O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode oferecer grandes problemas sociais e emocionais para as pessoas. Dessa forma, encontrar livros sobre TDAH pode ser a melhor alternativa para ajudar alguém, se auto conhecer ou simplesmente entender melhor sobre o assunto!
Sobre o TDAH
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Nele, é possível encontrar uma grande dificuldade em manter o foco, a concentração e também em controlar os impulsos hiperativos e de raiva. Dessa forma, pode causar grande agonia para quem sofre desse problema.
Além disso, o TDAH atinge uma grande quantidade de adultos, beirando os 10 milhões somente no Brasil. Ademais, é um problema que não se restringe somente a adultos, mas também pode se apresentar em crianças.
Entretanto, nem todos os casos de TDAH são os mesmos. Isso significa que podem aparecer diferentes graus, tipos, subtipos, etc. Também é preciso levar em conta a personalidade de cada pessoa e, assim, entender que alguns indivíduos podem mostrar mais afetados e outros menos.
De qualquer forma, é possível estudar através de livros sobre TDAH e garantir melhor conhecimento sobre essa disfunção. Entretanto, os livros são servem como um diagnóstico, mas sim como uma forma de adquirir informações importantes para levar para o resto da vida.
Os livros sobre TDAH para aumentar sua percepção
Infelizmente, é comum encontrar uma certa quantidade de pessoas que ainda possui um certo preconceito em relação ao TDAH. Entretanto, os livros sobre TDAH podem funcionar como um divisor de águas.
Afinal, seja para profissionais, pessoas com TDAH, curiosos sobre o assunto e demais indivíduos, os livros podem auxiliar no conhecimento do problema e tratá-lo de uma forma muito mais natural, correta e eficaz.
Também é uma forma muito eficaz de ajudar pessoas próximas que possuem esse problema e, assim, garantir uma convivência muito mais agradável e sem grandes atritos por conta da diferença de comportamento em ambos.
1. Vencendo o TDAH – Russel A. Barkley e Christine M. Benton
O livro oferece as últimas novidades sobre a evolução de tratamentos sobre o TDAH. Considerado um dos melhores livros sobre TDAH em adultos, oferece uma grande quantidade de estratégias práticas para auxiliar no alívio dos sintomas.
Além disso, o livro oferece uma visão simples e que ensina de maneira eficiente como desenvolver maiores qualidades, ressaltar características positivas, atingir objetivos e domar o TDAH, visando, quem sabe, utilizá-lo para algo extremamente positivo.
2. Mentes Inquietas – Ana Beatriz Barbosa Silva
Em um dos mais populares livros sobre TDAH, a renomada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva explica como reconhecer os sintomas do TDAH e qual o momento certo de procurar por ajuda. Assim, além de simplesmente observar e deduzir os sintomas, o livro oferece grande esclarecimento para todas as pessoas.
Também explica melhor como o TDAH afeta as crianças e como diferenciar a agitação natural e comum, da agitação típica do TDAH. Assim, Mentes Inquietas se torna um dos livros sobre TDAH mais completos e de fácil entendimento.
3. Como Lidar com TDAH – Manfred Döpfner, Jan Frölich e Tanja Wolff Metternich
É sempre muito interessante entender como o TDAH se manifesta, as possíveis causas, como ocorre o seu desenvolvimento e quais as possibilidades de tratamento bem-sucedido que englobam o assunto. Dessa forma, o livro oferece uma linguagem mais direciona aos pais, professores e próprios indivíduos com o problema.
Com o intuito de oferecer esclarecimento e soluções eficazes, é possível encontrar no livro uma série de conselhos e ideias para tratar o problema e lidar com ele da melhor e mais saudável maneira possível.
4. TDAH nas Escolas – George J. Du Paul e Gary Stoner
Entre muitos livros sobre TDAH, este visa oferecer uma ideia mais aprofundada e direciona a sua linguagem, principalmente, para profissionais do meio escolar. Afinal, é necessário ter uma grande quantidade de orientações técnicas para entender a necessidade dos alunos portadores do problema e também como aliviar a situação.
Assim, junto aos profissionais clínicos, também há a probabilidade de obter diagnósticos muito mais eficazes e um entendimento maior sobre as dificuldades de aprendizado, irritabilidade, comportamento social e demais características sobre os alunos portadores de TDAH.
Além disso, o TDAH Nas Escolas também oferece estratégias cuidadosas e simples para colocar em prática como, por exemplo, treinar os pais para dedicar a atenção correta aos filhos portadores do transtorno, além de avaliações e métodos eficazes.
5. O Mito do TDAH Infantil – Thomas Armstrong
Há sempre uma grande dificuldade em entender e lidar com crianças com TDAH. Afinal, muitas vezes, o transtorno pode ser entendido como birra, falta de educação e demais características que se tornam fúteis perto do real problema.
Dessa forma, o livro visa oferecer um esclarecimento fácil, prático e aprofundado sobre como auxiliar essas crianças a se desenvolverem da melhor forma. Além disso, as dicas também ajudam a como torná-los seres humanos prósperos, bem-sucedidos e com a plena consciência de sua condição e como canalizá-la sempre para o melhor.
6. TDAH Inclusão Nas Escolas – Luciana Castro e Chary A. Nascimento
A inclusão de alunos com TDAH nas escolas geralmente é problemática. Afinal, há sempre o risco de ocorrerem problemas na socialização do aluno com outros, além da dificuldade de manter a atenção, seriedade e foco nos assuntos.
Com isso, o livro oferece maneiras de realizar a inclusão e mostra de forma clara a importância da paciência, empatia e compreensão em momentos em que é necessário incluir um aluno com TDAH.
7. TDA-H. Da Teoria à Prática – Clarice Peres
Esse livro oferece uma grande quantidade de informações atualizadas sobre o assunto, a fim de agregar esclarecimento para professores, profissionais terapeutas, pais ou simplesmente indivíduos que possuem o problema e procuram conhecer melhor a si mesmos.
8. Por Que Eu Tenho Dificuldade de Atenção? – Luana Tisser
Esse livro aborda o assunto de uma forma um pouco diferente, já que direciona o assunto para as crianças e adolescentes com TDAH. A intenção é abordar o assunto de uma forma mais jovem, descomplicada e oferecer esclarecimento ao indivíduo.
Entretanto, o livro também é ótimo para ser lido em família, já que apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento, sintomas e um espaço que imita uma espécie de diário para realizar anotações sobre as maiores dificuldades enfrentadas. De longe, pode ser considerado um dos mais conhecidos livros sobre TDAH.