O impacto dos melhores livros da Agatha Christie na literatura não pode ser ignorado. De fato, seus livros, contos e peças de teatro são essenciais para o gênero de suspense e continuam a intrigar os leitores em todo o mundo.
No entanto, o tamanho exagerado de seu catálogo pode ser intimidador para os leitores iniciantes, ou mesmo para os leitores da terceira, quinta ou oitava vez – afinal de contas, ela escreveu 66 romances. Então, assumimos o caso e montamos uma lista dos melhores livros da Agatha Christie.
Os melhores livros da Agatha Christie
Agatha Christie era uma mulher tímida e despretensiosa que provavelmente continua sendo a romancista mais vendida de todos os tempos. Se você é um veterano leitor de romances clássicos de mistério ou procura o livro perfeito para iniciar no gênero, saiba que nenhuma lista de leitura estaria completa sem um punhado de romances de Agatha Christie.
Como uma das autoras mais vendidas de todos os tempos, Agatha Christie compôs nada menos que 66 romances policiais e 14 coleções de contos ao longo de sua vida. Destes, vários títulos foram transformados em filmes, peças teatrais e séries de televisão, mas nada captura o talento de Christie para o mistério e o suspense como os próprios romances.
Embora seja quase impossível escolher um favorito, tomamos a liberdade de selecionar os 8 dos melhores livros da Agatha Christie (em nenhuma ordem específica) para adicionar à sua lista de leitura.
Aqui estão nossas escolhas para os melhores livros da Agatha Christie para qualquer fã de mistério.
Os 8 livros imperdíveis da Agatha Christie
1. Assassinato no Expresso do Oriente
Os assassinatos de Agatha Christie estão sempre acontecendo em espaços confinados, mas isso é apenas porque ela sabia, assim como qualquer escritor que já viveu, que claustrofobia e uma pequena lista de suspeitos são ingredientes essenciais para uma história de mistério envolvente.
E se deve haver um espaço confinado, por que não fazê-lo em grande estilo? As vítimas fictícias de Christie geralmente caíam em ilhas isoladas e barcos de passeio. Em Assassinato no Expresso do Oriente, por exemplo, a história se passa em um famoso trem da vida real. Talvez o mais icônico de seus trabalhos, nenhuma lista dos melhores livros de Agatha Christie estaria completa sem essa obra.
De fato, este romance de mistério é uma leitura obrigatória, sendo adaptada para um filme estrelado por Johnny Depp em 2017. A história segue um dos detetives mais queridos de Agatha Christie, Hercule Poirot, enquanto ele investiga um crime entre um elenco internacional de suspeitos a bordo do glamouroso trem Expresso do Oriente.
2. O Assassinato de Roger Ackroyd
Outro livro essencial de Agatha Christie, estrelado por Hercule Poirot, é O Assassinato de Roger Ackroyd, uma história de detetive requintadamente escrita que inspirou gerações de autores de crimes e mistérios. Sem dúvida, este livro tem uma reviravolta surpresa que até os mais espertos caçadores de mistérios acharão difícil de prever.
3. Noite Sem Fim
De fato, os leitores podem ler os romances de mistério de Agatha Christie por anos e ainda encontrar novos detalhes deliciosos. Noite Sem Fim, por exemplo, marca um ponco de partida do estilo de “assinatura do mestre”. Supostamente um dos favoritos de Christie, esse mistério independente mantém o suspense de uma maneira acima e além do típico romance de Christie.
Noite Sem Fim é mais horror gótico do que mistério, mas ainda é essencialmente Agatha Christie. Para aqueles que são conhecedores dos romances antigos de Christie, Noite Sem Fim é sem dúvida um dos melhores entre seus trabalhos posteriores. Assustadora e complexa, esta fascinante história é uma evidência poderosa de que a autora tinha uma profunda imaginação.
4. E Não Sobrou Nenhum
A inspiração para inúmeros escritores e cineastas E Não Sobrou Nenhum é praticamente a história original de férias que deram horrivelmente erradas. Misturando elementos de mistério, suspense e horror, este romance perfeitamente ritmado segue um grupo de personagens.
De fato, este é um dos melhores livros da Agatha Christie, sendo realmente fascinante até a última página. Afinal de contas, você provavelmente nunca vai adivinhar quem está por trás de tudo.
5. Perigo na Casa do Fundo
De fato, é difícil imaginar uma introdução melhor ao gênero de Christie do que Perigo na Casa do Fundo. Afinal de contas, o livro é repleto de glamour, suspense e uma série de pistas habilmente tramadas.
Perigo na Casa do Fundo começa com um assassinato durante uma festa à noite. Este é de longe um dos melhores trabalhos de Agatha Christie para os fãs de romances clássicos de mistério.
6. Os Crimes ABC
Basicamente, todo romance de serial killer e série de TV sobre mistério de assassinato podem traçar sua linhagem até Os Crimes ABC. Em suma, a história segue uma série de assassinatos aparentemente aleatórios (embora conectados em segredo) com vítimas cujos nomes começam com cada letra do alfabeto.
7. A Morte Não É o Fim
Nenhuma formação dos melhores livros da Agatha Christie estaria completa sem A Morte Não É o Fim, um surpreendente romance de mistério histórico que se destaca entre as obras de Christie. A história se passa no Egito Antigo e foi inspirada pelas visitas de Christie à região com seu marido arqueólogo.
A Morte Não É o Fim é um ponto básico do começo dos romances de Agatha Christie. Desta vez, porém, seu romance começa com um reaparecimento: um pai egípcio retorna à sua família, embora com uma nova concubina a tiracolo. De fato, a parte da concubina faz um pouco mais de sentido quando você considera que esse romance se passa no Egito Antigo.
Essa é uma escolha incomum para Christie, pois é o fato de que não há personagens europeus neste livro. Tudo isso cria uma visão única e refrescante do formato de suspense da marca registrada de Christie.
8. Morte no Nilo
Se você ainda não leu, leia este livro antes de ele se tornar um filme em 2020. Este romance leva Hercule Poirot ao Egito, onde um cruzeiro ao longo do Nilo é interrompido quando se descobre que uma mulher jovem, elegante e bonita foi baleada na cabeça.
O mistério é ainda mais fascinante nesse cenário exótico, configurando um dos melhores livros da Agatha Christie.