Saber lidar com a velhice é extremamente importante para nos prepararmos para esse momento, bem como para sabermos lidar com pessoas próximas a nós. Os livros sobre velhice agregam um conhecimento sem igual, além de ensinar com maestria como lidar com essa situação.
O que saber sobre a velhice
A velhice, também chamada como terceira idade, é caracterizada pela perda da jovialidade, força e degeneração do organismo. É comum que o ser humano atravesse uma série de fases durante a vida, já que é assim que crescemos e amadurecemos.
No entanto, é muito comum que essa fase cause uma certa confusão, seja para quem convive com uma pessoa que está envelhecendo, ou para quem está passando por esse processo. Os significados e simbolismos presentes nessa fase da vida, são muito particulares de cada um.
Em determinadas culturas e famílias, o idoso é considerado o chefe da família e aquele que ainda assume as responsabilidades sobre os acontecimentos. Dessa forma torna-se a figura exemplo para os mais jovens e aquela pessoa que todos procurarão na hora de pedir um conselho.
Infelizmente em outras sociedades, o idoso é visto como uma pessoa que já viveu tudo aquilo que tinha para viver e agora somente precisa esperar o final de sua vida. Por conta disso, são considerados incapazes e inúteis perante a sociedade, o que, logicamente, está errado.
Dessa forma, é muito comum encontrar idosos que se sentem inferiores perante a sociedade atual. Isso porque, em muitos casos, deixa de trabalhar e passa a viver com uma renda reduzida e dependendo de familiares ou somente dele mesmo.
Durante essa fase, também é de suma importância entender o cuidado para evitar a depressão e não abandonar o idoso, já que é uma época que necessita de grande paciência para com o indivíduo. Ainda assim, existem muitos idosos que viver de forma intensa. Para entender mais sobre esse período, os livros sobre velhice podem ajudar.
7 livros sobre velhice que mudarão sua forma de pensar
Após entender um pouco sobre as dificuldades que o ser humano passa após adentrar o estágio da velhice, é muito válido aprender a lidar com esse processo, seja para conhecimento próprio, para sua futura ou atual profissão ou, até mesmo, para aplicar em uma pessoa próxima a você.
1. A Bela Velhice – Mirian Goldenberg
Um dos livros sobre velhice de maior popularidade, “A Bela Velhice” aborda o assunto de uma forma muito simples, mostrando que a velhice é uma forma de se libertar das regras que são impostas pela sociedade e uma forma de viver com maior alegria e menos amarras.
Dessa forma, o livro de Mirian Goldenberg visa mostrar que o processo de envelhecimento pode ser desafiador, mas muito bonito e agradável. O conteúdo também é baseado em depoimentos e pesquisas feitas de forma detalhada e aprofundada.
2. A Arte de Envelhecer – Sherwin B. Nuland e Claudia Martinelli Gama
Entre os livros sobre velhice, é possível encontrar A Arte de Envelhecer. O livro é conhecido por ser uma das coletâneas de histórias e reflexões mais procuradas. Além disso, explora a escrita de uma forma muito clara e acessível, tornando possível que públicos de diversas faixas etárias o compreendam.
Em suma, o livro contém as experiências também do autor, exemplos de terceiros, reflexões valiosas e mostra tudo aquilo que a maturidade tem a oferecer ao ser humano.
3. Como envelhecer – Anne Karpf
O conteúdo do livro aborda de uma forma descomplicada, em cada capítulo, ideias sensatas para se adaptar de melhor forma ao passar dos anos. Além disso, oferece uma forma diferente, clara e bem escrita sobre uma perspectiva diferenciada e positiva sobre como envelhecer positivamente.
Assim, o livro ajuda o indivíduo a se livrar de preconceitos, assumir a idade e sentir-se bem consigo mesmo. É, também, uma ótima forma de repensar o tratamento que damos a muitas pessoas que estão em processo de envelhecimento.
4. Memórias de Uma Envelhecente: O Lado Bom de Envelhecer – Judith Nogueira
Mesmo que o livro possa ser lido por uma série de públicos, o mais indicado é que pessoas de quarenta anos ou mais mergulhem nas histórias contadas. A fim de esclarecer o assunto, o livro promete uma leitura de grande importância e que agregará uma visão mais ampla sobre o assunto.
Além disso, também é indicado para pessoas jovens, mas que se sentem velhas. Assim, o conteúdo é perfeito para tirar dúvidas, esclarecer certos tabus e fazer com que toda pessoa trate o assunto com maior naturalidade.
5. Velho é Lindo – Mirian Goldenberg
Em “Velho é Lindo”, um dos livros sobre velhice mais instigante, garante um novo olhar sobre como é e o que é envelhecer em grandes cidades e centros urbanos. No livro, encontram-se nove artigos de grande seriedade, leitura agradável e descomplicada, propondo um olhar leve.
Em suma, o conteúdo do livro auxilia a identificar sofrimentos, preconceitos religiosos e oferece uma grande quantidade de pesquisas bibliográficas que auxiliam a todos a ter uma bela velhice. Além disso, a intenção é mostrar que a velhice, utilizada como termo pejorativo para algo sem utilidade, hoje em dia foi substituída por uma nova geração de belas e felizes pessoas.
6. Novos Velhos: Viver e Envelhecer Bem – Léa Maria Aarão Reis
Como o envelhecimento é uma realidade impossível de fugir, neste que é um dos mais conhecidos livros sobre velhice, é possível notar uma abordagem que coloca a terceira idade com qualidade e vitalidade de cerca de vinte anos.
Assim, o livro aborda sobre os novos idosos, pessoas com interesses amadurecidos, atividades diferentes e a vontade de viver como antes nunca haviam tido.
7. Psicologia do Envelhecimento para Leigos: Como Conviver e Cuidar de Pessoas Idosas – Emílio Figueira
O livro é escrito com abordagem direta, simples e descomplicada, já que é voltado especificamente para cuidadores de idosos e demais interessados no assunto. O conteúdo presente no livro, aborda as visões gerais da sociedade para com os idosos, questões psicológicas e explica brevemente o motivo pelo qual o idoso volta a ser criança.
Considerado um dos melhores livros sobre velhice, garante uma experiência diferenciada e que coloca em pauta o ego versus o desespero.