Categorias
Comportamento

7 livros sobre disciplina que você vai gostar

A disciplina é algo que muitas pessoas estão carentes. Independente do motivo, é comum encontrar uma certa dificuldade em mantê-la. No entanto, isso pode ser corrigido através de leituras de grande valia e que prometem agregar um ótimo conteúdo. Confira os melhores livros sobre disciplina!

7 livros sobre disciplina que vão mudar sua vida

1. O Poder do Hábito, por Charles Duhigg

Charles Duhigg se formou em Harvard e Yale, mas somente depois disso atingiu patamares extraordinários de fama e reconhecimento. O motivo para tal acontecimento, foi o Prêmio Pulitzer ganho por “O Poder do Hábito”.

Por ser um livro bem escrito, também mostra uma visão científica e factual sobre como criar um hábito. Afinal, um hábito bom é muito mais difícil de ser criado do que um hábito ruim. Nesse livro, ademais, o autor explica como aumentar a produtividade e a disciplina.

Além disso, em sua narração é possível acompanhar histórias reais de pessoas que atingiram um absurdo sucesso na vida através da disciplina. Ou seja, conseguiram focar em padrões positivos que são responsáveis por cada aspecto da vida humana.

Assim, é possível afirmar que tiveram êxito a partir do momento que transformaram hábitos negativos somente com o poder da disciplina, do foco e da perspicácia.

2. O Milagre da Manhã, por Hal Elrod

Esse livro é perfeito para todos aqueles que querem acordar cedo, mas não conseguem desenvolver disciplina para tal. No entanto, o livro aborda um aspecto bem específico, que é o de acordar antes das 8h.

Assim, mostra como adquirir disciplina para ser mais produtivo, acordar cedo e ter mudanças significativas na vida. Uma das formas de impulsionar o leitor, é justamente mostrando os benefícios, exemplos e demais acontecimentos.

É, de fato, um ótimo livro para manter a disciplina, aprender a ter foco e resiliência. Ademais, também propõe um desafio de trinta dias para que o indivíduo perceba a mudança que está ocorrendo em sua vida como um todo.

3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, por Stephen R. Covey

Considerado o livro de cabeceira de muitas pessoas, é um dos maiores clássicos no que diz respeito ao assunto disciplina. O autor, que se encontra já falecido, indica que o livro pode ser lido na ordem que o indivíduo preferir e precisar.

A intenção é mostrar que as pessoas altamente eficazes possuem 7 hábitos para conseguirem fazer tudo aquilo que querem, em todos os sentidos. De forma bem escrita, com ótimos fluxogramas e exemplos, mostra que a disciplina é algo indispensável.

Uma das maiores vantagens dessa obra literária, é justamente o fato de permitir que seja lido quantas vezes o leitor julgar necessário. Afinal, cada uma das vezes poderá ter um significado diferente, já que os hábitos vão se moldando e se reinventando.

Livros sobre disciplina

4. Primeiro o Mais Importante, por Stephen R. Covey

Do mesmo autor do livro citado anteriormente, esse é, na verdade, um dos livros que aborda de maneira individual um dos 7 hábitos de pessoas altamente eficazes. Por ser algo que aborda muito a importância da disciplina, um livro feito somente para prioridades foi feito.

Assim, ensina como identificar quais são as prioridades para sua vida pessoal, profissional e para qualquer outra tarefa ou escolha do dia a dia. Ademais, ensina também a refletir e executar tais ações no dia a dia.

Um dos motivos pelo qual é considerado um dos melhores livros sobre disciplina, é justamente por ter uma linguagem prática e fácil. Além disso, também acompanha de maneira empata e paciente o leitor, fazendo com que ele realize todos os hábitos passo a passo.

5. GTD – A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done), por David Allen

Considerada uma ótima metodologia da produtividade e um dos melhores livros sobre disciplina, é ótimo para quem deseja se aprofundar no assunto. De maneira resumida, a obra oferece uma explicação de fácil entendimento.

Assim, consegue manter o leitor atento e interessado no assunto. Uma das maiores vantagens do livro é que traz inúmeros exemplos de situações cotidianas em que deixamos algo para depois. Portanto, também ensina como organizar-se, determinadas tarefas e executá-las.

Tudo isso, importante ressaltar, é ensinado e deve ser feito seguindo a metodologia GTD. Ou seja, a metodologia que o livro prega, que é Getting Things Done.

6. Disciplina o Caminho da Vitória, por Alan Schlup Sant’Anna

Em Disciplina o Caminho da Vitória, é possível encontrar técnicas, exemplos, dicas e muitas explicações sobre como ser mais disciplinado em nossa vida. Com isso, é possível compreender o poder de se manter focado e tê-la como um forte aliado.

Além disso, é uma forma de garantir sucesso, liberdade e equilíbrio, já que faz com que a pessoa tenha força de vontade e saiba também como aplicar hábitos saudáveis em sua vida. O livro é uma ótima escolha e pode ser um divisor de águas, quando bem aplicado.

7. Execução: a Disciplina Para Atingir Resultados, por Larry Bossidy e Ram Charan

Este é um dos livros sobre disciplina em que é ensinado como preencher as lacunas que existem entre os resultados prometidos e os resultados alcançados. O livro é indicado para todas as pessoas, mas tem uma linguagem mais voltada para líderes e CEOs de empresas.

Ensina também como delegar funções, pregar a disciplina em todas as pessoas ao redor e, assim, tratar em harmonia rumo a um resultado satisfatório.

Como os livros sobre disciplina podem ajudar?

O fato de ser uma pessoa disciplinada pode abrir portas de grande relevância em seu caminho. A disciplina nada mais é do que a capacidade de manter o foco nos objetivos desejados. Logo, faz grande diferença na hora de conquistar qualquer um de seus sonhos.

A leitura é uma das formas mais eficazes de desenvolver essa qualidade. Além de ser necessário ter disciplina para ler – o que já dá início ao processo de desenvolver o foco –  também faz com que métodos e exemplos fixem na mente.

Outrossim, também é importante ressaltar o quanto a leitura é benéfica para o cérebro. Além de oferecer uma série de aprendizados, os livros sobre disciplina também expandem a criatividade e permitem que o leitor aprenda tudo no seu tempo. Sem dúvidas, o melhor método para ser mais disciplinado.

Categorias
Comportamento

Livros para adolescentes: 5 boas ideias

Os livros para adolescentes são ótimos para passar histórias e lições encantadoras. Até mesmo porque, a leitura na adolescência é algo extremamente benéfico, ainda mais pelo fato de adolescentes possuírem grande imaginação. Conheça os melhores livros para adolescentes!

Leitura na adolescência

Durante a adolescência, as pessoas se abrem para o mundo. Logo, é um momento de grande complexidade e que pode ser muito complicado. Afinal, é onde a inocência da infância termina e o descobrimento das experiências começam.

Dessa maneira, a leitura na adolescência desempenha um ótimo papel. Em suma, é uma forma maravilhosa de oferecer novas e diferentes perspectivas sobre o mundo. Além disso, também fazem com que a imaginação role solta, característica que conta muito para essa fase e as futuras.

Logicamente os adolescentes são indivíduos que muitas vezes possuem diversas exigências. Logo, não são todos os livros que chamam sua atenção. Dentro dos mais variados tipos, alguns se destacam pela criatividade e abordagem de assuntos interessantes.

5 melhores livros para adolescentes

Ler é bom a qualquer hora. Seja para tirar o foco dos problemas dessa fase, adquirir ideias novas ou simplesmente sonhar um pouco, os livros para adolescentes são uma válvula de escape que oferece enorme conhecimento e expansão mental.

1. Saga Harry Potter – J. K. Rowling

Falar sobre livros para adolescentes e não citar Harry Potter é algo inadmissível. O livro, na verdade, é algo que conquistou pessoas de todas as idades. Logo, vai muito além de um simples livro para adolescente.

De fato, a narrativa é extremamente envolvente, principalmente para os adolescentes que adoram livros sobre magia e fantasia. Toda a saga de livros faz com que o leitor se sinta preso na história, no melhor sentido possível da palavra.

Dessa forma, torna-se cada vez mais difícil parar de ler. Cada livro da saga possui uma história e um enredo com muito mistério. Por conta disso, mesmo que não seja nenhum lançamento atual, é algo que vai passando de pessoa para pessoa.

2. Mãe, me conta sua história? – Elma Van Vliet

Esse, na verdade, é mais um diário do que um livro. Ele foi feito sob medida para que os adolescentes presenteiem suas mães. A intenção é que elas preencham toda a sua história no livro. Assim que todas as páginas estiverem preenchidas, o livro é devolvido ao filho.

Dessa forma, ele tem uma história e um enredo exclusivo, provavelmente com personagens muito mais interessantes que os de qualquer outro enredo literário. É algo extremamente criativo e que pode render ótimos assuntos.

Portanto, merece estar entre os melhores e mais criativos livros para adolescentes. Além disso, é algo que pode servir como uma memória para a vida toda, sendo uma forma de guardar recordações  e lê-las sempre que julgar necessário.

3. Diário de um Banana 7: segurando vela – Jeff Kinney

Os livros “Diário de um Banana” muito conhecidos por todos os adolescentes e pré-adolescentes. Nele, é possível acompanhar a história de Greg Heffley, um garoto que se envolve em histórias inusitadas. O livro é extremamente divertido, já que todas as páginas imitam perfeitamente um diário.

Além disso, a escrita é muito jovem e os desenhos apresentados também encantam. Em “Diário de um Banana 7: Segurando vela”, o tema abordado é algo muito comum na vida de muitos adolescentes: a dificuldade em encontrar alguém e o medo de continuar sozinho.

Durante o desenrolar da história, o personagem principal precisa ir ao baile da escola e, para isso, tem que encontrar urgentemente uma garota que aceite. Em um dado momento, ele conta com a ajuda de seu melhor amigo Rowley, um garoto solteiro que possui menos experiência do que Greg.

Todas as histórias do livro são absurdamente engraçadas, fazendo com que o adolescente sinta-se envolvido e interessado em saber o desfecho de cada uma. Ademais, “Diário de um Banana” possui diversos livros, já que cada um conta uma história diferente.

Livros para adolescentes

4. A Mediadora: A terra das sombras (Volume 1) – Meg Cabot

Logicamente existem adolescentes com gostos que vão de contra ao esperado. Portanto, “A Mediadora” é um dos livros mais indicados para todos aqueles que adoram histórias de suspense e terror. Em suma, ele aborda o tema de uma visão bem adolescente e jovem.

Por isso, mesmo que seja de terror e suspense, ainda assim consegue se manter na mesma linguagem e forma de se expressar. Em suma, o enredo conta a vida de Suzannah, uma adolescente perfeitamente normal, com a exceção de que consegue ver espíritos.

Como a sua missão é auxiliar as pessoas desencarnadas, começa a ter grandes problemas em explicar à mãe e aos professores sobre seu comportamento estranho e travessuras noturnas. No decorrer do livro, Suzannah precisa se mudar para a Califórnia.

Nesse momento, encontra-se em uma casa muito antiga e assombrada, novamente. Entretanto, o fantasma é jovem e bonito, fazendo com que ela se aproxime dele. Esse, no entanto, é o primeiro livro da saga.

Assim sendo, todos os outros também possuem histórias interessantes e que mesclam o terror, o suspense, um pouco de comédia e drama.

5. Para Todos os Garotos que Já Amei – Jenny Van

Muito popular atualmente, “Para Todos os Garotos que Já Amei” é um dos livros para adolescentes mais indicado. Pode ser considerado uma comédia romântica e está em alta entre adolescentes do mundo inteiro. Assim como outras séries, possui mais de um livro.

Em suma, o livro conta a história de Lara Jean Song – que possui muitas similaridades com a autora – e que guarda todas as cartas escritas por ela em uma caixa velha. No entanto, as cartas foram escritas, e nunca entregues, para todos os meninos que ela já se apaixonou.

Entretanto, todos eles acabam descobrindo as cartas de alguma forma. Logo, a vida da personagem principal vira uma enorme confusão descontrolada. O livro é extremamente envolvente e emocionante, além de possuir personagens intrigantes e que prendem a atenção.

Dentre os livros para adolescentes, esse é um dos mais famosos atualmente, já que inspirou um filme de mesmo nome. Além disso, é algo ótimo para fazer com que o leitor se coloque nessa situação e viva o enredo como se fosse real.

Categorias
Comportamento

Livros sobre velhice: 7 obras que você deve ler

Saber lidar com a velhice é extremamente importante para nos prepararmos para esse momento, bem como para sabermos lidar com pessoas próximas a nós. Os livros sobre velhice agregam um conhecimento sem igual, além de ensinar com maestria como lidar com essa situação.

O que saber sobre a velhice

A velhice, também chamada como terceira idade, é caracterizada pela perda da jovialidade, força e degeneração do organismo. É comum que o ser humano atravesse uma série de fases durante a vida, já que é assim que crescemos e amadurecemos.

No entanto, é muito comum que essa fase cause uma certa confusão, seja para quem convive com uma pessoa que está envelhecendo, ou para quem está passando por esse processo. Os significados e simbolismos presentes nessa fase da vida, são muito particulares de cada um.

Em determinadas culturas e famílias, o idoso é considerado o chefe da família e aquele que ainda assume as responsabilidades sobre os acontecimentos. Dessa forma torna-se a figura exemplo para os mais jovens e aquela pessoa que todos procurarão na hora de pedir um conselho.

Infelizmente em outras sociedades, o idoso é visto como uma pessoa que já viveu tudo aquilo que tinha para viver e agora somente precisa esperar o final de sua vida. Por conta disso, são considerados incapazes e inúteis perante a sociedade, o que, logicamente, está errado.

Dessa forma, é muito comum encontrar idosos que se sentem inferiores perante a sociedade atual. Isso porque, em muitos casos, deixa de trabalhar e passa a viver com uma renda reduzida e dependendo de familiares ou somente dele mesmo.

Durante essa fase, também é de suma importância entender o cuidado para evitar a depressão e não abandonar o idoso, já que é uma época que necessita de grande paciência para com o indivíduo. Ainda assim, existem muitos idosos que viver de forma intensa. Para entender mais sobre esse período, os livros sobre velhice podem ajudar.

7 livros sobre velhice que mudarão sua forma de pensar

Após entender um pouco sobre as dificuldades que o ser humano passa após adentrar o estágio da velhice, é muito válido aprender a lidar com esse processo, seja para conhecimento próprio, para sua futura ou atual profissão ou, até mesmo, para aplicar em uma pessoa próxima a você.

1. A Bela Velhice – Mirian Goldenberg

Um dos livros sobre velhice de maior popularidade, “A Bela Velhice” aborda o assunto de uma forma muito simples, mostrando que a velhice é uma forma de se libertar das regras que são impostas pela sociedade e uma forma de viver com maior alegria e menos amarras.

Dessa forma, o livro de Mirian Goldenberg visa mostrar que o processo de envelhecimento pode ser desafiador, mas muito bonito e agradável. O conteúdo também é baseado em depoimentos e pesquisas feitas de forma detalhada e aprofundada.

