A espiritualidade é muito confundida com religião, apesar de possuírem termos parecidíssimos, a espiritualidade é um conceito muito mais amplo. Buscar os caminhos da espiritualidade é um processo muito individual e não existem receitas ou fórmulas mágicas para isso. Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas de livros sobre espiritualidade para você conhecer.
Trilhar o caminho da espiritualidade é uma experiência muito individual, pois se torna necessário o descobrimento da própria essência. Como ocorre a ligação com Deus ou a divindade que a pessoa tem fé e qual a melhor maneira de encontrar e buscar a paz.
E quando falamos de espiritualidade, não estamos nos referindo a religião. Por que a pessoa pode ter uma ou não.
Nesse texto, vamos te dar algumas dicas bem legais de livros sobre espiritualidade e como eles podem te ajudar na busca por esse caminho de autoconhecimento, através de ensinamentos práticos para serem implantados no seu dia a dia.
Transformar o conhecimento em prática vai depender única e exclusivamente de você. Comece lendo um livro, depois vá aumentando gradativamente. Não esqueça de fazer anotações quando necessário e repita o processo das práticas quando tiver vontade.
Conheça 6 livros sobre espiritualidade que são excelentes
1 – O livro da gratidão, por Carolina Chagas
Infelizmente, o mundo atual ensina que a felicidade está na conquista desenfreada de coisas materiais. Mesmo que a pessoa consiga o que quer, ela nunca está satisfeita.
E mesmo que a pessoa tenha que enfrentar todos os obstáculos do mundo, ela sempre precisa estar pronta para as novas provas do dia a dia.
A autora do livro traz para o leitor, diversas reflexões e exercícios que desenvolvem e trabalham da melhor maneira, o sentimento de gratidão. Você vai conseguir praticar, o que de fato nascemos para fazer, sem carregar sentimentos negativos ou ruins.
2 – Tudo depende de como você vê as coisas, por Norton Juster
Em um primeiro contato, você pode achar esse livro um pouco infantil, pois a capa é desenhada a mão, mas engana-se quando começa a leitura. A mensagem da história é bem forte e mexe com todos os conceitos que um indivíduo carrega na sua cabeça.
É o típico livro que vai te ensinar como lidar com as adversidades que ocorrem ao longo da vida. Milo é o nome do personagem principal, que se depara com a própria figura, pequena e vazia. Sem dúvidas a história vai tocar o seu coração e fará você enxergar os acontecimentos da vida de uma outra maneira.
3 – O Pequeno Príncipe, por Antoine de Saint-Exupéry
Se você está buscando indicações de livros sobre espiritualidade, esse é um dos que você precisa ler urgentemente. E não pense que é um livro para crianças. Esse livro é sem dúvidas, para todas as idades.
A sabedoria que esse romance disfarçado de história infantil traz é muito mais valioso do que tantos outros juntos. Quem leu esse livro, jamais esqueceu sua mensagem. Então, não perca mais tempo e aproveite a leitura.
4 – As coisas que você só vê quando desacelera, por Haemin Sunim
A correria do dia a dia contribui para que o indivíduo não tenha tempo para absolutamente nada. Isso se reflete infelizmente na sua vida pessoal, fazendo com que não sobre tempo para o desenvolvimento da espiritualidade e mente, por exemplo.
Haemin Sunim é sul-coreano e mestre zen-budista. Seu livro foi escrito com a intenção de acalmar e tranquilizar as mentes das pessoas que estão em busca da paz e do autoconhecimento.
Nesse livro, ele buscou de maneira bem delicada mostrar como as emoções sejam elas no âmbito profissional, pessoal, espiritual, etc, podem ser entendidos através da atenção plena. Inclusive, entendendo esses sentimentos fica mais fácil saber o que acontece dentro da alma.
A maneira como a pessoa olha o mundo ao seu redor, reflete exatamente como a sua mente está pensando nesse exato momento. Sendo assim, o mundo nada mais é do que o espelho dos seus pensamentos.
5 – As sete leis espirituais do sucesso, por Deepak Chopra
Nos tempos atuais, as definições de sucesso estão atreladas principalmente à realização financeira e material. Ou seja, para um indivíduo ser classificado com sucesso, ele precisa ter uma boa casa, um bom emprego, um bom carro, dinheiro na conta, etc.
Essa obra escrita por Deepak Chopra é um dos livros sobre espiritualidade mais incríveis que existe com essa temática. Sem dúvidas, deve ser lido por quem está na busca do autoconhecimento e das questões espirituais.
O autor nesse livro, consegue elevar de uma maneira mais plena essas ideias simplistas sobre o que é espiritualidade e felicidade. Isso tudo vem acompanhado da verdadeira compreensão do que realmente é necessário para se viver com plenitude.
O sucesso desse livro é tão grande, que já ficou mais de 60 semanas dos mais vendidos dos Estados Unidos.
O leitor consegue absorver de maneira prática e totalmente compreensível os sete princípios básicos que permitem o abandono de qualquer percepção equivocada e simplista em relação ao que é sucesso, atingindo-o assim com mais plenitude.
A mensagem principal do autor é que enquanto o ser humano entregar a sua felicidade às conquistas materiais, ele nunca se sentirá realizado de verdade.
6 – Transformando o sofrimento em alegria, por Sri Prem Baba
Nesse livro, Sri Prem Baba busca mostrar para o leitor com muita sabedoria, qual o caminho certo para construir uma vida plena espiritualmente, através do amor.
Aliás, o amor é o seu principal ingrediente para a conquista de absolutamente tudo na vida.
Para o autor, podemos compreender a escuridão como simplesmente a falta de luz e o mal como simplesmente a falta do amor. O método desenvolvido por ele e apresentado nesse livro, chama-se “Caminho do Coração”, no qual ensina o leitor a caminhar do medo para o amor.
O método foi totalmente derivado da sua busca pessoal e ele contém os ensinamentos da psicologia ocidental integrados com a espiritualidade oriental. Incluindo práticas de yoga, meditação e a exploração intensa das “sombras” que Jung denominou como sendo os impulsos que o ser humano nega.
Sem dúvidas, esse é um dos livros sobre espiritualidade que deve ser lido por quem está começando a trilhar esse caminho de autoconhecimento e espiritualidade.