A leitura é indispensável para o desenvolvimento do ser humano. Agora, se você quer saber como se tornar um líder eficiente, acompanhe essas 6 sugestões de livros sobre liderança e boa leitura!
Por que entender sobre liderança?
Engana-se quem pensa que líder está somente por trás de uma mesa em um escritório badalado!
A liderança faz parte do cotidiano e temos que exercê-la da melhor maneira possível. Para isso, temos à disposição vários livros sobre liderança que são excelentes ferramentas de aprendizado e aprimoramento.
Acompanhe essas 6 sugestões de livros sobre liderança e coloque seus ensinamentos em prática o mais rapidamente possível!
6 livros sobre liderança que você precisa conhecer
1. A Essência do Líder, por Warren Bennis
Abrindo essa lista de livros sobre liderança, temos “A Essência do Líder”.
A dúvida sobre o que faz um bom líder levou o falecido escritor e especialista em liderança Warren Bennis a entrevistar vários líderes na tentativa de desvendar o mistério.
No livro, ele examinou atributos de líderes em diversos segmentos, como executivos, artistas, pensadores e cientistas, para compreender como eles conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões trabalhando por um mesmo propósito.
Confira essa citação do livro:
“Os líderes não têm nada senão a si mesmos com o que trabalhar. Um dos paradoxos da vida é que os bons líderes chegam ao topo apesar de suas fraquezas, enquanto os maus líderes sobem por causa delas.”
2. O Desafio da Liderança, por Barry Posner e James Kouzes
Conhecidos como especialistas em liderança, os autores defendem que:
- Se você não acreditar no mensageiro, também não acreditará na mensagem;
- Existe apenas uma maneira de construir alicerces confiáveis para sustentar a liderança: fazer sempre o que disse que faria.
Os autores acreditam que liderar é uma arte e que as pessoas não seguem os líderes pelo título ou posição, mas seguem o que eles são. Assim, para ser um bom líder, a pessoa deverá:
- Capacitar outras para agirem;
- Inspirar uma visão comum;
- Modelar o estilo;
- Questionar o processo;
- Despertar o ânimo nos corações.
Confira essa citação do livro:
“Quando apresentam seu melhor desempenho, os líderes fazem mais do que apenas conseguir resultados. Também correspondem às expectativas dos liderados.”
3. Autenticidade, por Bill George e Peter Sims
Para os escritores, ser um bom líder significa ser você mesmo e, independentemente das pressões, tornar-se o que mais deseja.
Eles apontam que, para se tornar um bom líder, deve ocorrer:
- A preparação para a liderança, que se resume em assumir a responsabilidade de liderar, fracassar, levantar e recomeçar quantas vezes forem necessárias para chegar ao auge da liderança;
- O desenvolvimento da liderança, que consiste em formação do caráter e confronto com o mundo;
- A retribuição ao mundo que, após ter atingido a maturidade, caráter e competência suficientes, devolve ao mundo uma contribuição relevante.
Confira essa citação do livro:
“O seu ‘norte verdadeiro’ não pode ser redirecionado por pressões externas. Quando você começar a tentar satisfazer um acionista, você vai ter que lidar com outro acionista com um ponto de vista diferente. Mesmo com membros da diretoria e todos os seus outros círculos eleitorais. Se você se permite ser puxado para fora do curso, você pode destruir a sua empresa.”
4. O 8º Hábito, por Stephen R. Covey
O autor defende que quatro questões fundamentais devem ser trabalhadas de forma equilibrada para se alcançar a liderança:
- Inspirar confiança é primordial. Sem ela, o líder é ineficaz. Velocidade e custos estão ligados diretamente nesse processo. Quando existe a confiança, a velocidade é alta e os custos são baixos. A falta de confiança resulta em burocracia e desperdício;
- Questionar membros da equipe individualmente sobre o propósito da organização e qual a principal meta. Analisar as declarações de cada membro e, se obtiver a mesma declaração de cada um da equipe, o líder está cumprindo o seu papel. Entretanto, se cada um tiver um ponto de vista, a confusão irá se instalar;
- Providenciar recursos de forma que a presença do dono/chefe da empresa seja dispensável. Isso requer um alinhamento de sistemas de maneira que o líder seja capaz de se ausentar da empresa sem ter preocupações, pois todo o trabalho estará alinhado;
- O líder é responsável por liberar talentos entre os membros de sua equipe. Não motivá-los simplesmente, mas auxiliá-los a progredir e tornarem-se grandes. Líder é formador de outros líderes.
Confira essa citação do livro:
“Sua voz interior é a junção de seus talentos, paixões, necessidades e consciência.”
5. O Novo Gerente-Minuto, por Ken Blanchard e Spencer Johnson
Apesar da ideia de uma abordagem de um minuto dos autores parecer simplista, na prática, a estratégia é muito eficiente. Os autores apontam que os objetivos dos líderes devem ser simples e claros. Devem elogiar, mas também repreender.
O livro tornou-se um clássico da literatura organizacional e vendeu mais de 12 milhões de cópias pelo mundo.
O Novo Gerente-Minuto apresenta 3 ferramentas indispensáveis para se tornar um bom líder:
- Metas de um minuto;
- Elogios de um minuto;
- Críticas de um minuto.
Acompanhe um exemplo de como funciona na prática:
“Um membro da equipe entre na sala e diz ao chefe: Temos um problema!”
“O gestor-minuto então responde: A empresa tem um problema e vai pagar apenas um de nós dois para resolvê-lo!”
Confira essa citação do livro:
“O melhor minuto que aplico é aquele que invisto nas pessoas”.
6. O Gestor Eficaz, por Peter Drucker
Considerado o pai da Administração Moderna e escritor de vários livros, Peter Drucker, em “O Gestor Eficaz”, o último dessa lista de livros sobre liderança, destaca o princípio de que a eficácia pode ser aprendida. O autor aponta como sendo um líder eficaz aquele que possui uma gama enorme de conhecimentos para comandar uma empresa.
O autor aponta que o trabalho do líder deve ser por definição organizacional e consiste em arquitetar os processos da empresa, permitindo com que as coisas funcionem da maneira que devem funcionar.
Além disso, um líder deve conhecer todas as áreas da empresa e ter em mente a direção do negócio.
No livro, o autor enfatiza que o gerente moderno se transformou em um líder não exercendo apenas a monitoração e supervisão do trabalho da equipe.
O líder, para ser eficaz, deve agir com os membros de sua equipe como se fosse um mestre, psicólogo, terapeuta e até mesmo um pai severo que cobra de seus filhos as metas a serem alcançadas.
Confira essa citação:
“Eficiência é fazer as coisas corretamente. Eficácia é fazer as coisas certas.”
Sem dúvida, esse é um dos livros sobre liderança que você não pode deixar de ler!