2. A Arte de Envelhecer – Sherwin B. Nuland e Claudia Martinelli Gama

Entre os livros sobre velhice, é possível encontrar A Arte de Envelhecer. O livro é conhecido por ser uma das coletâneas de histórias e reflexões mais procuradas. Além disso, explora a escrita de uma forma muito clara e acessível, tornando possível que públicos de diversas faixas etárias o compreendam.

Em suma, o livro contém as experiências também do autor, exemplos de terceiros, reflexões valiosas e mostra tudo aquilo que a maturidade tem a oferecer ao ser humano.

Livros sobre velhice

3. Como envelhecer – Anne Karpf

O conteúdo do livro aborda de uma forma descomplicada, em cada capítulo, ideias sensatas para se adaptar de melhor forma ao passar dos anos. Além disso, oferece uma forma diferente, clara e bem escrita sobre uma perspectiva diferenciada e positiva sobre como envelhecer positivamente.

Assim, o livro ajuda o indivíduo a se livrar de preconceitos, assumir a idade e sentir-se bem consigo mesmo. É, também, uma ótima forma de repensar o tratamento que damos a muitas pessoas que estão em processo de envelhecimento.

4. Memórias de Uma Envelhecente: O Lado Bom de Envelhecer – Judith Nogueira

Mesmo que o livro possa ser lido por uma série de públicos, o mais indicado é que pessoas de quarenta anos ou mais mergulhem nas histórias contadas. A fim de esclarecer o assunto, o livro promete uma leitura de grande importância e que agregará uma visão mais ampla sobre o assunto.

Além disso, também é indicado para pessoas jovens, mas que se sentem velhas. Assim, o conteúdo é perfeito para tirar dúvidas, esclarecer certos tabus e fazer com que toda pessoa trate o assunto com maior naturalidade.

5. Velho é Lindo –  Mirian Goldenberg

Em “Velho é Lindo”, um dos livros sobre velhice mais instigante, garante um novo olhar sobre como é e o que é envelhecer em grandes cidades e centros urbanos. No livro, encontram-se nove artigos de grande seriedade, leitura agradável e descomplicada, propondo um olhar leve.

Em suma, o conteúdo do livro auxilia a identificar sofrimentos, preconceitos religiosos e oferece uma grande quantidade de pesquisas bibliográficas que auxiliam a todos a ter uma bela velhice. Além disso, a intenção é mostrar que a velhice, utilizada como termo pejorativo para algo sem utilidade, hoje em dia foi substituída por uma nova geração de belas e felizes pessoas.

6. Novos Velhos: Viver e Envelhecer Bem – Léa Maria Aarão Reis

Como o envelhecimento é uma realidade impossível de fugir, neste que é um dos mais conhecidos livros sobre velhice, é possível notar uma abordagem que coloca a terceira idade com qualidade e vitalidade de cerca de vinte anos.

Assim, o livro aborda sobre os novos idosos, pessoas com interesses amadurecidos, atividades diferentes e a vontade de viver como antes nunca haviam tido.

7. Psicologia do Envelhecimento para Leigos: Como Conviver e Cuidar de Pessoas Idosas – Emílio Figueira

O livro é escrito com abordagem direta, simples e descomplicada, já que é voltado especificamente para cuidadores de idosos e demais interessados no assunto. O conteúdo presente no livro, aborda as visões gerais da sociedade para com os idosos, questões psicológicas e explica brevemente o motivo pelo qual o idoso volta a ser criança.

Considerado um dos melhores livros sobre velhice, garante uma experiência diferenciada e que coloca em pauta o ego versus o desespero.

Categorias
Comportamento

6 ótimos livros sobre produtividade

A rotina de trabalho e de atividades pessoas aumenta a cada dia. E para conseguir realizar tudo, é preciso ser produtivo. E para aprender técnicas e dicas sobre o assunto, os livros sobre produtividade são um grande aliado.

Com alguns dos principais livros sobre produtividade você consegue identificar suas falhas e implementar sistemas e mecanismos que vão fazer com que você seja ainda mais produtivo.

Lista com alguns principais livros sobre produtividade

1. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland

Para ser produtivo em qualquer área é preciso de gestão e organização tanto nos afazeres quando no tempo gasto.

E esse livro trata de métodos de gestão que estão sendo aplicados por cada vez mais pessoas no universo dos negócios, sendo um dos livros mais famosos da área.

Além disso, a obra traz metodologia original do autor, que aborda de forma simples e prática um ágil modelo que vai fazer com que você otimize a produtividade.

Para isso, o autor ensina que é preciso se basear em processos de dividem grandes projetos ou tarefas, em ciclos pequenos de produção. Isso torna o processo muito mais simples e menos exaustivo, o que melhora a produtividade.

Com isso, o livro aborda que você pode atingir resultados com muito mais rapidez e manter o foco no que pode ser resolvido de imediato.

2. O poder do hábito: por que fazemos o que fazer na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

Esse livro é um campeão de vendas, tendo conseguido colocação na lista de mais vendidos no Brasil em vários anos, como em 2012, 2018 e 2019.

O autor é um jornalista que trabalha investigando como os hábitos funcionam e como são criados, o que dá uma excelente base para o livro e para os ensinamentos que faz.

O livro aborda que é possível mudar os hábitos e traz teoria de como fazer isso de forma eficiente e muito positiva.

Além disso, esse livro é ideal para que você consiga aumentar sua produtividade e melhorar outras áreas de sua vida, como ter mais felicidade e excluir hábitos que podem ser nocivos a sua saúde e a sua felicidade.

3. A arte de fazer acontecer, de David Allen

Esse livro é um dos mais famosos no universo da metodologia e da produtividade, pois traz ferramentas práticas que permitem que o tempo seja administrado de melhor forma.

Com isso, você consegue evitar a sensação de sobrecarga e de angústia, o que causa sérios problemas de saúde e problemas na sua produtividade, consequentemente.

Ademais, o livro teve sua primeira publicação em 2001 e conta com edição recente de 2016 que foi revisada e atualizada.

O autor é o criador da metodologia abordada no livro e tem como profissão ser coach executivo e consultor.

Conta com mais de 35 anos de experiência e oferece orientação em diversas instituições pelo mundo todo.

Além disso, é muito importante dizer que essa obra tem a grande teoria de que a mente tem alta capacidade criativa, e que foi feita para isso. Ademais, o autor diz que não foi feita para guardar o máximo de informações.

Por isso, o método do autor auxilia o leitor para que faça uma reavaliação das metas e para que mantenha o foco, controlando a ansiedade.

Livros sobre organização

4. O milagre do amanhã: o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), de Hal Elrod

Esse livro está na lista dos mais comprados do Brasil e faz abordagem que auxiliam você a ter mais produtividade em diversas áreas da vida.

O autor ensina 6 exercícios que você precisa fazer pela manhã e que trarão desenvolvimento pessoal.

Os exercícios possuem etapas e cada uma tem um propósito, por isso é importante seguir.

Esses exercícios envolvem silêncio e exercícios físicos, entre outras atividades.

A obra afirma que se você seguir todos os exercícios ensinados, todas as manhãs, você consegue mudar hábitos para que se torne uma pessoa de sucesso.

5. A técnica Pomodoro: o sistema de gerenciamento de tempo que transforou o modo como trabalhamos, de Francesco Cirilo

Nesse livro o autor ensina outra metodologia voltada à produtividade, por isso está entre os livros sobre produtividade que você precisa ler.

A obra é baseada na técnica Pomodoro que foi criada pelo autor e ganha cada vez mais adeptos pelo mundo todo.

Ele criou esse método quando precisava de máxima concentração nos estudos no período da faculdade.

Ademais, o foco da técnica gira em torno de ações e descansos. Você passa 25 minutos com foco nas tarefas que está desenvolvendo, e depois passa 5 minutos fazendo uma pausa para descanso.

Esse período de 30 minutos ganha o nome de Pomodoro. Com ele, você forma um ciclo que trabalho ou estudo e de relaxamento, garantir a produtividade.

Ademais, o livro também trabalha com outras técnicas que auxiliam você a conseguir organizar as tarefas do cotidiano.

O autor explica a técnica Pomodoro no livro, diz os benefícios que ela traz e como aplicar de forma eficiente.

6. Trabalhe 4 horas por semana, de Timothi Ferriss

O título desse livro deve ter causado surpresa em você. Além disso, deve estar se perguntando como seria possível.

No entanto, o livro traz um plano de ação de produtividade com gerenciamento de tempo para que você crie um estilo de vida tão sonhado, com independência financeira.

O livro é baseado na própria experiência do autor e menciona que ele abandonou as típicas 80 horas de trabalho por semana, por 5 a 9 horas por semana.

E fazendo isso, ele teve um grande aumento de salário.

Para saber como ele fez isso você precisa ler o livro, pois a obra descreve as dicas e os principais princípios para que você consiga o mesmo resultado.

Além disso, o livro traz uma variedade de estudos de caso demonstrando ser possível e viável aderir a essa prática de produtividade. Além, é claro, da própria experiência de vida do autor.

Assim, com todos esses livros sobre produtividade você pode perceber que há variedade de informações e métodos. Com isso, você pode identificar o que mais se aplica para os eu caso e ter os melhores resultados possíveis.

Categorias
Comportamento

4 ótimos livros sobre inteligência emocional

Os livros sobre inteligência emocional representam uma boa forma de desenvolver esse aspecto importante da nossa vida – e que muitas vezes é negligenciado.

Há quem diga que a inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes de um profissional. Mais importante até mesmo do que aspectos técnicos que podem ser facilmente desenvolvidos com treino e dedicação.

Mas afinal, o que significa ser uma pessoa emocionalmente inteligente? Isso se traduz em simplesmente conseguir controlar todas as emoções? Ou há algo a mais por trás dessa habilidade tão necessária?

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é uma habilidade imprescindível não apenas no mercado de trabalho. Em outros aspectos da nossa vida, saber lidar com as emoções (e não apenas submetê-las à sua vontade) é essencial para termos uma vida saudável.

Mas o que significa inteligência emocional? De acordo com a psicologia, essa expressão descreve a capacidade que uma pessoa tem de reconhecer e avaliar as próprias e emoções e sentimentos e lidar com eles.

Porém, a psicologia também considera a capacidade de fazer o mesmo com outras pessoas, interpretando as sensações sentidas por terceiros.

Trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida com treino e aperfeiçoada, especialmente se o indivíduo sofre muito por causa do descontrole emocional.

Por que precisamos da inteligência emocional?

Ser emocionalmente inteligente é muito mais do que simplesmente conseguir segurar o choro, não ficar nervoso em situações estressantes ou manter-se calmo em uma crise.

Além disso, desenvolver a inteligência emocional é algo que faz parte do próprio processo de autoconhecimento. Trata-se de reconhecer e entender os próprios sentimentos e conseguir responder a eles de forma adequada.

E isso pode ser importante em diversas situações do nosso dia a dia, como:

  • Receber ou dar um feedback;
  • Falar em público;
  • Trabalhar em equipe;
  • Lidar com situações estressantes;
  • E muito mais.

Como desenvolver essa habilidade

Como já foi dito, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida. E isso de fato pode ser feito de diversas formas.

Uma delas – talvez a mais prática de todas – é fazer exercícios físicos. Muitas pessoas acabam se descontrolando por possuírem um nível energético acima da média.

Outra forma interessante, e altamente recomendada se você tem problemas graves ao lidar com suas emoções, é procurar ajuda profissional. Um bom psicólogo pode contribuir para desenvolver a sua inteligência emocional nas situações em que ela é necessária.

Porém, uma alternativa interessante para se desenvolver emocionalmente é recorrer aos livros. Há diversas obras do gênero que podem te ajudar a aperfeiçoar a sua inteligência emocional.

Livros sobre inteligência emocional

Esses 4 livros sobre inteligência emocional podem mudar a sua vida

A seguir, separamos 4 livros sobre esse tema que podem te ajudar a desenvolver ainda mais a sua inteligência emocional. Vale a pena conferir eles caso você queira se aperfeiçoar nesse quesito.

1. “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman

O livro de Daniel Goleman talvez seja considerado uma das obras mais importantes quando o assunto é inteligência emocional. Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, essa obra transformou completamente a forma de se encarar essa habilidade, especialmente dentro do mundo dos negócios. Além disso, o livro serviu de base para uma verdadeira revolução no campo da psicologia, do crescimento pessoal, da liderança e da educação.

O psicólogo e jornalista que escrevia para o jornal The New York Times cunhou frases impactantes pelas quais o seu trabalho e livro ficaram reconhecidos. “A nossa visão sobre a inteligência humana é muito estreita” e “as pessoas trabalham melhor quando estão à vontade” são apenas dois chavões conhecidos de Daniel Goleman e sua obra.

No livro “Inteligência Emocional”, o autor apresenta o conceito de “duas mentes”, a racional e a emocional. Juntas, de acordo com Goleman, elas moldam o nosso destino. Para ele, a consciência das emoções é o fator essencial para o desenvolvimento da inteligência das pessoas.

2. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen R. Covey

Considerado um clássico e um best-seller dentro do gênero de desenvolvimento pessoal, a obra “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” vendeu mais de 25 milhões de exemplares em todo o mundo. Assim, a obra de Stephen R. Covey é reconhecida por apresentar de forma clara e holística uma abordagem de como alcançar o sucesso, a felicidade e o bem-estar.

Nesse livro, Stephen Covey – que é professor, conferencista e empresário – utiliza métodos práticos para ajudar os leitores a desenvolverem suas inteligências emocionais. Os recursos usados pelo autor contribuem para melhorar as nossas relações, segurança e a capacidade de liderança em um mundo cada vez mais exigente.

3. “Inteligência Emocional 2.0”, de Travis Bradberry e Jean ‎Greaves

Considerado uma revisão moderna sobre o tema inteligência emocional, essa obra de Travis Bradberry e Jean ‎Greaves é considerada por muitos como um dos melhores livros sobre o assunto. Com um subtítulo provocativo – “Você sabe usar a sua inteligência emocional?” – os autores mostram através de exemplos que desenvolver essa habilidade é essencial, não somente no ambiente de trabalho, mas em diversas áreas da nossa vida.

Bradberry e Greaves abordam esse assunto de maneira didática e explicativa, oferecendo exercícios diários que ajudam as pessoas a lidarem com suas emoções e sentimentos. Para os autores, uma pessoa que se preocupa em desenvolver sua inteligência emocional é mais feliz, próspera e tende a viver mais – e com muito mais qualidade.

4. “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg

Um dos nossos maiores inimigos não é o concorrente, o colega de trabalho ou as pessoas com quem cruzamos na nossa vida. Na verdade, nós mesmos – e nossos hábitos – representamos os nossos mais terríveis e avassaladores inimigos. Reconhecendo isso, Charles Duhigg criou um livro que ajuda as pessoas a reprogramarem seus hábitos.

“O Poder do Hábito” é considerado por muitos o livro definitivo sobre o assunto. Para o autor, compreender a forma como os hábitos são definidos é essencial para conseguirmos mudá-lo. Além disso, ele destaca que a felicidade gira em torno dos hábitos que nós nos esforçamos para construir – ou destruir.

Considerações finais

Enfim, essa lista poderia facilmente se estender por muitos e muitos outros livros sobre o assunto, mas vamos encerrar por aqui. Porém, este artigo é apenas um incentivo, um convite para que você aprenda cada vez mais sobre como se tornar emocionalmente inteligente.

