A vida cotiada é cada vez mais corrida e cheia de afazeres. Isso demanda maior organização para que tudo corra como é preciso. E para auxiliar você nessa tarefa, veja os principais livros sobre organização!
Importância da organização
Antes de mais nada, a organização é necessária em diversas áreas da vida, não só no trabalho como em casa.
Ela é importante para que todas as atividades possam ser desenvolvidas da forma como precisam, com qualidade e no tempo necessário.
E claro que isso nem sempre é fácil, mas pode se tornar menos desafiador com o passar do tempo.
Além disso, a organização é um hábito que pode ser desenvolvido e melhorado. Com isso, você consegue aprimorar sua organização e melhorar muito todos os aspectos da sua vida.
Para tanto, um dos seus principais aliados são os livros. Neles é possível encontrar dicas e sugestões e aprender a como fazer com que sua vida seja mais organizada e cada vez mais da forma como você deseja há tempos.
Principais livros sobre organização
1. Vida Organizada, de Thais Godinho
Nesse livro, a autora escreve de forma leve e objetiva, o que é excelente para a compreensão.
Além disso, a obra conta com questionamentos que fazem o leitor pensar na importância dos objetivos traçados na vida. Com isso, inclui um dos temas mais importantes, que é o planejamento a curto, médio e longo prazo.
Ademais, a obra também realiza uma desconstrução do conceito que muitos possuem sobre a organização.
Thais refere que organizar não tem a ver com checklists ou com obrigações, mas sim com buscar soluções que possam proporcionar otimização de espaço e de tempo.
Dessa forma, a leitura desse livro tem a promessa de ensinar por onde começar quando o leitor está com a vida confusa e parecendo um emaranhado.
A obra ensina como fugir da procrastinação, bem como desqualifica o mito das multitarefas.
Ademais, esse livro é interativo e conta, inclusive, com alguns espaços para que você possa registrar suas metas e sonhos, o que lembra muito um diário.
2. A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen
Essa obra possui como base o conceito revolucionário de organização. Ela traz o método Getting Things Done (GTA).
O autor traz um texto que é especialmente para pessoas que são muito ocupadas, ajudando a retomar o controle de suas próprias vidas.
Mais foco, menos estresse e mais produtividade. Esse é o desejo de muitas pessoas e com o livro, você aprende a lidar com sua vida de uma forma muito mais eficiente e sadia.
3. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
A afirmativa que diz que os hábitos são podem mudar, não é verdadeira. E nesse livro, o autor explica a importância da rotina que valoriza todas as atividades que precisamos realizar.
A obra desmistifica o que muitos acham ser impossível, mostrando que os hábitos podem passar por transformação e serem mudados.
Portanto, essa obra faz um convite para aqueles que buscam por uma reeducação, correção de comportamentos e costumes.
4. O Ponto de Equilíbrio, de Chistine Carter
Esse livro é uma das leituras mais essenciais para o assunto organização.
A obra faz uma reflexão sobre como você se encontra ao final de dia. Se você chega no fim do dia com sobrecarga, ansiedade e estresse, a autora menciona que algo está errado.
A leitura é muito reflexiva e rápida e cria novos conceitos para palavras que você já está acostumado com uma definição que talvez não seja a mais condizendo com sua realidade.
Além disso, o livro traz que desde sempre aprendemos que organização e felicidades possuem estreita ligação. Ademais, que o ponto de equilíbrio tem relação com gatilhos que funcionam para cada pessoa.
Assim, a leitura dessa obra faz um convite para sermos mais humanos, prestando atenção nas individualidades, escolhendo prioridades e investindo na positividade da intenção.
Com isso, a leitura abrange o conceito de organização e pode trazer a leveza que sua rotina e sua vida estão precisando.
5. Por Que Fazemos O Que Fazemos, de Mario Sergio Cortella
A obra conta com uma série de ensinamento e faz muitos questionamentos.
Além disso, o autor diz que é preciso retomar os pontos de partida quando a preguiça, rotina sem paixão e a falta de tempo se tornam realidade cotidiana.
O livro traz uma série de ensinamentos e é dividido em 20 capítulos.
Ademais, o autor faz questão de alertar aos leitores acerca da importância de encontrar um propósito para alcançar profissionalmente, mas sem abrir mão da vida pessoal.
E para isso tudo ser feito com eficiência, a organização é fundamental e faz com que as realizações sejam mais felizes.
6. A Mágica da Arrumação, de Marie Kondo
Esse Best-Seller é de autoria de uma japonesa e trata de questões de organização de casa.
A casa, assim como outras áreas da vida, também demanda organização e é um ponto que traz muita dor de cabeça para muitas pessoas.
O livro aborda que a maior parte da bagunça existente em casa é resultado de objetos dispensáveis.
Com isso, a obra quer mostrar que os espaços ganham novos sentimentos e sensações quando o assunto trata de organização.
Entre os livros para organização, esse trabalha o desapego utilizando a técnica do descarte. Ademais, a autora promete transformar não só a casa, mas a vida como um todo.
7. Organize-se, de Donna Smallim
Esse livro é muito interessante ao trazer dicas para organizar aspectos gerais da vida, como tempo, transições e finanças.
Além disso, a autora oferece uma série de dicas para organização da casa e é muito clara ao dizer que fatores externos influenciam no bem-estar e na organização de ambientes domésticos.
Ademais, o livro oferece um planejamento para que a situação atual da sua vida seja avaliada. O que ajuda a organizar o processo de transição pelo qual estiver passando.
Portanto, seja em aspectos pessoais, profissionais ou da sua casa, esse e todos os livros sobre organização mencionados anteriormente, podem fazer com que sua vida seja transformada e seus objetivos alcançados com maior tranquilidade.