As fake news provaram ser um dos maiores problemas atuais da sociedade. Como sendo causadoras de ódio e discórdia, as informações falsas são extremamente problemáticas e um mau que merece ser combatido. Para saber como atuam e onde se encontram, conheça os melhores livros sobre fake news!
Livros sobre fake news – algo necessário
Sem dúvidas, os livros sobre fake news são extremamente necessários nos dias de hoje. Com eles, por exemplo, é possível ter uma noção real do tamanho do problema que enfrentamos. Além disso, é muito importante ter informações sobre esse tipo de mau.
Afinal, saber identificar e não disseminar algo falso, é essencial para que isso seja combatido. Atualmente, é correto afirmar que as notícias falsas estão cada vez mais incrementadas. Logo, diversas características fazem com que sejam confundidas com notícias reais.
A boa notícia, no entanto, é que diversos livros estão disponíveis para alertar a população. Com isso, é muito mais fácil alertar pessoas próximas, saber identificá-las e, principalmente, entender como são plantadas na sociedade.
1. Em busca da Credibilidade Perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news – Cássia Nobre Santos
Livro com linguagem extremamente atual, mostra que as redes sociais permitem a participação ativa da sociedade em diversos assuntos de interesse coletivo. Porém, também atuam são facilitadoras das fake news.
A autora tem a intenção de mostrar que as notícias falsas abalaram o conceito de verdade e, assim, acabaram tirando o poder da grande mídia como porta-voz das informações necessárias. A partir disso, a obra aborda um campo de experimentação para o jornalista atuar hoje em dia.
Portanto, mesmo com uma linguagem de fácil entendimento, é mais voltado para quem atua como jornalista e está sentindo o peso da crise nesse ramo. Em suma, visa alertar muitos profissionais e combater, da melhor forma possível, a desinformação.
2. Fake News – Diogo Rais
Neste livro, as fake news são abordadas a partir de uma visão jurídica. Nele, por exemplo, é possível notar o impacto que elas tiveram na Justiça Eleitoral. Além disso, também mostra alguns fatores do papel da educação midiática e como as fake news podem ser detectadas através da computação.
Mesmo que o livro pareça meio confuso, ainda assim aborda de grande forma a relação entre as notícias falsas e o Direito Criminal brasileiro. Contudo, fala também sobre o Direito Civil e Direito do Consumidor.
3. Os Engenheiros do Caos – Giuliano da Empoli
Em “Os Engenheiros do Caos”, é possível entender como as notícias falsas, teorias da conspiração e algoritmos estão sendo utilizados de maneira errônea. Afinal, ultimamente são utilizados somente para disseminar ódio, medo e influenciar eleições políticas.
Um aspecto interessante, é que também toca profundamente em assuntos políticos. Dessa forma, mostra como as principais deficiências de líderes populistas acabam se transformando em suas principais qualidades por conta das fake news.
4. Fake News – Quando os Jornais Fingem Fazer Jornalismo – Cristian Derosa
Diferente dos demais, esse livro aborda uma visão diferente sobre o assunto. O motivo, é que está falando das fake news praticadas pela grande mídia. Assim, mostra como a necessidade por atenção por parte de muitos meios de comunicação, faz com que os títulos impactantes e sensacionalistas distorçam a realidade de muitos assuntos.
Além disso, também compara o problema com outros que ocorrem nas mídias sociais. Com isso, faz com que diversas medidas tenham de ser tomadas para evitar que tais falsas reportagens e notícias se espalhem.
Ademais, é interessante a forma como aborda um dos lados das fake news que é pouco observado: aquele em que faz com que os populares exponham suas ideias reais sobre determinados assuntos.
5. Pós-Verdade: A Nova Guerra Contra os Fatos em Tempos de Fake News – Matthew D’Ancona
Considerado um dos melhores livros sobre fake news, justamente por ser muito revelador e impactante, mostra tudo sobre as mentiras que ocorrem no cenário político. Além disso, também explica que as fake news são formas de apelar a fatores como:
- Emoção;
- Crenças;
- Ideologias.
E, assim, conseguir arrancar o apoio de muitas pessoas. Logo, aqueles que se defendem com fatos e verdades, acabam sendo esquecidos e deixados de lado. Portanto, é um livro que nos instiga a pensar em nossa ética e compromisso com a verdade.
7. What Do We Know and What Should We Do About Fake News? – Nick Anstead
Em “O que nós sabemos e o que deveríamos saber sobre fake news?”, é possível acompanhar o cenário das falsas informações a partir dos principais meios de comunicação britânicos. Além disso, a leitura pode ser muito esclarecedora.
Porém, é curta e objetiva, fazendo com que os principais problemas sejam abordados de forma mais simples. A intenção é fazer com que o leitor entenda, de maneira simplificada, os desentendimentos e brigas que ocorrem na sociedade moderna por conta da mídia que divulga esse tipo de notícia.
Contudo, também é ótimo para situar o leitor sobre o assunto que está sendo abordado. Logo, é uma forma de ter uma perspectiva diferente sobre o assunto, além de argumentar de maneira educada, porém firme, sobre todas as falsas notícias atuais.
8. Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas – Fernanda Bruno, Tatiana Roque, Joel Pinheiro & mais 7 autores.
Nesse livro, é possível notar uma abordagem diferenciada em relação ao desprezo pelo jornalismo, negação de fatos e evidências, disseminação de ódio e demais problemas causados pelas fake news. Em contrapartida, também mostra como ela mudou a forma de anunciar uma realidade perigosa.
Uma questão interessante, é que explica o funcionamento dos bots e da indústria de falsas notícias, bem como seus algoritmos mais usados. Assim sendo, o livro aborda a importância de entender como as fake news funcionam e, assim, identificar a manipulação de informações e fazer com que o leitor saia do estado de negação.
Como os livros nos despertam para uma solução?
Como é possível perceber, os livros acima citados oferecem uma grande quantidade de informações de grande relevância. Com esses livros, que são considerados os melhores livros sobre fake news, é possível entender como um viral funciona, sem fazer com que as pessoas pareçam teóricos da conspiração ou mentirosos.