Categorias
Livros de Saúde

7 bons livros sobre autismo

Pronto para lotar sua estante com os melhores livros sobre autismo? Preparamos uma seleção especial das melhores obras que abordam esse tema que tem marcado cada vez mais presença nos lares e nas escolas brasileiras.

Infelizmente não existem ainda coletas de dados no Ministério da Saúde ou de secretárias de saúde de estados e municípios que possam precisar quantos autistas existem hoje no Brasil.

Contudo, é possível ter uma noção do crescimento de casos nos últimos anos avaliando a quantidade de crianças com autismo matriculadas nas escolas públicas e privadas no país, instituições que já conseguem fornecer números mais precisos. Muito pela necessidade de se adaptarem para fornecer uma educação adequada a essas crianças especiais.

Segundo dados extraídos do Censo Escolar de 2018, havia 105.842 alunos matriculados em classes comuns no Brasil. Número que representou uma alta de 37,27% em relação ao ano anterior.

O que é autismo?

O autismo é o nome popular do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É um transtorno neurológico que isola a atenção de seus portadores para um mundo de pensamentos que pouco dialogam com o mundo circundante.

Tal restrição causa no autista grave déficit de atenção, o prejudicando para se comunicar, verbal ou não verbalmente, expressar sentimentos, se socializar.

Além disso, também lhe causa excessiva concentração no fazer de gestos repetitivos.

O autismo tem vários subtipos de transtorno. Alguns portadores conseguem até levar uma vida normal sem saber que são autistas por nunca terem recebido diagnóstico, enquanto outros passam por sérias dificuldades para interagir com o mundo externo.

Por isso é usado o termo “espectro”.

Conheça e comece já a ler esses 7 livros sobre autismo

Se acabou de receber a confirmação de que seu filho ou filha é autista ou você mesmo recebeu tal diagnóstico, ainda que em grau moderado, ou alimenta suspeitas de que você ou alguém próximo seja portador de autismo, a leitura dos livros sobre autismo que separamos abaixo sem dúvida será de grande ajuda. Serão bem instrutivos sobre o tema.

Mas lembre-se: por melhor que os livros sejam, por mais informações que reflitam com as observações que tenham tido em seu cotidiano, um diagnóstico preciso só poderá ser fornecido por um profissional qualificado.

Os livros são um bom material de apoio, de complemento, mas ouvir as orientações de um médico mais próximo de sua realidade e características, sem dúvida, será mais seguro.

livros sobre autismo

1. A escova de dente azul

Iniciando nossas indicações de livros sobre autismo, um livro infantil, mas que pode ser didático tanto para crianças como para adultos.

O livro é escrito pelo apresentador Marcos Mion que a partir das experiências com o seu filho autista, se inspirou para escrever essa história que trata sobre o tema.

Com uma linguagem simples e muito bem ilustrado, A escova de dente azul é um jeito puro e tocante para falar sobre esse assunto. Entretêm a criançada e serve porta de entrada para esse universo aos adultos sem grandes conhecimentos a respeito.

2. TEA, autismo e informação – Mariana no mundo dos Saltisonhos

Este livro é infanto-juvenil (calma que os mais densos virão a seguir). Assim como o anterior, é atrativo tanto para crianças como para adultos, pois serve de porta de entrada para entender um pouco o universo dessas pessoas especiais.

O livro é escrito por Marco A. B. e C. Machado, pai da Mariana, que decidi contar sobre a sua experiência cuidando da filha portadora de TEA.

Instrutivo e tocante.

3. O cérebro autista

Seguindo com as indicações de livros sobre autismo, agora uma opção para quem deseja uma leitura mais profunda sobre o tema.

Esse livro é interessantíssimo porque é escrito por uma mulher autista, Temple Gradin.

Em seu texto ela mostra os avanços científicos sobre os estudos do cérebro de pessoas que apresentam esse problema e também compartilha suas próprias ressonâncias cerebrais para demonstrar as anomalias que podem explicar os sintomas.

4. O que me faz pular

Essa obra também é escrita por uma pessoa portadora de TEA, no caso, Naoki Higashida.

O autor escreveu esse livro com apenas 13 anos. Na obra ele faz um relato íntimo sobre o seu dia a dia, compartilhas suas percepções de vida, tempo, natureza etc.

Outro aspecto interessante é que o volume também traz contos de autoria de Higashida. Sem dúvida um excelente exemplo de que uma criança com autismo não é falta de imaginação, empatia e senso de humor.

Indicadíssimo!

5. Mundo singular – entenda o autismo

Prosseguindo com as recomendações de livros sobre autismo, talvez esse seja o mais completo, ou o que fornece o guia mais didático sobre o transtorno.

Relata com uma linguagem bem acessível os desafios, tratamentos e as perspectivas de futuro para crianças que sofrem desse distúrbio neurológico.

Traz recomendações para pais, professores e familiares sobre como interagir com essas pessoas, como abordá-las. Todas as informações devidamente embasadas por estudos científicos a respeito do tema.

6. Brilhante

Mas um caso de livro de relato pessoal inspirador. Mas dessa vez a mente por trás da obra não é atingida diretamente pelo TEA, mas indiretamente.

Kristine Barnett é mãe de Jacob Barnett, considerado um gênio por ter QI maior do que o de Albert Einstein. Conta com uma memória fabulosa, fotográfica e em duas semanas aprendeu a fazer cálculos sozinho.

Aos nove desenvolveu uma teoria brilhante sobre astrofísica e aos 12 se tornou um pesquisador remunerado em física quântica.

Contudo, o jovem precisou lidar com os desafios impostos pelo autismo e quase veio perder a batalha, se não fosse pela intervenção providencial de sua mãe.

Ela decidiu contrariar a opinião do marido e de profissionais que acompanhavam o caso de seu filho para seguir com o seu instinto poderoso de mãe.

Livraço!

7. Autismo – compreender e agir em família

Concluindo a lista de indicados de livros sobre autismo, já ouviu falar do Modelo Denver? É um programa de intervenção precoce em crianças que apresentam autismo considerado revolucionário.

As autoras desse modelo, Sally Roger, Laurie Vismara e Geraldine Dawson, escreveram esse livro e nele ensinam estratégias para incentivar a interação das crianças, a brincarem utilizando a linguagem e se envolvendo com outras pessoas.

Gostou deste conteúdo sobre livros sobre autismo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *