, desde então, o livro é considerado a bíblia do mercado de ações.

3. O Dilema da Inovação. Quando as Novas Tecnologias Levam as Empresas ao Fracasso, de Clayton Christensen

Esse livro fala da relação que as mudanças da tecnologia possuem com as empresas.

O autor menciona que mesmo as melhores empresas, as mais preparadas e competitivas, correm esse risco.

Ademais, o livro ensina como evitar que isso ocorra.

4. O Poder de Pensar Fora da Caixa: as Lições de 8 Executivos que Superaram Problema Aparentemente Insolúveis, de William N. Thorndike

Esse livro faz questionamentos e apresenta respostas acerca do que faz com que um executivo tenha sucesso.

Com a obra, o autor proporciona confiança ao empreendedor ou gerente para agir de forma diferente e conseguir conquistar o máximo.

Além disso, o livro é inovador e moderno e explica como é a sabedoria analítica que há por trás de uma carreira com grande sucesso.

Ademais, o autor avalia com grande proximidade o desempenho de várias empresas, bem como avalia os líderes.

A obra expõe as características e métodos que auxiliaram esses líderes a concretizarem objetivos excepcionais.

Outrossim, essa obra também apresenta histórias com grandes revelações e mostra lições indispensáveis para todos os interessados em criar ou dirigir uma empresa de êxito.

Livros sobre negócios

5. Factfulness: o Hábito Libertador de Só Ter Opiniões Baseadas em Fatos, de Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling

Outra obra muito recomendada por Bill Gates, apresenta estatísticas e fatos e desconstrói mitos com linguagem divertida e clara.

Além disso, o livro mudará a forma como o leitor vê o mundo e oferece capacitação para que consiga responder melhor em situações de crise.

Dessa forma, o livro se torna essencial e urgente para quem quer se desprender de perguntas e respostas incorretas e compreender como realmente as coisas são.

6. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro, que é escrito por professores, diz que o êxito de um negócio não é decorrente de uma competitiva disputa entre os concorrentes. Para a obra, o que faz o sucesso é a criação de oceanos azuis, ou seja, intocados e novos lugares no mercado.

E isso é abordado no livro através de embasamento em estudos feitos de 150 movimentos estratégicos.

Esse estudo utilizado é resultado de mais de 100 anos de pesquisa em 30 setores.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Esse livro é um guia que ensina como se relacionar com outras pessoas.

A obra teve sua publicação original há mais de 70 anos e já vendeu mais de 50 milhões de exemplares.

Ademais, sendo um assunto atemporal, o interesse em como saber influenciar pessoas e fazer amigos ainda permanece e cresce constantemente.

Com isso, o livro se torna cada vez mais recente, sendo uma leitura indispensável.

A obra cita ideais, métodos e técnicas que já foram capazes de beneficiar milhões de pessoas.

Todas essas dicas ainda estão completamente em vigor e atuais, o que faz do livro um título diferenciado e incomparável.

8. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Essa obra foi escrita em torno de 500 a.C.

Você deve estar se perguntando o motivo pela qual ela ainda é atual e utilizada nos dias de hoje.

A resposta está nas estratégias que o autor, um general chinês, transmite.

Além disso, a obra carrega um profundo conhecimento acerca da natureza humana, transcendendo limites e atingindo o contexto do cotidiano atual.

O livro menciona que você irá sucumbir a todas as batalhas se não conhecer profundamente a si mesmo e ao inimigo.

Além disso, ensina diversas estratégias e prepara o leitor para qualquer tipo de desafio.

9. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

O autor publicou o livro pela primeira vez na metade da década de 90, nos Estados Unidos.

Outrossim, com a publicação, a obra modificou a forma de pensar a inteligência.

Além disso, reformulou práticas educacionais e alterou o mundo dos negócios.

O autor faz uma análise da inteligência e traz um conceito de duas mentes, mencionado que há a racional e a emocional.

Ademais, o livro explica que essas duas consciências juntas, moldas o destino.

A abordagem da obra parti de casos cotidianos para demonstrar como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode destruir carreiras promissoras e até mesmo vidas.

Com isso, esse livro faz parta da lista dos livros sobre negócios que você precisa ler para se aprofundar ainda mais e descobrir novos horizontes.

Categorias
Administração e Negócios

Livros sobre jornalismo que todos precisam ler

O que caracteriza bons livros sobre jornalismo? Essa é uma pergunta bastante difícil de responder.

Será que a história contada é o mais importante? Ou será que a forma de abordar determinado tema é o que determina a qualidade da obra? Será que a profundidade, estilo e outras características técnicas servem para avaliar um livro sobre jornalismo?

Como é possível perceber, é bem difícil avaliar um bom livro sobre jornalismo. Trata-se de um estilo literário muito diferente de um livro de ficção, por exemplo. Portanto, precisamos usar métricas diferentes para avaliar a qualidade de uma obra desse meio.

Porém, uma coisa é certa: existem livros sobre jornalismo que ganharam muita relevância e que merecem destaque, não importa quem sejam seus autores, a história contada ou o estilo usado.

E é exatamente isso que vamos mostrar neste artigo. Prepare para conhecer os livros sobre jornalismo que todos precisam ler.

Não sou jornalista e nem pretendo ser; essa lista é importante para mim?

Sim. Esses livros compõem está lista não apenas porque elas ensinam lições preciosas sobre um estilo literário único, mas porque são relevantes para a humanidade. Não é exagero dizer que algumas dessas obras mudaram formas de pensar, nações e, em última análise, vidas inteiras.

