Ainda não leu Paulo Coelho e não sabe por onde começar? Veja nossa seleção de melhores livros do Paulo Coelho para lotar a sua estante!
Pode se dizer qualquer coisa sobre Paulo Coelho menos que ele passa batido. Uns o veneram, outros o escracham.
Os fãs o admiram pela escrita concisa e simples, mas que consegue tocar fundo na mente e no coração das pessoas ao desenvolver histórias de caráter universal. O seu misticismo também é considerado um elemento cativante e distinto em relação a seus pares, principalmente brasileiros.
Em boa parte no meio acadêmico, porém, seus livros não são levados a sérios. São tidos como uma “literatura menor”, esotérica, de autoajuda e de uma escrita sofrível.
Quem estuda em universidades federais e frequenta os círculos das letras garante que falar mal do escritor é um dos requisitos para ganhar pontos com o corpo acadêmico.
Claro que isso não se estende a totalidade, mas a resistência ao trabalho de Coelho é considerável.
Alguns ainda apontam que muitas de suas ideias – ou todas – vieram da boca de Raul Seixas e que nem o próprio Coelho acredita nos temas místicos que aborda em seus livros, mas se vende como um grande guru.
Não viemos aqui dourar a pílula e alçá-lo a categoria de Machado de Assis, porque nem é necessário para ser um grande escritor, um bom contador de histórias, tem caras que são inalcançáveis e ponto e não significa que o restante seja uma porcaria (o cidadão em questão é que brilha muito além da conta).
No entanto, entendemos que muitas avaliações negativas são exageradas, fruto de arrogância e inveja.
Viva Paulo Coelho
A literatura brasileira tem sorte de ter um talento como Paulo Coelho, de ter um escritor que conseguiu romper barreiras, virar um Best-Seller mundial, levar a literatura nacional no topo em vários países. Certamente abriu várias portas para outros escritores e editoras mundo afora.
Consegui escrever um livro capaz de impactar tantas pessoas ao redor do mundo, e até hoje continua, como O Alquimista, é algo para poucos e certamente demonstra que há algo especial em sua escrita, em seu modo de contar histórias.
Há no mínimo uma conexão genuína de suas ideias, de suas percepções, emoções, com o espírito do grande público. Ligação que não há conhecimento técnico no mundo capaz de reproduzir, construir por si só
Baixe a guarda, liberte-se de suas resistências e se permita chegar as suas próprias conclusões ao ter contato com o trabalho desse escritor, que a despeito de seus detratores, é sim um grande nome de nossa literatura.
5 livros-chave do Paulo Coelho
Bruxas, demônio, releituras bíblicas, grandes viagens em busca do eu próprio, lendas, fábulas, são vários os temas abordados na bibliografia de Coelho e certamente se verá fisgado por um.
Descubra qual conferindo a nossa lista de melhores livros do Paulo Coelho.
1. O Alquimista
Não poderíamos começar essa lista sem falar sobre o seu livro mais célebre – que não significa que seja o melhor – mas muitos apontam como sua grande obra prima.
Você já deve ter ouvido falar, não é possível. É simplesmente o livro brasileiro mais vendido do mundo. Está entre os livros mais vendidos dos últimos 50 anos!
Segundo os últimos números publicados de vendas, O Alquimista já vendeu mais de 65 milhões de cópias pelo globo.
A história é sobre um pastor que, após ter um sonho revelador, sai em busca de um tesouro escondido nas pirâmides do Egito.
A linguagem é fluída, acessível, o cenário é mítico, solar, a jornada é muito inspiradora e com um final sensacional.
Você simplesmente não pode dizer que leu Paulo Coelho se não ler “O Alquimista”.
2. Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei
Obra publicada em 1994, novamente temos elementos clássicos do autor, misticismo em meio a um mundo completamente crível e personagens extremamente humanos.
Em “Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei” acompanhamos a história de Paulo e Pilar, companheiros que se conheceram na adolescência, mas tiveram que ficar longo tempos afastados na vida adulta.
Ao se reencontrarem percebem que estão muito diferentes desde a última vez que se viram e agora precisam enfrentar juntos desafios nos quais confrontam medos, culpas e dúvidas.
3. Brida
Seguindo com as indicações de livros do Paulo Coelho, certamente o livro mais místico da carreira do autor.
Ele narra à história de Brida, uma irlandesa de 21 anos que decide se tornar uma bruxa ao conhecer um mago de nome Folk.
A transformação, no entanto, exige a superação de diversos desafios para ampliar a sua visão a respeito do amor e da vida.
Com o superar dos obstáculos, dia após dia sua consciência sofre transformações, a fazendo evoluir no campo espiritual e emocional.
Sem dúvida uma visão muito particular dessa figura que sempre carregou aura de mistério e horror.
4. Veronika decide morrer
A obra mais existencialista de Paulo Coelho. Veronika decide morrer é um dos grandes sucessos do autor que recebeu até adaptação para o cinema em 2009.
Conta a história da Veronika do título, que, de fato, decide morrer provocando uma overdose de calmantes após enfrentar uma crise existencial. Porém, fracassa.
No entanto, a tentativa não deixa de trazer sequelas ao seu coração. Sequelas que encurtam o seu tempo de vida para poucas semanas.
Nessa condição, passa a enxergar a vida por outros ângulos, principalmente ao se apaixonar na clínica em que está internada.
5. As Valkírias
Finalizando a lista de livros do Paulo Coelho, Paulo Coelho em seu estilo raiz, narrando uma experiência que teve junto com a esposa, Christina Oiticica, ao passar 40 dias no deserto do Mojave.
O objetivo da viagem é realizar uma das maiores experiências místicas que um ser humano pode vivenciar: conversar com o Anjo da Guarda.
Enfrentando as armadilhas do deserto e os conflitos conjugais, o casal acaba encontrando um grupo de mulheres que já tinham encontrados os seus anjos.
Gostou deste conteúdo sobre os livros do Paulo Coelho? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.