Por que você deveria ler livros sobre educação financeira?
Porque esses livros vão ser um grande aliado para que sobreviva ao Brasil, a América Latina, ao século XXI.
Você simplesmente vive em um dos países mais instáveis do mundo em uma das épocas mais instáveis da humanidade.
Crise é que não falta e quando não estamos em crise é bom não se acomodar porque logo, logo ela chega sem cerimônia e desmantela tudo de novo.
Se você não fizer bons investimentos, não ser versado em boas práticas de educação financeira, de gestão de finanças e de seus negócios, passa a ser um forte candidato a entrar nas estatísticas dos que sucumbiram aos humores instáveis de nossa economia e de nossas loucuras.
Ah! Se fosse só você a rodar na espiral de quebradeira seria ruim, mas não seria tanto. Porém, a maioria dos casos o cidadão não está sozinho, tem dependentes, mulher, filhos, etc, e o buraco fica apenas maior.
Educação financeira é importantíssima para se evitar ciladas, garantir, ou aumentar as chances, de segurança financeira, mesmo o país atravessando mais uma convulsão política e consequentemente econômica.
O ideal é que todo mundo tivesse desde a escolinha mais tenra e básica lições de educação financeira, mas desde quando educação é prioridade nos trópicos?
Esquece, se você não se coçar, não se conscientizar que é importante estudar sobre o tema, terá que contar com a sorte.
Sorte de passar uma vida inteira sem sofrer uma rasteira das depressões econômicas ou sorte de ainda ter forças para se levantar e sentir na pele o quanto é importante ter alguma bagagem de educação financeira.
Ou ser alvo da sorte das sortes: ter por perto um bom conselheiro para te indicar o caminho das pedras.
Os livros sobre educação financeira
Como é de praxe no sistema capitalista, se é identificada uma necessidade, se existe uma demanda, saberá lucrar aquele que melhor souber preencher o espaço, suprir as necessidades do público exercendo valores compatíveis tanto a própria sustentabilidade financeira como a dos interessados.
Hoje existe uma série de candidatos a suprir essa demanda por educação financeira e em diferentes mídias. Uns de reputação ilibada, outros com reputação muito questionável.
É fácil encontrar na internet cursos e até conteúdos gratuitos em canais do YouTube.
No entanto, por melhores que possam ser esse tipo de conteúdo nenhum deles dispensa a leitura de bons livros sobre educação financeira.
O diferencial do livro é sua capacidade de abordar qualquer assunto de maneira mais densa, mais profunda e completa possível.
Quando esses livros são escritos por verdadeiras autoridades sobre educação financeira, por grandes empresários ou visionários do mundo das finanças, cujo acesso a uma palestra ou aula é extremamente difícil em razão de distâncias ou investimentos, se tornam verdadeiras joias, se mostram como grandes oportunidades.
A seguir vamos apresentar algumas dessas grandes oportunidades em forma de livros sobre educação financeira.
Grandes best-sellers mundiais, autores nacionais e internacionais, estratégias com enfoque científico, relatos pessoais, a diversidade é considerável.
Prossiga na leitura.
1. Pai rico, pai pobre
Iniciando a seleção de livros sobre educação financeira com um clássico do gênero, um dos best-sellers mais vendidos do mundo e figurinha obrigatória em qualquer lista que se faça a respeito de educação financeira.
Pai rico, pai pobre é uma obra escrita pelo milionário Robert T. Kyosaki e Sharon Lechter. O livro é um enfoque nas experiências pessoais que Kyosaki teve ao longo de sua vida que lhe foram úteis para que chegasse ao topo.
O pai rico e pobre do título é referência ao pai biológico do autor, inteligente e honesto, com ensino superior, mas que nunca conseguiu se destacar na sua vida financeira, sendo, portanto, o pai pobre, e o pai de um amigo de infância que era o maior empresário do Havaí que nem o ensino fundamental tinha completado, sendo, por isso, o pai rico.
A partir da observação do modo de gerir os negócios de seus “2 pais” de referência e dos próprios ao seguir o que considerava os melhores exemplos, Kyosaki passa ao leitor grandes lições sobre finanças pessoais.
É nesse livro que apresenta o conceito da “corrida dos ratos” e quebra alguns mitos relacionados a velhas frases feitas a respeito do sucesso.
Um livro sobre finanças pessoais obrigatório.
2. A nova regra do jogo
Cansado de ser pego pelas letras miúdas de contratos de empresas e comerciantes malandros? Cansado de receber aquela “surpresinha” no extrato do cartão de crédito? Por fim, cansado de ser extorquido, ganhar recibo de otário?
Esse trabalho de Rafael Paschoarelli vai te ajudar a desvendar todos os segredos e armadilhas criadas para arrancar um dinheirinho a mais dos consumidores sem eles desconfiarem de começo.
Esses segredos envolvem instituições financeiras, uma das mais perigosas e inescrupulosas.
Com medo de cair em cilada? Leia esse livro!
3. Como organizar a sua vida financeira
Seguindo com a lista de livros sobre educação financeira, escrito por Gustavo Cerbasi, autor best-seller de livros do gênero, “Como organizar a sua vida financeira” é um verdadeiro guia para usar o orçamento doméstico com inteligência.
O livro ensina a importância de se ter um controle financeiro para reduzir custos e, com isso, aumentar o próprio patrimônio.
Também conta a necessidade de se pensar em opções de renda extra e como colocá-las em prática. Entre outros ensinamentos que sem dúvida servem de farol para encontrar o equilíbrio financeiro e a expansão do patrimônio.
4. Pense e enriqueça
Outro livro clássico sobre educação financeira, mas hoje não tão conhecido como o Pai Rico, pai pobre. Contudo, há gerações fornece excelentes lições sobre comportamento financeiro que serviram de norte e inspiração para muitos milionários.
Se trata de uma série de entrevistas e análises realizadas por Napoleon Hill em 1930. A obra apresenta um método para transformar desejos em resultados financeiros práticos por meio de passos pré-definidos.
Não deve faltar na sua lista de leituras.
5. Como investir em imóveis
Finalizando a lista de livros sobre educação financeira, investimento em imóveis há muito é uma das modalidades mais seguras de aplicar dinheiro devido à eterna procura por bons espaços de moradia nas grandes metrópoles.
Por isso, é desejo de muitos adquirir um segundo imóvel como forma de investimento.
Porém, vários erros são cometidos ao se tentar essa forma de investimento e o livro de autoria de Leandro Ávila elenca justamente quais são esses erros e como evitá-los.
Com uma linguagem clara e didática, vai te fornecer ensinamentos preciosos de como investir messe meio.
Gostou deste conteúdo de livros sobre educação financeira? Então curta, compartilhe, seu apoio faz a diferença!