Portanto, vale a pena passar os olhos por essa lista e conhecer os livros sobre jornalismo que todos deveriam ler. Além disso, considere seriamente incluir estas obras na sua lista de “próximos livros para ler”. Você não vai se arrepender.

8 livros sobre jornalismo mais importantes

Confira, a seguir, uma lista completa dos livros sobre jornalismo mais importantes e que você deveria considerar ler.

1. “O Reino e o Poder”, do autor Gay Talese

O The New York Times é o maior e mais importante jornal do mundo. O que você acha de um livro que destrincha os bastidores desse local almejado por muitos profissionais do jornalismo? É exatamente isso que Gay Talese fez com maestria nessa obra intitulada “O Reino e o Poder”, mostrando como funcionam as regras e os jogos de poder dentro de uma redação jornalística. O autor também passeia pelos principais acontecimentos do século e como eles impactaram a sociedade.

2. “Hiroshima”, do autor John Hersey

A explosão das bombas de Nagasaki e Hiroshima marcaram o término da Segunda Guerra Mundial. Nessa obra histórica, John Hersey conta em detalhes como era a vida e o cotidiano de sete personagens desconhecidos um pouco antes da explosão nessas duas cidades japonesas. Com uma riqueza de detalhes impressionante, o autor descreve até mesmo minucias da vida dessas pessoas que passariam desapercebidas por um observador comum. Dessa forma, Hersey dá uma aula sobre o gênero literário de jornalismo.

3. “Operação Massacre”, do autor Rodolfo Walsh

“Operação Massacre” é obra de um dos maiores e mais importantes jornalistas argentinos do último século. Além disso, Rodolfo Walsh também foi um ativo militante das organizações clandestinas que combatiam a ditadura militar instalada naquele país. Nesta obra, o autor conta, em palavras frias e muito cruas, a prisão de 12 homens sem que houvesse qualquer acusação formal até o momento em que eles foram cruelmente executados.

Livros sobre jornalismo

4. “Todos os Homens do Presidente”, dos autores Bob Woodward e Carl Bernstein

Mais um importante livro que mostra os bastidores de um jornal de grande relevância para o mundo jornalístico. Na obra “Todos os Homens do Presidente”, a dupla de repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein mostram em detalhes os bastidores e o passo a passo de uma sequência de reportagens investigativas que eles produziram para o jornal The Washington Post que acabara, culminando na renúncia do então presidente Richard Nixon, em 1974. Esse é aquele caso que ficou mundialmente conhecido como Watergate e se tornou uma referência para o jornalismo investigativo.

5. “Fama e Anonimato”, do autor Gay Talese

Gay Talese aparece mais uma vez em nossa lista, dessa vez com um livro que mostra uma série de reportagens que revelam detalhes importantes sobre personalidades famosas e desconhecidas da Nova York dos anos 60. A partir dessa obra, o autor ficou mundialmente conhecido como um jornalista literário capaz de misturar o gênero jornalístico com a ficção.

Um dos relatos mais importantes é o de Frank Sinatra, considerado por muitos um verdadeiro clássico do gênero literário do século XX. Embora Telese não tenha conseguido dialogar pessoalmente com o falecido cantor, ele redigiu um perfil recheado de detalhes e informações riquíssimas que você encontraria apenas em uma biografia completa.

6. “A Guerra não tem Rosto de Mulher”, da autora Svetlana Aleksiévitch

Em 2016, a escritora Svetlana Aleksiévitch se tornou primeira a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura exatamente por conta de sua produção jornalística. Por conta disso, ela tem sido muito traduzida para o português e muitos de seus livros têm vindo para o Brasil. Uma das obras mais impressionantes da autora é “A Guerra não tem Rosto de Mulher”, que conta da participação de mulheres no Exército Vermelho, aquele que combateu a invasão nazista na União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.

7. “Chatô, O Rei Do Brasil”, do autor Fernando Morais

A biografia do conhecido Assis Chateaubriand, aquele que é considerado um dos maiores nomes do segmento de comunicação no Brasil, é outro livro que compõe esta lista. Embora seja uma obra no estilo biografia, “Chatô, O Rei do Brasil” também barra a história da imprensa durante boa parte do século 20 em nosso país.

Chatô, como era conhecido, era o cabeça de um verdadeiro império midiático. Ele foi o criador do grupo que ficou conhecido como Diários Associados, um conglomerado que reunia uma outras empresas, tais como jornais e revistas, emissoras de televisão e estações de rádio. Este foi considerado o maior grupo de mídia de toda a América Latina. Com certeza uma obra obrigatória não somente para os amantes do jornalismo, mas para aqueles que acompanharam a evolução das diversas formas de mídia que temos hoje.

8. “Uma História Pessoal”, da autora Katharine Graham

“Uma História Pessoal” é o tipo de livro que todos aqueles que sonham em trabalhar com jornalismo devem ler. Trata-se de uma obra que conta as histórias de Katherine Graham, diretora que coordenou o The Washington Post por cerca de 20 anos. No comando desse império, ela acompanhou de perto grandes eventos impactantes para a história mundial e norte-americana, como a renúncia do então presidente americano Richard Nixon e diversas guerras de escala global. De fato uma obra que conta os verdadeiros bastidores do jornalismo.

Considerações finais

E você, já conhecia todos esses livros sobre jornalismo? Gostaria de adicionar mais alguma obra a essa lista? Certamente a sua contribuição é muito importante para a continuidade do nosso trabalho! Então deixe o seu comentário!

Categorias
Administração e Negócios

Não deixe de ler esses 9 livros sobre marketing digital

Uma das mais importantes ferramentas para gerir e ampliar os negócios, a internet alia conectividade com uma série de tecnologias. Olhando por esse prisma, criamos um artigo precioso sobre os melhores livros sobre marketing digital.

Até porque a sua empresa não pode mais estar alienada a fatores ocasionais para ter mais rentabilidade. Nesse sentido, investir no universo online é um tiro certeiro para você ampliar a divulgação da sua marca e aumentar a interatividade da sua audiência com seu produto ou serviço.

Os melhores livros sobre marketing digital

Para você ganhar espaço entre tanta concorrência de mercado, selecionamos a seguir ótimas opções de livros sobre marketing digital. Dessa forma, você pode começar a estudar o tema com a profundidade necessária para alavancar a sua estruturação no mundo virtual.

Além do mais, você vai ter acesso aos mais recentes títulos para complementar seu aprendizado sobre empreendedorismo e tecnologia. Afinal, os livros sobre marketing digital também precisam atualizados em relação às novidades do setor.

As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini

Para abrir a lista, este best-seller é uma das melhores leituras de livros sobre marketing digital. Ainda mais se você é um empresário ou profissional da área que procura analisar melhor como funciona o comportamento humano.

Ainda assim, a obra não é bem um título sobre marketing digital, mas tem indicação para você que trabalha com vendas e marketing em geral. Com a autoria de um psicólogo, você vai aprender a como utilizar melhor os gatilhos mentais para a persuasão de pessoas.

Para tanto, o autor revela de forma didática como seres humanos e consumidores podem ser envolvidos por essas técnicas. Como exemplo, as armas da persuasão abordadas no livro são:

  • Afeição;
  • Reciprocidade;
  • Aprovação social;
  • Coerência e compromisso;
  • Escassez.

Marketing e comunicação na era pós-digital, de Walter Longo

Nesta obra, o tema principal abordado é justamente as mudanças radicais que passamos nas formas de se comunicar e trabalhar assim como o impacto das redes virtuais em nossas vidas. Ainda de acordo com o livro, essa era pós-digital é a nossa realidade de hoje.

Isso porque a presença da tecnologia digital é tão onipresente e ampla que apenas a notamos quando sentirmos sua ausência. Isso faz com que os modernos impactos em vários aspectos da vida sejam os novos desafios para gestores de marketing, propaganda e comunicação assim como líderes empresariais.

Free – O futuro é grátis, de Chris Anderson

Com grande atrativo da obra, nessa leitura você entender como uma empresa pode ganhar dinheiro num mundo onde tudo é gratuito. Aliás, essa é uma das mais fortes tendências da Era Digital. Com exemplos citados no livro, o assunto debate as estratégias usadas por gigantes como YouTube e Google para serem bilionárias oferecendo produtos gratuitos aos usuários.

Livros sobre marketing digital

Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI, de Rafael Rez

Entre os melhores livros sobre marketing digital, não poderia faltar um título que aborda o marketing de conteúdo. Aliás, esse segmento é apontado como o futuro do marketing, visto que inúmeras empresas do Brasil e do mundo já investem pesado neste modelo estratégico.

Em linhas gerais, a obra serve como guia completo e referência para você realizar assessorias e consultas sempre que pensar num planejamento de marketing digital. Enfim, para ser uma leitura obrigatória em qualquer organização atual, você vai aprender mais temas como:

  • Geração de leads;
  • Práticas;
  • Métricas;
  • Tráfego;
  • Ferramentas;
  • Vendas;
  • Tendências;
  • Produção.

Marketing na era digital, de Martha Gabriel

Título indispensável entre os livros sobre marketing digital, esta obra é de forma didática e simples quais são os conceitos básicos do marketing. Além do mais, você vai ver como esses conceitos podem ser aplicados dentro do Marketing Digital.

Ou seja, nesta leitura você conhece os grandes conceitos de marketing, como funcionam as diversas plataformas digitais atuais, quais as melhores estratégias e até mesmo como o cenário digital anda mudando o mercado em geral. Enfim, o livro é fonte de consulta para empresários, empreendedores e profissionais que precisam explorar ao máximo o marketing digital nas suas áreas de negócios.

Marketing 4.0: moving from traditional to digital, de Philip Kotler

Mais uma obra essencial para você que procura bons livros sobre marketing digital, a obra promete ser o novo manual para as próximas gerações do marketing. Aliás, o autor é considerado um dos maiores especialistas em marketing do momento.

Em linhas gerais, aqui ele fala sobre mudanças para consumidores, administradores e empresários num mundo cada vez mais conectado. Embora ainda não esteja disponível em português, ele pode ser adquirido nas versões digital ou física.

Negócios Digitais, de Alan Pakes

Esta dica é valiosa para você que quer empreender em negócios do mundo digital. Para tanto, o livro precisou da autoria de dezessete renomados empreendedores digitais. Aliás, ele foi organizado para que você coloque em prática todas as técnicas apresentadas.

Como resultado, a intenção é levar você a pensar como empreendedor. Enfim, de acordo com a obra, a definição de empreendedor é quem crê para ver, enquanto a maioria das pessoas tende a pensar que é ver para crer.

Marketing de permissão, de Seth Godin

Com a autoria de um dos bloggers mais atuantes do mundo e profissional de marketing, a obra traz conceitos vitais para você fazer marketing eficiente para uma nova geração de consumidores. Isso porque a publicidade tradicional mudou, visto que chamar a atenção de muita gente já não tem o mesmo impacto.

Métricas de marketing, de David Reibstein, Paul Farris, Phillip Pfeifer e Neil Bendle

Para fechar nossa lista de livros sobre marketing digital, a obra é basicamente um guia definitivo a respeito das avaliações de desempenho em marketing. Para isso, ele tem as mãos de quatro grandes consultores e pesquisadores de marketing, revelando quais as melhores e mais valiosas métricas da área.

Além do mais, a obra mostra como que essas métricas podem ser utilizadas e se interligar para maximizar retornos sobre investimentos na área do marketing. Enfim, um dos melhores livros sobre marketing digital, ele analisa diversos sistemas de mensuração e como você pode montá-los para melhorar resultados.

Categorias
Administração e Negócios

Livros sobre vendas: 11 leituras importantes

Garrison Keillor disse uma vez “um livro é um presente que você pode abrir mais de uma vez”. De fato, essa afirmação não poderia estar mais correta do ponto de vista do conhecimento. Isto é, os livros sobre vendas não são apenas uma excelente fonte de inspiração e auto aperfeiçoamento, mas também nos dão a oportunidade necessária para recarregar, refletir e respirar fundo em meio a nossas agendas lotadas.

Seja você é um gerente iniciante, um representante veterano ou um profissional de capacitação em vendas, quase sempre há algo que você pode tirar de um livro bem escrito e esclarecedor. Seja uma nova perspectiva sobre prospecção, mantendo sua equipe motivada ou desenvolvendo ótimos relacionamentos com compradores.

Pronto para começar a ler? Compilamos a lista a seguir para ajudar qualquer pessoa a escolher um ou dois dos principais livros sobre vendas em 2020 Aproveite!

Livros sobre vendas que alavancarão sua carreira

1. Gap Selling, por Keenan

Como os vendedores podem se concentrar mais nos problemas do cliente e menos na solução que estão tentando vender? É exatamente isso que o consultor de vendas de longa data Keenan mapeia na Gap Selling. Em suma, ele descreve uma metodologia para entender melhor o impacto comercial dos desafios do comprador e, em seguida, criar valor, identificando a “lacuna” entre o estado atual do cliente e o estado futuro desejado.

2. Quebrando o Código de Gerenciamento de Vendas, por Jason Jordan e Michelle Vazzana

Embora muitos livros sobre gerenciamento de vendas abranjam tópicos que vão da liderança ao treinamento, o Quebrando o Código de Gerenciamento de Vendas se concentra diretamente nas chaves para gerenciar e medir uma força de vendas. Isto é, Jordan e Vazzana, co-fundadores da consultoria de vendas Vantage Point Performance, identificam cinco processos para alcançar resultados estratégicos, compartilham conselhos para mudar o comportamento dos representantes e destacam três níveis de métricas de vendas que os líderes podem usar para gerenciar o desempenho da equipe.

3. Negocie Como se Sua Vida Dependesse Disso, por Chris Voss

O ex-negociador de reféns Chris Voss não é estranho a situações de alto risco, desenvolvendo habilidades que ajudaram a salvar vidas durante uma longa e bem sucedida carreira no FBI. Em Negocie Como Se Sua Vida Dependesse Disso, ele descreve nove princípios de negociação eficaz que podem ajudar leitores de todas as origens a se tornarem mais persuasivos e melhorarem sua inteligência emocional em qualquer discussão.

4. Coma o Almoço Deles, por Anthony Iannarino

Conquistar os clientes de seus concorrentes pode parecer assustador, mas é exatamente isso que Iannarino pretende ajudar os vendedores a fazer no livro sobre vendas Coma o Almoço Deles. De fato, este incrível e surpreendente livro apresenta um guia para priorizar clientes em potencial, descobrindo as principais prioridades da organização do comprador – desde o CEO até o final – e, em seguida, criando um plano para obter a adesão de cada um desses contatos, na ordem correta e mais vantajosa.

5. Guia de Sobrevivência do Gerente de Vendas, David Brock

O abrangente Guia de Sobrevivência do Gerente de Vendas do autor David Brock abrange tudo, desde treinamento, revisão das principais atividades de vendas (chamadas, acordos, relatórios), entrevistas e contratação de novos representantes e até gerenciamento de membros da equipe com desempenho insatisfatório. Esteja você procurando um livro multifuncional para empregar em vários campos ou uma introdução ao gerenciamento de vendas, este é um item obrigatório.

Livros sobre vendas

6. Cota de Esmagamento: Treinamento de Vendas, por Michelle Vazzana

De fato, embora as empresas frequentemente reconheçam o valor do treinamento de vendas, é uma verdade infeliz que muitos gerentes de vendas não ofereçam treinamento eficaz. Ou seja, devido à falta de tempo, habilidade ou esforço. Cota de Esmagamento, de Michelle Vazzana, a autora explica como os gerentes podem avaliar o desempenho dos representantes e ajudar suas equipes a maximizar todas as oportunidades.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por Dale Carnegie

Afinal de contas, quem não gostaria de usar um grande conselho comprovado para construir (e gerenciar) os seus relacionamentos profissionais? Sem dúvida, os princípios descritos no clássico de Dale Carnegie se mantêm excepcionalmente bem hoje em dia. Assim, podendo fornecer aos representantes e líderes de vendas dicas acionáveis ​​para se conectarem com os compradores, membros internos da equipe ou quaisquer outras partes interessadas importantes em seu campo.

8. Desafiando o Talento, por Geoff Colvin

Enquanto o escopo do best seller de Colvin se estende muito além das vendas, o Desafiando o Talento faz um excelente trabalho ao explicar o que alimenta o sucesso dos artistas de elite do mundo. Isto é, sejam eles músicos, médicos ou vendedores. Enraizado na pesquisa científica, o livro identifica a abordagem específica da “prática deliberada” que os grandes empreendedores compartilham e como isso afeta o desempenho.

9. Novas Vendas, Simplificadas, por Mike Weinberg

Se a captura de novos negócios estiver na mente da sua organização (e é esperado que esteja), o manual de Mike Weinberg fornece um processo detalhado para terceirizar, desenvolver e fechar negócios. Exemplos, histórias e humor são usados ​​ao longo do livro para ajudar os representantes a desenvolver as principais habilidades de vendas. Incluindo, por exemplo, habilidades de prospecção, narrativa, chamada e apresentação.

10. Conversas que Vendem, por Nancy Bleeke

Sem dúvida, os compradores de hoje querem conversas de vendas significativas e colaborativas. Assim sendo, Nancy Bleeke compartilha um sistema de cinco etapas e fornece dicas para captar a atenção de um cliente com base no tipo de comprador com o qual você está lidando. De fato, um dos livros sobre vendas mais essenciais em uma coleção!

11. Capacitação de Vendas, por Byron Matthews e Tamara Schenk

Escrito pelo CEO da Miller Heiman Group, Byron Matthews, e pela diretora de pesquisa da CSO Insights, Tamara Schenk, “Capacitação de Vendas” é uma introdução prática para oferecer treinamento, conteúdo e prática de vendas mais inteligentes aos vendedores.

Além disso, Tamara Schenk e Byron Matthews descrevem cuidadosamente as complexidades do espaço de ativação de vendas.

Descrevendo, também, abordagens passo a passo da implementação e ilustrando práticas do mundo real por meio de estudos de caso. O resultado é um plano abrangente para melhorar a produtividade da força de vendas e aumentar a receita, configurando um dos melhores livros sobre vendas!

Categorias
Administração e Negócios

6 importantes livros sobre empreendedorismo

Livros sobre empreendedorismo são ótimas fontes de conhecimento para quem empreende ou pensa empreender.

Eles não substituem um curso de administração e nem vão dá as respostas para todos os seus problemas, pois cada caso é único, mas suas principais virtudes são fornecer histórias inspiradoras e relatos que podem fornecer insights para as famosas ideias disruptivas.

Ideias que revelam uma solução perfeita ainda não pensada que se bem executadas colocarão seu autor na vanguarda de um novo movimento irresistível o suficiente para impor uma tendência. Em termos mais simples, são as ideias “fora da caixa”.

Mas nem precisam ser fonte de inspiração para ideias revolucionárias para se mostrarem úteis.

O simples fato de atualizar o seu leitor sobre as práticas mais modernas que mostram resultados pode ser o suficiente para o empreendedor obter as respostas de que precisa para o seu negócio e se destacar da concorrência.

Ler sobre outros empreendedores que passaram por dificuldades, por grandes desafios e tiveram força e sabedoria para superá-los e se manterem prósperos é estimulante, uma excelente forma de se manter motivado a continuar com seus projetos e acreditar que o esforço no final irá valer a pena.

Esses são os benefícios e a importância de ler livros sobre empreendedorismo, mas claro que não é qualquer leitura que irá provocar tais sentimentos ou insights. Por isso, fizermos uma seleção de livros sobre empreendedorismo que acreditamos serem capazes de despertar sentimentos inspiradores.

Veja a seleção abaixo.

Livros sobre empreendedorismo

Livros sobre investidores, como montar um negócio do zero e de formas de pensar em ideias inovadoras.

Obras direcionadas para startups, marketing e aprendizado sobre situações difíceis.

A lista é bem variada, o que é ótimo, pois aumenta as chances de encontrar uma obra que aborde exatamente o que anda procurando.

Confira nos próximos tópicos a seleção que o Estante Lotada fez de livros sobre empreendedorismo.

Confira!

1. De zero a um (Peter Thiel)

Iniciando a seleção de livros sobre empreendedorismo, um livro para quem sabe que o que seu negócio está precisando é de uma ideia inovadora.

Tem tudo estruturado, infraestrutura, distribuição, funcionários, produtos, mas mesmo garantindo que todos esses setores da empresa estejam impecáveis em termos de excelência, percebe que apesar disso não consegue se destacar da concorrência.

Porque seus concorrentes provavelmente têm os mesmos anseios e objetivos que você: conquistar pela qualidade.

O que fazer nesse caso? Pensar algo que ainda não foi pensado, propor algo novo, sair da zona de conforto. O que é sempre um risco, por isso a ideia tem que fazer valer a pena o arrojo.

Mas ter tais ideias sem dúvida não é algo simples e nem se acha na esquina.

Se você vê nessa situação, certamente esse livro de Peter Thiel, fundador do Paypal poderá ser iluminador.

Em “De zero a um”, Thiel trata de algumas maneiras não convencionais de se pensar para se construir algo diferente e inovador.

Valendo-se de suas experiências no mítico Vele do Silício, apresenta para os leitores técnicas, exercícios, teorias praticadas nesse verdadeiro celeiro de gênios da tecnologia.

Livro recomendadíssimo principalmente para quem trabalha em startup.

Livros sobre empreendedorismo

2. Receita previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)

Esse livro tem como enfoque o método de vendas via outbound, ou seja, uma abordagem mais direta, ativa, literalmente correr atrás do cliente em potencial e persuadi-lo de que precisa do seu produto que talvez nem saiba que exista.

Portanto, pode-se afirmar que é uma obra que trata de técnicas de negociação. Sim, mas não só isso. Aborda todo o processo comercial de uma empresa para que possa ser aprimorada. É um trabalho indicado para líderes de equipes de vendas e CEOs.

Tem uma linguagem acessível e fluída, o que sem dúvida torna a leitura agradável, além de ser bem informativo.

Se o seu problema é vendas, coloque “Receita previsível” na sua lista de leituras!

3. Satisfação garantida (Tony Hsieh)

Seguindo com as indicações de livros sobre empreendedorismo, essa obra é uma mistura de autobiografia com guia de como construir grandes negócios.

Conta a história de Tony Hsieh, Um dos maiores empreendedores da história, cofundador da LinkExchange (rede de publicidade na internet), empresa que em 1998 vendeu para a gigante da informática Microsoft por mais de 250 milhões de dólares.

Atualmente é CEO da empresa de calçados e roupas online Zappos.

Além de contar sobre a sua trajetória, Hsieh fornece dicas ao longo da narrativa de como construir grandes negócios do zero usando como exemplo grande players do mercado em diferentes áreas.

Um livro obrigatório para quem pretende iniciar um negócio próprio.

4. O investidor inteligente (Benjamim Graham)

Um livro sobre empreendedorismo, mas que bem que poderia também se enquadrar em livros sobre educação financeira, pois trata exatamente desse assunto.

Graham se propõe a explicar ao leitor as diversas formas de investimento, quais são as mais seguras, as mais arriscadas, menos ou mais vantajosas, quais atendem ao seu tipo de perfil, além de deixar claro quais erros que jamais podem ser cometidos.

Para quem pensa investir na bolsa de valores, “O investidor inteligente” é um verdadeiro guia com mais de 1 milhão de cópias vendidas.

5. A Startup Enxuta (Eric Ries)

Seguindo com a seleção de livros sobre empreendedorismo, a obra mais famosa tendo como tema as startups.

Apesar desse enfoque, é uma ótima leitura para todo pequeno empreendedor, pois, como o título deixa sugerido, trata de como gerenciar um negócio com orçamento enxuto e obter lucratividade.

Se você enxergou uma nova possibilidade, uma nova oportunidade, e precisa trabalhar urgente nela, mas tem como grande empecilho recursos limitados, características de praticamente todas as startups em seus primeiros meses de vida, é uma leitura obrigatória.

6. Meditações (Marco Aurélio)

Encerrando a nossa lista de livros sobre empreendedorismo, um empreendedor da atualidade tem algo a aprender com um imperador romano que viveu séculos atrás?

Sem dúvida, pois temas como liderança, relacionamento com o próximo, disciplina são assuntos atemporais.

Não importa quanto tempo tenha vivido um homem, certamente ele lidou com humanos em sua época, que apesar da distância de tempo e trajes e linguagens diferentes, preservam a mesma essência em termos de pensamentos e emoções.

Esse livro de Marco Aurélio reúne pensamentos que adquiriu ao longo de seu reinado com as experiências dos períodos de paz e de guerra.

Suas observações e ensinamentos sobre o papel de um líder se mostram valiosas até os dias atuais.

Gostou deste conteúdo de livros sobre empreendedorismo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Categorias
Administração e Negócios

Conheça 6 bons livros sobre comunicação

O que se pode extrair de livros sobre comunicação?

A comunicação é uma das principais ferramentas de um indivíduo para desenvolver-se profissionalmente e como pessoa. É por meio da comunicação que conseguimos expressar nossas ideias, nossos valores e influenciar pessoas.

Ser dono de uma comunicação clara e assertiva é muito útil enquanto ser social, pois é por meio da comunicação que conquistamos a atenção de nossos pares, despertamos empatia e geramos aproximação.

A boa comunicação também é útil como técnica de gerenciamento, para comandar grupo de pessoas ao alcance de um objetivo em comum.

Uma entrevista de emprego jamais será bem sucedida sem o domínio básico de uma boa oratória.

É simplesmente inviável para um vendedor atingir as suas metas sem contar com técnicas elementares de linguagem.

A comunicação não se resume apenas à oralidade. Há outras formas de comunicação importantes, isoladas ou em conjunto, para se completar o ciclo da transmissão da mensagem, como a linguagem corporal, textual e imagética.

Os livros sobre comunicação são ótimos meios para aprender e principalmente se aprimorar no uso desse conjunto de técnicas que, como vimos, são de fundamental importância para relações sociais saudáveis e desempenho profissional exitoso.

Por meios das obras sobre o tema, o leitor tem a disposição os conceitos básicos de cada linguagem, como utilizá-las da melhor forma, os erros a se evitar e as estratégias para cada tipo de situação.

Naturalmente os livros sobre comunicação que mais se destacam são aqueles escritos por especialistas da área de comunicação, jornalistas, publicitários, cineastas,  etc. As melhores cabeças do assunto compartilhando seus conhecimentos, ideias e experiências para o leitor.

Sem dúvida um material de conteúdo rico e que merece lotar a estante de qualquer interessando pelo tema.

Veja a seguir a nossa seleção de livros sobre comunicação.

Conheça esses 6 ótimos livros sobre comunicação

Alguns você certamente já ouviu falar, viu em algum banner publicitário, em uma postagem de rede social, na TV ou na livraria. Outros talvez se depare com a sua capa e título pela primeira vez durante a leitura desse texto.

