Categorias
Literatura e Ficção

5 melhores livros de Clarice Lispector

A escritora judia nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira Clarice Lispector é um dos maiores nomes na literatura nacional. Por conta disso, pensando nos amantes da leitura, elaboramos esse artigo que conta com os 5 melhores livros de Clarice Lispector.

Os melhores livros de Clarice Lispector

Nascida com o nome de Chaya Pinkhasovna Lispector, a importante escritora veio para o Brasil ainda criança com os seus pais, por conta da perseguição da Segunda Guerra. Dessa forma, com apenas dois anos de idade a brilhante criança chegava em Maceió.

A autora escreveu diversos livros, entre eles muitos contos e romances, e obteve grande destaque com as suas obras. Além disso, Clarice também era jornalista e trabalhou como redatora em diferentes e importantes jornais.

Desse modo, pensando em você que aprecia a literatura nacional ou que é fã das obras da magnífica Clarice Lispector, desenvolvemos essa lista que conta com os melhores livros da escritora. Abordaremos cada um individualmente, de modo a introduzir o seu conteúdo.

1. A Paixão Segundo G.H. (1964)

Essa obra magnífica da escritora encabeça a nossa lista por conta de seu romance capaz de lançar o leitor na história. Dessa forma, a personagem demonstra como um simples acontecimento de um dia normal pode modificar totalmente a perspectiva pela qual se observa a vida.

Trata-se de um romance totalmente fora do comum, já que centra na personagem G.H. sua forma de pensar e sentir em relação ao mundo. Assim sendo, a virtuosa cena da barata morta e seu sabor coloca em xeque a visão padrão da vida, fazendo a personagem transcender a visão comum.

É uma obra genial da escritora, ótima para o leitor que deseja vivenciar uma revolução individual nas linhas de um livro. Surpreendentemente, essa obra envolve o leitor a ponto de fazê-lo repensar até mesmo suas próprias crenças e vivências.

2. A Hora da Estrela (1977)

Essa é uma obra especial entre todo o acervo de Clarice Lispector, isso porque trata-se de seu livro de despedida. Dessa maneira, a obra que foi lançada no ano da morte da autora tem um ar de despedida, e isso faz com que os fãs tenham um carinho exclusivo por esse livro.

A história narrada conta sobre a vida da personagem Macabéa, que é uma moça jovem criada por uma tia amarga que a leva do estado de Alagoas para o Rio de Janeiro. Além disso, outro personagem é o escritor Rodrigo S. M. que está esperando pela sua própria morte.

Em suma, o escritor representa a própria Clarice, que já projetava na obra a sua noção sobre estar nos últimos momentos de sua vida. A trama do livro é simplesmente genial e envolve o leitor em cada linha, seja com Macabéa ou com Rodrigo, refletindo a própria autora em ambos.

Assim sendo, tal obra é indispensável na estante dos amantes da leitura e principalmente admiradores da obra de Clarice Lispector. Por esse motivo o livro está na nossa lista especial com lugar de destaque.

Melhores livros de Clarice Lispector

3. Perto do Coração Selvagem (1943)

Mais uma obra magnífica da escritora, Perto do Coração Selvagem é o primeiro romance lançado por ela, sendo inclusive um dos mais aclamados nesse gênero. Por conta disso, o livro foi premiado em 1944 pela Fundação Graça Aranha como melhor romance de estreia.

A história é centrada nas percepções e flutuações conscienciais da personagem Joana, que vive viajando mentalmente no seu passado e presente. Da mesma forma, aborda as questões sociais da menina que vira mulher, e todas as obrigações e amadurecimento decorrentes disso.

O impacto dessa obra fora tão grande que surgiram boatos afirmando que se tratava de uma obra lançada através do pseudônimo de algum consagrado escritor. No entanto, isso só ocorreu por conta do nome incomum da autora e pelo fato de, até então, ela ainda ser uma desconhecida jornalista.

Essa é, da mesma forma, uma obra que possui destaque no acervo da autora, visto que poucos escritores nacionais atingiram tamanha repercussão já na primeira obra. Igualmente, é um livro indispensável na coleção de seus admiradores.

4. Laços de Família (1960)

Essa é mais uma das grandes obras da ilustre autora Clarice Lispector. Não apenas uma obra, mas sim uma coletânea; o livro possui treze contos intrigantes que com cenas banais de diversos personagens geram uma situação de incômodo com a própria existência e condições.

Tal situação é retratada em um dos contos da obra chamado de “Amor”, onde uma pessoa desprovida de visão mastigando chiclete faz com que a protagonista acabe questionando a própria vida. Por conta disso, surge então um descontentamento e uma nova forma de observar o mundo.

São diversos contos capazes de cativar no leitor o desejo por modificar a visão de mundo e o modo de observar os acontecimentos do cotidiano. Dessa forma, é mais uma obra que possui grande destaque e que não pode deixar de ser lida pelos amantes da obra da escritora.

5. A Descoberta do Mundo (1984)

Essa obra da ilustre escritora é uma coletânea de suas crônicas que foram compiladas, extraídas das publicações de Clarice feitas no Jornal do Brasil. Assim sendo, ela trabalhou no jornal e usou a sua coluna para abordar diversas situações do cotidiano.

Dessa forma, criava crônicas sobre diversos acontecimentos comuns, seus próprios pontos de vista e também suas discordâncias e indignações. Da mesma forma, ela tratava de alguns pequenos trechos dos seus próprios romances que, até então, eram inéditos.

Trata-se de uma obra síntese da autora, lançada após a sua morte no ano de 1984. Dessa maneira, a obra demonstra uma Clarice que gostava de trocar ideias com seus fãs, e que se importava com o pensamento e percepção de cada um de seus leitores.

Há trechos desse livro em que ela troca ideias e esclarece situações onde foi mal entendida, e inclusive deixa transparecer lados e sentidos bem pessoais e particulares, coisas que em suas obras publicadas eram impossíveis de serem percebidas.

Para os leitores que realmente amam e conhecem a obra da escritora, esse livro não pode deixar de fazer parte da coleção. Dessa forma, essa é a obra que fecha a lista dos melhores livros de Clarice Lispector.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *