Se está à procura de bons livros sobre educação infantil, preparamos uma lista especial de obras sobre o tema.
Não é segredo para ninguém a importância da leitura no processo de aprendizagem.
Os livros são capazes de nos ensinar histórias de vida, apresentar novos pontos de vistas e aguçar a imaginação, nos fazendo absorver, lembrar e associar ideias a determinadas palavras e imagens.
Um livro por poder abordar assuntos de maneira mais densa, se apresenta como uma das melhores fontes de informação, pois suas características permitem que tenha mais possibilidade de tratar de um tema em toda a sua completude.
Livros são bons amigos de uma vida toda, grandes aliados na busca por conhecimento e se são importantes para os adultos, para as crianças são de fundamental importância, podem fazer grande diferença para o futuro dos pequenos.
Despertar interesse das crianças desde cedo pelos livros comprovadamente ajuda a melhora o desenvolvimento cognitivo e consequentemente o aprendizado.
Mas claro que é necessário escolher livros adequados à idade de momento e que de fato tenham qualidades pedagógicas que possam ser explorados por professores e pais. Qualidades que não são presentes em todos os livros voltados para crianças.
Alguns são mais ou menos interessantes em termos de conquistar a atenção dos infantos e promover aprendizados importantes para a sua formação.
Neste post separamos livros sobre educação infantil que atendem seguramente esses critérios. Alguns deles são indicados para uso exclusivo de professores, porém há indicações que podem ser usadas tanto por pais quanto por mestres.
Veja a seguir a seleção especial que fizermos de livros sobre educação infantil.
Confira!
Livros sobre educação infantil
Livros técnicos que abordam a linguagem das crianças, alfabetização, desenvolvimento e aprendizagem.
Obras que falam do dia a dia das crianças das creches e berçários, narram fábulas e contam histórias de vidas tocantes.
A variedade é grande e, certamente, boas opções de leitura não irão faltar.
Veja a seleção de livros sobre educação infantil nos próximos tópicos.
1. Professora sim, tia não
Iniciando a lista de livros sobre educação infantil, um livro escrito por uma das maiores autoridades de pedagogia no país e reconhecido internacionalmente por seus métodos considerados revolucionários: Paulo Freire.
Nessa obra Freire trata do profissionalismo e da autoridade dos professores de educação infantil. Fala dos perigos desses profissionais serem tornados “tios” por pais e alunos – uma constante no sistema de ensino brasileiro.
Sem dúvida um verdadeiro clássico do gênero e não pode faltar na estante de qualquer professor.
2. Baby art: os primeiros passos com arte
Como estimular a criatividade dos bebês? Essa é a proposta desse livro escrito por Anna Marie Holm. Rapidamente se tornou um dos grandes livros sobre educação infantil figurando fácil em diferentes listas mais recentes do gênero.
A autora sugere o uso de instrumentos diversos e locais fora do padrão para desenhar e pintar. Tais ações propiciam aos pequenos o explorar de diversas sensações tanto táteis como sensitivas.
Sensações que colaboram para que os bebês despertem o processo de criação de forma lúdica.
Claro que as 94 páginas do livro irão fornecer informações e explicações muito mais detalhadas, além de dar muitas ideias.
Recomendadíssimo se trabalha com crianças ou acabou de ser mãe e está à procura das melhores práticas para desenvolver as habilidades de seu filho ou filha.
3. Gramática de fantasia
Seguindo com as indicações de livros sobre educação infantil, um livro que demonstra o poder da fantasia, da criatividade e imaginação na infância por meio da literatura infantil.
Gianni Rodari explica como as crianças podem aprender mais e melhor ao se explorar essas sensações e experiências proporcionadas pela literatura.
Ainda traz sugestões de atividades envolvendo livros do gênero. Sem dúvida uma excelente obra para ter novas ideias de leituras e atividades a se explorar em sala de aula ou até mesmo em casa.
4. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia
Ter domínio do conteúdo didático, saber ouvir e compreender seus alunos. Essas são as qualidades fundamentais de um bom professor.
No caso dos docentes de educação infantil as últimas qualidades ganham ainda mais peso, porque a comunicação dos pequenos nos seus primeiros anos naturalmente não são tão claras e muitas vezes podem ser sutis.
O trabalho de Carolyn Edwards traz como proposta trabalhar com projetos elaborados pelos próprios infantis, como por exemplo, deixá-las montar a própria escola.
Dessa forma o infanto é colocado no papel de protagonista e o estimula a interagir usando todos os seus recursos de linguagem.
Um conceito muito interessante e que vem demonstrando excelentes resultados. Não admira que seja um dos livros mais procurados por escolas e professores para basearem seus projetos nos métodos e lições contidas nessa obra, já tida como um verdadeiro clássico do gênero.
5. O dia a dia das creches e pré-escolas – crônicas brasileiras
Prosseguindo com a escolha de livros sobre educação infantil, essa obra é uma coletânea de histórias e vivências de professores em pré-escolas e creches brasileiras nas quais tentaram aplicar metodologias de ensino.
Certamente é uma ótima oportunidade ao consumir esse livro de ter contato com técnicas e experiências de profissionais da educação com anos de bagagem nas costas e que passaram por diversas situações desafiadoras.
Tenha um relato detalhado de planos e ações colocadas em práticas e os seus resultados, tanto positivos quanto negativos.
Sem dúvida essa obra de autoria ira proporcionará conteúdo rico e esclarecedor.
Não pode faltar na sua estante!
6. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai
Finalizando a nossa seleção de livros sobre educação infantil, um livro para inspirar educadores e pais sobre a importância da busca por conhecimento, de se repassar conhecimento em todos os lugares do mundo.
O livro se trata de uma autobiografia de Malala Yousafzai, paquistanesa que recebeu um tiro na cabeça pelo grupo extremista Talibã por simplesmente ter a vontade de estudar. Malala não só sobreviveu como consegui continuar com seus estudos. Hoje é uma grande ativista pelos direitos das mulheres e foi a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel.
Sem dúvida, comovente, inspirador e uma lembrança do papel do educador na sociedade.
Gostou deste conteúdo de livros sobre educação infantil? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!