Categorias
Livros sobre Política

5 livros sobre capitalismo que são leituras obrigatórias

Ler alguns dos melhores livros sobre capitalismo é essencial para ajudá-lo a entender o sistema no qual há uma clara predominância da propriedade privada, da constante busca por lucros e da acumulação de capital. Como se sabe, o “capital” se manifesta sob a forma de bens ou dinheiro.

Surpreendentemente, embora seja tido como um sistema econômico, ele se estende aos campos éticos, culturais, sociais, políticos, entre outros. A menos que se considere algumas pequenas localidades, o sistema compõe quase a totalidade do espaço geográfico do mundo.

Esses 5 livros sobre capitalismo vão transformar sua vida

Para compreender melhor em que consiste e como o capitalismo funciona, é altamente recomendável começar por analisar as suas principais características. Além disso, o primeiro elemento a ser analisado consiste na existência da propriedade privada (ou particular) dos meios produtivos.

Em contrapartida, para o sistema funcionar adequadamente, é imprescindível que o Estado, isto é, a organização política da vida em sociedade, assegure a propriedade privada a uma quantidade extremamente limitada de indivíduos.

Por analogia, os latifundiários e burgueses estão livres para usar as suas propriedades e as suas terras como bem quiserem, enquanto donos desses recursos. Via de regra, a propriedade privada encontra-se formalmente assegurara pela Constituição dos países.

1. Capitalismo e Liberdade, por Milton Friedman

Esta obra é bastante atual, sobretudo, para as condições latino-americanas. Mesmo que suas ideias centrais girem em torno de que o Estado restringe a liberdade econômica, o autor aborda, também, os impactos para a liberdade individual.

Da mesma forma, isso é algo que todos vivenciamos no dia a dia da América Latina. Entretanto, conforme pensava Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, o progresso dependerá, em grande medida, se nos livrarmos dos governos que desperdiçam os esforços dos cidadãos com o pretexto de protegê-los.

Desse modo, a principal lição do livro advém da experiência do próprio Friedman, grande defensor dessas ideias quando a maioria acreditava no potencial de um Estado “grande”.

Não apenas o pensamento e a política econômica de Friedman podem ser extraídos dessa obra, como também a importância de sempre lutar por aquilo que você acredita, ainda que as suas convicções não sejam exatamente “populares”.

2. Capitalismo na América: Uma história, por Alan Greenspan

O livro “Capitalismo na América” é escrito pelo legendário ex-presidente do Federal Reserve (ou Fed: o Banco Central dos Estados Unidos), além de jornalista do periódico The Economist e historiador.

Logo que inicia suas explanações, Greenspan proporciona uma história completa e épica do país mais rico do mundo. Como resultado, descobrimos como uma verdadeira “colcha de retalhos” composta por colônias maltrapilhas se tornou a máquina de inovação e riqueza mais poderosa de todos os tempos.

Só para ilustrar, o texto é bastante acessível, à medida que as histórias contadas envolvem vastas paisagens, descobertas triunfantes, figuras titânicas, terríveis falhas morais e sucessos impensáveis de grandes líderes.

Antes de tudo, o que existe de mais elementar nos debates acerca da evolução norte-americana é, justamente, a função da escravidão na economia dos países sul-americanos, bem como os impactos do New Deal e as profundas mudanças ocorridas nos E.U.A. para se abrir ao comércio global.

Livros sobre capitalismo

3. Capitalismo sem rivais: O futuro do sistema que domina o mundo, por Branko Milanović

Milanović se concentra em algumas questões centrais, tais como:

  • Qual é o tipo de globalização existe atualmente?
  • Como esse tipo específico se consolidou?
  • Quais são as suas características principais?
  • O que a diferencia dos períodos precedentes à expansão econômica voltados à internacionalização do capital?
  • Quais são os possíveis cenários futuros?
  • O que pode ser feito para, pelo menos, mitigar as desigualdades disseminadas em todos os continentes?

Já que o autor se baseia em uma ampla documentação e análises de dados, demonstra que o sistema capitalismo se tornou o único vigente no planeta, depois de séculos de rivalidade ou convivência com outros modos produtivos (com destaque para o socialismo e o feudalismo).

Por mais que essas questões sejam brilhantemente respondidas, o autor ainda propicia uma perspectiva original a respeito da evolução social dos Estados dito “comunistas” do Leste Europeu e da China.

Segundo Milanović, a ascensão da burguesia, com a passagem do feudalismo medieval ao moderno capitalismo, não impediu que o comunismo realizasse, em diversas localidades, um papel histórico transitório.

Por consequência, com erudição e didatismo, nosso autor demonstra as diferenças entre as formas predominantes de capitalismo, a constituição de desigualdades internas e suas manifestações específicas, em todas as partes do globo terrestre.

4. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos, por Zygmunt Bauman

O célebre sociólogo Zygmunt Bauman produz essa obra para lançar um olhar crítico aos mais variados temas do capitalismo contemporâneo, tais como:

  • A transformação da cultura em simples mercadoria;
  • A inutilidade das práticas educacionais nos moldes capitalistas;
  • A crise financeira desencadeada a partir de 2009, bem como suas implicações e possíveis soluções;
  • A bulimia;
  • A anorexia;
  • O racismo e outras formas de opressão;
  • Os cartões de crédito, entre outros.

Em contraste com outros autores que abordam o tema, Bauman considera esses fenômenos como partes integrantes do mal-estar reinante em nossas sociedades. No momento em que coloca as suas premissas teóricas, o sociólogo as relaciona brilhantemente ao seu conceito original de “liquidez”.

A fim de que aspectos aparentemente tão diferentes sejam articulados de uma forma densa, o autor consegue produzir uma singular compreensão das raízes dessa sensação de mal-estar.

A propósito, as ideias do autor, mais uma vez, iluminam e orientam a compreensão dos leitores acerca da atualidade, abordando o âmago dos problemas comumente encontrados em nossas vidas cotidianas.

5. 23 Coisas que não nos Contaram Sobre o Capitalismo: Os Maiores Mitos do Mundo em que Vivemos, por Ha-Joon Chang

Nesta obra, Ha-Joon Chang destrói alguns dos mais influentes mitos relativos às sociedades atuais. “23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo” visam desmistificar os conceitos convencionais e geralmente aceitos pelo senso-comum sobre Economia.

Assim, o autor revela a verdade escondida nesses mitos e demonstra o real funcionamento do sistema capitalista. Conforme a leitura avança, o leitor comprova que o chamado “livre mercado” é nocivo às pessoas e, também, uma forma totalmente ineficiente de administrar economias nacionais, fazendo deste um dos melhores livros sobre capitalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *