Se praticamente tudo no mundo tem relação com a política, nunca é demais conhecer mais a fundo uma das formas de governo mais antigas do mundo. Para isso, investir na compra de livros sobre democracia tem sido uma prática comum tanto para profissionais quanto para estudantes.
Nesse sentido, para ajudar você a entender melhor o cenário nacional, criamos uma lista com alguns dos melhores livros sobre o assunto. Com tanta informação em mãos a partir de livros sobre democracia, ficará mais fácil se orientar e entender a quantas anda nosso sistema de governo.
9 bons livros sobre democracia que são importantes para todos
1. Valsa Brasileira, por Laura Carvalho
Com a autoria da professora da USP, colunista da Folha de S.Paulo e economista Laura Carvalho, a obra traz análises complexas sobre a economia brasileira entre os anos de 2006 e 2017. Ou seja, neste primeiro livro da autora o Brasil é abordado desde o segundo mandato de Lula até o impeachment de Dilma Rousseff.
No entanto, o diferencial da obra frente aos demais títulos sobre livros sobre democracia, é a linguagem simples que ela oferece ao leitor. Isso porque o objetivo da leitura é ajudar os mais leigos a entender melhor sua análise do período. Além do mais, o livro propõe quais poderiam ser os novos caminhos da nossa economia.
2. Angola Janga – Uma história de Palmares, por Marcelo D’Salete
Além ter a autoria dos textos, nesta obra o autor também assina as ilustrações. Aliás, hoje ele é um dos artistas brasileiros mais respeitados nessa área, ganhando destaque principalmente nas questões raciais. Em linhas gerais, o livro tem aspectos épicos sobre a luta do povo contra a opressão.
Ademais, o nome da obra significa “pequena Angola”, nome dado ao maior quilombo presente no território brasileiro. A partir de sua fundação no século XVI por escravos fugitivos que resistiram à invasão europeia, no local a cultura africana tinha toda a liberdade.
Enfim, entre os livros sobre democracia, este é o resultado de mais de dez anos de estudo e pesquisa sobre o assunto. Afinal, o autor também é mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo e procura narrar a vida e as experiências vividas pela população negra e mais isolada socialmente.
3. 50 poemas de revolta, por vários autores
Para consolidar esta obra, foram reunidos textos de alguns poetas brasileiros, como Hilda Hilst, Ana Cristina Cesar, Conceição Evaristo, Laura Liuzzi e Paulo Leminski. Além de serem poemas contemporâneos e clássicos, entre os livros sobre democracia, eles abordam olhares distintos sobre as mais variadas formas de opressão.
4. Mulheres e poder: um manifesto, por Mary Beard
A partir dos textos dessa historiadora da Universidade de Cambridge, o livro abordar quais as origens da misoginia durante as antigas cidades de Atenas e Roma. Para isso, a autora procura provar que desde essa época já existia uma cultura para calar o feminismo frente situações de violência e injustiça.
Além do mais, ela analisa como o poder do homem tem relação direta com o poder se sobreposição sobre as mulheres. Por outro lado, a obra também aborda como que o machismo interferiu em campanhas presidenciais no Brasil e nos Estados Unidos.
Como ótima dica de livros sobre democracia, em linhas gerais, a obra leva o leitor a pensar no poder de uma forma diferente. Para isso, a autora requer o direito de todas as mulheres serem levadas a sério, seja de forma individual ou coletivamente.
5. Cama de gato, por Kurt Vonnegut
Esta é mais uma obra na qual o autor emprega seu tom satírico único. Entretanto, neste caso a história é a de um cidadão comum que resolve realizar uma investigação pessoal sobre os bombardeios atômicos sobre o Japão.
Além de ambientado durante a segunda grande guerra, a procura por respostas leva o homem a passar por mudanças e transformações relacionadas à sua visão sobre religião, ciência e política. Enfim, o autor, que foi prisioneiro de alemães à época, faz pesadas críticas sobre o emprego do conhecimento em prol do fanatismo religioso, da intolerância e, claro, da destruição em massa.
6. A vítima tem sempre razão?, por Francisco Bosco
Desde seu lançamento no ano de 2017, o filósofo e escritor já causou debates intensos mundo afora. Isso porque, entre os melhores livros sobre democracia, sua trama traça um cenário perturbador sobre as atuais lutas ideológicas políticas travadas no Brasil.
De acordo com a obra, seja nas redes sociais ou nas ruas, elas acabaram por alterar nosso cenário político atual. Nesse sentido, o autor ainda aborda as estratégias de argumentação e os excessos de militantes para analisar o que cada atitude representa e manifesta na sociedade.
7. Em busca da política, por Zygmunt Bauman
Com autoria de um dos maiores sociólogos e filósofos contemporâneos, a obra aborda a tese de que a liberdade individual é resultado de um trabalho coletivo. Entretanto, segundo o próprio autor, os dias de hoje essa liberdade é garantida apenas através dos meios privatizados. Ou seja, esse ensaio visa analisar como que as questões de âmbito público são tangenciadas pelas questões privadas.
8. Sobre a tirania, por Timothy Snyder
Nesta lista de livros sobre democracia, o escritor e historiador da Universidade de Yale autor aborda sua análise pessoal sobre um texto que ele escreveu assim que fora confirmada a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016. Como resultado, esse conteúdo, que fala sobre democracia, nazismo, comunismo e fascismo no século XX, acabou viralizando na internet.
Em suma, segundo o próprio autor, na leitura a única vantagem que o cidadão comum tem é a oportunidade de aprender tirando proveito da experiência deles. Enfim, a obra reforça a importância de aprendermos com as experiências do passado.
9. Representantes de quem?, por Jairo Nicolau
Para fechar nossas dicas de livros sobre democracia, nesta obra o sociólogo aborda a questão da representatividade popular dentro dos mais altos níveis de poder. Além de ser um célebre pesquisador do nosso sistema eleitoral há duas décadas, ele consegue passar um texto acessível a todos.
Para isso, a leitura traz respostas a grandes perguntas para quem quer entender melhor como anda o processo eleitoral brasileiro. Como exemplo, o livro questiona como que certos políticos são eleitos apesar de terem menos votos que outros.
Além do mais, a obra também levanta perguntas referentes a uma reforma política que jamais acontece. Enfim, nesta dica de livros sobre democracia, o autor traz soluções para aperfeiçoar as legislações partidária e eleitoral no Brasil.