Livros sobre relacionamentos são a tábua de salvação para todo e qualquer tipo de relacionamento?
Certamente não, porque tratam de relacionamentos de modo geral e há casos que são muito específicos. Cabe ao leitor absorver os ensinamentos transmitidos por meio da escrita e saber quais são os mais aplicáveis a sua situação.
É uma tabelinha que deve ser feita entre obra e consumidor.
Contudo, sem dúvida os livros sobre relacionamentos se não são capazes de resolver de todo um problema devido à particularidade apontada podem ser de grande ajuda ao fornecer informações, caminhos, conselhos, relatos relevantes ao caso em questão.
Precisamos de relacionamentos saudáveis, mais do que nunca
A leitura de livros sobre relacionamentos é recomendada para diferentes públicos e em diferentes momentos.
Vale tanto para pessoas que tem dúvidas sobre como se portar antes de engatar um relacionamento mais sério ou para pessoas que se “perderam” no meio do caminho, começaram bem a relação, mas por algum motivo que ainda não sabem explicar o trem saiu dos trilhos.
Situações que todos estão sujeitos e a leitura pode se tornar o início de uma retomada, de um ponto de inflexão ao relacionamento declinante, desde que seja uma leitura que de fato acrescente e se saiba selecionar as informações adequadas à situação em que se está inserido.
Contudo, os livros sobre relacionamentos não são aplicáveis apenas para casais.
Afinal, nosso círculo social não é composto apenas pela nossa cara-metade, temos amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, várias pessoas que são importantes em nossas vidas, mas não temos vínculo marital.
Assim como ocorre com os casais, é comum termos problemas com as pessoas que compõem o núcleo social não tão estreito e que acaba nos incomodando.
Infelizmente esses problemas têm se tornados muito frequentes.
Vivemos em uma era de extremos, de polarização, a era da pós-verdade, onde o que importa, o que é levado em conta não é mais o fato, mas a narrativa que faz mais sentido as crenças individuais.
Narrativas e comportamentos execráveis estimulados por conteúdo malicioso, sabidamente mentiroso e criminoso, fabricados e financiados pelo pior tipo de gente.
Como cultivar relacionamentos saudáveis diante de um contexto desses? É sempre recomendável lutar por esse relacionamento? Quando é a hora de desistir? Existe essa hora?
As respostas dessas questões você pode encontrar lendo livros sobre relacionamentos
Separamos os melhores que nos deparamos nesses últimos anos e que acreditamos que fornecerão conteúdo rico e esclarecedor sobre como conduzir e retomar o rumo certo de seus relacionamentos.
Os livros sobre relacionamentos
Livros sobre as linguagens do amor, voltados especificamente a casamento e relações em geral.
Livros com linguagem acessível, fluída, dividida em capítulos amigáveis em tamanho e conteúdo.
Obras dirigidas para todo e qualquer tipo de público e obras mais cabeça, abordando assuntos mais densos, como sociologia, psicologia (embora todos os livros inevitavelmente tratam desse tema), ciências, etc.
Enfim, opções não vão faltar.
Veja nos próximos tópicos a seleção que fizemos de livros sobre relacionamentos e comece hoje a buscar as respostas para salvar (ou não) as relações que tanto preza.
Prossiga na leitura!
1. Em busca de nós mesmos
Obra de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez.
Talvez você já tenha ouvido falar de Barros Filho e não da melhor maneira. Possivelmente em algum vídeo motivando seus alunos a ter “brio” ou um meme famoso onde solta um icônico “foda-se”.
Mas não se apegue a caricatura e aos memes. É o jeitão dele, mas isso não o faz um burro ou charlatão, um praticante de desonestidade intelectual como alguns filósofos autoproclamados de Youtuber e Twitter que surgiram nos últimos tempos.
Longe disso.
É um filósofo de reconhecida carreira acadêmica e autor de vários livros de prestígio sobre comunicação e filosofia, como esse que apresentamos nessa lista de livros sobre relacionamentos o qual escreveu em parceria com o psicólogo Pedro Calabrez.
Esse livro traz como proposta fazer uma análise de como o mundo atual nos influencia.
Ao se fazer essa análise, naturalmente acaba tratando dos relacionamentos na hoje chamada pós-modernidade.
Esse livro promove o autoconhecimento, quem é você dentro do contexto da sociedade contemporânea para que possa se relacionar melhor com os demais que o cerca.
Sem dúvida uma leitura enriquecedora.
2. As 5 linguagens do amor
Um verdadeiro campeão de vendas quando o assunto são livros sobre relacionamentos.
E podemos apontar as causas.
Primeiro porque a linguagem é acessível. O que queremos dizer com “acessível”? Você não vai precisar consultar o Google a cada 3 frases para entender uma palavra.
O estilo é mais jornalístico, como se você tivesse lendo um G1 ou o Uol, com a vantagem de não ter sessão de comentários cretinos.
Outra causa evidentemente é o conteúdo.
O autor, Gary Chapman, tem uma longa experiência atendendo casais em crise e nesse livro passa toda essa bagagem e demonstra que a maioria dos desentendimentos dos casais ocorre porque falam linguagens diferentes.
Ou seja, boa parte das crises pode ser resolvida com uma boa comunicação. Para isso, ele desenvolveu uma espécie de idioma próprio de casais para que resolvam suas diferenças e finalmente se entendam.
3. 101 coisas que não me contaram antes do casamento
Aqui novamente temos a experiência dos autores como grande trunfo.
Também de leitura fácil, leve, com as “101 coisas” distribuídas em tópicos. As lições abordam relação com a família, amigos, adaptação e a amizade após o casamento.
Separando alguns tópicos por dia para ler, acabará a leitura em poucas semanas e terá aprendido muitas lições.
4. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos
Finalizando a lista de livros sobre relacionamentos, o grande Zygmunt Bauman aprofunda mais o conceito que tornou célebre, a modernidade líquida, mas focado nas relações humanas.
Em uma era que nada se sustenta, a confiança nas instituições, na mídia, na ideia clássica de família, no casamento, igreja, etc., descrença que provoca sérias transformações sociais, econômicas e políticas no mundo pós-guerra, como fica as relações pessoais?
É um livro fundamental para entender o momento que vivemos e refletir como nossa era afeta as relações do cotidiano.
Profundo, preciso e esclarecedor. Não pode faltar na sua estante!
Gostou deste conteúdo de livros sobre relacionamentos? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!