Se você quer conhecer como funciona a mente humana e entender vários mistérios e reações, uma ótima forma de adquirir conhecimento sobre o assunto é através de livros sobre psicologia.
Há várias obras que abordam esse tema fascinante e que desperta tanta curiosidade. Por isso, invista em livros sobre psicologia e conheça cada vez mais tudo sobre os pensamentos, emoções e as capacidades psicológicas.
Psicologia
Tanto para quem quer estudar o tema porque é um estudando de psicologia, quanto para as pessoas que gostam do assunto. Os livros de psicologia tratam de temas que são comuns a todos, pois todos vivemos sob ela.
A psicologia da forma como é conhecida hoje só começou a ser ciência no início do século XIX. Após, ao longo do século XX e XXI ela vem sofrendo mudanças, ramificações e divisões.
Essa ciência estuda os comportamentos humanos, os comportamentos da mente.
E entender um pouco sobre ela pode fazer com que você se entenda melhor e conviva melhor em sociedade.
Principais livros de psicologia
Há uma série de livros sobre o assunto, com diferentes linguagens e tipos de abordagens.
Com isso, o ideal é que você identifique em que nível de profundidade quer ler, sendo indicado começar aos poucos, caso não tenha afinidade com esse tema.
1. Inteligência emocional, de Daniel Goleman
O autor é um respeitado psicólogo americano e no livro aborda a relação que há entre a emoção e o pensamento.
Ele fala de habilidades, inteligência e capacidades, enquanto descreve esse conjunto de aspectos que pode nos definir como pessoas.
Ademais, o autor aborda explorando a inteligência emocional, a capacidade que temos de controlar impulsos e ter consciência dos sentimentos que norteiam o ser humano.
Ademais, o autor aborda outros tipos de sentimentos e como exercitar habilidades sociais como sentir empatia.
2. Os sete pecados da memória, de Daniel L. Schacter
O autor foi diretor do departamento de psicologia de uma das universidades mais importantes dos EUA, Harvard.
No livro ele fala dos mecanismos que a memória possui e aborda suas imperfeições. E para proporcionar essa abordagem ela fala de aspectos como lapsos e processos de lembranças.
3. Poderosa Mente, de Bernabé Tierno
Nesse livro, o autor, que é psicopedagogo, explana que a mente humana é a melhor arma que há para enfrentar dificuldades e crises.
Além disso, o autor busca desvendar mecanismos que estão ocultos no cérebro e levar você para um entendimento amplo sobre o tema.
4. Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman
Assim como nos livros acima, o autor dessa obra também tem grande reconhecimento público. Daniel é Nobel de economia e no livro trabalha para mostrar que o cérebro é pouco confiável.
Ele diz que o cérebro humano é repleto de raciocínios falsos e pensamentos inacabados e que isso tudo pode lavar a decisões tomadas de forma equivocada.
Ademais, esse livro é a leitura ideal para as pessoas que querem saber um pouco mais sobre como pensamos.
Além disso, o livro possui o foco de demonstrar as características e consequências que existem acerca das duas maneiras como pensamos, que são o pensamento rápido e o devagar.
O autor diz que o devagar possui uma maneira mais lógica, enquanto o rápido é feito de forma emocional e intuitiva.
Segundo o autor, por isso é que muitas vezes tomadas decisões equivocadas de forma precipitada, pois não ocorre o pensamento devagar que é o mais lógico e acertado.
5. O animal social, de Elliot Aronson
Entre os livros de psicologia esse retrata acerca de relações contemporâneas sociais. O livro aborda os pensamentos que acabam desencadeando problemas sociais que são recorrentes, como alienação e preconceito.
E essa abordagem ocorre a partir de muitas experiencias que são explicadas no livro.
Ademais, o autor faz uma análise de mecanismos escondidos atrás das relações interpessoais.
Dessa forma, esse livro é uma boa leitura para que você consiga entender a mente humana e seu comportamento dentro da sociedade.
6. Incógnito: as vidas secretas do cérebro, de David Eagleman
Esse livro é um Best-Seller do jornal The New York Times e se encontra entre os mais recomendados pelo Wall Street Journal.
O autor é um neurocientista e mostra como nem sempre o cérebro está no comando das coisas de forma consciente.
Essa abordagem ocorre a partir de exemplos do cotidiano que o autor menciona, o que torna a leitura mais fluida e simples até mesmo para o público leigo no assunto.
O foco da obra é ter maior conhecimento acerca dos inúmeros mistérios que estão ao redor do subconsciente humano, bem como descobrir suas contradições.
7. Seus pontos fracos, de Wayne Dyer
Nesse livro, o autor aborda um assunto muito interessante que é a complexidade da mente humana.
Além disso, a obra orienta o leitor a como contornar alguns aspectos que são negativos da personalidade do ser humano, como ciúme, dependência, ansiedade, medo e procrastinação.
Dessa forma, se você quer aprender a lidar melhor com esse tipo de sentimento que todos enfrentamos em várias oportunidades da vida, a leitura desse livro é muito indicada.
Nela o autor aborda dicas que vão auxiliar você a despistar esse tipo de sentimento que pode fazer com a vida se torne mais pesada e negativa.
8. A mais pura verdade sobre a desonestidade, de Dan Aryely
Essa obra trata da desonestidade que rodeia o ser humano. No livro, o autor, que é professor de psicologia, demonstra com uma série de exemplos, que todos os seres humanos são desonestos.
O livro pode causar impacto com as respostas apresentadas, mas às vezes o que é relevante e importante de ter conhecimento, realmente causa impactos. Mas não é por isso que devemos ignorar ou deixar de saber, pelo contrário.
Com o livro você vai poder adquirir uma observação acerca das atitudes e motivações de uma forma diferente, com maior análise crítica e entendimento amplo.
Com isso, a leitura dessa e dos livros sobre psicologia mencionados até aqui, você vai obter um entendimento amplo e de diversas áreas da psicologia. O que pode causar inúmeros benefícios tanto para você, quanto para as pessoas ao seu redor.