Clássicos do gênero, fenômenos de vendas ou ilustres desconhecidos, não importa a trajetória, o que importa é o que podem agregar de conteúdo ao leitor, a sua formação, aos seus conhecimentos.

Não temos dúvidas de que todos os livros listados proporcionam uma experiência de leitura rica e até transformadora.

Veja a seleção de livros sobre comunicação abaixo.

1. Desvendando os segredos da linguagem corporal

Veja uma amostra do que você pode aprender com a leitura desse livro:

  • Braços e pernas cruzados: sinal de defesa;
  • Mão no queixo: tédio;
  • Cabeça e queixo voltados para baixo: hostilidade.

Esse livro sem dúvida nos ensina que o corpo fala e se quisermos passar uma postura que inspire confiança, segurança e que ajude as nossas palavras a ganhar impacto e autoridade, é preciso dominar a linguagem de nosso corpo, a linguagem corporal.

Sem dúvida uma leitura muito interessante que ajuda muito os que têm dificuldade de se apresentar em público.

2. A cauda longa

Seguindo com as indicações de livros sobre comunicação, podemos dizer, certamente, que se trata de um verdadeiro clássico que vendeu milhões de exemplares no mundo todo e influenciou muitas empresas, marcas e personalidades sobre a forma de gerirem os seus negócios.

O autor desse Best-seller, Chris Andersosn, apresentou ao mundo a teoria da cauda longa que abrange as novas e bem sucedidas dinâmicas de mercado com a ascensão e consolidação das plataformas digitais.

Um livro essencial para entender como lucrar com a fragmentação dos mercados propiciados pela aldeia global que se tornou o mundo ao conectar pessoas de todas as partes em um mesmo espaço.

livros sobre comunicação

3. Falando em público

Sem dúvida, um dos maiores pesadelos para muita gente é apresentar um trabalho na escola, faculdade, ou trabalho. Falar em público.

Mesmo conhecendo a fundo o tema da apresentação acabam sendo persuadidas pelos próprios medos de que não irá conseguir se lembrar de tudo, irá travar ou falar alguma bobagem. O medo do fracasso, de serem julgadas instantaneamente é forte demais.

Livros como o de Vilson Santos advogam justamente que uma das formas de aplacar a insegurança é se aprofundar no assunto a se tratar na apresentação. Contudo, tem total ciência que mesmo assim muitos não conseguem vencer os seus medos.

Por isso, ensina algumas técnicas que são úteis na hora de falar em público que auxiliam para uma comunicação clara e assertiva:

  • Usando a respiração para relaxar;
  • Dividindo a apresentação em tópicas;
  • Falando de frente ao espelho;
  • Apresentando para um amigo;
  • Anotando erros e refazendo a apresentação.

São apenas alguns tópicos e técnicas ensinadas no volume.

4. Vai fundo!

Prosseguindo com as recomendações de livros sobre comunicação, esquecemos de citar outro tipo de comunicação que sem dúvida vem ganhando cada vez mais relevância: a digital.

Esse livro escrito pelo considerado “guru das mídias sociais”, Gary Vaynerchuk, explica como o poder da internet e das redes sociais mudaram os relacionamentos na nossa sociedade e como serão cada vez mais fonte de interesse das grandes marcas.

Vaynerchuk ensina como construir uma marca, uma identidade no meio digital, como criar conteúdo relevante e todos os macetes e estratégias para entrar pra valer nessa mídia e conquistar espaço.

5. As armas da persuasão

Certamente essa obra se dedica a não só ensinar como persuadir, mas também como não se deixar influenciar pelas pessoas, talvez conhecimento até mais importante do que o primeiro.

Robert Cialdini apresenta ao leitor os 6 princípios fundamentais para a geração de mudança:

  • Um: Princípio da reciprocidade;
  • Dois: Princípio do compromisso e consistência;
  • Três: Princípio da prova social;
  • Quatro: Princípio da tração;
  • Cinco: Princípio da autoridade;
  • Seis: Princípio da escassez.

Quer conhecer mais detalhes de cada um deles? Recomendamos muito a leitura.

6. Marketing de conteúdo épico

Finalizando a nossa seleção de livros sobre comunicação, um livro sobre marketing de conteúdo, a bola da vez do universo da comunicação.

Todo mundo está produzindo, ou tentando, conteúdo rico para atrair público. E quando todo mundo tenta a mesma coisa é provável que só os mais populares e inovadores consigam se destacar da multidão e obter resultados expressivos.

Se você faz palestras, vídeos, podcasts, divulga textos e mesmo assim não sai do lugar, é sinal de que algo não vai bem na sua comunicação.

Para descobrir o problema, nada melhor do que o livro de um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo do mundo, Joe Pulizzi.

Gostou deste conteúdo de livros sobre comunicação? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Categorias
Administração e Negócios

7 bons livros sobre administração para sua estante

Procurando por livros sobre administração para lotar a sua estante? Fizemos uma seleção dos melhores disponíveis nas principais livrarias do país.

Sem dúvida faz bem por procurar livros sobre administração, se manter informado e atualizado é uma das melhores práticas para se diferenciar da concorrência. Mais do que nunca.

O empreendedorismo nos últimos anos cresceu mais do que a taxa de ocupação do Brasil, ou seja, de postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo dados do portal do Empreendedor MEI o número de microempreendedores individuais saltou de 7,7 milhões para mais de 8,5 milhões em dezembro de 2018, representando alta de 10,9% em comparação ao ano anterior.

No mesmo período a taxa de desemprego aumentou de 11,6% para 12,3% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esses dados mostram que o brasileiro tem optado como alternativa gerir o seu próprio negócio. Isso significa mais empresas surgindo no mercado para disputar a preferência dos consumidores.

