Categorias
Livros sobre Finanças

4 ótimos livros sobre economia

Se está interessado em economia, não pode perder este post que o Estante Lotada preparou sobre o tema ao fazer uma seleção de livros sobre economia.

Você já parou para pensar o que faz um economista?

Alguns podem dizer “fazer previsões furadas em rede nacional”, mas esse tipo se trata do jornalista econômico, que segundo as más línguas não é nem um, nem outro, e não do economista, embora, claro, se convidado pode fazer uma pontinha em um telejornal.

Mas essa é apenas uma das funções de um economista. Na verdade boa parte dessa turma não se forma para aparecer no Bom Dia Brasil ou escrever colunas em jornalões que ninguém vai entender, a não ser outros economistas.

O papel do economista é analisar o cenário de momento e fazer projeções de futuro, projeções que podem ser muito interessantes para empresas, investidores e governos.

Empresas pagam para receber uma análise da conjuntura econômica antes de fazer um grande movimento de mercado, por exemplo. Investidores também. Governos traçam políticas econômicas seguindo análises e reflexões de economistas.

Os estudos de um economista podem se centrar em dois âmbitos:

  • Nacional e internacional (macroeconomia);
  • Empresas ou investidores (microeconomia).

Portanto, um economista conta com um bom mercado de trabalho para atuar, tanto na esfera pública como privada. Seu trabalho sem dúvida é de grande relevância.

Se você tem curiosidade de saber mais a respeito, se cansou de ficar parecendo que ouve chinês ao ouvir um economista na TV, livros sobre economia certamente vão ser de grande ajuda para entender mais sobre a área.

No entanto, considere que dificilmente vão substituir um curso específico da área. Devem ser tratados como ótimos complementos e boa introdução ao assunto.

Veja nos próximos tópicos nossa seleção de livros sobre economia.

Livros sobre economia

Em um primeiro instante a ideia de ler livro sobre economia pode assustar, afinal, não é uma leitura acessível para a sua tia Cotinha ou para o seu tio que acabou com o estoque de cloroquina na farmácia da esquina.

É uma leitura densa, que vai tratar de temas pouco difundidos e que remetem a séculos de experiências.

O cidadão tem que ter um mínimo de vontade, curiosidade, para entender mais do assunto e ter inteligência e vivência suficientes para identificar, por exemplo, um idiota quando vê um, não importando o cargo que ocupe.

Mas por mais complexos que possam ser os temas tratados isso não significa que devam ser necessariamente chatos, ou abordados de maneira a induzir ao sono ou fazer a programação da RedeTV! parecer suportável.

Quando isso ocorre, à culpa não é necessariamente do assunto, pode ser do escritor (em boa parte dos casos é mesmo).

Por isso, fizemos uma seleção de livros sobre economia na qual consideramos a relevância da obra, a qualidade de pesquisa e da escrita.

Escrita, no caso, entende-se como a capacidade de engajar o leitor, abordar os assuntos de forma cativante e informativa.

Sem dúvida, livros de não ficção dominam essa seleção, mas não se surpreenda se aparecer entre os indicados um livro de ficção (spoiler: tem sim).

Bem, chega de papo, vamos à lista de livros sobre economia.

Confira!

1. A Riqueza das Nações

Começando a lista de livros sobre economia com um clássico. Você já deve ter ouvido de Adam Smith, se não ouviu, já deveria, porque é um dos economistas mais citados do mundo.

Não vamos mentir: não é um livro fácil, foi escrito em 1776 e tem 5 volumes, mas é impossível fazer uma lista sobre livros sobre economia sem colocar essa obra.

E por quê?

Porque é uma das obras mais influentes da economia moderna. É o livro de cabeceira dos defensores do livre mercado, por exemplo.

Importante ponderar que ler a respeito sobre teorias econômicas não é necessariamente endossá-las, mas entender o pensamento econômico que dita as ações de economistas e governos.

Para você entender muitas das ações atuais e passadas referentes a políticas econômicas é fundamental entender os conceitos discutidos e aprofundados por Adam Smith, mas como não se trata exatamente daquela leitura que você consegue ler sorrindo em uma semana, recomendamos que invista na obra depois que já for iniciado em leituras sobre economia.

Depois de já ter lido, por exemplo, a nossa próxima indicação.

Livros sobre economia

2. Rápido e devagar

Esse livro, bem mais recente, com uma linguagem e escopos bem mais acessíveis, trata basicamente de duas formas de pensar:

  • Pensamento rápido;
  • Pensamento lógico.

O pensamento rápido seria o mais intuitivo e emocional, o pensamento lógico, o mais ponderado.

A obra nos mostra todas as capacidades e possibilidades proporcionadas por essas formas de pensar, quando são aplicáveis, como se beneficiar delas, até que ponto são confiáveis.

E talvez você questione: “o que isso tem a ver com economia?”.

Muita coisa, somente lendo o livro para ter uma percepção clara, porém uma informação importantíssima: o autor de Rápido e Devagar, Daniel Kahneman, foi vencedor do prêmio Nobel de Economia.

3. A Ascensão do dinheiro: uma história financeira do mundo

Seguindo com as dicas de livros sobre economia, esse livro rapidamente se tornou um Best-seller e inspirou até um documentário britânico em 2008, vencedor do Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

O autor Niall Ferguson se propõe nesta obra a explicar a história financeira do mundo.

Como surgiu e evoluiu o sistema financeiro global? Como o dinheiro moldou e molda as relações humanas? De que maneira funciona a mecânica dos sistemas econômicos que perduram até hoje?

Essas são algumas das questões respondidas no livro.

4. Os despossuídos

Uma indicação inusitada, mas para quem precisa de uma leitura mais light e agradável, depois de ler A riqueza das nações, por exemplo, será uma boa pedida, sem dúvida.

E se você gosta de ficção-científica, será o melhor dos mundos, pois Os despossuídos é um clássico da ficção científica escrito por Ursula K. Le Guin em 1974.

Fez a tríplice coroa das premiações do gênero: levou o Nebula, Hugo e Locus.

É uma ficção científica/utópica/distópica que explora diversos temas, como sociedades revolucionárias, anarquismo, individualismo, coletivismo e capitalismo.

Depois que tiver um olhar de economista mais apurado, certamente a obra despertará muitas reflexões e proporcionará muitas referências que apenas os entendidos do assunto conseguirão captar.

Nada melhor do que se aprofundar sobre um assunto com um bom entretenimento.

Gostou dessa seleção de livros sobre economia? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *