Categorias
Literatura e Ficção

Os 6 melhores livros de Hilda Hilst

Hilda Hilst é uma das escritoras de maior importância do século XX dentro da língua portuguesa, conforme elenca a crítica especialista. Sendo assim, se você gosta de literatura, precisa conhecer os melhores livros de Hilda Hilst!

1- Da Poesia

Esse livro é uma reunião de toda a obra de produção poética da autora.

O trabalho que era dividido em mais de 20 obras, está grupada nesse livro onde você pode conhecer as poesias da autora sem ter que trocar de livro e passar para o próximo.

Da Poesia é reflexo da grande atividade que a autoria tinha com a poesia. Apesar de ter grande atividade literária como em livros de ficção e até mesmo em peças teatrais, a autora iniciou e finalizou a carreira na poesia.

Além de reunir a obra de mais de 20 títulos, esse livro também traz uma parte inédita, que não existe na obra da autora nas publicações anteriores.

O estilo de poesia de Hilda explora a solidão, o amor, a loucura, o misticismo e o amor erótico. Tudo isso narrado em forma de balada, sonetos, cantigas e poemas feitos em versos livres.

Na poesia, a autora é muito reconhecida por unir e misturar o profano e o sagrado, tendo firmado lugar na literatura brasileira como uma figura de grande transgressão.

2- A Obcena Senhora D

Essa obra é considerada, inclusive pelo Instituto Hilda Hilst, a maior obra da autora. O livro está dentro das obras de dramaturgia lançadas pela autora e acontece em volta do luto, com boas camadas de poesia e folosofia.

A Senhora D, chamada de Hillé, com sessenta anos de idade, percebe que se encontra totalmente sozinha após a morte de seu marido.

Quando percebe isso, a personagem decide experimentar o isolamento profundo, vivendo intensamente o fluxo de consciência, onde percebe estar envolta e lembranças do passado e questionamentos sobre o verdadeiro sentido da vida.

Esse livro foi lançado originalmente no ano de 1982 e é considerada como uma das obras de maior transgressão da autora.  Além disso, a obra também uma das mais cultuadas escritas por Hilda.

3- Pornô Chic

Esse livro é uma edição ilustrada que conta com os 4 títulos considerados obscenos da autora.

Depois de completar 40 anos de carreira e 60 de idade, a autora estava insatisfeita com a forma de publicação de suas obras, que sempre foi feita em pequenas tiragens.

Além disso, também estava insatisfeita com a repercussão restrita e com o silêncio da crítica, por isso resolveu escrever a trilogia que é formada por:

  • Cartas de um sedutor;
  • O caderno rosa de Lori Lamby;
  • Contos D’escárnio – Textos Grotescos;
  • Bufólicas.

Sendo assim, Pornô Chic é a reunião desses quatros livros. O conteúdo contém abordagem muito contemporânea e a autoria descreveu sua experiência nessa escrita como radical e divertida.

Nesse livro você encontra humor, referências a grandes e célebres autores, críticas à sociedade e diversos tipo de práticas sexuais.

Assim, ao ler esse livro o leitor descobre que Hilda podia muito bem ser irônica, divertida e com grande tom de deboche, mas tudo isso sem deixar de lado o refinamento típico da autora.

Dessa forma, esse é um dos melhores livros de Hilda Hilst que você precisa conhecer e descobrir para ler a obra da autora.

Melhores livros de Hilda Hilst

4- Da Morte. Odes Mínimas

A autoria possui um assunto que e muito recorrente em suas obras, que é a morte. Esse tema aparece em diversos trabalhos, incluído esse livro.

A obra contém 50 poemas onde é desenvolvida uma conversa bastante íntima com a morte, o que faz com que acabe parecendo menos como inimiga.

No livro, Hilda trata a morte como um acontecimento que é bem-vindo, principalmente porque é inevitável. Com isso, a autora não trata o assunto como sendo um tema superiores e inacessível, o que pode ser tranquilizador.

Ademais, diferentemente do que o tema logo sugere quando alguém começa a falar nele, a autora não faz a abordagem com tom fúnebre ou lacriminoso. Isso faz com que o assunto se torne íntimo, gerando repulsa e fascínio ao mesmo tempo.

Conversando com a morte e chamando de vários nomes, Hilda trata o tema, nessa obra, como uma companheira que espera sua hora, à espreita da vida. O que faz ser um livro muito interessante e marcante.

5- Cascos e Carícias e Outras Crônicas

Nessa obra a autora reúne as crônicas que foram publicadas entre 1992 e 1995 quando trabalho enviando crônicas para o jornal Correio Popular de Campinas.

Além disso, o livro contém dois textos inéditos que nunca foram publicados antes desse título e que foram encomenda da revista Playboy.

Outrossim, a leitura desse livro é bem divertida e muito inteligente, o que é um grande atrativo para quem procuro um livro para distração.

Ademais, a autora trata das mazelas do Brasil de forma particular e irreverente.

Assim como era seu estilo, a autora trata as questões literárias mais profundas com jeito leve, dizendo o mínimo.

A obra, além disso, trata de questões do cotidiano que podem ser bastante divertidas, com relações familiares detalhadas e muitas vezes com um olhar mais angustiado com as grandes questões.

6- Fico Besta Quando me Entendem. Entrevistas com Hilda Hilst

Esse livro oferece ao leitor entrar em contato com a persona que foi criada e construída pela autora, através de entrevistas acerca de temas que eram muito caros a Hilda, como o pai, a literatura, a morte e o refúgio na Casa do Sol.

Além disso, críticos afirmam que as entrevistas que a autora forneceu ao longo da vida e da carreira também podem ser consideradas como um gênero do seu trabalho escrito, o que é magnífico e muito rico.

Dessa forma, você pode passar a conhecer a autora de forma mais profundo e descobrir o olhar que ela possuía sobre uma série de coisas, de forma mais direta e explícita.

Com isso, junto com os outros livros aqui trazidos, esse é mais um dos melhores livros de Hilda Hilst e outro que não pode ficar de fora de sua estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *