Nas palavras de quem conhece o assunto, nosso país Brasil não foi feito iniciantes. Ou seja, para entendermos a fundo nossa realidade, precisamos conhecer bem nosso passado. Nesse sentido, investir em livros sobre história do Brasil é uma forma de compreender a nação que nos tornamos.
Ao certo, seja para estudantes ou professores, mergulhar em tempos remotos ainda pode ser prazeroso e esclarecedor. Até porque, embora recente em relação a demais países, nossa cultura é rica em emoções, lições e experiências.
Sugestões de livros sobre história do Brasil
Recorrer a livros sobre história do Brasil é uma forma saudável para você poder explorar todo o conhecimento contido em séculos de colonização e modernização. Sendo assim, para saber por onde começar, criamos a seguir alguns dos mais aclamados livros sobre história do Brasil.
1. Mulheres do Brasil – A história não contada, por Paulo Rezzutti
Para abrir nossa lista de livros sobre história do Brasil, nesta obra o pesquisador e escritor relata a trajetória de mulheres que foram ignoradas ou ficaram conhecidas em nossa história. Em sua narrativa, ele aborda a vida desde as vilãs e guerreiras até as representantes artistas e do círculo do poder.
Além do mais, o autor ainda traz à luz as trajetórias desconhecidas de figurantes marcantes indígenas e negras, analisando a evolução feminista até os dias de hoje. Em suma, a obra abrange a vida de mais de duzentas mulheres que tiveram suas histórias simplificadas, deturpadas ou alteradas.
2. O livro obscuro do descobrimento do Brasil, por Marcos Costa
Com autoria do professor e historiador, a obra oferece a você uma viagem surpreendente. Nesse sentido, é possível acompanhar as mudanças que influenciaram para sempre a humanidade. Além do mais, ela apresenta tramas, personagens e fatos que foram ignorados oficialmente.
Enfim, na leitura você vai embarcar numa jornada de aprendizado que retrata um olhar diferente sobre nosso descobrimento. Para isso, ainda entram na estória fatores como ciência, magia, conspirações, e enigmas, religião, mistério e intrigas e lutas.
3. Histórias da gente brasileira, por Mary del Priori
Nesta dica de livros sobre história do Brasil, a autora e historiadora traz quatro volumes que ajudam você a conhecer mais a fundo uma história diferente do nosso país. Melhor dizendo, a leitura leva você a analisar nossa cultura além dos grandes nomes, datas e feitos que marcaram o passado.
Ou seja, esqueça os fenômenos sociais que causaram impactos na população, pois ela aborda as histórias do dia-a-dia de pessoas comuns. Para isso, cada página relata o cotidiano de personagens anônimos, raramente apresentados em livros sobre o assunto.
Enfim, o livro é uma viagem pelos períodos históricos da época colonial até as fases do império e origens da nossa república. Nesse sentido, o centro da trama é a história de brasileiros que vivem a partir de seu trabalho, produzindo, ganhando a vida e inventando a própria história a cada dia.
4. 1824, por Rodrigo Trespach
Neste título, o escritor e historiador apresenta a chegada de imigrantes alemães ao Brasil, bem como a origem das primeiras colônias no século XIX. Nesse sentido, a obra aborda como essa população ajudou na instalação das primeiras colônias agrícolas brasileiras.
Além do mais, você vai ver como como deu-se o plano para assassinar Dom Pedro I e até o surgimento da igreja protestante brasileira. Enfim, por meio de diários e documentos de viagem, o autor oferece uma pesquisa histórica narrada de forma fascinante sobre a pouco conhecida formação do nosso país.
5. Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia, por Leandro Karnal
Além de ser um dos livros sobre história do Brasil mais provocativos da atualidade, esta obra do historiador e escritor é instigante e polêmica. Isso porque a narrativa traz a firmação de que o ódio é uma das formas mais poderosas para vermos nosso próprio rosto.
Para isso, o autor analisa nosso passado com um olhar no presente. Dessa forma, a obra oferece como a realidade e a história podem revelar o lado sombrio que nossa costuma não reconhecer. Como exemplos, o livro cita a violência nas ruas e no trânsito, as fofocas de esquina, a truculência nos jogos de futebol e até os comentários das redes sociais.
Ou seja, o autor traz uma reflexão sobre como e por que somos tão violentos no cotidiano. Enfim, para marcar esta dica de livros sobre história do Brasil, este best-seller ainda alia as qualidades de leitura que fizeram a autor ser um dos mais lidos do país, como leveza, erudição, humor e profundidade.
6. D. Pedro: A história não contada, por Paulo Rezzutti
Para fechar nossa lista de livros sobre história do Brasil, aqui a obra aborda um pouco mais a vida por trás de um dos nomes mais importantes. Afinal, fala-se muito sobre o grito do Ipiranga e o jeito impaciente e de personalidade difícil do monarca.
Ou seja, mesmo quase duzentos anos após sua morte, sabe-se pouco sobre esse homem complexo. Nesse sentido, o autor aborda fatos sobre sua disposição para morrer por uma causa, a preocupação para com os filhos e seu protagonismo na transição de absolutismo e liberalismo para o regime constitucional.
7. Quando eu vim-me embora, por Marco Antonio Villa
Na obra de autoria do historiador, professor e colunista Marco Antonio Villa, você poderá acompanhar como ocorreu a migração nordestina para os Estados da região Sudeste. Para isso, a obra apresenta elementos como frustrações, sonhos, preconceito e dificuldades variadas.
Aliás, os personagens estão à procura de sucesso financeiro, ascensão social e vitória pessoal. Em linhas gerais, milhares de pessoas, entre as décadas de 1930 e 1980, começaram a abandonar suas cidades de origem e mudaram de Estado como se estivessem mudando de país.
Isso porque eles viam São Paulo como outro mundo, com maior sociabilidade, oportunidades de trabalho e a facilidade de poder falar o mesmo idioma. Enfim, como um dos melhores livros sobre história do Brasil, na obra o autor oferece a você uma grande oportunidade para mais detalhes sobre um dos movimentos populacionais mais fundamentais da nossa história recente.