E você, que outros livros sobre inteligência emocional você conhece e gostaria de indicar? Compartilhe com a gente a sua opinião. Ela é muito importante para nós.

Categorias
Comportamento

8 livros sobre família e sua importância

A família é algo que cria laços inseparáveis, mesmo quando a convivência entre os membros não é das melhores. Entretanto, é possível entender mais sobre o assunto a partir da leitura dos livros sobre família. Confira quais os melhores!

A família como base principal

É muito comum presenciar pessoas dizendo que possuem um relacionamento complicado com a família ou que não consegue desapegar da mesma. Há, também, pessoas que buscam aperfeiçoamento familiar através dos livros sobre família.

O fato é que esse é um assunto que possui uma importância inegável para formar cidadãos de bem. Afinal, a família é realmente a nossa maior e mais sólida base. Dessa forma, é necessário entender sobre os problemas familiares ou simplesmente garantir maior conhecimento sobre o assunto.

Livros sobre família que vão mudar sua vida

É importante entender que cada família possui suas peculiaridades. Além disso, nem sempre uma família é composta por um casal e uma criança, mas nem por isso deixa de ser uma família. Ler os livros sobre família e aprender com eles, é uma ótima forma de lidar com situações embaraçosas ou harmonizar o lar.

1. Casamento para Toda a Vida – Judith Viors

Nesse livro, é possível perceber uma visão um pouco mais sensível de Judith Viorst. Afinal, trata-se sobre as dificuldades de manter um casamento saudável e feliz, ainda mais quando o casal está junto por tanto tempo.

Ademais, a saúde conjugal é extremamente importante para refletir em crianças saudáveis e um lar equilibrado e amoroso. Dessa forma, é possível encontrar, no livro, diversas análises sobre fatores conjugais, rivalidade, sexo, independência e demais fatores.

O livro é perfeito para quem está casado há muitos anos ou possui curiosidade e simpatia pelo assunto. Também aborda o tema de uma forma leve, divertida, porém muito detalhada e extremamente esclarecedora.

2. Amor e Respeito na Família – Emerson Eggerichs

Amor e Respeito na Família é um livro que passa instruções e conselhos rápidos, práticos e de fácil entendimento para anular toda a possível toxidade de um ambiente familiar. Afinal, sabe-se muito bem que os problemas familiares podem se tornar um ciclo vicioso.

Dessa forma, o livro mostra que amor e respeito são características essenciais para manter um lar honesto e agradável de fazer parte. Ademais, ensina o sinônimo de cuidar um do outro e mostrar que os membros da família também podem ser seus melhores amigos.

Além disso, o livro é ótimo para quem possui fundamentos baseados na bíblia, já que aborda alguns temas básicos presentes na mesma, como uma forma de disciplinar e implantar amor em todas as pessoas que fazem parte do núcleo familiar.

3. Olívia Tem Dois Papais – Márcia Leite

Um dos livros sobre família mais diferenciados e aclamados, é Olívia Tem Dois Papais. Afinal, a história aborda, de forma delicada e muito divertida, a história de uma menina criada por um casal homoafetivo.

Além disso, mostra com muito bom humor todos os questionamentos da menina, as frases engraçadas e palavras inusitadas, como “intrigante”, “entediada” e “desfalecendo”. É uma forma muito leve de mostrar que cada família possui um jeito muito próprio de viver.

Olívia Tem Dois Papais também é uma história muito fofa e que mostra a rotina da família de uma forma encantadora, já que envolve muitas bonecas, salto alto, maquiagem e todas as curiosidades de uma jovem menina sobre o seu futuro e sua família.

4. Cada Família É de Um Jeito – Aline Abreu

Em Cada Família É de Um Jeito, é falado sobre a diversidade existente entre todas as famílias. Também conta com uma narrativa divertida e de fácil entendimento. Dessa forma, se torna um ótimo livro para ler em família e contas as diferenças de forma descontraída e leve.

Livros sobre família

5. Tempo de Qualidade Com a Família – Allen Hadidian

Um dos livros sobre família mais aclamados, é o Tempo de Qualidade Com A Família. A intenção é mostrar de forma prática e simples, como formar o caráter de crianças na idade pré-escolar. Além disso, também foca muito bem em questões como:

  • Espiritualidade;
  • Crescimento;
  • Obediência;
  • Unidade familiar.

Dessa forma, se torna uma ótima escolha para fazer com que as crianças tenham desde cedo uma forma mais tranquila e amável de ver o mundo, além de um melhor entendimento sobre as questões gerais que cercam a vida em família.

6. O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias – Ros Asquith e Mary Hoffman

Entre os livros sobre família, sem dúvida, esse é um dos mais conhecidos. Afinal, tratam-se de histórias bem-humoradas e muito diferentes daquelas que são contadas em outros livros. Afinal, mostra experiências familiares comuns e reais do dia a dia.

Ademais, inclui momentos importantes na vida familiar, como trabalho, vida a dois, lazer, encontrar um lugar para morar, famílias dos mais diversos tipos, adoções, etc. Assim, traduz uma grande quantidade de estilos familiares em histórias criativas, livres de preconceitos e com muito amor.

7. Uma Família é uma Família é uma Família – Sara O’Leary

Entre os livros sobre família, Uma Família é uma Família é uma Família, geralmente se destaca pelo nome. Ademais, oferece uma visão muito alegre, leve e extremamente afetuosa para explicar sobre a constituição de uma família.

Dessa forma, aborda uma grande quantidade de assuntos delicados, porém de maneira sutil e bem-humorada. Logo, a intenção do livro é mostrar que o afeto entre os integrantes familiares é extremamente necessário e forma grande união entre todos.

8. Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros – Augusto Cury

Sem dúvidas, a maior preocupação dos pais é encaminhar seus filhos de forma segura e correta na vida. Assim, o livro escrito por Augusto Cury, visa mostrar o enorme compromisso de ser um pai ou uma mãe. Afinal, a intenção é sempre criar filhos de sucesso e batalhadores, que não se contentarão somente com heranças.

Outrossim, o livro é um dos mais indicados livros sobre família para todos os pais que procuram entender melhor os valores culturais, financeiros e mentais da sociedade e a forma como criar filhos nos dias de hoje.

Com isso, é um dos melhores livros sobre família para ensinar seu filho a ser um empreendedor, um líder e construir seu próprio legado, sem a necessidade e dependência dos pais.

Categorias
Comportamento

6 livros sobre feminismo para entender o movimento

Entender o feminismo não é uma tarefa fácil. Até mesmo para as mulheres esse pode ser um verdadeiro desafio. Entretanto, existe uma boa saída: ler bons livros sobre feminismo.

No mercado editorial, há diversas obras que tratam do assunto de forma aprofundada e com uma visão das próprias mulheres sobre o tema. Ler obras sobre feminismo pode te ajudar a ter uma visão adequada desse movimento que tem ganhado força nas últimas décadas.

O é o feminismo de fato? Como ele se estabeleceu? Quem foram as personagens que mais se destacaram ao longo dos anos nesse movimento? Quais foram as conquistas? Todas essas perguntas podem ser respondidas com bons livros sobre feminismo.

Neste artigo, vamos separar uma lista com seis obras que tratam do assunto. Quer conhecer mais a respeito do universo feminino? Então considere a leitura dos livros a seguir!

O que é o movimento feminista?

Mas antes de conhecer as obras que tratam desse importante movimento, vale a pena darmos uma pincelada sobre o que ele, de fato, significa. Afinal, o que é o movimento feminista?

O feminismo como um movimento social surgiu após a Revolução Francesa (1799) e se intensificou na Inglaterra durante o século XX. O objetivo das pessoas que se engajam nessa causa é a luta por igualdade de condições entre homens e mulheres.

As feministas lutam para ter os mesmos direitos e oportunidades, já que historicamente as mulheres sofreram duras repreensões e tiveram seus direitos limitadas exatamente por conta do seu sexo.

Entretanto, é importante salientar que o feminismo não é o oposto ao machismo. Este último termo é uma construção social que justifica e promove os atos de opressão e agressão às mulheres. O feminismo é um movimento que luta contra as manifestações do machismo. Assim, o objetivo maior do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de gêneros para todos.

6 livros sobre feminismo que você deveria ler

Agora que já entendemos qual é o significado básico de feminismo, podemos finalmente conhecer os livros sobre feminismo. A lista contempla seis obras recentes e completas acerca do tema. Ou seja, estamos diante de uma seleção ideal para quem quer aprender mais sobre o assunto,

1. “Os Homens Explicam Tudo Para Mim”, da autora Rebecca Solnit

Nesse livro, a autora Rebecca Solnit começa o livro fazendo um ensaio acerca dos direitos do sexo feminino contando um episódio engraçado de sua vida: o dia inesquecível em que um homem passou o tempo inteiro de uma festa tentando convencê-la de que ela deveria ler um livro cuja autoria era dela. A partir desse momento, a autora apresenta o debate sobre o mansplaining, que é quando os homens acham que possuem mais conhecimento sobre as mulheres em determinado assunto.

Essa obra reúne textos poéticos, ensaios com muita ironia e textos recheados de feminismo nos quais Rebecca relata os diferentes tipos de abusos e violências que as mulheres sofrem. Além disso, ela também aborda o que é chamado de cultura patriarcal que não enxerga muitos das dificuldades vivenciadas pelo sexo feminino.

2. “Sejamos todos feministas”, da autora Chimamanda Ngozi Adichie

A autora nigeriana já foi premiada diversas vezes por usa obra “Sejamos todos feministas”. Chimamanda Ngozi Adichie traz questionamentos interessantes para a nossa sociedade, como “O que significa ser feminista no século XXI?”. Qual é a sua opinião sobre esse assunto?

Nessa aclamada obra, a autora também recorda o dia em que foi chamada de “feminista” pela primeira vez – e em um tom de reprovação. A partir desse momento, ela abraçou o termo e começou a se considerar uma defensora dos direitos da mulher que é feliz, africana, que não odeia os homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma.

Livros sobre feminismo

3. “Eu sou Malala”, da autora Malala Yousafzai

Este é um livro que não poderia faltar nesta lista. Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa e uma das principais ativistas em favor dos direitos das crianças e das mulheres. A sua luta e a coragem que demonstrou em favor da causa ganharam o mundo inteiro. O livro conta justamente a sua história de vida, quando ela foi alvejada na cabeça por um tiro à queima-roupa.

Ao se recuperar do trauma, Malala começou uma grande jornada pelo globo, tornando-se, assim, um símbolo global do protesto pacífico em favor do direito humano, mas principalmente das crianças e das mulheres. A obra foi escrita em parceria com a jornalista Christina Lamb, que ajuda as leitoras a fazerem uma reflexão sobre o feminismo e preconceito.

4. “Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino”, da autora Fernanda Young

Vencedor do prêmio Jabuti 2019 – uma premiação de respeito na literatura –, essa obra de não-ficção trata do papel social do homem e da mulher na sociedade contemporânea. Através de textos que relatam suas próprias experiências, Fernanda Young aproveita sua carreira como atriz para colocar em pauta as importantes discussões sobre feminismo.

5. “Mulheres e poder”, da autora Mary Beard

Mary Beard é uma conceituada historiadora em antiguidade clássica. Além de ser professora sobre o tema na Universidade de Cambridge, ela também é autora de mais de 15 livros sobre Grécia e Roma. Nessa obra, a autora traz uma excelente reflexão sobre o papel das mulheres no poder.

Desde a narrativa de obras como Odisseia e outros clássicos gregos e romanos, ela mostra como o comportamento político e participação das mulheres evoluiu com o tempo até chegarmos em um período em que Hillary Clinton, Angela Merkel e Dilma Rousseff são mulheres importantes para o cenário internacional.

6. “Quem tem medo do feminismo negro?”, da autora Djamila Ribeiro

Além de tratar do tema feminismo, Djamila Ribeiro – uma das maiores autoridades sobre o assunto – aborda em seu livro a luta dos negros (especialmente as mulheres) para se estabelecerem em uma sociedade culturalmente preconceituosa. Entretanto, ela faz isso com classe e deixa muitos exemplos de como nós podemos avançar e corrigir os erros do passado.

Considerações finais

Enfim, chegamos ao final da lista. E você, já conhecia todos esses livros sobre feminismo? Não? Então, compartilhe com a gente o que você achou dessa seleção!

Categorias
Comportamento

Livros sobre viagens: 7 obras que você vai amar

Como todo bom leitor assíduo já sabe, a leitura de livros é uma forma de dar asas à imaginação. Então, imagine o que é possível ao ler livros sobre viagens. Para isso que criamos este artigo, para você poder viajar sem precisar colocar o pé fora de casa.

Numa lista com dicas de livros sobre viagens, você vai ter a oportunidade de avaliar sinopses distintas, podendo até se transportar para os locais narrados pelos seus autores e curtindo como os personagens recriam seus passos.

Enfim, cada obra da lista é assinada por autores que são romancistas, viajantes e que relatam desde dicas até diários e sugestões. Assim, prepare-se para colocar toda a sua inspiração na bagagem e confira conosco um pouquinho dessa experiência.

Dicas de livros sobre viagens

Livros sobre viagens são uma inspiração e tanto para quem gosta de conhecer o mundo sem sair de casa. Aliás, não importa o destino, pois nossas dicas são para você ficar viajando.

1. Na natureza selvagem, por Jon Krakauer

Para abrir nossa lista de dicas, este com certeza é um dos mais populares livros sobre viagens para você ter à mão. Com o título original de “Into the wild”, a obra é baseada em fatos reais ocorridos na vida do estadunidense Christopher McCandless.

Aliás, no momento ele é recém-formado na faculdade e busca um estilo de vida que seja mais verdadeiro. Ou seja, para viver de modo simples, ele decide estar mais próximo à natureza ao realizar uma viagem solitária pela costa Oeste dos Estados Unidos.

O destino final, é o território inóspito do Alasca. No entanto, até chegar lá a jornada e dura, pois ele vai passar a conviver com pessoas diferentes, fazer novos amigos e enfrentar dramas como pensamentos e fatos sobre o mundo moderno.

Em linhas gerais, a história traz uma narrativa complexa e aborda uma perspectiva profunda em relação à sociedade atual. Enfim, essa leitura é indispensável para você que ama a natureza. Vale lembrar ainda que “Into the wild” foi adaptado para o cinema, num longa-metragem que estreou no ano de 2007 e ainda traz uma belíssima trilha sonora.

2. A viagem de Theo, por Catherine Clément

Mais uma ótima dica relacionada a livros sobre viagens, esta obra oferece ao leitor uma experiência um pouco diferente em comparação a demais títulos que listamos aqui. Isso porque ela apresenta a história do adolescente Theo, que ao tempo em que conhece religiões e lugares distintos, ela continua sua busca pela cura da sua doença.

Nesse sentido, o livro é capaz de fornecer a você muitas emoções e informações de forma calma e tranquila. Se você busca por novos livros sobre viagens, esta obra é recomendada ainda para conhecer novas religiões e culturas do mundo, bem como a fé presente nas mais diferentes sociedades.

3. Cem dias entre céu e mar, por Amyr Kink

Neste livro, o célebre explorador brasileiro dos mares decide cruzar o oceano Atlântico sozinho, apenas usando um barco a remo. Para isso, sua rota é traçada da costa africana até o Brasil, tendo como base muita preparação e pesquisa.

Para ter sucesso, Amyr aprende, repensa e estuda cada parte do plano antes de atravessar o imenso oceano. Enfim, nas páginas da obra, ele relata seus cem dias de viagem, revelando a superação frente a tubarões, solidão e tempestades.

Além de inspirador e encantador, ele é um dos preferidos entre leitores que pesquisam por livros sobre viagens. Afinal, a obra abre os horizontes de quem não dispensa aventuras repletas de emoção.

Livros sobre viagens

4. O que acontece quando você une sua paixão por viajar com sua vontade de ajudar, por Leticia Mello

Esta obra é uma autobiografia que inspira viajantes a ir muito além das fotografias de monumentos turísticos. Para isso, a escritora viajou por vários países do sudeste asiático, atuando como voluntária em diversos projetos comunitários.

Em suma, ela iniciou esse projeto como uma busca pelo autoconhecimento, num processo que revela que pensar no próximo pode ser inspirador para pessoas de qualquer nacionalidade. Aliás, esse livro mostra culturas e sociedades bem distintas da nossa, bem como as dificuldades enfrentadas por qualquer viajante.

5. Comer, rezar e amar, por Elizabeth Gilbert

Outra obra popular entre os livros sobre viagens, neste título a autora larga tudo para realizar uma viagem de autoconhecimento. Como destaque, vale citar que o livro prende você às aventuras de Elizabeth, compartilhando seus sofrimentos e amores.

Enfim, a cada aventura a biografia ajuda o leitor a descobrir um pouco mais e si a cada página. Vale destacar ainda que essa obra também ganhou uma versão para a telona no ano de 2010, com a autora sendo interpretada pela atriz Julia Roberts.

6. A volta ao mundo em 80 dias, por Júlio Verne

Certamente, este é um dos maiores clássicos entre todos os livros sobre viagens. Afinal, ele foi escrito pelo célebre Júlio Verne e publicado no ano de 1873. Na obra, ele cona a aventura do inglês Phileas Fogg, que a partir de uma aposta tola decide realizar uma jornada ao redor do mundo.

Juntamente com seu mordomo, a viagem é repleta de altos e baixos ao passar por países como Japão, Estados Unidos e Egito. Além de divertida, as situações passadas pela dupla tornam a narrativa num passatempo ideal para enfrentar alfandegas e filas de espera em aeroportos.

7. On the road: pé na estrada, por Jack Kerouac

Para fechar nossa lista de livros sobre viagens, esta é uma das obras mais marcantes para a geração da década de 1960. Afinal, inúmeros leitores da época, em especial os estadunidenses, foram influenciados pela escrita de Kerouac a respeito de felicidade e liberdade.

Em suma, essa obra foi inspirada na vida do autor em viagens a países como México e Estados Unidos, numa época em que isso não era tão fácil quanto hoje. Assim, o enredo acaba por transpirar e inspirar liberdade aliada a uma busca espiritual. Além de um clássico entre os livros sobre viagens, sua versão de 2012 para o cinema ainda teve a direção do brasileiro Walter Salles.

Categorias
Comportamento

6 importantes livros sobre timidez

A timidez é comum em grande parte dos seres humanos. Entretanto, a partir do momento em que impossibilita-o de atingir conquistas importantes e correr atrás de sonhos e objetivos, nesse momento pode ser um problema. Justamente por isso, os livros sobre timidez podem ajudar pessoas que extrapolam nessa característica.

A timidez saudável

Há, geralmente, uma certa pressão para que uma pessoa tímida venha a opinar mais, mostrar suas ideias e o seu lado extrovertido. Entretanto, nem sempre a timidez é um problema e nem sempre a pessoa se sentirá a vontade sendo de outra forma.

Afinal, o problema começa quando o indivíduo sente-se incomodado com a própria timidez e sente que ela o impede de realizar conquistas importantes, seja um cargo importante, um relacionamento, um aumento salarial, expor uma ideia inovadora, etc.

Nesses momentos, sim, ela pode estar prejudicando. Mas, ainda assim, é possível encontrar uma série de livros sobre timidez que abordam o assunto de uma maneira descomplicada e sem se tornar desconfortável para a pessoa.

Além disso, os livros sobre timidez são ótimas opções para gerentes que precisam lidar com um funcionário tímido, pessoas tímidas, vendedores e qualquer leitor que sinta vontade para aprender mais sobre o assunto, seja para autoconhecimento, curiosidade ou simplesmente para ajudar alguém próximo.

Os 6 livros sobre timidez que vão mudar sua vida

Os livros sobre timidez são ótimos aliados para saber como lidar melhor com a situação. Dessa forma, podem ensinar técnicas de como vencer a timidez em todos os momentos, ou somente naqueles que você julgar necessário.

1. O Poder dos Quietos – Susan Crain

No livro O Poder dos Quietos, é possível observar a timidez de um ponto de vista diferente. Afinal, uma grande quantidade de líderes extremamente importantes eram ou são pessoas tímidas. Logo, o livro fala sobre como indivíduos introvertidos também podem ser bem-sucedidos e altamente importantes.

Afinal, segundo o livro, há uma tendência da sociedade subestimar o poder de pessoas quietas. Entretanto, a timidez, muitas vezes, também é um sinal claro de criatividade, levando a pessoa a ter ideias inovadoras, bem-humoradas e dotadas de sensibilidade.

Dessa forma, O Poder dos Quietos ensina como parar de se culpar pela timidez e, então, utilizá-la para grandes e importantes feitos. Com isso, automaticamente aumenta-se a autoconfiança sem a necessidade de mudar o seu jeito de ser por completo.

2. A Timidez Não É Um Problema – J. S. Jackson

Nossa sociedade é composta por pessoas de personalidades extremamente diferentes. Logo, é muito comum encontrar adultos e crianças que possuem uma certa dificuldade de interagir com outras pessoas.

Assim, em A Timidez Não É um Problema, um dos mais notáveis livros sobre timidez, é possível aprender técnicas divertidas e inovadoras para auxiliar a criança a conviver de maneira aceitável e confortável com a timidez, ou até mesmo deixá-la de lado.

Também é uma força de traçar um caminho inovador, a fim de mexer com a imaginação da criança e deixá-la muito mais à vontade para expressar suas vontades, ideias e personalidade. Uma das dicas do livro, é sempre ressaltar as qualidades da criança, a fim de lembrá-las de que a timidez não é um problema.

Livros sobre timidez

3. Vencendo a Timidez – Bernardo J. Carducci

Os livros sobre timidez sempre abordam uma série de assuntos, desde conviver bem com ela, ou até mesmo eliminá-la. Em Vencendo a Timidez, a proposta é justamente tratar a vergonha do seu filho ou criança próxima, a fim de evitar maiores problemas futuros.

Além disso, é uma forma driblar a rebeldia e sarcasmo que estarão presentes provavelmente na adolescência. No livro, também são colocadas em pautas todas as situações do cotidiano, desde relacionamento familiar, a importância da arte, o primeiro dia de aula, encontros, entre outros.

4. Timidez Nunca + – Luís Henrique Rodrigues

Entre os livros sobre timidez, o Timidez Nunca + consegue abordar de forma criativa e descomplicada como vencer a timidez e nunca mais perder oportunidades maravilhosas na vida, seja profissional ou pessoal.

Ademais, o livro utiliza práticas muito interessantes para fazer amigos, conversar com possíveis interesses amorosos, etc. Uma das maiores vantagens do livro, é que ele foi escrito justamente por um autor que era uma pessoa tímida ao extremo.

Dessa forma, consegue dialogar de forma clara e empata com o leitor, fazendo, também, com que ele se sinta entendido e acolhido para depois conseguir vencer os seus medos de forma confiante e sem auto sabotagem.

