Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre maternidade: 11 boas obras

A exemplo da vida de mãe, uma das características mais marcantes da literatura é a ampliação do aprendizado pessoal. Nesse sentido, criamos um artigo que lista alguns dos melhores livros sobre maternidade.

Até porque a fase da maternidade é um dos períodos na vida da mulher que mais geram dúvidas. Isso porque certas questões merecem um novo olhar, como o comportamento ideal de uma mãe, como lidar com desejos e o que esperar dos filhos.

Enfim, vale ressaltar que toda essa informação precisa ser original, atualizada e de alto nível de qualidade. Sendo assim, abaixo criamos uma lista de obras relevantes para você curtir a fase de gravidez com tranquilidade e muita informação.

Sugestões de livros sobre maternidade

Assim como houve uma recente e ampla presença das mulheres no mercado de trabalho, a fase da maternidade também é acompanhada por muita informação. Nesse sentido, por mais que haja independência profissional e financeira, ainda é possível escolher o momento certo para uma gravidez com segurança. Para isso, confira que livros sobre maternidade podem ajudar você a trilhar esse processo com mais sabedoria.

1. Bela maternidade, por Bela Gil

Uma das mais renomadas chefs de cozinha, a autora quis registrar a experiência de ser mãe por meio das letras. Para isso, o livro relata os dilemas da amamentação, cuidados com o bebê e a expectativa antes do parto. No geral, este é um dos livros sobre maternidade que servem como um manual com receitas, informações e dicas você atravessar a fase de gestação da melhor e mais saudável forma possível.

2. A filha perdida, por Elena Ferrante

A partir do emprego de uma trama bem construída e elementos simples, essa obra acompanha os conflitos pessoais da personagem. Para isso, a obra reflete sobre os desejos, vontades e o papel de ser mãe.

3. Um mais um, por Jojo Moyes

Um dos livros sobre maternidade mais recentes da lista, na obra a autora apresenta um personagem que simboliza as mães solteiras, mas que criam os filhos sozinhas. Aliás, na trama a protagonista se casou nova após ficar gravida. Em seguida, seu marido precisa sair de casa para tratar de uma depressão.

Como resultado, ela precisa ter dois trabalhos para poder sustentar sua família, composta por uma filha inteligente, um enteado revoltado e um cachorro esquisitão. Em suma, para assegurar o futuro de todos, ela recorrer a uma viagem repleta de surpresas e curiosidades.

4. Pequenas grandes mentiras, por Liane Moriarty

Nesta indicação, a história fica por conta de três mulheres de uma pequena cidade australiana que parecem ter a vida perfeita. Apesar das diferenças entre elas, seus filhos estudam na mesma escola, na qual é palco de uma tragédia misteriosa. Assim, elas ficam ligadas a temas como violência doméstica, estupro, bullying e muita pressão da sociedade.

Livros sobre maternidade

5. Primatas da Park Avenue, por Wednesday Martin

Um dos livros sobre maternidade mais polêmicos durante sua publicação, a obra aborda uma das áreas mais rica de Nova York. Nesse sentido o livro fala sobre o comportamento de mulheres locais que sofrem com vícios, ansiedade e depressão.

Tudo isso por serem as responsáveis por criar os filhos ao passo em que precisam estar em linha com o status social e os rígidos padrões de beleza locais. Além do mais, a obra ainda oferece relatos repletos de curiosidades, nos quais a autora revela temas devastadores sobre o universo feminino, como o medo de ser uma péssima mãe e a insegurança pessoal.

6. Precisamos falar sobre o Kevin, por Lionel Shriver

Nets obra, a autora levanta a polêmica perturbadora sobre os casos nos quais a maternidade é extremamente romantizada. Para isso, ela vai apresentando um personagem que vai se consolidando como uma mulher à frente do seu tempo, sempre humana e forte.

Em linhas gerais da sinopse, nessa obra sobre livros sobre maternidade uma mãe passa a escrever cartas para o pai de seu filho, procurando entender o motivo de um crime brutal cometido na escola pelo adolescente. Para isso, ela relembra detalhes da vida a dois e ainda explicita cada instinto sombrio da fase.

7. Para educar crianças feministas, por Chimamanda Ngozi Adichie

Nesta obra, a autora explora temas fundamentais ao universo da maternidade, como incitar as mulheres a largarem velhos mitos. Como exemplo, o livro abordar temas relativos à aparência, casamento e até escolha dos brinquedos na infância e a própria sexualidade.

Enfim, a obra tem uma voz poderosa em relação aos debates que se fazem urgentes e necessários. Ou seja, uma forma de manifesto sobre a presença do feminismo não apenas para mulheres, mas para que a igualdade de direitos seja um direito de todos.

8. As alegrias da maternidade, por Buchi Emecheta

Um dos melhores livros sobre maternidade, como enredo desta dica a filha de um líder africano é enviada como esposa para um poderoso homem. Apesar de tudo, com a determinação pessoal de poder se tornar mãe, ela busca ser uma mulher totalmente realizada. Para isso, acaba se submetendo às mais precárias condições de vida, enfrentando tarefas como educação e sustentação dos filhos praticamente isolada de tudo e de todos.

9. A mamãe é rock, por Ana Cardoso

Nesta obra, a maternidade pode ser um dos sentimentos mais malucos que uma mãe pode ter em relação à forma como criam os filhos. Seja adotivo, biológico, sobrinho ou neto a obra aborda temas relacionados à família, reunindo histórias singelas, verdadeiras e até engraçadas.

10. O que esperar quando você está esperando, por Arlene Eisenberg

Aqui está um dos melhores livros sobre maternidade, pois ele é mais direcionado para você que é grávida de primeira viagem. Nesse sentido, o livro traz informações sobre como escolher seu médico, como é o momento do parto, quais os direitos das gestantes e quais os planos de preconcepção.

11. Mulheres visíveis, mães invisíveis, por Laura Gutman

Enfim, para fechar o artigo sobre os melhores livros sobre maternidade, esta obra aborda as inúmeras soluções e teorias práticas que desconsideram e desrespeitam a opinião da mãe frente os possíveis riscos à saúde do bebê. Para isso, a autora chegou a coletar vários artigos para esclarecer que parto, infância e gravidez, são fases nas quais as futuras mamães não precisam terem traumas nem medos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *