Procurando por livros sobre K-pop? Temos o que precisa neste post: uma série de indicações para entender o que significa esse fenômeno da cultura pop que vem conquistando literalmente o mundo e como – e quando – surgiu.
K-pop significa “Korea pop”, ou música popular coreana, no caso da Coreia do Sul, porque a do Norte exporta no máximo ditadores e penteados… controversos.
Significa que essa sigla que você vê com frequência na internet é referente a música coreana? Aquele tal do BTS está envolvido nisso?
Total!
E como pode música coreana fazer tamanho sucesso aqui no Brasil? De repente todo mundo aprendeu a falar coreano? Bem, de repente todo mundo aprendeu a falar inglês, porque artista norte-americano também faz sucesso não só aqui como no mundo inteiro e a maioria da população não tem o domínio de um segundo idioma.
São vários fatores que respondem essa pergunta, mas a principal delas é “projeto”.
Cultura como fonte de receitas
Um projeto cultural pensado e financiado pelo governo coreano.
Com a quebradeira que assolou a Coreia do Sul nos anos 1990 o governo coreano traçou um plano estratégico para a retomada da economia e tornar o país mais competitivo internacionalmente.
Dentro desse planejamento estratégico foi inserida a cultura.
Os coreanos entendem que a cultura é uma ótima forma de exportar os valores, as virtudes, os melhores aspectos de seu país para o mundo e, assim, gerar receitas, seja promovendo artistas capazes de engajar milhões de pessoas no planeta inteiro, seja atraindo mais turistas em sua terra.
Essa lógica deu – e está dando – muito certo.
Estima-se que só em 2018 a Coreia do Sul recebeu 800 mil turistas que revelaram que a principal influência para visitar o país foi a banda BTS.
Estima-se que, por ano, o setor cultural do país movimente 3,6 bilhões de dólares.
E há quem diga que cultura não dá retorno…
Mas como nasceu exatamente esse fenômeno? Sabemos do motivo, exportar a cultura coreana mundo afora, mas como se faz isso?
Criando artistas
O embrião do K-pop foi nos anos 1990 a partir da definição do governo de plantão sul-coreano de que a cultura seria um dos pilares para o desenvolvimento econômico do país.
Por meio de programas de calouros, novos talentos começaram a ser revelados e receber atenção especial por parte do governo.
Atenção no sentido de treiná-los sobre comportamento, comunicação com a mídia, com os fãs, como se portar no exterior, enfim, um curso de como ser um pop star e conquistar fãs.
A internacionalização sempre esteve presente no projeto, tanto que é nítido no K-pop o uso de elementos, linguagem, estética que evoca o estilo pop norte-americano, o mais influente do mundo, mas sem abrir mão de incorporar elementos próprios da cultura coreana (como o uso de muitas cores) e uso de palavras em inglês e espanhol em meio as suas músicas.
4 livros sobre K-pop
Claro que o que expomos até agora é apenas uma palhinha do que irá encontrar nos livros sobre K-pop. Esses livros, até por serem bem mais densos, dão mais detalhes sobre os primeiros artistas, datas, bastidores, etc.
Foi observando esses aspectos que selecionamos os livros sobre K-pop para te indicar.
Confira os principais títulos sobre o assunto a seguir.
Confira!
1. K-pop – Manual de sobrevivência – Tudo o que você precisa saber sobre a cultura pop coreana
Iniciando as indicações de livros sobre K-pop, essa publicação da editora Autêntica é de fato um manual e por isso achamos adequado para abrir a lista.
O K-pop é muito rico, faz uso de vários elementos e carrega muito da história de seu país. Por isso, muita coisa pode passar batida e gerar incompreensão de como consegue atrair e engajar uma legião de fãs tão numerosa pelo mundo inteiro.
Esse livro se propõe a guiar o leitor que não conhece nada ou muito pouco sobre pela história dessa cultura desde os seus primórdios, que naturalmente se confunde com a história da Coreia do Sul.
Cada cor, cada ritmo, cada conceito é explicado de maneira didática, simples e divertida.
Entendemos ser uma ótima forma de ser introduzido ao K-pop.
2. K-pop Now!
Mas não tem apenas indicação para pessoas que estão à margem desse fenômeno cultural. Quem já é apaixonado por essa cultura é chamado de “Kpopper” e esse livro é direcionado para esse público.
Apesar de ter se tornado um fenômeno global e os principais artistas terem ganhado o mundo, dentro da Coreia do Sul há diversos artistas que movimentam a cena cultura do país, mas que ainda não explodiram internacionalmente.
É como se estivessem sendo gestados para ganhar novos ares ou simplesmente se vir a descobrir que são fenômenos mais locais do que globais.
Os trabalhos desses artistas são mais difíceis de serem acompanhados e há toda uma comunidade de kpoppers ávida por consumir mais da música sul-coreana e descobrir qual será a banda ou cantor estourarem nas paradas de sucesso internacionais.
Esse livro trata de fazer um panorama do que está ocorrendo no cenário musical do país no momento e quais são as principais apostas para o futuro.
Se você é Kpopper, esse livro é praticamente uma obrigação.
3. BTS
A banda do momento que definitivamente levou a Coreia do Sul para o mundo todo. Milhões de seguidores nas redes sociais (batendo recordes), shows concorridíssimos em vários países do mundo e até discurso nas Nações Unidas!
O BTS é um grupo de K-pop composto por sete integrantes. O livro narra a trajetória desse grupo, como surgiu, quando explodiu, o dia a dia de cada um dos integrantes e seus gostos pessoais.
Se é fã, é obrigatório. Se tem interesse de entender o frisson provocando pelo grupo musical direto do sul asiático para o mundo, não tem ponto de partida melhor.
4. Meu pop virou K-pop
Finalizando a lista de livros sobre K-pop, achamos interessante um livro que coloca a perspectiva de fãs do gênero que, como muitos brasileiros, cresceram sob influência do pop norte-americano e depois descobriram o K-pop.
Thais Midori e Gaby Brandalise contam como se surpreenderam ao ouvir a primeira vez uma música K-pop e qual foi o impacto transformador que tiveram em suas vidas, como o título do livro já deixa claro.
Com linguagem acessível e estilo divertido, essa obra apresenta os principais conceitos do K-pop ao compartilhar experiências pessoais. Livro pra ler em uma cadeirada só.
Gostou deste conteúdo de livros sobre K-pop? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.