5. Sem Medo da Rejeição – Jia Jiang

Um dos maiores medos das pessoas em geral, é justamente o medo da rejeição. Somente a ideia de levar um “não”, pode acabar com a autoconfiança e fazer com que a pessoa sinta um enorme sentimento de fracasso.

No livro, é possível conhecer a trajetória do escritor e ainda entender como ele se livrou do medo de ser rejeitado. Além disso, também mostra técnicas eficazes para fazer um “não” virar um “sim”. Assim, é possível aprender de maneira divertida e muito instrutiva como se livrar do medo da rejeição.

Interessante citar também, que o autor do livro atingiu o sucesso e perdeu a timidez e o medo da rejeição, a partir do momento em que começou a fazer pedidos estranhos e inusitados para uma grande quantidade de desconhecidos.

Dessa forma, viu que não havia mais nada além do “não” e, assim, deu início a uma nova vida. Logo, o objetivo do livro é fazer o mesmo: proporcionar uma nova vida para aqueles que necessitam de uma.

6. Como Perder a Timidez de Uma Vez – Alexandre F. Barros

É preciso tomar muito cuidado para evitar que a timidez excessiva acabe interferindo na vida profissional e social de uma pessoa. Afinal, é muito fácil ter o emocional abalado por conta da timidez.

Com isso, o livro aborda uma temática mais simples e direta de como identificar os problemas e encontrar soluções para derrubar os muros da timidez. Dessa forma, ensina como evitar comportamentos autodestrutivos, autossabotagens e demais problemas derivados.

Tudo isso é feito de forma simples, com conselhos, técnicas e poderosas palavras para evitar o desconforto ao precisar encarar diferentes situações do cotidiano. Dessa forma, se torna um dos livros sobre timidez de maior eficácia para o público.

Categorias
Comportamento

Os 8 melhores livros sobre lei da atração

Se você acha que conhece tudo sobre o assunto, neste artigo vamos indicar alguns melhores livros sobre lei da atração. Até porque é comum as pessoas acharem que conhece o tema apenas por praticarem a gratidão. No entanto, saiba de antemão que essa lei ainda apresenta vários outros conceitos.

Em outras palavras, não existe apenas uma força universal que tem o poder de ajudar você a conquistar objetivos e realizar seus sonhos. Para isso, a leitura de obra de renome sobre o assunto pode dar novas perspectivas para você ter controle total da sua vida.

Nesse sentido, aprofundar-se em literatura é um ótimo investimento, no qual o custo-benefício já é uma garantia de que o conhecimento pode jogar a seu favor. Enfim, para você saber quais livros sobre lei da atração podem favorecer a sua vida, confira conosco o artigo a seguir.

O que é a lei da atração?

Em linhas gerais, o conceito por trás da lei da atração abrange uma série de atitudes que você pode tomar para mudar sua vida para melhor. Com bases na física quântica, a lei o ajuda a conquistar seus sonhos e a atrair, ao longo da jornada da vida, o que sentimos e pensamos.

Em outras palavras, a lei da atração pode ser resumida na expressão “semelhante atrai semelhante. Ou seja, a força dos seus sentimentos e pensamentos atraiu tudo o que hoje faz parte do seu mundo. Enfim, se isso parece algo absurdo à primeira vista, essa lei pode deixar de ser complexa se você ler alguns dos melhores livros sobre lei da atração que listamos abaixo.

Dicas de ótimos livros sobre lei da atração

Conforme você já percebeu, de acordo com a lei da atração é preciso deixar sua forma de pensar e se relacionar com o mundo para melhorar o autoconhecimento e atrair apenas acontecimentos benéficos. Isso porque todo mundo guarda dentro de si uma força que, se bem direcionada, faz com que os desejos virem realidade independentemente de fatores externos. Para saber mais, leia alguns dos livros sobre lei da atração que selecionamos para você.

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Um dos títulos mais populares entre os livros sobre lei da atração, em primeiro lugar saiba que o termo “influenciar” não tem emprego negativo. Nesse sentido, a obra é indicada para você melhorar a relação com as pessoas ao seu redor.

Até porque o nosso cotidiano tende a nos confundir e a nos fazer perder oportunidades valiosas na vida. Em outras palavras, o livro é um ótimo guia para você melhorar seu networking. Enfim, a leitura promete ajudar você a abrir as portas para o sucesso apenas aprendendo a melhorar suas relações sociais.

A chave, de Joe Vitale

Escrito por um dos gurus no assunto, a obra visa revelar um único e verdadeiro segredo para as pessoas atingirem o sucesso. Para isso, o livro ainda apresenta diversos exercícios práticos para que você possa aplicar cada ensinamento teórico relacionado à lei da atração.

Enfim, além da leitura suave e agradável, a obra promete ser uma oportunidade real para você mudar sua vida para melhor. Afinal, sempre é possível aprender e entender como usar a lei da atração visando ter resultados reais na vida.

O poder do pensamento positivo, de Norman Vincent Peale

Bastou esperar pouco tempo pela tradução dessa obra para aprender na prática como funciona o poder da lei da atração. No entanto, se você ainda não acredita ou nem pensou em colocar em ação seus pensamentos positivos, esta dica é mais que bem-vinda.

Até porque o livro tem leitura simples e agradável, pois em linhas gerais, o autor aborda assuntos sobre Deus. Mesmo assim, caso você não tenha crenças ou segue outras religiões, fique tranquilo, já que o livro tem como meta ensinar a forma como o pensamento positivo pode mudar sua vida.

Livros sobre lei da atração

Energia ao quadrado, de Pam Grout

Para você que adora estórias de sucesso, este é um dos melhores livros sobre lei da atração. Até porque a autora sugere vários experimentos para você ficar convencido de que cada princípio espiritual tem ligação com a sua felicidade.

Pense e fique rico, de Napoleon Hill

Se você procura crescimento pessoal, saiba que esta dica é uma das mais clássicas sobre o tema. Afinal, seu autor tem mais de vinte anos de pesquisas relacionadas às conversas e ao estudo de gente que ficou milionária a partir de fórmulas.

A força da intenção, de Wayne Dyer

Nesta dica, se você quer procura o conhecimento a partir da manifestação de seus desejos, a leitura vai ajudá-lo a encontrar respostas pelo uso das chaves certas. Isso porque o autor é considerado um dos mais influentes do mundo, sendo responsável ainda por obras de grande referência e valor didático.

Peça e será atendido, de Jerry e Esther Hicks

Quanto o assunto são os livros sobre lei da atração, esta obra é considerada um grande divisor de águas. Isso porque ele ainda apresenta um simples passo-a-passo para que você consiga realizar todos os seus sonhos. Para isso, basta seguir também dicas e conselhos para aprimorar suas boas vibrações e melhorar os processos de atração.

O poder do subconsciente, de Joseph Murphy

Para fechar nosso artigo sobre livros sobre lei da atração, nesta obra você vai poder conferir diversas informações relevantes sobre o poder que nossos pensamentos têm em nosso cotidiano. Para isso, o autor traz ensinamentos úteis para você poder alterar paradigmas que tendem a estar presos à nossa consciência, como relacionamentos, finanças e saúde.

Em suma, ele sugere que o Universo pode escutar seus pedidos e os transformar em realidade. No entanto, são esses traumas, paradigmas e a ansiedade do nosso subconsciente que bloqueiam tais realizações.

Enfim, o estudo, a leitura e o conhecimento são fatores essenciais para que ocorram mudanças significativas frente a esses preconceitos e a sequente realização de todos os sonhos. Sendo assim, entres os livros sobre lei da atração, essa leitura é obrigatória para voe que busca uma carreira melhor, mais saúde ou até mesmo um amor verdadeiro.