Categorias
Literatura e Ficção

Os 8 melhores livros do Gabriel Garcia Márquez

Escritor colombiano nascido no ano de 1927, Gabriel Garcia Márquez é um dos escritores mais importantes do século XX. O autor possui diversas obras que você precisa ler. Por isso, conheça os melhores livros do Gabriel Garcia Márquez!

Conheça os 8 melhores livros do Gabriel Garcia Márquez

1- Os Funerais da Mamãe Grande, por Gabriel Garcia Márquez

Essa obra possui vários contos e um deles retrata a história de um artesão e resolve construir uma gaiola. De forma rápida, se espalho no povoado que ele está construindo a mais bela gaiola do mundo.

Além disso, o oitavo e último conta narra o enterro da Mamãe Grande, que era uma mulher de grande poder, donas de terras, cidades e fontes de água

Esse livro é uma das primeiras obras criadas pelo autor e nos contos Gabrial referencia de forma sentimental sua cidade natal, sem deixar de incluir um olhar crítico acerca de diversos temas da cidade como pobreza da terra e a sofrida realidade da sociedade.

2- A Revoada (O Enterro do Diabo), por Gabriel Garcia Márquez

Essa é a obra que estreou o autor. O livro se passa em uma cidade imaginária chamada Macondo, que é inspirada na cidade onde Gabriel cresceu.

O livro é um romance muito recomendado e de fácil leitura e o nome secundário se dá pois a história trata de um médico de hábitos estranhos que chegou na cidade e acabou sendo marginalizado a ponto de ser conhecido como o próprio diabo.

Ao morrer, no velório somente aparecem três pessoas.

O livro é a estreia também da cidade Macondo, que depois na obra Cem Anos de Solidão, se torna um célere sucesso.

O livro é escrito por Gabriel que recebeu o prêmio Nobel de Literatura, o que já traduz, por si só, a grandeza e magnitude do livro e de toda sua obra.

3- Cem Anos de solidão, por Gabriel Garcia Márquez

Conforme mencionado acima, Cem Anos de Solidão se passa na cidade ou povoado fictício de Macondo.

O livro é a obra mais famosa do autor, tendo sido traduzida para 46 idiomas e com número de vendas estimado de 50 milhões de exemplares.

A obra possui o gênero realismo mágico e é considerada como uma das mais importantes e reconhecidas obras da literatura de língua espanhola.

Ademais, a publicação ocorreu no ano de 1967 e o sucesso do livro foi imediato, fazendo com o que o autor passasse a ter grande reconhecimento internacional.

O livro acontece em volta da saga da família Buendía ao longo de várias gerações, desde o casal que fundou a Macondo.

Ademais, uma grande notícia para os adoradores do autor e para os amantes de boas histórias, o livro teve os direitos comprados pela Netflix no ano de 2019. O serviço de streaming fez o anúncio de que o romance vai se tornar uma série.

Essa notícia faz total sentido e completa ainda mais a obra do autor, pois Gabriel também teve carreira na indústria cinematográfica, onde criou adaptações e roteiros, bem como escrevia críticas.

Melhores livros de Gabriel Garcia Márquez

4- Um Amor nos Tempos do Cólera, por Gabriel Garcia Márquez

O livro retrata um amor à distância que tem duração de mais de 50 anos.

O personagem Florentino Ariza segue amando Firmina Daza, a qual se casou e criou uma família com seu pretendente ideal, Juvenal Urbino, um médico.

No entanto, depois de 50 anos de casamentos entre Juvenal e Firmina, ele morre. Com isso, Florentino reaparece na vida da viúva e passa a conquistar o coração da sempre amada.

O enredo da história teve como inspiração e ponto de partida a história de amor dos pais do autor.

Os pais de Gabriel encontraram grande oposição da família, ao ponto da mãe de Gabriel ter sido enviada para morar no exterior.

Com ajudo dos amigos, o pai do autor criou uma espécie de rede de comunicação para que ele mantivesse contato com sua amada.

Assim, o livro se torna ainda mais interessante e uma leitura que é muito recomendada.

5- Crônica de Uma Morte Anunciada, por Gabriel Garcia Márquez

Por mais que o título do livro já revele bastante sobre o final da história, isso não desestimula o leitor de começar e terminar a história em pouco tempo.

Pelo contrário, o livro costuma ser terminado em poucas horas de tão bom e interessante que o enredo é.

Além disso, o relato que o autor faz na obra é bem realista e possui aspectos de reportagem de jornal, como testemunhas e depoimentos que fazem com que haja uma tentativa de reconstruir os fatos que levaram ao crime contra o personagem Santiago Nasar, que teve vingança como motivação.

6- O outono do Patriarca, por Gabriel Garcia Márquez

Esse livro foi a obra mais vendida no ano de 1975 na Espanha, sendo um das melhores livros do Gabriel Garcia Márquez. A publicação acontece após o grande sucesso do livro Cem Anos de Solidão.

O enredo acontece em volta de um ditador velho que comenda um país fictício no Caribe já há muitos anos.

Por mais que o livro seja um romance fictício, o livro possui âncora na realidade da história ditatorial que ocorreu em alguns países da América Latina durante o século XX.

7- Viver para Contar, por Gabriel Garcia Márquez

Diferentemente dos livros referidos acima, essa obra é feita por memórias do autor e de outras pessoas.

O livro volta ao tempo em que o autor não era nascido e é possível conhecer toda a vida do autor, desde a infância até a concretização de seu nome como um escritor renomado.

Além disso, essa obra é de grande importância para quem deseja conhecer e descobrir como era o autor e quais eram suas influências na formação como escritor.

8- Memórias de Minhas Putas Tristes, por Gabriel Garcia Márquez

O personagem protagonista desse livro tem 90 anos e o nome nunca é revelado. O personagem escreveu crônicas e resenhas musicais para um jornal pequeno durante a vida toda. Além disso, dava aula de gramática.

A história que narra a vida do personagem tem destaque para as aventuras sexuais que ele viveu ao longo de sua vida. E, no aniversário de 90 anos, o personagem se dá um presente bastante diferente e um grande acontecimento acomete sua vida.

Assim, livro é uma ótima história e de grande sucesso do autor, sendo um dos melhores livros do Gabriel Garcia Marquez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *