Interessado em saber mais sobre um distúrbio mental que, a cada vez, se torna mais estudado e abordado pela ciência? Veja a seleção que preparamos de livros sobre bipolaridade para lotar a sua estante!
Você desconfia que tem bipolaridade? Conhece alguém que tem? Não sabe como lidar com essas pessoas ou consigo mesma (o)?
Certamente ler a respeito vai te ajudar a tirar dúvidas sobre o que é esse transtorno, quais os seus principais sintomas, os cuidados e técnicas de autocontrole.
Os melhores livros sobre o tema são produzidos por grandes especialistas, como psicólogos, médicos, jornalistas, enfim, propriedade sobre o assunto não irá faltar à seleção de livros de logo mais.
O que é bipolaridade?
O transtorno bipolar é um distúrbio associado a alterações de humor muito intensas que ocorrem em curtos intervalos de tempo.
As alterações do humor trafegam da euforia a depressão absoluta.
Os intervalos para mudanças bruscas de humor variam conforme a gravidade do transtorno, o mesmo quanto a intensidade, pois existem graus variados.
Há casos de pessoas que são bipolares e demoraram anos para ser diagnosticadas ou jamais foram.
Há também situações das pessoas confundirem os sintomas.
Nem toda alteração de humor significa um transtorno de bipolaridade. Tais ocorrências podem ser motivadas por alterações hormonais, consumo de substância, problemas emocionais de outra natureza, entre outros.
Um diagnóstico preciso só é possível de ser realizado passando pelo exame de um profissional qualificado.
No entanto, é possível ao menos levantar suspeitas sobre essa condição ao ter conhecimento dos sintomas clássicos do transtorno.
Os principais sintomas são euforia, entusiasmo excessivo por coisas aparentemente insignificantes, dificuldade para dormir e até perda de contato com a realidade.
Esses são os sintomas relacionados à parte “alto astral”.
Já na depressão, os sintomas característicos são falta de energia, de motivação e perda de interesse pelas atividades do cotidiano.
Essa é uma doença que não se sabe a causa e também não tem cura, pode durar anos ou a vida inteira. Contudo, existe tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Livros sobre bipolaridade
Não pense que terá pela frente uma leitura arrastada, muito técnica, com jargões da profissão ou trabalhando com dados muito complexos.
Esses livros, mesmo os mais técnicos, tratam do assunto usando de uma linguagem bem acessível, didática, objetiva. São uns verdadeiros guias que abordam das questões mais básicas relacionadas ao transtorno a soluções de tratamento.
Também falam sobre a convivência com pessoas com essa característica, além de passar lições aos bipolares de como se relacionar e evitar grandes transtornos nas crises.
A lista conta com obras que fogem dos trabalhos mais técnicos e são voltadas aos relatos puramente pessoais, ótimos para descrever o cotidiano dos portadores de transtorno.
Confira os livros sobre bipolaridade que destacamos.
Prossiga na leitura!
1. Bipolar – Memórias de extremos
É um dos livros mais famosos sobre o transtorno de bipolaridade e não é focado sobre os estudos do transtorno, embora também aborde o tema sob esse prisma, mas no cotidiano de uma pessoa que sofre desse mal.
No caso, a própria autora do livro, Terri Cheney. Nome que chamou atenção pelo fato de ser ex-advogada do cantor Michael Jackson.
Mas apesar de ter gerado interesse em razão de suas experiências profissionais passadas, o livro se mostra um relato muito rico, autêntico e avassalador, contando desde as tentativas de suicídio de Cheney as explosões de sexo compulsivo.
2. Crônicas de um bipolar
Esse livro tem uma proposta semelhante do primeiro indicado, mas talvez tenha relatos mais próximos da realidade da maioria dos brasileiros por ter sido escrito por um brasileiro.
Trata-se de um relato pessoal de um ex-executivo da Sousa Cruz, Marcelo P. Diniz, sobre os episódios, marcados por muita turbulência, que vivenciou sofrendo desse distúrbio nesse período.
3. Me diga quem eu sou: Uma bipolar em busca da sanidade
Seguindo com as recomendações de livros sobre bipolaridade, realmente relatos pessoais são os mais cativantes quando se trata de transtornos mentais.
Nada melhor do que o relato da pessoa que sente na pele como é conviver com o problema todos os dias e lidar com os autos e baixos para se ter um retrato bem vívido e condizente com a realidade.
O relato íntimo também ajuda no processo de identificação e de humanização das pessoas que sofrem com o distúrbio.
O caso da vez é de Helena Gayer. Aos 21 anos foi diagnosticada com transtorno de bipolaridade.
Sua escrita nos joga em um relato pungente que mistura crueza, minúcias e fervor. É um mergulho em sua trajetória marcada por dor e descoberta, depressão profunda e euforia desenfreada.
Rapidamente, “Me diga quem eu sou: uma bipolar em busca de sanidade” foi alçado a condição de clássico sobre o tema.
4. Aprendendo a viver com o transtorno bipolar: Manual educativo
Por mais atrativo que seja os relatos de pessoas que vivem com esse drama por deixar lembranças fortes em nossa memória, os guias didáticos jamais poderão ser dispensados.
São nos guias que aprendemos os conceitos básicos e os protocolos elementares de como lidar com o problema e amenizar os seus efeitos, além de nos fornecer dados científicos de fontes confiáveis que nos ajudam a entender o porquê de determinadas reações.
Nessa categoria de livro indicamos “Aprendendo a viver com o transtorno bipolar: Manual educativo”, escrito por médicos psiquiatras.
Obra publicada pela editora Artmed, editora especializada em livros de psicologia para profissionais da área e também para o grande público.
Neste livro tem tudo que precisa saber sobre o transtorno de bipolaridade, das questões mais básicas a respostas de dúvidas frequentes de quem convive com um familiar ou amigo com esse transtorno.
A escrita do livro é didática e clara, ajudando muito a passar os principais conceitos sobre o tema para quem não tem a menor familiaridade com o assunto.
5. Transtorno bipolar: teoria e clínica
Encerrando a lista de recomendações de livros sobre bipolaridade, esse definitivamente não é voltado para o grande público, mas para profissionais e estudantes da área.
Isto porque traz uma série de textos de autores brasileiros apresentando os conceitos teóricos e informações atualizadas sobre as práticas clínicas.
Portanto, aborda temas e faz referências muito específicas, além do preço que sem dúvida desestimula qualquer pessoa que não precise se especializar no assunto.
Contudo, certamente é um dos livros mais completos sobre transtorno de bipolaridade na atualidade.
Gostou deste conteúdo sobre livros sobre bipolaridade? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!