No entanto, dados também do IBGE apontam que 6 de cada 10 negócios no Brasil fecham em 5 anos de atividades.

Fica claro que a competição é muita acirrada e logra êxito quem estiver melhor preparado, com condições de fornecer um diferencial aos seus clientes e que o distingua da concorrência.

Não há melhor maneira para se aprimorar, conhecer novas técnicas de gestão, de liderança, de negociações, tendências de mercado, e dessa forma obter destaque, do que consultando as melhores cabeças sobre administração corporativa.

É o que os livros sobre administração proporcionam.

Veja abaixo nossa seleção dos melhores livros do gênero que foram publicados nos últimos anos para se manter atualizado e obter novas ideias.

Confira!

7 livros sobre administração que você deve conhecer

Planejamento, gestão de relacionamento, motivação organizacional, pesquisa de marketing, enfim, são vários os assuntos que englobam o funcionamento de um negócio e todos têm grande importância para o sucesso de uma empresa.

Veja as nossas indicações nos tópicos abaixo.

1. Planejamento estratégico na prática

Esse livro consegue transmitir de forma muito competente e clara a importância de se estabelecer um planejamento estratégico. Um planejamento que seja compartilhado por todos os níveis hierárquicos. Somente assim é possível alinhar todos os funcionários com os objetivos da empresa.

O livro traz ainda a discussão sobre a vocação do proprietário e a missão organizacional. Também apresenta particularidades do planejamento estratégico.

A leitura é indicada tanto para graduandos de administração de empresas e profissionais que trabalham com estratégia empresarial.

2. Gestão de Mudança – Caos e complexidade nas organizações

Seguindo com as indicações de livros sobre administração, recomendamos esse livro se o que busca é dá um 360º na sua forma de gerir, se busca por novas formas de gestão e organização empresarial.

A obra aborda temas como Teoria do Caos, analogias impostas, sistemas, estruturas e cibernéticas, entre outros.

Sem dúvida essa leitura será uma fonte de novas ideias e percepções sobre gerenciamento de negócios. Seja de grandes ou pequenas empresas.

livros sobre administração

3. Gestão de relacionamento & Customer Experience

Sem dúvida relacionamento é a palavra do momento e uma das principais chaves para sustentar um negócio e ampliá-lo.

Mais do que nunca relacionamos com os nossos clientes e mais do que nunca é necessário relacionamento, uma vez que a comunicação se tornou muito mais dinâmica com as redes sociais.

E certamente o relacionamento interno com os colaboradores sempre foi essencial para qualquer negócio.

Saiba tudo do tema conferindo esse trabalho que se tornou referência no gênero.

4. Pós-globalização, administração e racionalidade econômica

Essa obra é um interessante estudo de caso sobre os pilares do pensamento econômico e administrativo. O autor Omar Aktouf traz questionamentos que demonstra a insustentabilidade de um modelo econômico baseado no que considera como excessiva financeirização da economia.

Um livro muito interessante para se olhar para frente, pensar no futuro e de suas possibilidades.

Esteja à frente de seu tempo com essa leitura.

5. Motivação nas organizações

Seguindo com as nossas indicações de livros sobre administração, uma organização precisa mais do que reunir indivíduos para lhe prestar serviço, precisa contar com colaboradores identificados com os objetivos da empresa.

Para contar com tal identificação é necessário saber motivar os colaboradores.

E quando o problema é o próprio proprietário? Se estiver se questionando se vale realmente a pena continuar com o projeto ou se vai de fato o levar ao objetivo que espera alcançar?

Esse livro será ótimo se a sua necessidade está concentrada justamente nessa questão. É uma verdadeira aula de como trabalhar a motivação dos colaboradores e a própria para que todos estejam na mesma sintonia dos objetivos inicialmente traçados.

É um livro essencial para profissionais de Recursos Humanos (RH).

6. Teoria das organizações: evolução e crítica

Seu objetivo é tomar conhecimento sobre as principais teorias organizacionais e administrativas para avaliar quais se encaixam as suas necessidades?

Certamente esse livro vai te fornecer o panorama completo sobre os principais métodos e ainda apresentar as tendências teóricas.

Destaca-se que a obra tem ênfase no desenvolvimento brasileiro.

7. Pesquisa de marketing

Prosseguindo com as indicações de livros sobre administração, o tema que precisa se debruçar no momento é pesquisa de marketing? Esse trabalho de Egydio Barbosa Zanotta atenderá sem dúvida a sua necessidade.

É focado no desenvolvimento de pesquisa de marketing. Aborda cada etapa para se fazer uma consistente e competente investigação de mercado.

Aprenda como montar uma pesquisa do zero, montar um questionário que o ajude a obter as respostas de que precisa, como abordar o público, entre outros temas relacionados.

É indicado para estudantes não só de administração, mas como de comunicação e publicidade e propaganda.

Certamente é também indicado para profissionais da área de marketing.

8. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente

Concluindo a seleção de livros sobre administração, um verdadeiro guia para se desenvolver e exercer uma boa liderança empresarial.

Sem dúvida a função gerencial é uma área de fundamental importância em qualquer negócio. Este livro traz uma série de relatos de gerentes de altos níveis de grandes empresas.

Nesta leitura aprendemos mais sobre limites, estratégias, flexibilidades, prioridades, enganos entre outros tópicos de relevância para a área gerencial.

Gostou deste conteúdo de livros sobre administração? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda a diferença!