Categorias
Livros sobre Arte

13 livros sobre história da Arte

Quer você seja um especialista em artes, um estudante ou apenas uma pessoa que quer conhecer mais sobre o assunto, essa lista de livros sobre história da Arte vão mudar a sua percepção sobre o tema.

Os melhores livros sobre história da Arte

Aprender sobre Arte não se trata apenas de ir ao museu, nós podemos obter muito conhecimento sobre a sua história nos livros. Confira a seguir!

1. A arte e seus objetos, por Richard Wollheim

Nesse livro, Wollheim apresenta o seu estudo sobre a arte, mostrado que ela deve ser entendida pelo artista e pelo espectador. Na sua tese, o autor aborda as principais questões sobre o estilo, a expressão, a representação, o significado da intenção do artista e a natureza histórica da arte. Apesar de são um livro exclusivamente sobre história da arte, ele nos ajuda a compreender melhor as obras de arte e o seu papel na nossa cultura e sociedade.

2. A História da Arte, por E. H. Gombrich

Sem dúvida o livro mais famoso sobre o tema é A História da Arte, de Gombrich. De fato, sua popularidade é reflexo da enorme qualidade do seu conteúdo e fluidez da narrativa. O livro abrange um grande período e fala sobre os mais diversos estios de arte. Além disso, o autor aborda sua percepção da psicologia das artes e como ela é capaz de ligar as épocas.

3. A imagem da mulher: um estudo da arte brasileira, por Cristina Costa

Quem conhece pelo menos um pouco sobre arte brasileira, sabe o quanto as mulheres contribuíram para a nossa cultura. Por isso, o livro de Cristina Costa, é dedicado ao resgate das representações femininas, mostrando o seu papel em diversos momentos da história da arte nacional.

4. Arte contemporânea: uma história concisa, por Michael Archer

Esse é um livro sobre história da arte indispensável. Nessa obra, Archer, conta cronologicamente a evolução da arte nos últimos 40 anos. Ele aborda as diversas mudanças e divergências de estilo da arte, bem como a sua relação com a vida cotidiana. Além disso, o livro discute e ilustra o trabalho de diversos artistas mundiais.

5. Arte Moderna no Brasil: Constituição e Desenvolvimento nas Artes Visuais, por Icleia Borsa Cattani

Certamente, o livro de Cattani é uma obra fundamental para quem quer conhecer sobre o Movimento de Arte Moderna no Brasil. A autora abrange o período de 1900 a 1950, e conta de forma detalhada sobre as artes visuais, além de falar sobre a Semana da Arte Moderna de 1922 e seu impacto em todo o Brasil.

Por outro lado, esse livro sobre história da arte merece elogios por apresentar o assunto de forma sucinta e que por ser compreensível por pessoas com todos os níveis de conhecimento.

livros sobre história da Arte

6. Arte Moderna, por Giulio Carlo Argan

Ainda sobre o tema de arte moderna, em seu livro, Argan aponta a arte como sendo um fenômeno histórico, não existindo nenhuma garantia que ela seja eterna. Além disso, ele aborda pontos que podem fazer com que a arte seja um atividade culturalmente relevante, como o surgimento da produção industrial e o desaparecimento do artesanato.

7. Breve história da arte moderna, por Susie Hodge

Por fim, o último livro sobre história da arte moderna dessa lista é o de Susie Hodge. Esse livro é ideal para quem está começando a aprender sobre ao tema, já que a autora aborda de maneira simples o motivo e como a arte moderna foi desenvolvida. Ademais, ela aponta os principais artistas e suas obras mais marcantes. Além disso, o livro é ricamente ilustrado, mostrando as 50 principais obras desde o modernismo até a arte contemporânea e as diferentes técnicas usadas para criá-las.

8. Conceitos fundamentais da História da Arte, por Heinrich Wölfflin

Embora todos os livros dessa lista sejam considerados indispensáveis, a obra de Wölfflin é excepcional. O autor analisa as obras dos mais renomados artistas e mostra a evolução interna dos estilos e define categorias permanentes da arte.

Certamente, esse livro sobre história da arte é um marco!

9. História da Arte, por Graça Proença

Embora essa obra de Proença seja uma ótima leitura para o público em geral, ele é obrigatório para os estudantes de arte. Ela apresenta a história da arte ocidental de maneira a abrangente e didática, abordando desde a pré história até o pós modernismo.

10. História ilustrada da arte, por Ian Chilvers

Enquanto a maioria dos livros citados dão prioridade a explicar a história da arte, o autor Ian Chilvers optou por expor centenas de obras de artes em seu livro, acrescentando um texto esclarecedor. Essa obra leva o leitor a uma viagem, que vai desde as pinturas nas cavernas até os diversos estilos de arte dos nossos dias.

11. Idea – a evolução do conceito de belo, por Erwin Panofsky

Em sua obra, Panofsky, analisa a trajetória da ideia artística, bem como a evolução das antigas teorias da arte. Assim, podemos observar que a arte moderna é resultado da arte contemporânea, e vice e versa.

12. Isso é arte?: 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje, por Will Gompertz

De fato, esse livre é uma das obras com a leitura mais agradável da lista. O autor e editor de arte da BCC, Will Gompertz, nos leva para uma viagem através de mais de 150 anos. Sobretudo, o seu livro conta a história por trás dos movimentos, dos artistas e das suas obras e mostra como a arte ajudou a definir o mundo moderno.

13. Tudo sobre Arte, por Stephan Farthing e Richard Cork

Por fim, esse livro sobre história da arte é um dos mais abrangentes do gênero. Com mais de 1.100 ilustrações de obras de todos os gêneros artísticos, Tudo Sobre Arte, apresenta as imagens mais importantes de todos os tempos organizadas de forma cronológica. Assim, essa obra mostra a evolução artística dos movimentos e estilos!

Gostou das dicas de livros sobre história da arte? Estão comente o que achou e fique ligado nos novos posts da Estante Lotada!