Categorias
Religião e Espiritualidade

6 livros sobre sonhos que todo mundo precisa conhecer

Se você está se perguntando por que continua tendo aquele sonho recorrente, talvez seja a hora de recorrer a livros sobre o significado dos sonhos para ter uma ideia. Mas os livros sobre sonhos vão muito além de interpretações e significados, podendo tratar também sobre os sonhos lúcidos, por exemplo.

Muitas pessoas compartilham os mesmos sonhos comuns – sonhos com a família, sonhos com dinheiro, pesadelos com o trabalho – e cada uma delas carrega um significado mais profundo que pode lançar luz sobre você e sua vida.

A interpretação dos sonhos

A ideia por trás da interpretação dos sonhos, que foi defendida desde cedo por personalidades como Sigmund Freud e Carl Jung, é que, se você pode gravar e interpretar seus sonhos, pode conscientemente se ajudar a trabalhar com o que está subconscientemente lutando. Sonhos, como muitos psicólogos, cientistas e teóricos concordam, são importantes mecanismos de processamento que nossas mentes desenvolveram para nos ajudar a lidar com as emoções, conflitos e tensões do dia a dia. Compreender seus sonhos é a chave para se entender.

Parece um monte de baboseira, certo? De fato, embora nem todo sonho tenha um significado sólido e concreto, aprender sobre as possibilidades pode ser igualmente benéfico para sua paz de espírito. Então, você acha que está pronto para saber o que seus sonhos significam para sua vida de vigília? Assim sendo, experimente estes cinco livros sobre interpretações de sonhos e, como um bônus, conheça também o 6º livro que ajudará você a ter uma vida muito mais intensa e completa através dos sonhos lúcidos!

Livros sobre sonhos que mudarão sua vida

1. A Interpretação dos Sonhos, por Sigmund Freud

O trabalho seminal de Freud, A Interpretação dos Sonhos foi publicado em 1900 para inaugurar o novo século. De fato, este livro notável inclui a análise de seus próprios sonhos para ilustrar sua teoria dos sonhos. Além disso, o trabalho transmite não apenas a compreensão de sonhos de Freud, mas também suas ideias preliminares sobre o funcionamento mental. Assim, ele examina as complexidades texturizadas do pensamento inconsciente e a complexa relação entre o sonho e o pensamento racional.

Para Freud, a interpretação dos sonhos era o caminho real para o conhecimento das atividades inconscientes da mente. É fundamental para sua técnica de sonhos, juntamente com a livre associação.

2. Jung e a Interpretação dos Sonhos, por James Hall

Carl Jung expandiu a noção de inconsciente além do pessoal para abranger o universal, ou o que ele chamou de inconsciente coletivo. Ele estava em termos mais amigáveis ​​com o inconsciente do que Freud e afirmou no Livro Vermelho: “devo aprender que os resíduos dos meus pensamentos, dos meus sonhos são o discurso da minha alma. Devo carregá-los em meu coração e passar por eles em minha mente, como as palavras da pessoa mais querida para mim”.

Desse modo, essa interpretação dos sonhos junguianos por James Hall fornece uma introdução perspicaz a Jung. Hall via o sonho como compensatório, expandindo a visão limitada do ego.

Ou seja, ele comunicava uma mensagem ao ego, iluminando seu caminho de individuação. A análise junguiana dos sonhos envolve o diálogo entre o ego e o inconsciente, usando técnicas de interpretação e imaginais.

A “imaginação ativa”, uma técnica desenvolvida por Jung, dá voz às imagens dos sonhos usando formas de auto expressão, como desenhar ou escrever. Indo além do pessoal, o analista junguiano amplia a imagem, vinculando-a a padrões arquetípicos transcendentes.

3. Ficções Que Curam, por James Hillman

O livro de James Hillman transmite sua teorização radical sobre os sonhos. Sua escrita é desconstrutiva e desestabilizadora, estimulando a imaginação do leitor a aprender a linguagem dos sonhos. Ele achava que Freud e Jung traduziam o sonho para a linguagem do despertar e, ao fazê-lo, negligenciavam a qualidade subversiva dos sonhos. Ele afirma: “devemos reverter nosso procedimento usual de traduzir o sonho em linguagem do ego e, em vez disso, traduzir o ego em linguagem do sonho. Isso significa realizar um trabalho onírico no ego.”

O sonho precisa impactar a consciência desperta. “O trabalho dos sonhos transforma os eventos da vida em substância psíquica, por meio do modo imaginativo”. Hillman considera o sonho uma ferramenta para ensinar o “ego heróico” a sonhar e, ao fazê-lo, a experimentar o mundo mais plenamente.

Livros sobre sonho

4. Teoria e Prática de Dream Tending, por Stephen Aizenstat

O chamado “Dream Tending” é uma maneira de trabalhar com os sonhos desenvolvidos pelo Dr. Stephen Aizenstat. Assim, é criado um espaço imaginal, um teatro para o sonho entrar no mundo da vigília. Seu livro Teoria e Prática de Dream Tending é um relato eloquentemente pessoal da maneira de Aizenstat entender e trabalhar com sonhos. Com base no trabalho de Freud, Jung e Hillman, ele apresenta exemplos de seu método, bem como exercícios que orientam o leitor no desenvolvimento de uma prática de sonho.

O método de Aizenstat é mais uma maneira de ser do que um conjunto de técnicas. Ele prioriza a importância da prática de sonho pessoal do concurso de sonho. A proposta do sonho é incentivada a encontrar o sonho com paciência, curiosidade e escuta profunda que esvazia a mente das pré-concepções.

5. O Sentido Social dos Sonhos, por Gordon Lawrence

Em seu livro editado, O Sentido Social dos Sonhos, ele descreve a base teórica do social sonhando e suas aplicações práticas à consulta organizacional, resolução de conflitos e empreendimentos criativos colaborativos. Ele cunhou o termo “Matriz de Sonhos Sociais” para destacar o poder generativo do trabalho colaborativo dos sonhos e diferenciá-lo de grupos que se concentram na dinâmica interpessoal e de grupos tradicionais que trabalham em sonhos únicos.

Em uma Matriz de Sonhos Sociais, todos os participantes podem compartilhar sonhos. Eles são convidados a oferecer seus sonhos ao grupo e a ouvir os sonhos dos outros como seus. Essa é uma maneira de abandonar a propriedade individual do sonho e difundir as fronteiras entre o eu e o outro. Através do compartilhamento e associação com as imagens dos sonhos, surgem significados que ampliam a dimensão pessoal de um sonho e aprofundam a conexão de alguém com os outros.

No sonho, existem “múltiplos portadores de consciência”, apesar de haver um ponto de vista de que o trabalho dos sonhos é acessado através da imaginação incorporada. Ou seja, essa técnica concentra-se nas particularidades das figuras oníricas e nos sentimentos e sensações correspondentes que elas evocam no sonhador, levando o sonhador a se identificar com diferentes imagens e a se relacionar com a multiplicidade. Classifica-se, assim, como um dos melhores livros sobre sonhos lançados até hoje!

6. O Nexxus (Método de Sonhos Lúcidos em 20 Dias), por Giovanna Cóppola

Este livro merece menção honrosa em nossa lista pois se trata de um e-book, um método, desenvolvido por uma entusiasta no estudo de sonhos lúcidos, Giovanna Cóppola. Desde criança, Giovanna sempre gostou de incubar sonhos, mas nessa época não tinha ideia do que estava fazendo. Foi há cerca de 7 anos que ela começou a estudar os sonhos lúcidos com mais afinco.

Ter um sonho lúcido significa ter um sonho no qual você sabe que está sonhando. Ou seja, você se torna lúcido de sua condição e, com isso, pode explorar o mundo dos sonhos como desejar.

Os sonhos lúcidos são comprovados pela ciência e, há muito tempo, estudos vêm demonstrando seus benefícios e importância para o ser humano. Depois de submeter 85 voluntários a testes ao longo de 2 anos, Giovanna desenvolveu o método mais próximo da perfeição. 82 voluntários conseguiram ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias, o que significa uma taxa de sucesso superior a 97%.

O objetivo do e-book é ensinar o leitor a ter sonhos lúcidos. A partir disso, ele pode explorar seu subconsciente e se surpreender com os benefícios da prática. Por isso, merece destaque nessa lista de livros sobre sonhos.

livros sobre sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *