Categorias
Administração e Negócios

Conheça 6 bons livros sobre comunicação

O que se pode extrair de livros sobre comunicação?

A comunicação é uma das principais ferramentas de um indivíduo para desenvolver-se profissionalmente e como pessoa. É por meio da comunicação que conseguimos expressar nossas ideias, nossos valores e influenciar pessoas.

Ser dono de uma comunicação clara e assertiva é muito útil enquanto ser social, pois é por meio da comunicação que conquistamos a atenção de nossos pares, despertamos empatia e geramos aproximação.

A boa comunicação também é útil como técnica de gerenciamento, para comandar grupo de pessoas ao alcance de um objetivo em comum.

Uma entrevista de emprego jamais será bem sucedida sem o domínio básico de uma boa oratória.

É simplesmente inviável para um vendedor atingir as suas metas sem contar com técnicas elementares de linguagem.

A comunicação não se resume apenas à oralidade. Há outras formas de comunicação importantes, isoladas ou em conjunto, para se completar o ciclo da transmissão da mensagem, como a linguagem corporal, textual e imagética.

Os livros sobre comunicação são ótimos meios para aprender e principalmente se aprimorar no uso desse conjunto de técnicas que, como vimos, são de fundamental importância para relações sociais saudáveis e desempenho profissional exitoso.

Por meios das obras sobre o tema, o leitor tem a disposição os conceitos básicos de cada linguagem, como utilizá-las da melhor forma, os erros a se evitar e as estratégias para cada tipo de situação.

Naturalmente os livros sobre comunicação que mais se destacam são aqueles escritos por especialistas da área de comunicação, jornalistas, publicitários, cineastas,  etc. As melhores cabeças do assunto compartilhando seus conhecimentos, ideias e experiências para o leitor.

Sem dúvida um material de conteúdo rico e que merece lotar a estante de qualquer interessando pelo tema.

Veja a seguir a nossa seleção de livros sobre comunicação.

Conheça esses 6 ótimos livros sobre comunicação

Alguns você certamente já ouviu falar, viu em algum banner publicitário, em uma postagem de rede social, na TV ou na livraria. Outros talvez se depare com a sua capa e título pela primeira vez durante a leitura desse texto.

Clássicos do gênero, fenômenos de vendas ou ilustres desconhecidos, não importa a trajetória, o que importa é o que podem agregar de conteúdo ao leitor, a sua formação, aos seus conhecimentos.

Não temos dúvidas de que todos os livros listados proporcionam uma experiência de leitura rica e até transformadora.

Veja a seleção de livros sobre comunicação abaixo.

1. Desvendando os segredos da linguagem corporal

Veja uma amostra do que você pode aprender com a leitura desse livro:

  • Braços e pernas cruzados: sinal de defesa;
  • Mão no queixo: tédio;
  • Cabeça e queixo voltados para baixo: hostilidade.

Esse livro sem dúvida nos ensina que o corpo fala e se quisermos passar uma postura que inspire confiança, segurança e que ajude as nossas palavras a ganhar impacto e autoridade, é preciso dominar a linguagem de nosso corpo, a linguagem corporal.

Sem dúvida uma leitura muito interessante que ajuda muito os que têm dificuldade de se apresentar em público.

2. A cauda longa

Seguindo com as indicações de livros sobre comunicação, podemos dizer, certamente, que se trata de um verdadeiro clássico que vendeu milhões de exemplares no mundo todo e influenciou muitas empresas, marcas e personalidades sobre a forma de gerirem os seus negócios.

O autor desse Best-seller, Chris Andersosn, apresentou ao mundo a teoria da cauda longa que abrange as novas e bem sucedidas dinâmicas de mercado com a ascensão e consolidação das plataformas digitais.

Um livro essencial para entender como lucrar com a fragmentação dos mercados propiciados pela aldeia global que se tornou o mundo ao conectar pessoas de todas as partes em um mesmo espaço.

livros sobre comunicação

3. Falando em público

Sem dúvida, um dos maiores pesadelos para muita gente é apresentar um trabalho na escola, faculdade, ou trabalho. Falar em público.

Mesmo conhecendo a fundo o tema da apresentação acabam sendo persuadidas pelos próprios medos de que não irá conseguir se lembrar de tudo, irá travar ou falar alguma bobagem. O medo do fracasso, de serem julgadas instantaneamente é forte demais.

Livros como o de Vilson Santos advogam justamente que uma das formas de aplacar a insegurança é se aprofundar no assunto a se tratar na apresentação. Contudo, tem total ciência que mesmo assim muitos não conseguem vencer os seus medos.

Por isso, ensina algumas técnicas que são úteis na hora de falar em público que auxiliam para uma comunicação clara e assertiva:

  • Usando a respiração para relaxar;
  • Dividindo a apresentação em tópicas;
  • Falando de frente ao espelho;
  • Apresentando para um amigo;
  • Anotando erros e refazendo a apresentação.

São apenas alguns tópicos e técnicas ensinadas no volume.

4. Vai fundo!

Prosseguindo com as recomendações de livros sobre comunicação, esquecemos de citar outro tipo de comunicação que sem dúvida vem ganhando cada vez mais relevância: a digital.

Esse livro escrito pelo considerado “guru das mídias sociais”, Gary Vaynerchuk, explica como o poder da internet e das redes sociais mudaram os relacionamentos na nossa sociedade e como serão cada vez mais fonte de interesse das grandes marcas.

Vaynerchuk ensina como construir uma marca, uma identidade no meio digital, como criar conteúdo relevante e todos os macetes e estratégias para entrar pra valer nessa mídia e conquistar espaço.

5. As armas da persuasão

Certamente essa obra se dedica a não só ensinar como persuadir, mas também como não se deixar influenciar pelas pessoas, talvez conhecimento até mais importante do que o primeiro.

Robert Cialdini apresenta ao leitor os 6 princípios fundamentais para a geração de mudança:

  • Um: Princípio da reciprocidade;
  • Dois: Princípio do compromisso e consistência;
  • Três: Princípio da prova social;
  • Quatro: Princípio da tração;
  • Cinco: Princípio da autoridade;
  • Seis: Princípio da escassez.

Quer conhecer mais detalhes de cada um deles? Recomendamos muito a leitura.

6. Marketing de conteúdo épico

Finalizando a nossa seleção de livros sobre comunicação, um livro sobre marketing de conteúdo, a bola da vez do universo da comunicação.

Todo mundo está produzindo, ou tentando, conteúdo rico para atrair público. E quando todo mundo tenta a mesma coisa é provável que só os mais populares e inovadores consigam se destacar da multidão e obter resultados expressivos.

Se você faz palestras, vídeos, podcasts, divulga textos e mesmo assim não sai do lugar, é sinal de que algo não vai bem na sua comunicação.

Para descobrir o problema, nada melhor do que o livro de um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo do mundo, Joe Pulizzi.

Gostou deste conteúdo de livros sobre comunicação? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *