Categorias
Livros de Saúde

Livros sobre pandemia: 8 obras interessantes

A crise de saúde mundial está instalada, mais uma vez, na história. Ademais, a quarentena e regimes globais de lockdown estão mantendo a população em isolamento social. Nesse sentido, com tanto tempo sobrando a leitura é uma das formas mais sadias e culturais para se passar o tempo. Assim, para unir todos esses elementos, aproveite para ler livros sobre pandemia.

Afinal, o novo coronavírus anda levantando dúvidas sobre seus impactos na sociedade e economia modernas. Aliás, assim como a leitura, o assunto já rendeu filmes diversos para a TV e o cinema. Enfim, relatando histórias fictícias ou reais, confira a seguir nossa lista com grandes dicas de livros sobre pandemia.

Sugestões de livros sobre pandemia

Certas vezes, naqueles momentos mais delicados, a conjuntura geral chega a ser um evento inédito. No entanto, apesar de outras graves doenças que já marcaram a história atingiram, precisam estar cientes de como elas podem ser resolvidas e enfrentadas no presente.

Nesse sentido, para superar a fase de distanciamento social, você pode aproveitar o tempo em casa para colocar a leitura em dia. Por isso, temos abaixo uma lista com sugestões de livros sobre pandemia para você manter sua saúde mental e ainda ganhar inspiração.

1. A peste, por Albert Camus

Para abrir nossa lista de livros sobre pandemia, o próprio título da obra já revela que o enredo é pesado. Em suma, numa cidade da Argélia, um médico tropeça num rato morto ao sair do consultório. A partir de então, está dado o primeiro sinal de que uma epidemia terrível poderia assombrar a população local.

Estando à beira de uma quarentena, os moradores começam a sofrer devido ao sofrimento que a cidade passa a enfrentar. Por outro lado, as pessoas começam a descobrir o valor da solidariedade e da compaixão em tempos difíceis. Enfim, esta é uma das obras mais célebres do pós-guerra e que consagrou o autor como um dos pilares literários do século XX.

2. O enigma de Andrômeda, por Michael Crichton

Nesta obra, a leitura narra a ventura de um satélite espacial que tem como meta investigar a presença de vida alienígena. No entanto, ele sai de órbita antes do previsto e acaba caindo perto a uma pequena cidade no deserto do Arizona.

A seguir, moradores locais começam a morrer pela infecção de uma bactéria de origem espacial presente no satélite. Em meio à pandemia causada, equipes de resgate conseguem encontrar somente dois sobreviventes. Assim, para investigar suas, o governo aciona um protocolo de emergência secreto comandado por importantes cientistas.

3. Um diário do Ano da Peste, por Daniel Defoe

Nesta dica de livros sobre pandemia, a obra é um registro sobre a epidemia de peste bubônica ocorrida na Londres de 1665 e matou cerca de setenta mil pessoas. Para isso, misturando ficção e realidade, o autor criou diálogos entre os personagens compondo um clima de novela e os registros de um repórter. Enfim, vale lembrar que o autor é precursor do jornalismo moderno e escreveu mais de quinhentas obras.

Livros sobre pandemia

4. O amor nos tempos do cólera, por Gabriel García Márquez

Além do sucesso literário, este é um dos livros sobre pandemia que também resultou numa adaptação para o cinema. Na obra, o consagrado autor narra a paixão de dois homens por uma mulher. No entanto, para evitar um romance, o pai da moça a envia para uma longa viagem.

À época, mesmo a Colômbia enfrentando uma epidemia de cólera, a moça acabou se casando. Enfim, entre idas e vindas românticas, vale salientar que essa trama tem inspiração numa história de amor real vivenciada pelos pais do autor.

5. A dança da morte, por Stephen King

Além de ser um dos melhores livros sobre pandemia, a obra também é um clássico da literatura contemporânea. Isso porque o mestre Stephen King narra uma eterna batalha entre o bem e o mal e o fim da civilização.

Em linhas gerais, depois de um erro tecnológico, um vírus é solto e decreta o fim do mundo. A partir de então, nosso planeta torna-se um ambiente sem instituições, árido e com uma população que, apesar de dizimada a quase zero, precisa tomar difíceis decisões.

6. Ensaio sobre a cegueira, por José Saramago

Mais um dos livros sobre pandemia que também ganhou as telas dos cinemas, a leitura começa com um homem que fica cego subitamente. Chamado de “treva branca”, esse caso logo se espalha após o contanto com demais pessoas.

Nesse sentido, o surgimento de uma epidemia fica evidente. A partir de então, o governo resolve agir, colocando pessoas infectadas numa quarentena de poucos recursos. Com o tempo, mesmo cegas elas percebem que estão reduzidos a uma vida primitiva, tendo que lutar para sobreviver.

7. Salão de beleza, por Mario Bellatin

Em linhas gerais, a obra narra vida de um cabeleireiro de grande cidade que se traveste à busca de programas sexuais. Contudo, quando uma peste desconhecida assola a cidade, ele passa a proteger pessoas doentes dentro de seu salão.

Embora esta dica de livros sobre pandemia não faça uma menção clara sobre qual é a peste, pode-se notar que se trata de uma epidemia de AIDS. Nesse sentido, apesar de sofrer pelos que vão morrer, ele passa a demonstrar preconceito e indiferença ao procurar manter uma distância segura.

8. Estação Onze, por Emily St. John Mandel

Para fechar nossas sugestões de livros sobre pandemia, a obra conta a história de um famoso ator que sofre um ataque cardíaco em pleno palco. No local, um paparazzo treinado em primeiros socorros começa a tentar sua vida.

Enquanto as cortinas vão se fechando, uma atriz fica horrorizada ao ver as tentativas de ressuscitação. Ainda na mesma noite do fato, surge uma pandemia que destrói quase toda a humanidade.

Enfim, para fechar este artigo com livros sobre pandemia, passados vinte anos essa atriz participa de apresentações itinerantes. Assim, ela pode viajar pelos assentamentos de um mundo pós-apocalíptico com um modesto grupo de artistas. Tudo para poder levar números musicais, peças de Shakespeare e Arte para quem sobreviveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *