Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre drogas: 6 leituras obrigatórias

Nesse artigo, vamos elaborar um guia com os melhores livros sobre drogas. Seja para expandir o conhecimento, bem como para autoajuda ou até mesmo para desconstruir paradigmas, nossa lista vai ser muito útil para orientar você nos melhores conteúdos sobre o tema.

A importância do conhecimento sobre drogas

As drogas fazem parte da nossa sociedade, e não se pode fechar os olhos para isso. Assim sendo, é muito importante que se tenha conhecimento sobre esse assunto, seja para prevenir, seja para tratar ou até mesmo para saber como lidar em casos próximos.

Podemos nos deparar com casos em nossa família e amigos próximos. Desta forma, é útil e importante conhecer as drogas, saber de seus efeitos e riscos, já que elas estão infiltradas em quase todos os lugares e pessoas.

Vamos então descrever uma lista com os 6 melhores livros sobre esse assunto, visando informar você com conteúdos importantes e úteis. Além disso, você saberá como agir face a algum caso próximo, ou até mesmo para uma possibilidade de autoajuda.

A lista dos melhores livros sobre drogas

Existem muitos livros sobre drogas, e uma vasta literatura pode ser encontrada em nosso país, e até mesmo de autores internacionais. Estes livros podem oferecer um vasto conhecimento sobre as mais diversas drogas e sobre como lidar com elas.

Escolha os livros que mais despertarem interesse, e nunca se esqueça de contar com a ajuda de um profissional da saúde se porventura estiver diante de um caso de adicção. Confira agora a nossa lista feita especialmente para você.

1 – O Caminho dos Doze Passos, de John E. Burns

Este importantíssimo livro de autoajuda possui destaque na recuperação de dependentes químicos, seja de álcool ou drogas. Certamente, é um dos mais importantes desse segmento, mostrando resultados práticos e sendo usado em diversas clínicas do mundo todo.

O livro possui embasamento no trabalho do psicoterapeuta Carl Gustav Jung, sendo denominado pelo autor como o método do Modelo Minnesota. Assim sendo, esse clássico não pode faltar na leitura dos entusiastas deste assunto.

O método descrito é amplamente conhecido nesse meio de combate às drogas, e possui consolidação com resultados comprovados. Igualmente, o autor já obteve resultados na sua clínica através dos doze passos.

2 – Dominando o Vício, de Deepak Chopra

Nesta obra, o autor indiano faz uma compilação de conhecimentos sobre o ayurveda juntamente com a endocrinologia. Desta forma, o livro tem uma proposta diferenciada, já que utiliza da medicina tradicional aliada com o equilíbrio corpo e mente do método milenar hindu.

O livro conta com técnicas e remédios naturais para o combate ao vício. Inegavelmente, essa obra possui um destaque na literatura mundial por oferecer um conhecimento além do tradicional.

É uma boa opção para a autoajuda e o enfrentamento dos vícios em diversas drogas, já que possui várias opções e indicações de tratamentos auxiliares. Certamente, esse livro será de grande ajuda para você ou para aquele caso próximo que precisa de um apoio.

Livros sobre drogas

3 – Álcool e Drogas na Adolescência, de Pinsky e Pazinatto

Neste livro, os autores Ilana Pinsky e Cesar Pazinatto oferecem uma abordagem principalmente direcionada para pais e professores. Desta forma, pode ser usado na educação dos filhos e prevenção nas escolas.

Esta obra conta com mais de 15 exercícios práticos para serem feitos em sala de aula, visando assim conscientizar os adolescentes e prevenir futuros vícios. O livro ainda ensina como identificar possíveis usos de drogas pelos adolescentes.

É uma obra que não pode faltar no caso de você ser um educador ou até mesmo ser mãe ou pai. Em outras palavras, o livro visa orientar de forma clara e simples pais e professores na construção de uma sociedade mais consciente e livre e vícios prejudiciais.

4 – Doces Venenos, de Lidia Rosenberg Aratangy

Igualmente pensando na relação entre pais e filhos, a autora Lidia Aratangy criou esta obra visando facilitar a educação correta e orientação das crianças e adolescentes quanto aos riscos das drogas. Desta forma, o objetivo é informar e igualmente prevenir.

A escrita é fácil e elaborada através de contos para que as crianças assimilem de forma simples todos os riscos, efeitos a curto, médio e longo prazo. A proposta é, desse modo, encurtar a relação entre pais e filhos, através da forma que as estórias são postas.

5 – Soltar as Muletas, de Hermann Schreck Malgor

Elaborado diretamente para pessoas em processo de recuperação dos vícios, este livro parte do ponto de vista diferenciado do psicólogo uruguaio. Assim sendo, o autor define as drogas não como causas, mas como consequências de intensos sofrimentos internos das pessoas.

Ao decorrer do livro, o autor descreve casos em que a cura dos vícios foi alcançada conforme foi trabalhado o psicológico e os traumas dos pacientes, e não por abstinência e reclusão. Em princípio, podemos afirmar que, conforme o autor, as drogas são muletas para atravessar problemas.

Na obra, são descritas de forma simples e de fácil entendimento uma série de exemplos de casos reais para que o leitor possa entender e aplicar em casos de necessidades. Certamente, é uma obra que não pode faltar para quem atua como terapeuta ou goste do assunto.

6 – Um Preço Muito Alto, de Carl Hart

Esse livro é uma importante obra para quem deseja expandir os horizontes sobre o assunto. Aclamado pela crítica, não apenas um livro que fale de drogas, esse é um livro que transforma paradigmas quando os assuntos são vícios e consequências.

O autor é um neurocientista que nasceu e se criou em um bairro da periferia de Miami, e descreve no livro todas as dificuldades e falta de oportunidades de se crescer em meio às drogas e escassez de recursos, e como isso amplia as possibilidades negativas.

Carl Hart foi o primeiro professor negro na sua universidade, e com o lançamento deste livro conseguiu grande destaque. Desta forma, o autor conseguiu elaborar um conjunto de pesquisas científicas juntamente com colocações simples e comuns do dia a dia.

O livro é realmente um diferencial no meio literário, e por conta disso, se destaca ainda hoje mais e mais, já que a obra é contemporânea e teve seu lançamento em 2014. Fechamos com esta opção a nossa lista de melhores livros sobre drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *