Encontrar bons livros sobre programação pode ser uma tarefa difícil. De fato, é necessário que a matéria seja apresentada de forma didática e dinâmica, além de estar atualizada.
Por isso, separamos os melhores livros sobre o tema. Confira a seguir!
9 livros sobre programação que não deixarão você pegar no sono enquanto lê
É verdade que, mesmo para os amantes de programação, pode ser difícil passar horas lendo livros que não apresentam a matéria de forma interessante. Para estudar o tema de forma eficaz, confira a lista com as melhores obras sobre programação.
1. Introdução à Programação com Python, por Nilo Ney Coutinho Menezes
O primeiro livro sobre programação da nossa lista é indicado para iniciantes em programação. Assim, ele ensina somente os conceitos básicos. Para ajudar na fixação da matéria, cada assunto tem exercícios e exemplos.
Embora o livro aborde a linguagem Python, ele não como objetivo ensiná-la, mas ensinar a programar. Contudo, além da lógica da programação, você poderá explicações sobre características específicas de Python. Então, essa obra oferece uma visão mais ampla de várias linguagens de programação.
2. Como ser um Programador Melhor, por Pete Goodliffe
Por outro lado, se você já é programador e deseja se aperfeiçoar, a obra de Goodliffe poderá te ajudar bastante. O livro mostra um conjunto de técnicas e abordagens para impulsionar sua carreira como programador e melhorar o seu bem-estar.
Com base em seus 15 anos de experiencia em programação, o autor abrange vários aspectos da vida de um desenvolvedor, como lidar com código, conhecer os negócios e melhorara o desempenho.
O livro é dividido em 5 partes independentes que falam sobre técnicas de codificação, práticas, abordagens e atitudes, técnicas para aprender, maneiras práticas de completar tarefas e hábitos para trabalhar bem com outras pessoas.
De fato, ser um bom profissional vai muito além das habilidades teóricas!
3. Código Limpo, por Robert Martin
Outro livro que nos faz avaliar nossos valores profissionais é o “Código Limpo”, de Robert Martin. Nesse livro, o autor e mais quatro colegas se reuniram para compartilhar suas melhores e mais ágeis práticas para limpar códigos.
Neste livro você terá a chance de praticar; já que você lerá muitos códigos e terá de descobrir o que há de errado com eles. Além disso, você precisará reavaliar seus valores profissionais e o seu comprometimento com o trabalho.
Certamente, ao terminar a leitura desse livro você estará apto para distinguir um código bom de um ruim, além de escrever bons códigos e melhorar os ruins. Ademais, ele ensina como criar bons nomes, funções, objetos e classes, formatar um código para melhorar sua legibilidade, bem como implementar completamente o tratamento de erro, e aplicar e desenvolver testes.
Assim, esse livro é excelente para qualquer profissional que tenha interesse em construir códigos melhores!
4. Padrões de Projetos, por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides
Escrito por quatro projetistas renomados, “Padrões de Projetos” descreve o que são padrões e como eles ajudam a projetar um software orientado a objetos. Assim, podemos aprender soluções simples e práticas para os problemas mais comuns na área de projetos.
Com a apresentação de cada padrão, são descritas circunstâncias em que eles podem sem aplicados, bem como as suas consequências. Além disso, todos os padrões mencionados na obra são baseados em exemplos reais.
5. Use a Cabeça! Padrões de Projetos, por Eric Freeman e Elisabeth Freeman
Ainda sobre o tema de padrões de projetos, a série “Use a Cabeça!” tem excelentes livros. A obra de Eric e Elisabeth Freeman explicam de maneira bem didática quais são os padrões que realmente importam, quando, porque e como eles devem ser usados e, mais importante, quando não os usar.
Outro livro sobre programação da série “Use a Cabeça!” que é voltado para que não tem nenhuma experiencia com o assunto. O Use a Cabeça! Programação, por Paul Barry e David Griffiths, ensina os conceitos básico da escrita de programas de computador que se aplicam independente da linguagem de programação usada.
6. Algoritmos E Lógica Da Programação, por Marco A. Furlan de Souza, Marcelo Marques Gomes, Marcio Vieira Soares e Ricardo Concilio
Em contrapartida, se você pretende começar a estudar programação, o livro “Algoritmos e Lógica da Programação” será um grande aliado. Essa obra tem uma linguagem bem simples e didática, tornando o assunto bem prático.
Sabendo quais são as principais dificuldades dos iniciantes, os autores apresentam todos os conceitos por meio de fluxogramas, resolvendo os problemas propostos passo a passo. Assim, o livro ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a abstração de procedimentos e de dados.
7. Algoritmos: Teoria e Prática, por Thomas Cormen
Outra obra clássica sobre o estudo de algoritmos para computadores é a obra de Thomas Cormen. Esse livro foi criado para ser versátil e completo, podendo atender tanto os alunos de graduação como os de pós graduação.
De fato, essa obra é adotada na maioria das universidades e se tornou um padrão de referência para profissionais da área. Em sua edição mais recente, foram incluídos novos capítulos, exercícios e problemas, bem como um estilo de redação mais claro.
8. Fundamentos da Programação de Computadores, por Ana Ascencio e Edilene Campos
Assim como o livro mencionado anteriormente, “Fundamentos da Programação de Computadores” é uma obra renomada no mundo da programação. O livro revisa as classes JAVA e trata de vetores e matrizes dinâmicas, bem como aborda o padrão ANSI para as resoluções em C/C++.
Além disso, para tornar a fixação e compreensão mais eficaz, a obra trás exemplos, problemas e analogias. Decerto, ele pode ser usado por estudantes de diversas áreas que desejam trabalhar com programação!
9. O Programador Pragmático, por David Thomas e Andrew Hunt
Por fim, a obra de David Thomas e Andrew Hunt é destinada a todos os profissionais envolvidos com programação. Esse livro, além de ilustrar as melhores práticas e as armadilhas do desenvolvimento de software, apresenta lições que melhoram a produtividade pessoal, a precisão e a satisfação profissional.
Atualmente, ele só está disponível em inglês na Amazon. Porém, se você entende o idioma, vale a pena investir.
E você, já leu algumas dessas obras? Lembrou de alguns livros sobre programação que não mencionamos? Deixe sua opinião nos comentários.