Categorias
Religião e Espiritualidade

5 livros sobre budismo que você vai amar ler

Foi por causa dos ensinamentos de Buda que o budismo existe. Essa filosofia para alguns e religião para outros possui aproximadamente 2.500 anos. Seu principal papel é a de condicionar a mente, levando-a para o estado de paz, alegria e outros sentimentos positivos e libertadores. Para te ajudar a conhecer melhor sobre esses ensinamentos, listamos a seguir alguns livros sobre budismo que você deveria ler, com certeza.

O que é o budismo?

O budismo é uma religião ou filosofia antiga que tem aproximadamente 2.500 anos, cujos ensinamentos foram baseados em Buda.

Sua principal função na vida dos adeptos é a de promover a serenidade, libertando a mente de qualquer pensamento limitante. É o espírito do homem que é trabalhado, pois dessa maneira entende-se que o seu corpo se tornará saudável.

Foram os imigrantes japoneses que trouxeram o budismo para o Brasil, no começo do século XX. No início da sua chegada, o budismo tinha como objetivo o de apenas atender as necessidades dos japoneses que já se encontravam aqui. Mas, como as informações se disseminam com facilidade, esses ensinamentos budistas acabaram caindo no gosto dos brasileiros.

Hoje em dia, acredita-se que existam mais de 200.000 brasileiros budistas no país.

Aproximadamente existem na cidade de São Paulo, cerca de 240 templos budistas, no país são mais de 103 escolas. Além disso, é comum as reuniões feitas nas casas dos adeptos. Isso permite que os ensinamentos sejam transmitidos sem a necessidade de um templo para a realização dos cultos e cerimônias.

Os livros sobre budismo são ótimos para quem quer conhecer melhor os ensinamentos. A seguir você confere as nossas melhores indicações.

5 melhores livros sobre budismo

1 – Resgate emocional, por Dzogchen Ponlop Rinpoche

Através da intimidade com as próprias emoções, o professor budista mais aclamado dos últimos tempos ensina como se libertar de uma vez da posição de vítima na vida.

As emoções que vivenciamos ao longo da vida nos trazem muitas vezes desilusões e desespero, como também cor e aprendizado. Podemos comparar essas vivências a uma montanha russa.

Dessa maneira, quando aprendemos a lidar com as emoções ao longo da vida, nos tornamos mais hábeis. Os principais benefícios sentidos são o de poder usufruir das riquezas e sabedorias de cada aprendizado, sem que as emoções possam nos controlar.

2 – 108 contos e parábolas orientais, por Monja Coen

Monja Coen é uma das figuras mais populares no país quando o assunto é o Zen Budismo. No livro 108 contos e parábolas orientais, a monja traz ao leitor uma provocação e um anseio ao mesmo tempo em fazê-lo buscar um encontro mais profundo com o seu próprio eu.

Os pequenos textos escritos no livro, são retratos fiéis de histórias verídicas na vida de monásticos e praticantes ao redor do mundo. Essas passagens são chamadas de Coans.

Segundo Monja Coen, essas porções de sabedoria podem ser aplicadas na vida cotidiana das pessoas, sendo elas budistas ou não. Esses ensinamentos trazem entendimento e ajudam nas respostas sobre os questionamentos da vida atual e moderna.

É possível através dessa leitura, entender o que é o budismo, o que é o carma segundo o budismo, como se conectar com o tempo presente e praticar as ações de atenção plena, entre outras sabedorias. De todos os livros sobre budismo que existem, essa é uma excelente opção de leitura.

Livros sobre Budismo

3 – No coração da vida, por Jetsunma Tenzin Palmo

Jetsunma, neste livro, apresenta de maneira bem simples, diversos conceitos sofisticados da doutrina de Buda. A intenção da autora desde a primeira página é de mostrar como esses conceitos podem ser aplicados na vida, no dia a dia.

Responsável por um mosteiro totalmente feminino localizado na Índia, Jetsunma é uma professora pertencente a linhagem Drukpa. Passou 12 anos da sua vida em um retiro dentro de uma caverna no Himalaia. Atualmente é professora e também condutora de retiros por todo mundo.

4 – Por que o budismo funciona, por Robert Wright

Robert Wright é um dos escritores mais brilhantes dos EUA e essa obra que ele escreveu é um dos livros sobre budismo mais legais que existem.

Neste livro o autor apresenta uma jornada bem interessante com pontos de vista da psicologia, meditação e filosofia, afim de mostrar como o budismo pode ser a chave para a felicidade duradoura.

A filosofia budista basicamente afirma que o sofrimento que o ser humano carrega é o responsável pelo surgimento do sofrimento nas outras pessoas, simplesmente porque ele não vê o mundo como ele realmente é.

A meditação entra nessa filosofia como sendo o momento de maior clareza para mente. Isso significa que ela contribui para que o indivíduo consiga atingir a profunda satisfação na vida.

Quando falamos dos livros sobre budismo que são mais importantes, esse sem dúvidas entra na lista. A revista “The New Yorker” o classificou como sublime. Para o autor, se um indivíduo seguir à risca todos os ensinamentos, alguns incômodos como ansiedade, raiva e ódio podem simplesmente desaparecer. Tornando a pessoa muito mais amorosa e apreciadora das belezas do mundo.

Essas mudanças são evidenciadas pelo autor que destaca as últimas descobertas que a Neurociência e a Psicologia fizeram a respeito dessa transformação.

A elegância e a sagacidade do autor ficam bem evidentes na maneira como escreve seus capítulos. Ele ensina de maneira fácil, como alicerçar a vida espiritual num mundo tão tecnológico e recheado de conflitos sociais. É totalmente possível salvar nós mesmos como indivíduos e espécie.

5 – Cérebro e meditação, por Matthieu Ricard e Wolf Singer

Cientistas consideram Matthieu Ricard como sendo o homem mais feliz do mundo. Esse título foi ganho graças a uma análise feita de suas estruturas cerebrais. Matthieu é um monge budista há mais de 40 anos e se aliou a Wolf Singer para escrever essa obra. Wolf Singer é um dos neurocientistas mais famosos e importantes do mundo.

Neste livro, os dois autores se juntam para desbravar como a mente de fato funciona. Foram 8 longos anos debatendo sobre questões importantes a respeito do budismo e da meditação.

Esse é um dos livros sobre budismo mais interessantes em termos de troca entre a ciência e os conhecimentos milenares do budismo e da meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *